domingo, 24 de junho de 2007

O MUNDIAL DA DESILUÇÃO

NÃO HÁ DESCULPAS
«Esta geração de jogadores não tem falta de experiência, porque vêm todos de camadas jovens onde ganharam títulos. O exemplo tem de vir de cima e aí o espírito da conquista não existe, traduzindo-se depois nestes medos. Ninguém consegue transmitir mentalidades fortes e os jogadores sentem isso. Quando se diz que é com derrotas que se fortalece o espírito de grupo, então nesse capitulo Portugal está fortíssimo» (…)Paulo Batista «faz lembrar aqueles recrutas que são os únicos a marchar mal na parada, mas os pais acham que os outros todos é que vão errados»
(Vítor Hugo – ex seleccionador nacional e último campeão do mundo)
JUSTIFIQUE-SE
«Gostava que o seleccionador justificasse as declarações de tiros nos pés e remar todos para o mesmo lado. Não sei o que quis dizer com isso, pois este ano os clubes sacrificaram o seu calendário de jogos para que a Selecção tivesse tempo para preparar o Mundial»
(Paulo Almeida – Campeão do Mundo 2003)


PELO “MARKETING”
«O resultado dom a Suiça e o trabalho do Mundial não é o que mais me preocupa. O pior é não haver marketing para promover a modalidade e deixá-la ser ultrapassada por outras com menos capital de simpatia nacional»
(Pedro Alves – Campeão do Mundo 2003)
FALTOU AMBIÇÃO
«Fiquei surpreendido com o resultado da Suiça, que acabou por ser justo. Faltou ambição e é incompreensível perder o controlo do jogo após sofrer o 2-1. Temos jogadores para que tal não acontecesse, mas o técnico não pode transmitir o que não tem: mentalidade ganhadora»
(Filipe Santos – Campeão do Mundo 2003)



QUE RENOVAÇÃO?
«Portugal continua a ser uma potência em jogadores, para ganhar qualquer prova. Uma renovação feita de forma natural não é anunciada: acontece e pronto! Já se falava de renovação há 10 anos. Quem dirige tem de estar certo do caminho a seguir»
(Guilherme Silva – Campeão do Mundo 2003)
MUITO A FAZER
«Temos muito que trabalhar. Pelo menos os mais novos e outros com valor que não estiveram aqui, já que não sei se este será o meu ultimo Mundial. Antes de vir já pensava sobre isso e agora vou tomar uma decisão definitiva. Continuo a achar que o futuro está assegurado»
(Sérgio Silva – defesa médio Portugal)
(in Jornal "A Bola")

12 comentários:

Anónimo disse...

Li numa página da internet o seguinte comentário: "não se pode arrancar as laranjeiras velhas, sem plantar novas" e foi realmente o que se está a passar nesta selecção, O Luis Viana se calhar não tem valor, e o Ricardo Pereira, e o melhor marcador do nacional???, é que sem marcar golos não se ganha de certeza

Anónimo disse...

3 vivas aos dirigentes da nossa FPP. Para irem passear estiveram logo prontos, para dar a cara onde é que eles estão?
O projecto esta a falhar redondamente, tenham dignidade e demitam-se.

Anónimo disse...

Mundial da desilusão ou da "confirmação" do há muito se temia? Talvez as duas, como país com grandes vitórias no hóquei como o nosso, foi com tristeza que assisti ao Mundial, pois além do
péssimo ou mesmo catastrófico resultado alcançado as exibições também não passaram de medíocres e cinzentas deixando uma pálida imagem do nosso hóquei. E agora começam as acusações porque não jogou este ou aquele hoquista, que o treinador não serve etc, mas o principal problema vem de alguns anos e começa a fazer mossa agora, enquanto outros países têm evoluido na modalidade, para bem desta, renovando sucessivamente os joagdores, e assim aparecendo praticantes mais fortes, no nosso país noto que o tipo de jogador que mais nos caracterizava não tem sido formado que era o jogador virtuoso, repentista, refinado tecnicamente, e desculpem-me todos os jogadores mas o último que vi jogar assim na nossa selecção foi o grande Pedro Alves. Fazendo uma pequena análise da prestação portuguesa na Suiça, achei a equipa sem garra, muito lenta nas transições e facilmente apanhada em contra ataque. No ataque esteve sempre demasiado dependente do seu jogador em melhor forma que era dos poucos que tentava o golo, notando-se bastante a falta dum jogador que marque a diferença. Tudo isto acrescentado por uma falta de liderança e experiência a nível técnico.
Espero que este resultado seja o alerta final para que haja uma revolução na maneira como têm tratado a modalidade caso contrário passaremos de potência a uma selecção medíocre.

