domingo, 22 de abril de 2007

TREINADOR DE BANCADA

Aqui sentado na minha bancada, acabei de visitar o Cartão Azul, e verifiquei que tinhamos perdido o Europeu sub-19 em hóquei feminino para a Espanha, e fiquei a pensar «A Espanha outra vez???...foi em Montreaux há meia dúzia de dias, agora no Luso, bem, pensando mais um pouco, foi no Europeu e Mundial de séniores masculinos, foi no juvenis em Sesimbra e mais alguns que agora não me lembro, bem tem sido sido os mesmos a ganhar, Espanha, Espanha, Espanha....isto até parece praga, lá diz o provérbio de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos, mas bons jogadores e jogadoras e boas selecções de hóquei isso sim!!!!. Dei comigo a pensar mais um pouco e puf fez-se luz...«espera aí, que nós ganhámos o mundial de sub-20 masculinos no Uruguai, salvo erro, continuei a pensar e puf fez-se luz novamente, bem nesse mundial a Espanha não participou». E agora pergunto eu dignissimo treinador de bancada:
. Será que os espanhóis são realmente melhores que nós?
. Serão os metódos de treino?
. Será a prospecção e o trabalho dos seleccionadores realmente muito diferente e para melhor que o nosso?
. Ou será que quem vai á selecção são realmente os melhores e os que estão em melhor forma?

Alguém é capaz de me explicar este realidade do hóquei........

15 comentários:

Unknown disse...

Claro!

Os espanhóis são mesmo muito melhores que nós.

O que não é nem pode ser uma fatalidade.

Uma Federação com melhores métodos de trabalho e estímulo produzirá maior eficácia por parte das Associações e dos Clubes, que produzirão mais e melhores treinadores para mais e melhores atletas.

Retire-se ao HP o peso dos que se servem dele ao invés de o servirem e verão como as coisas serão mais fáceis e, espanto, mais eficazes!

É o que eu penso aqui da minha bancada!

Anónimo disse...

se calhar e dos jogadores...porque nas outras selecçoes as "cunhas" nao estao muito presentes i vao os jogadores que mostram o que valem e estao em boa forma...enquanto que nas nossas selecçoes e certo que vao la jogadores que teem tecnica i estao em boa forma mas a outros que vao por cunhas...e um outro factor que tambem temos que ter em conta e o factor clube...porque o jogador esta em melhor forma que o jogador que e de um melhor clube...mas como o clube do outro e mais bem falado...o jogador que e do clube mais pequeno e deixado de parte!

Anónimo disse...

Uma das grandes diferenças e talvez a maior, tem precisamente a ver com os treinadores de bancada.

Unknown disse...

É, decerto, caro anónimo.

Imagine como seria bom não haver treinadores de bancada. Não havia este blogue, não havia gente a ver os jogos e a comentá-los, não havia discussão à volta dos jogos, das arbitragens e das poçóes dos treinadores. Havia uma coisa asséptica e sem interesse.

Mas numa parte terá razão. Se entendermos que todos somos treinadores de bancada, na medida em que todos temos e exprimimos uma opinião, podemos dizer que tivessemos nós um público espectador mais informado e conhecedor e com um padrão de exigência mais elevado e o HP teria de evoluir mais e mais depressa.

Anónimo disse...

Sem duvida que os espanhois são mais eficientes que nós, no caso de dois jogadores de igual valor, o jogador espanhol, pela sua entrega ao jogo, pelo seu rigor tactico, pelo prazer que lhe dá representar o seu país supera o português. Quanto á ida á selecção penso que essa resposta só os seleccionadores dos paises é que estarão obviamente habilitados a responder, podemos nós como diz o artigo "treinadores de bancada" achar que A, B ou C estarão em melhor condições e que D e E não tem qualidades para representar o país, mas isto são opiniões de bancada.

PATINSLOVER disse...

Disseram-me que a resposta em tom de humor, está em:

http://patinslover.blogspot.com/2007/04/entrevista-jorge-elias-o-curso-de-nvel.html

(O Torcato Ferreira, O Livramento, o Vitor Hugo, não poderiam ser treinadores da 1° divisão, se não tirassem o curso. Vejam o que se perdia só com estes 3 nomes...)

Anónimo disse...

O que é que se perdia?
Irregulares, não podem ser treinadores. Eram tão bons, mas também no tempo deles jogava-se a passo de caracol. E desses o senhor Livramento ja teria tirado os níveis...não como o vaidoso do Vitor Hugo.

Anónimo disse...

Para identificar os problemas do nosso hóquei não precisamos de olhar para o país do lado.

- dificuldades na ligação clubes-escolas;
- dificuldades na ligação clubes-sociedade;
- enquadramento legal inadequado para atletas-estudantes ou atletas-profissionais;
- perspectiva amadora e corriqueira da modalidade;
- cursos de treinadores sem relevância técnica ou táctica;
- repetidas trapalhadas de quem interpreta e aplica os regulamentos da modalidade;
- postura ultrapassada de muitos juízes de jogos;
- Falta de renovação das selecções no passado;
- Clubes "Importam" jogadores porque não têm visão para desenvolver os seus jovens (se bem que esta já deu o berro de vez por ter sido posto um fim aos direitos de formação - mas mesmo com as liberdades contractuais que aí vêm, tal poderia continuar a existir legalmente)
- Etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc. etc.

Mas quanto o amor à camisola não concordo. Nem q fosse para representar a rua, doa a quem doer... a camisola é para rasgar! Afinal somos machos latinos ou o quê?

Unknown disse...

O Livramento jogava a passo de caracol????????????

Minh'alma está parva!

Anónimo disse...

