terça-feira, 27 de novembro de 2007

VITOR HUGO EM ENTREVISTA

O hóquei está uma desgraça”

Porquê esta nova experiência no Pasteleira?
- Estou aqui para me divertir, para me cansar um bocadinho, gastar energias e tentar motivar um grupo de trabalho que paga para jogar e treina quando pode. Muitas vezes não temos atletas para fazer treinos. Mas é pelo hóquei em patins. Jogo por divertimento. Treinamos às 11 da noite quando o pavilhão está disponível.
Como está o hóquei nacional actualmente?
- Gostei muito do Sp. Tomar, mas o hóquei em patins está uma desgraça. Quando um atleta com 44 anos ainda é o melhor marcador da equipa, e só jogou três jogos, está tudo dito. Acho que há falta de valores. Hoje “bate-se” muito. A parte técnica, pelas regras ou por isto, ou por aquilo, ficou para trás. Como é possível que a Oliveirense consiga ter três jogadores com 30 e muitos anos ao mais alto nível. Em termos técnicos não vejo ninguém que consiga estar ao mesmo nível desses jogadores mais velhos. Joga-se muito em termos físicos e tácticos. Não aparecem os tais jogadores diferentes que muitas vezes viravam o resultado de um lado para o outro. Falando de Tomar, tenho pena que o Capitolino não esteja a treinar uma equipa, pois era capaz de pôr os jogadores a treinar de forma diferente. Falta gente que forme os miúdos, que promova a parte técnica. A mim só me deram o setique quando tinha três anos de patinagem. Actualmente um miúdo começa a patinar e dão-lhe logo o setique. Há técnicas que não se apuram por precipitação e má formação.
Então o que é preciso mudar?
- Tentar, sob a égide da Federação, nomeadamente do Director Técnico Nacional reunir todos os formadores a nível nacional num colóquio, em vez de andarem a fazer cursos da tanga. É preciso fazer colóquios e chamar antigos atletas. Os “Clinic’s” que se fazem não chegam, porque é apenas uma semana por ano. Grande parte dos treinadores da 1ª Divisão são guarda-redes, e não estou a pôr em causa a sua competência, mas têm certamente uma visão diferente da modalidade. Como é possível que não se ganhe nada desde 2002, nem a Taça Latina, nem o Europeu de Juniores. O último fui eu que o ganhei, em Alcobaça e sem curso nenhum. Mas não fui eu que ganhei, foram os jogadores.
Como vê a renovação da Selecção principal?
- Eu também afastei muitos jogadores: Tó Neves, Vítor Fortunato, Paulo Alves…Em três anos observei 40 jogadores. No torneio de Montreux e na Taça Latina levei sempre gente jovem. A Selecção que está agora tem um percurso de seis anos. Desde 2001 que andam nas selecções nacionais. Em 2002/2003 um indivíduo que não tem curso ganhou o que ganhou e outros indivíduos que tem cursos de treinadores, que estão á frente da associação de treinadores, que fazem a formação, têm os resultados que têm. Há uma base de formação muito estereotipada em termos tácticos. Fomos atrás da Espanha, só que eles têm uma vantagem enorme, pois já tem essa base há 30 anos e foram apurando aquilo que tinham. Nós, para além de estragarmos aquilo que tínhamos, fizemos uma cópia barata do que os espanhóis fazem. Nós temos um tipo de hóquei diferente do hóquei espanhol. Gostei imenso dos avançados do Sp. Tomar (Pedro Silva e Esteves). Gostava imenso de um dia poder treiná-los. Quem me dera que houvesse mais atletas assim espalhados por aí para se poderem formar e fomentar.

In Jornal Cidade de Tomar, edição de 23 de Novembro de 2007

Foto: Blog Patins Lover

23 comentários:

PATINSLOVER disse...

Nem mais :-)
Obrigado Vitor.
Pedro Antunes

Anónimo disse...

