quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

ESPAÇO ABERTO

Jogos da Lusofonia

Mais uma vez a modalidade sofre um revez e começa a dar sinais cada vez mais evidentes da crise que atravessa neste últimos anos. Desta feita foi o Comité Olímpico de Portugal a deixar o hóquei em patins de fora da 2ª edição dos Jogos da Lusofonia. Ficam excertos de algumas noticias publicadas, e o espaço aberto aos visitantes para dizerem de sua justiça.

“Os Jogos da Lusofonia de 2009, previstos para Lisboa, vão realizar-se entre 11 e 19 de Julho desse ano e "devem vir a custar cerca de 10 milhões de euros", disse o presidente do COP, Vicente Moura. A data da segunda edição dos Jogos - a primeira realizou-se em 2007, em Macau - ficou definida na Assembleia Geral da Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), que decorreu segunda-feira em Lisboa.”

COP diz não

Com a 2ª edição dos Jogos da Lusofonia marcados para Portugal, a FPP pretendia que o hóquei em patins «produto genuíno da cultura portuguesa», como aludiu Fernando Claro fosse introduzido no programa das festas. Porém, essa possibilidade foi rejeitada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). «Fomos preteridos pelo judo», afirmou Fernando Claro, estranhando a decissão da Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), da qual dará conta aos restantes países com tradições no hóquei patinado, nomeadamente Moçambique, Angola, Macau e Brasil. «Por vezes as pessoas esquecem-se que o hóquei em patins foi a modalidade que mais títulos deu ao pais», finalizou Fernando Claro.


COP rejeita que hóquei em patins tenha sido preterido pelo judo

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente de Moura, rejeitou hoje que o hóquei em patins tenha sido preterido pelo judo para entrar nos Jogos da Lusofonia, como defende a Federação Portuguesa de Patinagem.
"O hóquei em patins, tal como o judo, a canoagem e a natação, esperava entrar nos Jogos, mas a maioria dos membros presentes na Assembleia Geral da Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) votou apenas no judo", explicou Vicente Moura à Agência Lusa.
O presidente do COP negou que a entrada do judo na segunda edição da competição, que se realiza em Lisboa, Oeiras e Almada, em 2009, tenha implicado a ausência das outras modalidades candidatas, como o hóquei em patins.
"A primeira edição (realizada em Macau) contou apenas com oito modalidades e há 28 que estão à espera de entrar nos Jogos, mas têm que ser praticadas em, pelo menos, 60 por cento dos países. Temos que esperar que estes se desenvolvam, senão corremos o risco de a competição se transformar num Portugal-Brasil", defendeu o dirigente.

Fonte:
Jornal "A Bola"
noticias.sapo.pt

7 comentários:

Anónimo disse...

No dia 31/12 foi publicado neste blog no Espaço Aberto, um texto intitulado "Abrir o livro", e eu deixo aqui as primeiras frases:

- "O hóquei em patins português morreu no início década de 90, mas do seu funeral só nos chegou notícia em Junho último. Foi enterrado na Suíça, por suíços e franceses. O 6º lugar, a pior classificação de sempre em 70 anos de campeonatos do Mundo, passou por entre as notícias."

na minha opinião está tudo dito, quando o hóquei não vingou em Barcelona, nunca mais o fará nem nos Jogos Olimpicos, nem nos da Lusofonia, nem nada.
Agora acho que deve ser encontrados os responsáveis pela perda de mediatismo do hóquei.

Bom ano para todos

Anónimo disse...

Portugal vai acolher a TAÇA LATINA, uma competição menor, mas também prestigiante. Coimbra vai contar com um pavilhão moderno e um espaço com muitas pessoas em Coimbra (Estádio Municipal e Pavilhão Dolce Vitta) para a promoção da modalidade.

Disso, ninguem fala?

Alguem saberia o que eram os Jogos da Lusofonia se o Presidente da FPP não admitisse o fracasso?

Passam 16 anos sobre os JO... Sim, falharam os dirigentes que não conseguiram vender o produto... o que fazer? desistir? eu não desisto...

Anónimo disse...

Acabe-se com a nossa modalidade, até da vontade de chorar.

Anónimo disse...

Concordo, a taça latina poderá ser importante para a nossa selecção entrar nos eixos, os jogos da Lusofonia são uma competição que não tras prestigio, logo eles que brinquem ao judo, que saltem à corda e quecorram muito...que ganhem muitas medalhas a Macau, angola, cabo verde, guiné, etc, etc

Anónimo disse...

Não são só os dirigentes, apesar de terem grande parte da responsabilidade, veja-se a comunicação social, que destaque dá ao hóquei? zero, um joguito uma vez por outra na RTP2, uma caixa nas ultimas paginas dos jornais desportivos diários e mais nada, rigorosamente mais nada, ainda no final do ano tiveram lugar dois competições internacionais de destaque, o Europeu de Juvenis, e o Mundial de Juniores, alguma coisa passou na TV? zero, nos jornais? muito pouco, portanto a não ser que haja alguém que tente colocar de novo a modalidade no lugar que lhe é devido, e arranja uma grande empresa para a patrocinar, ou então vamos assistindo pouco a pouco ao fim desta modalidade que tanto gostamos, e aproveito para dizer o mesmo que o anónimo das 13:22 - "Eu não desisto" e enquanto puder vou continuar a ver jogos a falar de hóquei com os meus amigos e colegas de trabalho e visitar estes espaços, que no fundo são os verdadeiros dinamizadores da modalidade.

Anónimo disse...

Felizmente que somos muito os que pensamos assim....

Anónimo disse...

Uma pouca vergonha Srs da FPP e do COP. Todos os grandes jogadores que partiram devem estar a dar voltas e a dizerem que os actuais dirigentes destes organismos são todos uns incompetentes. Não tenho nada contra o Judo, mas já agora levem tb o Triatlo que assim temos a certeza que a Vanessa Fernandes ganha.
Contra tudo e todos ainda há quem queira fazer vingar a Modalidade. Vamos à luta.

Gilberto Dias Borges - SCP