Anónimo disse...

então o que se devia de fazer no lugar do que se está fazer agora?
críticas ouvem-se muitas, dizer mal é gratuito, alternativas é que não se vê nada, porque só há uma coisa pior do que quem nada faz: é quem não deixa fazer. estes pinguins frustrados que fazem estes comentarios são piores do que os abutres, porque será que normalmente quem critica foi quem mais estragou?
secaram tudo, chuparam tudo até ao tutano e esqueceram-se de que os Mundiais não acabavam em 2003, iam continuar e alguem teria de os ganhar, concerteza que nunca iriam ganhar aqueles que não pensaram o futuro.
Se o objectivo fosse ganhar só por ganhar iriam outros e mesmo assim nada ganhavam, então o prejuízo era a dobrar, porque não ganhavam e tambem não davam experiencia a quem
é o futuro , por exemplo o Porto que até tem renovado, e mantem os experientes, que é que ganharam alem fronteiras?
O Victor Hugo fala de quê? nunca foi treinador de nada, ganhou um mundial levando os jogadores mais experientes, mas ganhou 1-0 à Italia porque tinha um Pedro Alves e agora não há nenhum, os espanhois e argentinos nessa altura estavam a fazer o que Portugal está a fazer agora, de resto nunca foi treinador, não tem provas dadas como tal, ser bom jogador não é ser bom treinador não tem nada a ver e ainda por cima faz parte de uma equipa que ainda à pouco tempo agrediu um arbitro, estas pessoas não só não são exemplo, como devem ser banidas, portanto moral não têm, dar-lhes espaço nos jornais é estar a pactuar com a mesquinhice, inveja e sabe-se lá o quê mais. aliás não é por acaso que o Victor Hugo voltou a jogar, isso é a prova de que não tem a noção do ridiculo, é gente que não sabe quando parar, o que os faz falar é não darem o tacho a eles, deixem trabalhar que o quer fazer e que tem a coragem que voces nunca tiveram nem nunca vão ter, fazer uma selecção com os melhores quando os outros estão em construção é facil, queria ve-los fazer melhor com o que temos agora, porque estes e mais um ou outro são o futuro, para acabar, lembro que alguns nem sequer têm legitimidade para falar porque indisponibilizaram-se e já não foi agora foi ainda com o José Querido, portanto calem-se e tenham vergonha na cara, não os vi desejarem felicidades à nossa selecção, vejos é rir da nossa derrota, Portugueses destes não obrigado.

Anónimo disse...

O Paulo Almeida, é outro que só fala à parva, o calendário foi sacrificado porque o campeonato foi em Junho, porque a selecção nada beneficiou com isso, treinou o mesmo ou menos que nos outros anos e por exemplo á Taça das Nações os jogadores do FC Porto não foram porque estavam cansados, mas o Pedro Gil foi e fez questão de ir, é esta mentalidade que faz a diferença e isto não tem a ver com treinadores.
O Paulo Almeida também devia saber que o ano passado queixaram-se de muitos jogos á 4ª feira, este ano quem mais gritou a época passada foi quem veio agora dizer que para a próxima época há poucos jogos à quarta, vá lá perceber isso. É ou não dizer mal ó por dizer?