A verdade por muito que doa a muita gente é o que diz o Vitor Hugo, os catedráticos do hoquei estão a fazer uma copia barata do hoquei espanhol!!!
O maior exemplo disso é esta seleçao de juniores que esta no mundial, uma seleçao repleta de bons valores individuais, que estao completamente estrangulados por um sistema de jogo que obriga a movimentaçoes repetidas e programadas, cortando toda a criatividade a excelentes executantes!!!o professor sénica, (grande nome do hoquei mundial)!!!!está a conseguir o seu objectivo, impor o seu sistema de jogo, o problemas é que para atingir o seu objectivo, bloqueia completamente os jogadores na sua arte individual, assim , jogadores como Gonçalo Pestana, chiquinho ou joao rodrigues entre outros nao pasam de meros passadores de bola!!!haja paciencia , enquanto portugal continuar a imitar a espanha, nao ganhara nada , está mais que provado.saudaçoes hoquistas

Anónimo disse...

Esta é a entrevista típica do papagaio que fala sem saber o que diz, da formação que é feita não sabe porque não frequenta, do que ganhou em Oliveira de Azeméis a 10 seg. do fim do prolongamento numa jogada individual depois de Portugal ser super favorecido pelos árbitros e que por isso não tem nada de Victor Hugo nesta conquista, porque para trás veja-se o que conquistou enquanto treinador da selecção: NADA. No mundial de Oliveira de Azeméis já se esqueceu do que foi assobiado pelas péssimas exibições da selecção, da falta de conjunto que essa selecção tinha, porque o homem não percebe nada de treinador, e foi à final porque a Espanha tava em fase de renovação asselarada e a Itália treinada por um Português(lembram-se), estava descaracterizada e confusa porque saíu do seu sistema habitual e mesmo assim foi à final com Portugal.
Este Victor hugo é daqueles que nem conhecimentos ganhou, se fosse treinador estava a treinar alguém e claro que não está porque não pode, porque não sabe, veja-se a desgraça que é o pasteleira e agora como levam tareia de toda a gente já é só para se divertirem, mas o curioso é que começaram a apanhar cabazadas e a perder jogos consecutivamente desde que foi para lá o Victor Hugo.
Já chega de conversa de tanga e de discursos populistas de gente que presentemente ao hóquei só traz maledicência, conspiração e mau ambiente, são estas pessoas que vivem do passado que são travões às modalidades,e não é só no hóquei, estas pessoas tentam a todo o custo evitar o sucesso das selecções como forma de andarem sempre a dizer que eles é que foram os bons, Victor Hugo, só foi um excelente jogador de Hóquei em Patins, mais nada. E continua a não ser mais nada e vejam bem na entrevista as incongruências que fala e a falta de conhecimento que demonstra.
O engraçado vai ser quando o secretario de estado do desporto e o IDP, obrigarem à aplicação da lei de bases do desporto em definitivo, ver alguns destes arautos do conhecimento a pedirem para serem convidados para serem monitores nos cursos, porque senão têm de o tirar como toda a gente faz em todas as modalidades, até os melhores futebolistas do Mundo para serem treinadores tem de ter o curso, Têm de o ir tirar, afinal o que é que esta gente quer para o hóquei?
Querem cursos melhores? contribuam de forma positiva para isso,ENTÃO QUANDO SE FORMA UM MAU ENGENHEIRO OU UM MAU MÉDICO, ACABA-SE COM O CURSO? OU TENTA-SE QUE ESSE CURSO SEJA AINDA MELHOR E MAIS EXIGENTE PARA QUE POSSAM SAIR MELHORES FORMANDOS? CHEGA DE MANDAREM AREIA PARA OS OLHOS DAS PESSOAS.

Anónimo disse...