Quem conheceu o Livramento sabe a sua grande capacidade de empreender e de improvisar , porque era realmente um pré destinado, mas tambem sabe que ele como ninguem defendia o rigor e a organização do jogo, foi ele quem deu o 1º passo em direcção aquilo que o hoquei é hoje, defendendo as tacticas colectivas, tecnica individual sim, ms ao serviço da equipa, já Torcato rigoroso, metodico, disciplinador e com grande leitura de jogo, caracteristca maior dos tecnicos de antigamente, nunca e jamais permitia que não se estudasse, pois todos estes homens eram estudiosos, ao contrario do que muita gente pensa, e é vedade sim que os ritmos de jogo naquela altura não tinham nada a ver com o que se faz hoje até por equipas de campeonatos de divisoes secundarias, de qualquer forma fazer comparações é disparate e só o faz quem não sabe o que diz ou se esconde atrás de uma incapacidade qualquer que o leva a não fazer formação de nivel adequado, quanto à irrelevancia tactica ou tecnica nos cursos, aumenta com a capacidade de cada um dos tecnicos presents em desenvolver e falar desse aspecto, mas cabe a pessoa que quer ser treinador pensar um pouco sobre iso e desenvolver os seus proprios trabalhos do que fazer copias que na maioria dos casos peca por inadaptabilidade à sua propria realidade, o que é um crime e uma irresponsabilidade ainda maior,
Sabe amigo, em Portugal os tecnicos de hoquei sabem tudo, ninguem lhes ensina nada, mas dep+ois é ve-los a usarem aquilo que conseguem ter e que foi feito ou dsenvolvido por outros, sem adaptarem minimamente, enfim, mas pior é aqueles que acham que a formação não é precisa, ou entao é preciso mas para os outros porque eu sei tudo, tecnicos como o victor hugo que nunca treinou um clube e quando teve na selecção apanhou a espanha em fase de renovação, e por isso foi campeao do Mundo, ms esvaziou a selecção ao não renovar, ao não pensar no futuro da selecção nacional e ainda hoje pagamos essa factura, porque de facto as coisas hoje caminham noutra direcção, um jogador tecnicista, hoje não resolve uma partida sozinho como fazia em outros tempos, hoje senao houver um grande trabalho colectivo aliado sim a uma boa capacidade tecnica, se nao formos praticos , se os niveis fisicos não forem ideais, o psicologico tem de estar tambem ele preparado, enfim toda uma serie de coisas que se nao forem bemorganizadas e se nao houveu estudo previo, nao vai a lado nenhum, por isso falar da formaçao em tom de escrinio e trazer nomes do passado é pura demagogia e serve para falsear uma questao tao importante como urgente, que é tornar os nossos tecnicos pessoas mais capazes e mais preaparadas para todas as areas do treino e não só para o hoquei propriamente dito.

Anónimo disse...

Aquilo que esse senhor Antunes faz no seu blof é tirar pinta de parvos aos Portugueses, coisa que ele tambem é mas só se lembra quando é para tirar uma fotografia ao lado , fazendo me lembar aquela divertida figura do Porto que dizia ser filho do Pinto da Costa e que aparecia sempre que a televisão filmava o que quer que fosse no Porto, Lembram-se?
vá Lá dizer isso aos Espanhois, pergunte-lhes o que els acham da formação e se deve ou não ser feita, veja e perceba porque é que à 9 anos Portugal não ganha nada, embora tirar conclusões e ou pensar um pouco dê trabalho, é preciso saber ordenar ideias.
Veja a forma como eles se organizam, veja quem eles colocam a trabalhar nos clubes e nas regioes, é tudo gente formada que trabalha com o hoquei base, porque mesmo os grandes nomes que querem treinar estudam e fazem formação para isso, não é por acaso que até nem se vê grandes nomes em Espanha a ser treinador, porque eles tem noção que só o nome não chega ou só ter sido jogador não chega.

Anónimo disse...

Anónimo da 13.32

Apreciei imenso a sua explicação sobre temas que já se desenrolavam quando eu ainda não era nascido. Posso dizer que aprendi umas coisas.

Na utilidade da formação deve haver um equívoco qualquer. Eu não disse que era inútil. Disse isso sim que era irrelevante porque o curso de nível 1 não serve nem para treinar benjamins! Sei disso porque (não tendo de facto o curso, porque não esperava que a prática me despertasse tanto interesse pela função), tenho acesso aos documentos fornecidos e:
- não aprendi nada de novo;
- tenho a certeza que não chega para proporcionar aos aprendizes (do curso) noções suficientes ou compensadoras para transmitir algo superior a muitos não formados pela federação.

Aqueles que sabem tudo e não fazem nada (de jeito), há-os com curso e sem curso.

Cartão Azul disse...

Por motivos tecnicos o comentário colocado por um visitante em que referia o caso de um clube portugues que luta para o titulo jogar com argentinos e espanhois e fala do mundial em Oliveira de Azemeis, não foi possivel publicar. Agradecia ao mesmo a repetição do referido comentário. As minhas sinceras desculpas. Obrigado

O Administrador do Cartão Azul
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

só por curiosidade, desde que o Victor Hugo foi para o Pasteleira, aquilo é queda livre constante, é levar na mona a torto e a direito.

Anónimo disse...

Para o ultimo "anónimo": só por curiosidade, o vitor hugo lesionou-se e nao chegou a entrar no seu 1º jogo pela ADR Pasteleira (4 de Fevereiro). Apenas volta agora (Domingo, 3 Junho), contra o SC Marinhense), apos 1 periodo de paragem de + de 3 meses...
Apesar das derrotas, a ADR Pasteleira (onde os todos os jogadores pagam para jogar!!!!) conseguiu aquilo que muitos nao conseguiram... ficar na 2ª divisão... e apenas temos 3 anos de existência...