Anónimo disse...

pelo menos o vitor hugo e o paulo almeida dao a cara knd falam, nao se escondem atrás de um "anónimo" cobarde para dizerem o k pensam!!!
E se kerem saber isto dos "projectos " é uma grande treta!!!
A seleçao nacional é como diz o proprio nome uma seleçao logo tem que ir os melhores jogadores independentemente da idade que têm senao só existiam campeonatos de sub 21 ou sub 23!!!
O k acontece é que o paulo batista,bem como o sénica esses papagaio que nunca foi ninguem no hoquei e agora anda a" ensinar"???nos cursos de treinador e que falou muito,mas agora depois da derrota esconde-se com um rato,sizia eu o p.batista e o senica afastaram os jogadores mais experientes pk keriam á força meter lá putos em k tivessem mao e k nao reparassem nas asneiras k fazem!!o problema é k esses jogadores nao sao os melhores,e á SELEÇÃO NACIONAL TÊM K IR OS MELHORES, o resto é treta,ouve muitos jogadores que apenas se indisponibilizaram para a seleçao pk sabiam k iam ser corridos e assim tiveram uma saída mais honrosa ao dizer k já nao estao disponiveis!!!P arece que toda a gente vê k jogadores como o ricardo pereira o luis viana e o filipe santos nao estao esgotados,só para dar 3 exemplos,por isso fazem parte das melhores ekipas europeias sao titulares e destacam-se...o k fez o t.rafael???jogador banalissimo para a seleçao nacional,e o figueira k joga 5/ao minutos por jogo no porto,suplentissimo no porto e knd jogou mais tempo perdeu com braga???
A SELEÇAO PARA OS MELHORES JÁ!!!
PAULO BATISTA DEMITA-SE BEM COMO O SENICA,BEM MAS ESSE SENICA O HOME K É RESPONSAVEL PELAS ESCOLHAS DOS TREINADORES DAS SELEÇOES NACIONAIS E DEPOIS ESCOLHE-SE A ELE PROPRIO !!!TEVE NOS JUVENIS,ACOMPANHA OS SENIORES ESTÁ NOS FEMENINOS!!!TALVEZ ASSUMA AGORA OS SEINORES!!!SÓ FALTAVA ESSA TAMBEM!!!

Anónimo disse...

É normal que depois de um desfecho destes as critícas abundem, e têm que existir a bem da evolução da modalidade e para que recupere o seu lugar na história desportiva nacional. Julgo ser altura de quem teve e tem responsabilidades as assuma, reflicta e opine sobre o que está mal, e o que se pode melhorar. Não sei se a equipa técnica será a melhor ou a pior, para mim o que está em causa e deveria estar para todos, é o Hóquei em Patins português. O que vai fazer a FPP daqui para a frente? Placidamente esperará que miúdos como o "Chiquinho", João Rodrigues, Pestana e outros desta geração amadureçam e possam estar em Europeus e Mundiais? Ou começa a pensar em mudar o estado das coisas, e em conjunto com os Clubes promover o HP junto das escolas, organizar jornadas de reflexão que sirvam para melhorar o estado actual? Ou continuaremos a ver a "Fogueira das Vaidades" onde imperam os nomes em detrimento da capacidade e competência?
Continua-se a ver muita gente a pôr-se em "bicos dos pés" motivada pelos interesses pessoais, mergulhando o HP no marasmo em que se encontra. O trabalho, a partir de Montreux, será muito mais difícil em recuperar o estatuto como uma modalidade popular, e urge inverter a tendência de definhamento da modalidade. Os clubes não podem servir só para pagar as altíssimas taxas, tem um trabalho fundamental na formação dos jogadores que poderão representar um dia a Selecção, e o que é feito em conjunto? Nada!
Julgo ser chegada a altura de todos os Clubes se sentarem à mesa e elaborarem um projecto e assumirem um compromisso nacional, porque esses sim estão preocupados com o HP. O empenho que se pede só é possível através dos Clubes, os recursos escassos que têm de gerir, obriga a idealizar formas de promover e evoluir o HP. De uma coisa tenho certa não se culpe os clubes pela má prestação da Selecção! Quem tiver responsabilidades e ache que está a mais demita-se! E não me refiro sómente ao Seleccionador Nacional, porventura terá seguido instrucções, sendo certo que em situações destas em qualquer selecção e modalidade, com um resultado catastrófico como este será o próprio, e sem pressões de ninguém, a demitir-se. Digo eu, também já se viu tanta coisa...