O sr. das 10:41 que diz que Portugal não ganhará nada, até pode vir a ter razão, porque Portugal não ganhar nada já é costume, veja-se o Futebol, e será por falta de condições?
veja-se o Rugby, falta de condições?
Futsal, será por falta de condições?
Lembro que Portugal dantes não ia a uma final sequer nas camadas jovens de hóquei, hoje já ganha outra vez campeonatos, júniores(Santander) e juvenis(Quimper), para alem de estar nas finais e de Jogar o suficiente para as ganhar, por isso analisem com conhecimento de causa, falem do que sabem e não do que ouvem dizer.
A adaptação do jogo português foi feita em função das regras, ou será muito difícil perceber que se o jogo se joga em menos espaço tem de ser mais táctico? porque é que acha que este director técnico e a federação portuguesa têm lutado tanto pela alteração das regras?
Mas é interessante perceber que as pessoas que dizem que tudo precisa de mudar, que dizem que as regras prejudicam a técnica tão portuguesa, são os primeiros a vir criticar e ainda tentar prejudicar não ajudando, como por exemplo o vêm fazendo agora pondo em causa coisas que são de menor importância, numa altura em que Portugal através do seu director técnico e da comissão internacional têm conseguído dar passos muito importantes na alteração de regras que só beneficiavam quem tinha o jogo mais rico tacticamente como é o caso dos espanhóis, não é por acaso que a grande resistência a estas alterações vinham de Espanha e nomeadamente do Barcelona.
em relação à entrevista, não faço nenhum comentário, porque vale o que vale, dou mais importância a debater estas ideias com este senhor das 10:41, estar a comentar frases feitas e gastas sem conteúdo de pessoas que a única coisa que contribuem para o hóquei é dizendo mal e sem saberem do que falam, não faço.

Anónimo disse...

Porquê é que as pessoas são tão frontais e não assinam?

Anónimo disse...

Este último comentário anónimo não tem sentido nenhum!
Dói a alguem que tem o dito curso de hóquei e de certeza que não ganhou nada!
Parabéns Vitor Hugo pela sinceridade da entrevista.
E um obrigado por teres levado a nossa selecção a campeões.

Anónimo disse...

quero só acrescentar o seguinte ao meu comentário:
Portugal só "imita" a Espanha, numa questão, que é não andar todos os anos a começar de novo, Portugal tal como os Espanhóis tem um critério de selecção e tem garantida a continuidade do trabalho feito com esses jovens, que vão 2 anos seguídos ás competições, garantindo assim a experiência de campeonato e a continuidade do trabalho, que de facto tem método e tem um sistema próprio, imagine-se cada vez que se vai para um euro de juvenis que é uma competição anual, se tivesse a começar de novo?
Quero ainda alertar para o facto de Portugal infelizmente não imitar a Espanha em mais nada, porque durante o ano os e as atletas de Espanha juntam-se 4 ou 5 vezes mais do que os Portugueses, os Estágios finais muitas vezes têm o dobro do tempo e mesmo assim nós temos recuperado terreno e já lhes estamos a ganhar, então o trabalho que está a ser feito nas selecções jovens, ao contrário do que muitos dizem é capaz de não ser assim tão mau.
Em relação aos júniores que estão no Mundial, são fruto desse trabalho continuado e consecutivo e por isso são garantia de qualidade e vão-se bater até ao final independentemente de conseguírem ou não o título, mas lembro-os também de irem ver quantos árbitros europeus estão nomeados e comparem com o numero de árbitros chilenos presentes, ora sabendo-se quem apoia o Chile a todos os níveis assim como a maioria dos países sul americanos e até já algumas equipas europeias como a Inglaterra, veja-se então com que quantidade de factores Portugal tem de lutar, estejam atentos e valorizem os nossos jovens dando-lhes espaço e competições, a Argentina e o Chile para alem dos estágios, tiveram presentes numa grande competição como foi a copa América, Portugal não esteve em nenhuma porque se calhar o dinheiro que se deu ao rugby para tentarem não levar mais de 100 no Mundial e não conseguíram, tinha feito jeito uma parte para preparar melhor dando competição a uma selecção com hipóteses reais de conseguir ganhar um campeonato do Mundo. Há e mesmo assim com tão pouco tempo de preparação ainda haviam clubes que tentaram por todos os meios que os jovens saíssem da selecção para irem jogar pelos seus clubes, tirem conclusões mas façam-no com conhecimento da realidade e da grande distância que nos separa dos outros países em termos de apoios, e ninguém consegue ser o melhor em nada sem condições para efectuar esse trabalho, mas mesmo assim somo s candidatos, lutamos pelas finais, vamos às finais e se não ganhamos ficamos em 2º, mas quando não conseguimos isto com menos de metade do que os outros têm, lá vêm os salvadores da pátria dizer mal.
A realidade é que se não houvesse um trabalho de qualidade feitos com estes jovens, em que é que se baseavam as pessoas para afirmar que Portugal é favorito? pergunto eu em Grego?

