quarta-feira, 13 de junho de 2007

VII TORNEIO RODA VIVA

Mais uma vez de visita á cidade de Tomar, desta vez para falar com João Almeida um dos “pilares” do hóquei patinado da SF Gualdim Pais, que nos próximos fins de semana 16, 17 e 23 de Junho vai levar a efeito os seus torneios de hóquei.
CA – Bom dia, sétima edição do Torneio “Roda Viva”, que expectativas para este ano?
JA – As expectativas para este 7º Roda Viva são as de que o Torneio tenha um bom nível competitivo e decorra num ambiente de saudável competição para que as equipas participantes fiquem com vontade de participar em novo evento em Tomar.
CA – Para as pessoas terem mais ou menos uma ideia, há quanto tempo está a ser preparado este evento, e por quantas pessoas?
JA – Este evento começou a ser preparado em Abril, por uma equipa de 4 pessoas, se bem que nestes últimos dias a equipa se tenha alargado para os preparativos finais.

CA – Dois torneios em dois fins-de-semana consecutivos, ficarão com certeza bastante dispendiosos. Onde se consegue o suporte financeiro para a realização e quais os apoios a nível Câmarário.
JA – A Gualdim Pais é uma associação com grande tradição na organização de eventos desportivos e culturais. Raros são os fins-de-semana em que não há eventos organizados pela Gualdim Pais. Assim tentamos aproveitar ao máximo a prata da casa e conciliar as despesas com os recursos disponíveis, tentando também obter o apoio de algumas empresas. A Câmara Municipal disponibilizou o pavilhão, à semelhança do que faz com as outras instituições do concelho.
CA – Quais os grandes objectivos que a SF Gualdim Pais pretende atingir ao organizar estes torneios?
JA – Para além da competição em si, em que pretendemos ver bons jogos de hóquei, tendo para isso tentado trazer a Tomar equipas de várias zonas do país e que ficaram bem classificadas nos respectivos campeonatos, pretendemos também proporcionar um espaço de convívio aberto aos participantes.
CA – Qual o motivo que leva o torneio de juniores a ser realizado num só dia e de juvenis em dois, quando ambos são disputados por 4 equipas, ou já começa aqui a preparação para o nacional de juvenis da próxima época?
JA – Nós sempre tentámos fazer o “Roda Viva” em dois dias por forma a que todas as equipas jogassem entre si em sistema de campeonato porque consideramos ser a forma mais justa de se fazer estas competições e porque dá mais tempo para as equipas se conhecerem. Todavia os nossos juniores estão, na sua maioria, a estudar na universidade e com a época de exames a decorrer poderiam não ter disponibilidade para estar dois dias envolvidos no torneio, pelo que optámos por fazer os jogos deste escalão num só dia e num sistema de classificação diferente.
CA – Mudando de assunto, agora que falei do nacional de juvenis, para o ano a equipa perde um dos elementos chave o Ivo, que sobe a júnior, tendo a equipa um nacional pela frente é intenção da direcção reforçá-la com algum atleta oriundo de algum clube da região, ou tencionam colmatar a ausência do Ivo, com a prata da casa?
JA – O Ivo é um jogador que, pela sua qualidade, faz falta em qualquer equipa, mas Gualdim Pais sempre se norteou por jogar com os atletas da casa, o que não impede que possam vir jogadores de outros clubes caso queiram jogar na Gualdim Pais. No entanto não temos por hábito ir buscar jogadores aos outros clubes para reforçar esta ou aquela equipa

CA – Agora a pergunta da “praxe”, para quem tem tantos anos na formação, como vê os escalões de formação no Ribatejo?
JA – Pessoalmente, considero que a formação foi muito desvalorizada pelos clubes face à grande preocupação de ganhar competições em todos os escalões. Durante demasiado tempo foi o parente pobre nos clubes. Estas duas vertentes do hóquei, formação e competição, estão interligadas e parece que hoje já se começa a olhar para a formação com outros olhos, vamos ver.
CA – Para terminar felicidades para os torneios, e sei que está na forja uma equipa de seniores para a próxima época, mas isso será um tema para abordarmos mais tarde, obrigado pela disponibilidade e o Cartão Azul estará sempre disponível para a divulgação da modalidade e dos eventos organizados pela SF Gualdim Pais.
JA – Parabéns pela criação deste espaço de diálogo e pelo nível que tem mantido. Obrigado

4 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um torneio realista, mas que continua a projectar a Gualdim e o seu hóquei. Já agora sempre vai haver seniores para o ano?

Anónimo disse...

Desculpe o comentário, mas equipas bem classificadas nos seus campeonatos e bons jogos , calma aí. Não está aqui uma equipa que tivesse participado no grupo das 6 primeiras de qualqer zona no campeonato nacional, isto é conversa para desatentos.
Quem lê esta entrenvista também fica com a ideia que o Gualdim Pais faz um trabalho de excelência na formação e os outros andam a dormir. Pergunto eu ?
Quantos jogadores do clube estão a disputar uma 2ª divisão ?
Atletas de referência formados no clube ?
Resultados desportivos de relevância a nível nacional ?
Formar ou abrir as portas aos jovens que não querem ir para o outro clube da terra ?
Será que faz sentido estes escalões não tendo uma equipa de seniores ?
Atletas nos escalões até iniciados, comparando com o outro da terra , isto porque aí é que se trabalha bem ?
Taxa de desistências de atletas juniores/seniores ?
Sem querer entrar em polémica e quando os seus filhos desistirem ou forem para outros clubes ,como será esse Gualdim Pais ?

Jovem atento

Anónimo disse...

Já agora , alguém confirma o Ivo no Sporting Tomar, ou è conversa da treta ?

Anónimo disse...

jovem desatento?

primeiro olha se para o próprio...

quem disse que a gualdim pais nao ia ter seniors?
diga me outro clube que tenha "Atletas de referência formados no clube"..gostava de saber
o que e isso de resultados de revelancia a nivel nacional?é o sporting de tomar?entroncamento?
poupem m...

um abraço para o blog