Anónimo disse...

continuo a ver muita converseta mas alternativas nada, dizer mal é facil e é barato é só abrir boca e la vai disparate....... parecem abutres.

Anónimo disse...

Sr Paulo Baptista, isto não vai lá com computadores. Demita-se, mas como você não é homenzinho e gosta do tacho, claro que não o fará. Arruinou a Selecção e era daqueles que dizia cobras e lagartos do Sr Dr Vitor Hugo. Esse sim, Campeão do Mundo sem precisar do seu computador. Largue a Selecção. Nunca ganhou nada. Só dinheiro

Anónimo disse...

Não é preciso acrescentar muito porque muito já foi aqui escrito. Mas reforço ao lêr os comentários o que algumas figuras fizeram só demonstraram mesmo, que tinham algum jeitinho para o HPatins ou seja sabiam mais ou menos falar/comunicar com o stick, mas quando se tratar de comunicar oralmente é o que se vê, mediocridade completa.
As pessoas não percebem por terem sido jogadores de Selecção não faz deles pessoas inteligentes e com cultura hoquista.
O Pedro Alves mais uma vez confirmou aquilo que já se sabia, um SENHOR, quer dentro quer fora dos rinques e não entra em criticas gratuitas e de má fé.
Já o Vitor Hugo é useiro e vezeiro é aquilo que se diz aqui no Norte um broeiro autentico, a única coisa que faz é destruir, o Querido não prestava o Batista idem.
Eu gostava de saber o que é que este amigo, o Filipe Santos ( que faz clinics e campo de férias com o unico objectivo de sacar uns euros a uns parôlos), o Paulo Almeida, o Guilherme Silva, o Franqlim, sem ser dizer mal de tudo e de todos o que é que eles fazem prol do HPatins.Têm mais ou menos todos uma coisa em comum o FCPorto e o complexo de provincianismo.
Escrevem livros ? têm alguma escola de HPatins com intuito de ensinar? frequentam cursos e transmitem a sua experiência e como deveria ser o HPatins no futuro? são oradores? têm no curriculo de formadores de lançar jovens hoquistas com talento.
Como é que se pode ter uma boa Selecção se os dois três ultimas FINAIS-FOUR de Juniores não tem nenhum jogador de primeiro nivel,OU SUPLENTES OU andam-se a arrastar por equipas de segunda e terceira dimensão.
Quem é que os formou? quem é que lhe dá competencias técnicas, tácticas, e psicológicas, são os outros.
Como é que um treinador enquanto jogador foi GRedes pode ter alguma competencia técnica para ensinar um jogador de campo? COMO?
E não são poucos por esse País fora,(Barcelos, Porto, Espinho, Ouriense e mais não digo) ainda está para se confirmar que um GRedes possa ser um bom técnico.

Anónimo disse...

HUMMMM este comentario cheira-me a r..o de (...)??será alguem da federaçao??!!!pela cobardia parece k sim ja k escreve como anonimo,de resto tantas palavras tantos computadores e projectos nao m admirava nada k fosse o proprio senica ou paulo batista!!!ou luis gouveia!!!,o k percebem??? o k percebem é k o guarda redes,franklin,é campeao já há 4 anos seguidos e voçes k sao dos projectos dos cursos e dos estudos nao ganha á suiça nem á frança!!!no tempo do livramento k tambem nao estudou e apenas jogou hoquei...contra a suiça e contra a frança era marcar logo a campo todo desde o 1º minut k eles (...) todos,nem respirar conseguia...agora é o k se vê!!!

Anónimo disse...

hum estes comentários cheiram-me a "gentiha" a querer fazer guerrinhas entre pessoas. Quem tem a "lucrar" com isto? A modalidade não é certamente.