quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

MUNDIAL DO CHILE - BALANÇO FINAL

Terminada a III Edição do Campeonato Mundial de Sub-20 realizada em Santiago do Chile, o Cartão Azul tentou saber junto dos atletas portugueses a sua opinião em relação á participação lusa e em jeito de balanço final falámos com João Rodrigues.
CA - Qual o balanço final desta participação?
JR - È evidente que partimos para esta competição com o grande objectivo de nos sagrarmos Campeões do Mundo, mas tínhamos a consciência que não ia ser fácil, porque a concorrência era muito forte:
A Argentina Campeã em titulo tinha, muito recentemente, vencido a”Copa América” de seniores com esta selecção.
A Espanha a actual campeã da Europa de Juniores, não queria perder a oportunidade de vencer o titulo que ainda lhe faltava.
O Chile devido ao factor casa e à valia dos seus jogadores afigurava-se também como um candidato.
A Itália com jogadores de uma boa técnica e com uma grande envergadura atlética, apresentava-se como um adversário de respeito.
A própria França e Suíça são sempre adversários difíceis que podem provocar uma surpresa a qualquer momento.
Perante este quadro, ser finalista, tem que ser forçosamente considerado positivo, é óbvio se tivéssemos conquistado o titulo seria melhor, era esse o nosso grande objectivo, mas isso não torna a nossa participação negativa.
CA - O que faltou para sermos campeões?
JR - Faltou-nos a pontinha de sorte na final contra a Espanha, sofremos o golo a 1 minuto e 30 segundos do fim, depois disso falhamos um livre directo, ainda nos anularam um golo limpo, acreditem que fizemos tudo para ganhar e ninguém mais do que nós queria trazer o titulo para Portugal.
Sabemos que perdemos com uma grande equipa, mas os Espanhóis também sabem que venceram a uma grande selecção
CA - Ficou na retina a derrota com o Chile, foi um jogo daqueles em que tudo saiu mal, ou jogou-se a pensar evitar a Espanha antes da final?
JR - Já li e ouvi muitos comentários sobre isso, mas acreditem que não ganhamos porque não conseguimos, foi mesmo uma noite infeliz, cometemos muitos erros defensivos e falhamos muito no ataque, se tivéssemos concretizado um terço das oportunidades teríamos vencido o jogo. À partida , jogar com a França e Argentina não significa que é mais fácil do que jogar com a Itália e Espanha, lembro por exemplo que a Itália perdeu com a França 1-0.
Para além do mais sabíamos que para sermos Campeões do Mundo, teríamos forçosamente, de ser capazes, de vencer qualquer uma destas equipas.
CA - Esta geração foi campeã e vice-campeã Europeia em Juvenis e vice-campeã Europeia e Mundial em Juniores, estamos perante a geração que vai voltar a trazer títulos Mundiais e Europeus para Portugal?
JR - Tudo depende da evolução que estes atletas vão ter, para haver evolução é preciso haver oportunidades, não se pode evoluir se não se jogar ao mais alto nível.
Nesta selecção, quantos jogadores estão em equipas de 1º plano e a jogar efectivamente?
Garanto-vos que esta realidade é completamente diferente na selecção Espanhola e Argentina.

11 comentários:

Anónimo disse...

pelos vistos só nos faltou inteligencia.

Anónimo disse...

tenho acompanhado o percurso deste jovem e posso assegurar que é um jogador com valor.
Agora meu amigo,as camadas jovens nada têm a ver com os seniores,um bom jogador jovem nao significa obrigatoriamente um bom senior!!quantos e quantos jogadores que brilharam nos melhores clubes e seleçoes joven e nos seniores tiveram carreiras discretas???!!!é verdade que deviam jogar nas melhores equipas enos melhores campeonatos,mas para isso é precizo provar,mostrar valor,infelismente,á 1ª opurtunidade nos seniores voçes desceram de divisao!!
para a frente é o caminho,há que trabalhar e nao baixar os os braços porque a partir de agora é começar do zero porque nos seniores meu amigo...a musica é outra e todo o respeito que ganhaste nas camadas jovens vais perde-lo automaticamente...tens que reconquistá-lo!!eu acredito que sim que ainda seras um grande jogador,só depende de ti.
um abraço e saudaçoes hoquisticas.

Anónimo disse...

mas tambem ha atletas que dao o salto nos juniores..por isso os seniores é sempre uma incognita

Anónimo disse...

O João Rodrigues é junior do 1º ano, fez praticamente toda a época passada, apenas com 16 anos, pelos séniores do Paço de Arcos. Meus amigos se o PA desceu de divisão nada teve a ver com o joão e o Pestana, antes pelo contrario ambos foram uma mais valia.
No natal o PA reforçou-se (gaidão e covas) os miudos regressaram aos júniores, ao fim de 5 jogos sem ganhar o treinador foi obrigado a convocar os miudos se quis continuar a lutar para nao descer.
estou convencido se os miudos não têm saído da equipa o PA estaria hoje entre os grandes ( só faltou 1 ponto) responsabilizar o joão pela descida é uma mostruosidade

Anónimo disse...

com todo respeito mas sr ROLLERPA voçe deve ter dificuldade em perceber português!!
o artigo para o qual o sr teceu o seu comentário é relativo á selecção nacional de sub 20 e não ao João Rodrigues nem ao Paço de Arcos!
quer me parecer que o sr gostava de ter alguém na sua família igual ao João!!
se acompanha o hóquei tem de admitir que este já grande jogador tem muito TALENTO
João estes srºs que vivam muitos anos para verem o teu SUCESSO
UM ABRAÇO AMIGO

Anónimo disse...