Anónimo disse...

Há países de cegos em que basta ter um olho para se ser seleccionador, em Portugal ainda não é assim e acredito que continue a não ser, daqui a pouco basta saber andar de patins e já se é treinador, se bem que treinadores é o que mais há por aí. É olhar para as bancadas nos jogos e ler os comentários nos blogues.

Anónimo disse...

Não é assim em Portugal?

Anónimo disse...

Parabéns ao administrador do blog e ao Dr. Vitor Hugo, pelo oportunidade da entrevista em que se disputa mais uma grande competição para Portugal. Porque será, que o hóquei está uma desgraça? Alguém o deixou assim e pelos vistos queremos que assim continue, pois o "ego" é demasiado grande para tanta ausência do estrelato. Afinal de contas pareçe que no fundo no fundo ainda interessa o Hóquei...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sou um simples adepto e não tenho conhecimentos tecnico-tácticos para poder avaliar o trabalho de Vitor Hugo. Sei que ganhou um mundial, mas só porque jogava em casa, e sei que tem muitos críticos, mas que nenhum conseguiu ganhar o que ele ganhou.

A verdade é que colocou o dedo na ferida. Enquanto adepto preocupo-me pelo facto dos melhores executantes em Portugal estarem perto dos 40 anos e serem peças fulcrais em equipas que lutam pelos lugares cimeiros. Mas mais que isso, preocupo-me por não ver ninguém que se aproxime sequer do nível técnico de Vitor Fortunato, Paulo Almeida, Paulo Alves e Tó Neves. Continuam a jogar nas suas equipas porque são melhores que todos os outros que têm aparecido.

Claro que quando se trabalha na formação é preciso paciência. Os resultados não surgem de um dia para o outro e nos últimos tempos têm vindo a melhorar. Não nos podemos é dar ao luxo de esperar vinte anos por outra geração de ouro. Acredito muito na actual selecção de juniores, espero é que os miúdos não sejam entregues à sua sorte mal atingem a idade de sénior. É preciso criar condições para que eles possam ser opção em equipas de primeira divisão. O processo de formação está longe de terminar quando se chega aos séniores, e se calhar é aí que está o principal problema do hóquei português...

De resto, não percebo a inveja em relação ao rugby... Apenas vieram mostrar que nem todo o dinheiro é canalizado para o futebol quando há trabalho sério e competente nas modalidades. Só quem não é desportista é que não reconhece mérito à selecção de rugby. É que dá muito, mas muito mais trabalho marcar um ensaio à Nova Zelândia no mundial de rugby que ganhar um campeonato do mundo de hóquei em patins com a selecção nacional...

Anónimo disse...

