quarta-feira, 21 de novembro de 2007

MUNDIAL DO CHILE - OPINIÃO

Na sequência do acompanhamento do Mundial de Sub-20 que terá lugar em Santiago do Chile entre os dias 24 de Novembro e 01 de Dezembro, o Cartão Azul colocou três questões a várias pessoas ligadas ao hóquei em patins português e publica agora os resultados. As questões colocadas foram as seguintes:

1. Quais os favoritos á vitória do Mundial de Sub-20 no Chile?
2. Como antevê a participação Portuguesa?
3. De entre os eleitos do Prof. Luís Sénica, se pudesse escolher, qual seria o cinco base?
1. Para mim, os favoritos são: Argentina, Espanha, Portugal e Chile. Depois haverão outras selecções que poderão “estragar a festa” a alguém, como a Itália, França ou Suiça. Acho uma pena, que Brasil, Itália, França e Alemanha estejam no mesmo grupo de qualificação, pois são selecções de valor muito igual.
2. Penso que Portugal, conseguirá a motivação necessária quando defrontar algum dos outros grandes candidatos ao título, para poder discutir o resultado até ao fim. Esta é uma selecção que já vem sido a ser construída há vários anos. No entanto, para o rigor defensivo e ofensivo que Argentina e Espanha apresentam, será necessário que Portugal mantenha a concentração e a disciplina táctica, que o Prof. Luis Sénica lhes peça antes e durante todo o jogo. Porque os erros se pagam muito caro. Não esqueçamos também o Chile, que penso que juntamente com a Argentina, foram as equipas que tiveram mais tempo de preparação. A jogar em casa o Chile não vai facilitar a vida a ninguém.
3. Em relação ao que vi no Europeu de Juvenis de 2004, em que faziam parte da selecção a grande maioria destes jogadores, a equipa inicial, não deverá andar muito longe de Ângelo Girão; Nuno Araújo, Daniel Coelho, Diogo Rafael e Diogo Oliveira. Mas qualquer dos jogadores escolhidos, poderão sem nenhum problema fazer parte do cinco inicial. A Rotatividade poderá ser também a chave do sucesso do futuro campeão. Desejo as maiores felicidades a toda a nossa selecção e que como se diz na gíria, nos “tragam o caneco”.

Pedro Antunes, ex-Seleccionador da Suiça Juniores (2000-2006), actual treinador da Juventus Montreux, Suiça.

1. Sem menosprezar a França Suiça e Itália, entendo que as potenciais, candidatas são, Argentina, Chile, Portugal e Espanha, sendo esta ordem aqui exposta aleatória o que quero dizer é que qualquer uma pode ganhar, o Chile também é candidato pela sua qualidade, mas principalmente porque joga em casa.
2. Antevejo uma boa participação de Portugal, porque temos um conjunto de jogadores muito experiente não só ao nível de selecção, como também de alto nível nos seus clubes, como tal temos garantias de uma boa participação, o ganhar estará sempre dependente das condicionantes da própria competição, agora uma coisa é certa, recuperámos o atraso nas camadas jovens em relação aos Espanhóis e Argentinos e outros e estando estas selecções todas ao mesmo nível, qualquer uma pode ganhar, mas que estamos ao mesmo nível e por isso podemos ganhar é verdade.
3. Ninguém conhece melhor estes atletas que o Professor Luís Sénica, só mesmo os treinadores dos atletas nos clubes e não são todos, portanto qualquer escolha que seja feita será feita em consciência e baseada em dados de conhecimento muito grandes, estar a falar num 5 base é relativo e especulativo, porque todos são importantes num jogo não importa se no seu inicio se no meio do jogo se ao fim, até porque como temos um leque de atletas de características distintas, entendo também que as escolhas para iniciarem os jogos e para qualquer altura das partidas será sempre feita em função das características do adversário e não porque um é melhor que outro, por isso digo que falar num cinco base é relativo, é especulativo e é injusto.

Rafael Oliveira, Seleccionador Nacional Feminino, Treinador da ACR Santa Cita

1. Como sempre Portugal e Espanha
2. Positiva como sempre
3. Não os conheço mas João Rodrigues deve ser 1 dos eleitos sim

Luís Duarte, treinador do FC Parede, Seleccionador Distrital AP Lisboa Inter-regiões 07

Nota: O Cartão Azul irá publicar as opiniões de outras figuras do hóquei consoante as mesmas forem chegando á redacção.