terça-feira, 12 de junho de 2007

3º TORNEIO GERAÇÃO SOB RODAS

Foi na cidade dos comboios, que o Cartão Azul, encontrou o professor Carlos Filipe, Cajé como é conhecido para quem anda no mundo do hóquei e no desporto local, e foi com ele que falámos sob a 3ª edição do Torneio “Geração sob rodas”.
CA – Bom dia Cajé, fala-me deste torneio que já vai na sua 3ª edição.
CF – Vamos agora realizar o 3º Geração sobre Rodas, que tem sido um torneio de final de época, que proporciona aos jogadores mais novos a sua 1ª experiência em termos de “ competição”, propriamente dita. É sempre realizado no Pavilhão Desportivo Municipal, e já cá tivemos o Nafarros, Turquel.. o Sp. Tomar nas 3 edições, e este ano iremos ter o Paço Arcos.
CA – O que leva o União a organizar um torneio, que apenas engloba, digamos os extremos dos escalões, Bambis e Veteranos?
CF – É a tal falta de competição que existe para estes escalões ao longo do ano, falo mais em termos de Bambis, pois penso que os Veteranos é mais uma brincadeira engraçada para terminar o Torneio. É que em termos distritais só nós o Sp. Tomar e o HC Santarém têm estes escalões. Posso acrescentar que também pelo 3º ano vamos estar representados no 3º Torneio A “Carrocinha” em Tomar, no dia 24.
CA – Como vão decorrer os jogos de Bambis? Quantas partes, quanto tempo cada, e se será obrigatória a inclusão de todos os atletas pelo menos uma parte?
CF – É um triangular, onde jogam todos contra todos, em 4 partes de 6 minutos. O espírito é esse; jogarem todos os atletas em todos os jogos.
CA – Tendo o clube mais escalões, porquê um torneio nestes moldes?
CF – Essa pergunta deverá ser feita à direcção, mas penso que já respondi anteriormente; este é o único escalão que não tem competição ao longo do ano. Mas por conversas que tenho mantido com a actual direcção existe a ideia de fazer um torneio em grande na próxima época. Em conclusão este torneio serve como uma rampa de lançamento para os futuros hoquistas.
CA – Para quando um torneio em maior escala, como por exemplo um torneio internacional como o realizado em 2003?
CF – Penso que será essa a ideia na próxima época.
CA – Sendo o União um clube que nos habituou a ter os escalões todos, e em todos eles lutar para ser campeão, e assegurar a presença nos nacionais respectivos, há alguns anos a este parte, temos verificado que alguns escalões acabaram, por exemplo iniciados e juniores, e a ultima vez que o clube esteve presente num nacional foi em 2005 em Iniciados, uma equipa por coincidência sob a tua orientação técnica. O que se passa com as camadas jovens do União?
CF – Houve uma estagnação nos últimos anos, é um facto, muito por culpa de más apostas, quer em termos de treinadores, muitas mexidas na coordenação do Hóquei. E isto digo-o doa a quem doer, não andámos todos a puxar para o mesmo lado. Agora penso que começam a estar reunidas as condições para que o clube volte a ter os escalões todos e que comece a ganhar de novo, mas irá ser certamente um processo lento. Mas para o ano já teremos de novo iniciados, bambis, 2 equipas de Benjamins, que têm muita qualidade, ao nível das equipas campeãs pelo União; escolares e Juniores, além dos Seniores. Julgo não haver condições para haver infantis e iniciados.
CA – Agora a pergunta da praxe, como vês os escalões de formação a nível da A.P. Ribatejo?
CF – Vejo equipas a jogarem um hóquei muito evoluído, por exemplo os escolares do Sp. Tomar, uma equipa que poderá dar muito ao distrito no futuro; os infantis do Santa Cita e as camadas mais baixas do HC Santarém também têm muita qualidade. Em termos de União deposito grande esperança nas nossas equipas de Benjamins e Bambis. E antevejo um bom trabalho do Fernando Vaz com a nossa equipa Júnior. Não podemos é voltar a um passado recente.
CA – Cajé obrigado pela disponibilidade, felicidades para o torneio, e se quiseres deixar uma palavra aos nossos visitantes o espaço é teu.
CF – Quero apenas agradecer a todos os participantes do nosso 3º Torneio Geração sobre Rodas. Deixar um abraço especial ao Chico Mogas que me conseguiu trazer cá o Paço de Arcos e felicidades para o Cartão Azul.