Parece que se existe aki alguem k nao percebe portugues nao sou eu!!!expliquem-me lá em que parte do meu comentario eu disse que joao rodrigues nao é um bom jogador???pelo contrario,disse e torno a dizer que é um belissimo jogador,e expliquem-me tambem onde é que disse que ele é responsavel pela descida do pa e o pestana?nem sequer falei no nome desse jovem!!!o k nao posso é concordar com o que ele diz em relaçao a nao ter opurtunidades de jogar nas melhores ekipas,pk teve e desceu de divisao!!agora o k nao podemos é dizer que nao teve responsabilidade pk tem 16 anos!!joga nos seniores ,é senior alguem quer saber se tem 16,17 ou 42???agora digo e repito nao tem ais,nem menos responsablidades tem igual!!!e torno a dizer,é um belissimo jogador,com um futuro risonho...tem é mostra-lo...nos seniores.saudaçoes hoquisticas e boa sorte p miudo

Anónimo disse...

que ganhou até agora?

Anónimo disse...

a mim,nao me parece que este assunto va pelo bom caminho! nunca poderemos apontar a culpa somente aos jogadores! ha uma diversidade grande de factores que nao tem favorecido a inclusao de mais trofeus na federeçao portuguesa de portugal!mas..permitem me uma coisa! para se ganhar..nao é so nos treinos da seleçao que se fazem grandes equipas! é nos clubes! esta equipa de sub 20..tem de facto muito bons jogadores! tem tambem um sentido colectivo muito apreciavel,visto que ja disputou europeus de juvenis e de juniores! agora,o problema destes jovens,é que nao estao a singrar na 1ºdivisao! porquê? porque nao apostam neles? secalhar é! ainda para mais,quase toda esta seleçao está na 2ºdivisao!e os proprios jogadores..será que querem sair para outros clubes? ou gostam de se sentir bem..na boa..sem ninguem apontar nada..e que para eles jogarem na 1º ou na 2º é igual? estamos numa fase..que parece que recuamos 20 anos atras! sabem porquê? ha 20 anos atras..jogadores ja em fim de carreira..campelo,fana,leste,picas,piruças,alves,realista,joao pedro,vitor hugo,vitor bruno..e muitos mais..eram as mais valias na 1º divisao! mas houve um treinador,antonio livramento,que viu em jovens um valor muito grande,e nao teve medo em apostar neles! falo de paulo e pedro alves,vitor fortunato,paulo almeida..entre outros!é o que tem que acontecer no presente!a 1ºdivisao está cheia de jogadores com 35-36-37-38-39-40 anos! como é possivel? e o mais incrivel..é que se ve um jogo de 1ºdivisao,e estes proprios veteranos é que lutam ate á exaustao pela vitoria!portanto..em minha opiniao..estes jovens têm que singrar agora!é a melhor altura! e treinadores para apostarem neles nao é? ha..! treinadores como luis duarte,fernando almeida,nuno lopes,ze carlos..em que apostam no trabalho e na evolucao dos jovens na competiçao..têm que ir para a 1ºdivisao! e mais..treinadores como o paulo baptista,o vasco vaz,o paulo lopes..o hoquei precisa deles no terreno! a trabalharem!portanto..aqui fica a minha opiniao..vale o que vale como é obvio..! mas com opinioes..sejam elas diferentes..é que o hoquei pode evoluir. e nao estar sempre a tentar arranjar desculpas para os fracassos.
um abraço..

b.m.

Anónimo disse...

muito se falou na derrota "inteligente" afinal segundo o João Rodrigues, não passou de uma má noite de Portugal, outra coisa não podia ser...
Já agora deixem o joão em paz, no presente é um valor firmado, no futuro vamos ver....mas atendendo à sua humildade, nao me custa muito a acreditar que ele venha a ser um grande jogador. Força João acredito em ti!

Anónimo disse...

sr Rollerpa voçe continua a falar dos jogadores do Paço de Arcos, quando o artigo é relativo á Selecção nacional de SUB 20.
o João e o Gonçalo são só dois dos 10 jogadores da selecção mais os 15 ou 20 elementos da comitiva!!!!

Anónimo disse...

estou inteiramente de acordo com o comentario do dia 8 das 11.39.
é um facto que esses treinadores são sem duvida uma mais valia para a nossa modalidade o problema é que se está a trabalhar muito mal nos escalões abaixo deles.
as direcções não se preocupam com a formação a idade de apredizagem de especialização tem de ser trabalhada de uma forma diferente.
depois quando apareceu essas novas potencias de formação ( SCP, SLB) a nossa formação sofreu um grave revez.
90% dos atletas que integraram no inicio esses projectos já não estam lá isso segundo me parece quer dizer algo!!
o SCP nem pavilhão tem, o SLB já alguns anos a esta parte que não aproveita nenhum atleta de formação para os seniores será que esta é a melhor maneira de incentivo????
a agravar todo isto temos as verdadeiras escolas de formação ( CDPA; HCS), pelas ruas da amargura, e porque??
graças aos sues dirigentes que como não têm competencia para o cargo só fazem asneiras e os presidentes vão na conversa deles e aí está o grande resultado!!!
o HCS deixou sair o Pedro Nunes porque era arrogante, demasiado exigente, etc, agora todos os anos mudam a estrutura de formação e aí está o resultado fantástico.
o CDPA depois do Paulo Baptista teve o Luis Duarte e o Lúcio Morais como nenhum deles é bom agora tem o josé Carlos que está só com os Seniores e depois tem como coordenador de formação o Pedro Feliz que é mesmo muito fraquinho!!!
para terminar pego nas palavras do Vitor Hugo quando diz que o hóquei está cheio de treinadores que no passado eram guarda redes!!!