quarta-feira, 2 de maio de 2007

TREINADOR DE BANCADA

Dia do trabalhador, um bom dia para ir ver um jogo de hóquei, pensei eu, e se pensei melhor o fiz, e fui até Tomar ver um jogo do torneio de encerramento de Juvenis, entre o Tomar e o União FE. Gostei do que vi um, jogo “rasgadinho”, bola cá bola lá, bem apitado, e com um resultado justo, na minha opinião. Mas enquanto estava na bancada a ver o jogo e trocando ideias sobre a modalidade com os espectadores do lado, uns do Entroncamento outros de Tomar, na minha cabeça, continuava aquela pergunta que só perto das 2000H foi respondida «Ficará o Ourém na 1ª divisão?», e lá fui vendo o jogo mas sempre a pensar no mesmo. Quando cheguei a casa fui ao site do meu amigo Pedro Jorge Cabral (União Micaelense), e metade da resposta estava lá, a J.Ouriense tinha ganho 4-1, mas faltava a outra metade, então decidi não esperar mais e telefonei ao meu amigo José Carlos Costa do site “sempreaabrir.com” e lá soube o resultado do Paço d’Arcos, tinha perdido 5-3, e por fim a pergunta que me perseguiu todo o dia estava respondida, a J.Ouriense ficava na 1ª divisão, para bem do hóquei do Ribatejo e da família Ouriense como é obvio, no entanto em vez de uma pergunta respondida ficaram outras sem resposta, que vou agora colocar aos visitantes, para ver se fico esclarecido de uma vez por todas aqui na minha bancada:
- Descerem 3 equipas da Associação de Patinagem de Lisboa de uma assentada deve ser caso único. Será isto reflexo do estado actual do hóquei Português?
- Vendo as coisas de outra forma, será que as equipas de Lisboa já desceram ao nível das equipas de outras Associações, ou o trabalho feito nessas Associações é cada vez melhor e está agora a começar a dar frutos, como por exemplo o FCO Hospital campeão Nacional de Infantis a época passada?
- O Histórico Paço d’Arcos a 3ª equipa com mais títulos logo a seguir ao FC Porto e SL Benfica, está a pagar pelo facto de formar jogadores e depois deixá-los sair para outros clubes, como por exemplo para o Benfica vice-campeão Nacional, tem uma equipa praticamente toda formada em Paço d’Arcos?

3 comentários:

Anónimo disse...

1. Penso que sim, era impensável há uns anos atrás uma equipa como o Paço de Arcos, disputar o grupo B de um Nacional, quanto mais descer, se não me falha a memória o Paço de Arcos desceu uma vez na década de 70. Mas depois disso venceu uma série de campeonatos e a par do FC Porto era a unica equipa com 5 titulos consecutivos.
2. Penso que cada vez se trabalha melhor em todas as Associações nomeadamente na do Minho e Porto, sem esquecer a de Aveiro. Pelos lados de Coimbra acho que se está a fazer um excelente trabalho em Oliveira do Hospital, campeões nacionais de Infantis, e segundo vi já este ano esta equipa a dar um "banho" de hóquei a um ex-campeão nacional o Sporting.
3. Está a pagar a crise financeira que se instalou não só no hóquei mas no desporto em geral, á que vender para rentabilizar e daí só as equipas com posses possam fazer grandes equipas, manter grandes jogadores e claro ir buscar os valores que vão aparecendo aqui e ali, veja-se o caso do Benfica com o Diogo Rafael (ex-Turquel), que daqui a uns tempos será um caso sério na modalidade, e já agora que falei do HC Turquel, podemos ver o seu caso, uma equipa de topo do hoquei português, referência e ponto de passagem de grandes jogadores e agora está a disputar a série Sul "B" da 2ª divisão. É o hoquei que temos, não o que merecemos

Anónimo disse...

1 - O "estado" não digo. Digo sim: o caminho... porque isto está ainda a meio!
2 - O trabalho que é feito nas outras zonas, apesar de vir melhorando, ainda não se poderá comparar aos clubes de lisboa onde sempre haverá uma grande concentração de recursos. Basta que valorizem os melhores para serem superiores a todas as outras regiões.
Não podemos é generalizar alguns casos esporádicos de gerações de ouro numa ou noutra equipa de outras zonas (como os meus rivais d T.Novas que desapareceram antes de chegarem a séniores).
3- O P.Arcos não deixa sair ninguém... As novas regras é que estão a fazer com que os clubes que mais fazem pela modalidade não consigam segurar os seus valores e desapareçam do mapa competitivo.
A partir de agora, onde houver dinheiro para grandes ordenados haverá grandes jogadores e grandes equipas (séniores).

Apesar de ser amigo de alguns jogadores de Ourém e preferir este ou qualquer outro clube da região, desejava que eles "roubassem" o lugar a uma equipa que não oferecesse o que o PA oferece ao país.
NINGUÉM PODE FICAR CONTENTE!

Anónimo disse...

Desde que o Paulo Batista saíu do P.A que o clube está em queda livre, a machadada final foi dada com a saída do Luis Duarte, descer de divisão era uma questão de tempo, porque só não desceram o ano passado, porque foram ajudados e para isso outros foram roubados, quanto à formação, não se iludam, porque o Paço de arcos, ia busca-los ou iam-se oferecer em iniciados ou juvenis, quando ainda não tinham que pagar aos clubes de origem, portanto não é bem como dizem, é verdade que muita gente começou lá , mas muitos tambem não começaram lá, passaram por lá, o que não é a mesma coisa, muitos eram dos salasianos, do oeiras, do cascais, do sintra, do alverca, do sesimbra, do alenquer, hoje o Tomar, ou o Ourem ou o santarem, fazem tanto ou mais do que faz o P.A. e só com gente da casa, a grande diferença sempre teve a ver com a qualidade do trabalho que fazem com esses miudos, até porque cada escalão do P.A. tem menos tempo de pavilhão e mesmo assim dividem-no a meio, do que qualquer destes clubes do Ribatejo, têm é gente competente com os miudos, coisa que na vossa região não acontece, entretatanto baixou a competencia e os resultados já se equiparam a qualquer outro clube, quando se fala de pena do P.A., acreditem que eles nunca tiveram pena de quem prejudicaram, nem de quem foi roubado, ou expoliado dos seus miudos, nem de quem tem descido de divisão para eles ficarem, mas cuidado, porque ainda não acabou.