CALENDÁRIO
O 3º Torneio "Geração Sobre Rodas" em Bambis será realizado no próximo Domingo (17 de Junho) no Pavilhão Desportivo Municipal e os jogos já estão definidos:

15H00 UNIÃO - SC TOMAR
16H00 SC TOMAR - CD PAÇO DE ARCOS
17H00 UNIÃO - CD PAÇO DE ARCOS
18H00 UNIÃO - CD TORRES NOVAS (Veteranos)

9 comentários:

Anónimo disse...

Acho que tem toda a lógica o Torneio, é uma forma de dar um pouco de competitividade aos jovens atletas, e uma recompensa, e quem sabe cativar novos atletas. Parabéns União e em particular tu Cajé

Anónimo disse...

Iniciados na próxima época ?!
Realmente parece que o problema de andarem todos a puxar para lados diferentes continua.....
Cajé, primeiro informe-se e depois então faça as afirmações baseado em realidades.
Quando falar com os altetas e respectivos pais que vocês pensam que terão na próxima época terão uma surpresa desagradável.
Lembre-se do que lhe vou dizer:
SÓ TÊM 6 ATLETAS INICIADOS PARA A PRÓXIMA, DOS QUAIS APENAS 1 GUARDA-REDES E QUE AINDA POR CIMA SÓ TREINA E JOGA QUANDO LHE APETECE.

Anónimo disse...

Já faz falta um torneio em grande organizado pela União, sob pena de qualquer dia nem organizam nada nem são convidados para nada, senão vejamos, este é o primeiro ano que nenhum escalão do União vai ao torneio de Coimbra, é pena e triste, pois eram o unico clube que tinha estado presente em todos os torneios juntamente com a equipa organizadora. Vamos lá que ainda vamos a tempo voltar a dinamizar o hóquei no clube e devolver o lugar que é do União por mérito próprio, e que lhe foi tirado pelo demérito de alguns senhores que cairam na direcção e quadros técnicos de paraquedas.

Anónimo disse...

Epoca 2006/2007
Bambis: Torneio Turquel, Tomar, Entroncamento.
Benjamins: Torneio de Oeiras
Escolares:Torneio de Alenquer e Oeiras
Infantis estarão representados no Torneio Cidade de Coimbra 2007!!!
E esta hein?????

Anónimo disse...

Fiquei esclarecido. Moral da história só os juvenis foram esquecidos. E já que falei em juvenis para o ano haverá juvenis???

Cartão Azul disse...

A pedido do Prof. Cajé

Onde se lê
"Julgo não haver condições para haver infantis e iniciados".

deve ler-se

"Julgo não haver condições para haver infantis e juvenis".

Fica a correcção

Anónimo disse...

so falta saber quem e o arbitro para estes jogos.
parabens UFE pelo convivio que esses muidos vao ter e pense em realizar um torneio em grande .

PARABENS

Anónimo disse...

Bons jogos de hoquei em patins ,apesar de serem banbis mostraram como se joga hoquei(disciplina,e com grande profissionalismo ).
Aassociação esta de parabens por ter escolhido um bom arbitro(MANUEL MARQUES),e um grande arbitro de hoquei no futuro a nivel nacional e .
mUITOS PARABENS ATODOS POR ESTA TARDE DESPORTIVA.

Anónimo disse...

Gostei do que vi, os miudos alegres a praticar hoquei, alguns sem a noção ainda do jogo, mas com muita vontade, outros já com "queda para a coisa" por exemplo o nº 2 do Tomar, enfim foi uma tarde bonita. Um reparo para a organização, penso que com 4 equipas ficaria o torneio mais composto. Fico a aguardar o 4º torneio.