O Victor Hugo que merece o meu respeito e que penso de todo o mundo do hóquei pelo seu passado como jogador e treinador, esquece-se que teve responsabilidades como Seleccionador Nacional e que não se conhece qualquer ideia de reestruturação do h.patins nacional da sua autoria. Há desde há meia dúzia de anos um trabalho estruturado, planificado na FPP, ao nível da detecção de talentos a nível regional e acompanhamento posterior a nível de Inter-Regiões e c.nacionais.Temos obtido resultados positivos em termos classificativos e disputado praticamente todas as finais de Juvenis e Juniores. Lutamos contra o avanço da Espanha que iniciou esse processo muito antes de nós, mas Portugal está no bom caminho a esse nível. Em termos da Secção principal as coisas não correram bem no último europeu mas por vezes é necessário um abanão forte para se renascer das cinzas. É uma ocasão propícia a uma reavaliação do que está mal e se pode melhorar. Até pelas responsabilidades que o Victor Hugo tem na modalidade, penso que não deve estar sistematicamente a atacar a estrutura técnica da FPP ( donde saiu por sua iniciativa) e propôr antes ideias e soluções duma forma serena e construtiva.

Anónimo disse...

como é possível este senhor ter sido campeão? Ele confunde tudo, nunca vi igual... e que está com grande dor de cotovelo, não há dúvida nenhuma. Apregoar aos ceus que eu é que sou bom, sou o maior é muito fácil, mas atenção a uma coisa: fica mal, muito mal puxar dos galões "Ganhei" para demostrar o que quer que seja. Tipos destes so agradeço pelo facto de term sido bons executantes, nada mais. Não faz nada para que isto ande para a frente. Discurso de "no meu tempo é que era", é de quem não tem nada a acrecentar, e criticar o trabalho de quem "anda" no terreno não me parece de bom tom. contudo eu posso estar enganado.... são apenas divergência de visões, mas que as palavras revelam muito de quem as escreve ou diz não há dúvida, e eu retiro as minhas ilações da entrevista deste senhor.

Anónimo disse...

o k vale é k isto é só magos do hoquei, de facto as pessoas que comentam deviam candidatar-se ao posto de seleccionador, alias, nao percebo como nao treinam grandes equipas como Porto, Benfica, etc... limitam-se à bancada (e mesmo lá não sabem cumprir o seu papel. talvez tiro ao prato seja a vicação, mandar larachas para o ar e tentar acertar em alguma)

Anónimo disse...

Quer o Sr. Bruno Sousa dizer pela mesma ordem de ideias que custa tanto a Portugal marcar um ensaio à Nova Zelândia, como custa à Inglaterra ou Equador marcar um golo a Portugal no Hóquei em Patins, porque tratam-se de equipas de topo que muito trabalharam e trabalham para chegar até ao cume, mas por coincidência a Nova Zelândia nem à final foi e contra Portugal não utilizou um único jogador dos chamados titulares. Mas parece-me a mim que o que é criticável pelo que percebi do comentário que foi feito dando o rugby e outras modalidades como exemplo, não é o que foi dado a essa modalidade, mas sim o que não foi dado nem é nem nunca foi a uma modalidade que mais do que qualquer outra deu títulos e dá títulos europeus e mundiais a Portugal, penso que é isto que o Sr. Rafael quis dizer e muito bem, até porque sei que ele é um apreciador dos métodos colocados em prática por Tomás Morais e pela federação de rugby, no que diz respeito á detecção de talentos e ao trabalho efectuado durante o ano e com a colaboração dos clubes com esses talentos.
No que ao Sr. Victor Hugo diz respeito e á entrevista por ele dada, demonstra para aqueles que ainda tinham duvidas de uma total falta de capacidade porque tem responsabilidades, de dar um contributo positivo ao Hóquei enveredando sistematicamente pelo caminho do dizer mal a torto e a direito, quando no fundo o que todos esperavam dele era uma posição de colaborar por uma modalidade que tanto lhe deu e que o tornou conhecido para o Mundo enquanto jogador de eleição, mas se é esta a sua maneira de estar e de ser é uma pena, porque a dizer mal só por dizer nada se constrói.

Anónimo disse...

Parab�ns Dr. Os c�es ladram e a caravana passa. O que conta � que encartados nada conseguiram e o meu amigo deu uma chapada nesta cambada toda. Um abra�o

Anónimo disse...

