sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"O HOMEM DAS MÃOS MILAGROSAS"

O União do Entroncamento é a segunda família do massagista Jorge Flores

Há três décadas a tratar das mazelas do atletas numa dedicação total.
Jorge Flores é o massagista dos atletas do União Futebol Entroncamento há quase três décadas. Foi convidado em 1979 para ajudar no tratamento e recuperação dos atletas do União. Aceitou e, até hoje continua firme no seu posto. “É uma dedicação total, agora que estou reformado o União do Entroncamento é a minha segunda família, passo aqui a maior parte das 24 horas de cada dia”, diz com as lágrimas nos olhos Jorge Flores.
Jorge Flores aprendeu a tratar das mazelas dos jogadores consigo próprio. “Era jogador de futebol, mas muito propenso a lesões, então, como nessa altura não havia massagista em cada equipa como há hoje, o massagista do clube dizia-me o que devia e como devia fazer e era eu que me tratava, e assim fui aprendendo”, diz Jorge Flores.
Quando se colocou a hipótese de ir para o União Futebol Entroncamento, teve umas lições mais aprofundadas pelo então conhecido massagista, Galito. “Foi com o Galito que aprendi muitas das técnicas que ainda hoje emprego. Ele era um grande massagista”, refere o massagista do União.
Mais tarde em 1991, esteve em Coimbra a tirar o curso de massagista desportivo. “Um curso muito exigente, e onde efectivamente aprendi muito do que me tem servido para tratar os atletas de todas as equipas do União Futebol Entroncamento”, revelou Jorge Flores.
Jorge Flores garante que durante estes quase trinta anos de vida passados no União do Entroncamento, só lhe tem sido dadas grandes provas de amizade. “Tenho tratado todos os atletas sem que precisem de andar de clínica em clínica, as minhas mãos e uns aparelhos que existem no posto médico têm chegado para fazer autênticos milagres”, garante.

Não se recorda de lesões muito graves. Mas a história de um jovem que jogou um jogo de hóquei em patins com uma fractura num pé jamais a esquecerá. “Aconteceu na saída para um jogo, na altura o União jogava na Golegã, e à entrada para a carrinha um miúdo dos juniores, escorregou, caiu e ficou a queixar-se do pé. No caminho, tratei-o, liguei-lhe o pé e ele jogou o jogo todo. No final quando desligou o pé, queixou-se com mais veemência, voltei a observar-lhe o pé e pedi para passarmos pelo hospital, porque fiquei com a certeza que ele tinha uma fissura no pé. E a radiografia detectou mesmo uma fractura no pé”, recordou Jorge Flores.
Agora com 66 anos orgulha-se do trabalho que tem desenvolvido no União do Entroncamento. Orgulha-se sobretudo pela amizade que lhe é dedicada por todos os atletas “Do mais novo ao mais velho, rapaz ou rapariga, todos me dedicam uma grande amizade, fazem questão de o demonstrar das mais variadas maneiras, por isso eu sinto-os como da minha família, e também me fazem sentir mais jovem. Enquanto puder arrojar os pés e os dirigentes do União aqui me quiserem não deixarei de acompanhar o clube e toda a sua juventude”, garantiu o homem das mãos maravilhosas que é apontado como um exemplo a todos os adeptos, sócios e jogadores da popular colectividade do Entroncamento.

In Jornal “O Mirante”, edição de 13 de Dezembro de 2007

Fotos: Blog União FE

5 comentários:

Anónimo disse...

Ao Sr. Flores, quero deixar um grande abraço e votos de um Feliz Natal.
Grande abraço deste atleta q nunca o esquecerá.

Eliseu

Anónimo disse...

ena pah! oh ganso....olha k esquecest-t d fazer a depilaçao....

Anónimo disse...

o flores é o maior!!!A sua esposa também será sempre a melhor,sempre com o surriso e boa disposição para o pessoal do clube e já para não falar nos excelentes doces que faz.

Anónimo disse...

Grande abraço para o grande Flores e um beijinho para a nossa querida Dionisia!

Anónimo disse...

desejo um bom e santo natal, e um grande ano novo.
para si e para toda a familia.

ernani batista.