Acordem! Agora que o Rugby é um exemplo de "sucesso", vêm os doutores dizer que o insucesso, ou melhor o pouco sucesso do HP, deve-se à falta de apoios. poupem-nos. O que faz a federação ao dinheiro, muito, que os clubes pagam anualmente? Querem mais apoios? Se os cofres estão vazios deve-se a má gestão no passado, e nem sempre Ganharam...Pensem um pouco, e apoiem quem merece, quem faz por isso

PATINSLOVER disse...

http://patinslover.blogspot.com/2007/08/minha-opinio-ainda-propsito-do-vitor.html

Anónimo disse...

o rugby um sucesso??!!!
mas que palhaçada de comentario!!!
o rugby fez uma festa apenas porque participou num mundial,nao ganhou nem um joguinho,foi o bobo da corte do mundial e os adversarios axavam-lhes piada,como nós achamos aos chiles e ás inglaterras do hoquei!!!isto é sucesso???valha-me deus

Anónimo disse...

Queria só perguntar ao anónimo das 9:49 se viu algum jogo do mundial de rugby ou se percebe alguma coisa desse desporto... Portugal teve uma prestação meritória e que dignificou o nosso país, sendo elogiado por todos os especialistas internacionais da modalidade, incluindo mitos como Rob Andrew ou Jonah Lomu. Mereceram todos os apoios que tiveram, num desporto em que houve mais pessoas a ver um só jogo do mundial que a ver TODO o mundial de hóquei em patins...

Não digo que o hóquei em patins não mereça mais apoios, digo só que o rugby mereceu os apoios que teve. Mais não digo porque este é um blog de hóquei e não de rugby. A inveja é uma coisa muito feia...

Anónimo disse...

joao carlos autor do comentario das 9.49h nao tenho inveja do rugby e muito menos disse que eles nao merecerem ter apoios.
A gora o k digo e repito alto e bom som é k NAO TIVERAM SUCESSO, fizeram uma publicidade só porque participaram num mundial,nada ganharam e alem disso foram sempre mostrando a ideia do falso amadorismo,pois pelo menos 2 sao profissionais e varios naturalizados,como disse anteriormente nada tenho contra o rugby,mas dispenso sucesso igual ao deles no hoquei.

Anónimo disse...

Triste visão a sua sr anónimo das 16.21. sabe o que diz o velho povo, e esse é sábio: quem diz que so de Hóquei percebe, nem disso entende. E sr., pelas sua palavras,pouco dá para retirar dos seus entendimentos ja não digo de hóquei, mas de desporto no geral. Saberá o sr como se mede o sucesso? será unica e simplemente pelas vitórias? pode até o sr achar que sim, mas digo-lhe tem muito que viver e acima de tudo aprender. Não quero comparar em nada o Rugby, mas para que saiba, se é que não sabe ainda, esses homens trabalham e pagam do seu bolso as despesas para treinarem... e esses mesmos foram a um mundial no qual até se portaram lindamente... queria que ganhassem jogos? Tenha calma, porque um percurso controi-se e o do Rugby está no bom caminho. Tenha um pouco mais de consideração pelo esforço dos DESPORTISTAS... calhando o sr deve ser dos que aquando dos Mundais de atletismo ou nos Jogos Olimpicos está sempre à espera da medalha, sem saber como são as condições de treino dos atletas, e acha que só p+orque conseguiram lá chegar só têm mais é de ganhar e depois, quando isso não aconteçe bem dizer que são um fraude. Tristeza, que povo nós temos, pior que visão curta dos mundo desportivo, tão curta que até assusta.
Bem, mas falando de hóquei, devo dizer que do Victor Hugo sempre esperei, pelo seu passado, um posição de maior "ajuda" para melhores dias, e nunca esta posição de contra que em nada facilita o andar da "carruagem". Ele poderia, e deveria, ser mais "Guia". Essa é a minha posição.
PS: há que reconhecer o mérito a quem merece, hoje uns amanhã outros, e quando se trata de seleções todas elas merecem o nosso apoio, nem que disputem o campeonato da 4.ª linha.
Boa noite,
CM