terça-feira, 18 de março de 2008

5º TORNEIO INTERNACIONAL HCS

O HC Santarém leva a efeito nos dias 20, 21 e 22 de Março o seu 5º Torneio Internacional Cidade de Santarém. Estarão presentes os seguintes clubes, Club Hóquei Mataró (Espanha), o Bassano (Itália) e os Portugueses, FC Alverca, Parede FC, SL Benfica, SC Marinhense, CD Paço de Arcos, OC Barcelos, FCO Hospital, CD Póvoa e o HC Santarém. O Torneio será disputado nos escalões de Benjamins, Escolares, Infantis, Iniciados e Juniores. Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Santarém. Pode consultar o calendário aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

PRESTAÇÃO MEDIOCRE DOS JUNIORES DO HCS
Sendo amante da modalidade, tenho estado a par da evolução do HCS desde a sua fundação. Quando no inicio desta época, foi anunciada a contratação do Sr. Lúcio Morais para treinador, foram criadas expectativas positivas que, estão aquém do esperado. Mas, deixemos esta parte de lado e vejamos a participação dos juniores do HCS no seu próprio torneio.
Para não ferir susceptibilidades, apenas aqui será referido, o nome do Sr. Lúcio Morais enquanto treinador.
No primeiro jogo, HCS-MATARÓ, que terminou com um empate, o Sr. Lúcio Morais, iniciou a partida tendo nos elementos de campo, três juniores e um juvenil de primeiro ano. Cedo se verificou, que este atleta juvenil, (que sendo um excelente elemento na sua categoria), não tinha capacidade atlética e técnica, para ombrear, quer com os seus colegas, quer com o adversário. O Sr. Lúcio Morais, no decorrer do encontro foi procedendo a alterações, tendo por diversas vezes substituído os três elementos juniores mas, mantendo sempre em campo, o elemento juvenil que acabou por realizar o jogo completo, “arrastando-se” penosamente pelo campo com uma nítida falta de velocidade e, cansaço evidente, pois, por várias vezes caiu com ligeiros toques do adversário. Não se compreende esta atitude, pois havia no banco, juniores mais velozes e frescos. Desta forma, os outros três elementos em campo foram forçados a esforço complementar, para tentar compensar o fraco desempenho do elemento em causa que, quanto a mim foi prejudicado pois, a sua qualidade e desempenho foram postos em causa num jogo onde ele não deveria estar. O resultado que claramente poderia ser uma vitória não foi além de um empate.
No segundo jogo, HCS-PAREDE, o “filme” não foi muito diferente do primeiro. A formação inicial foi semelhante, sendo que o elemento juvenil foi substituído por breves instantes regressando novamente ao campo e aquilo que parecia ser uma vitória, 4-1, rapidamente se transformou numa derrota, 4-6. Todos os três juniores foram rodados mas, o juvenil fez a quase totalidade do jogo. Não se percebe.
Terceiro jogo, HCS-BASSANO, “HAJA DEUS”!, o juvenil ficou de fora e, a equipa parecia outra com quatro elementos equilibrados entre si. Vimos um excelente jogo com uma velocidade diabólica e discutido taco a taco pelas duas equipas tendo culminado com a vitória do HCS
Quarto e ultimo jogo HCS-ÓQUEI BARCELOS, desgraça total.
Quando já pensava que o Sr. Lúcio Morais tinha tido um rasgo de lucidez, em face do resultado do jogo anterior, eis que volta a introduzir logo de inicio o elemento juvenil (fazendo a totalidade do jogo), e a desgraça foi total. Era como se o HCS só tivesse três jogadores de campo dado que, o jovem juvenil, era sempre o ultimo a chegar á defesa e, também o ultimo a chegar ao ataque, deambulando pelo meio campo. Se bem que o adversário fosse de peso, não teria o resultado ficado em 3-14, se o Sr. Lúcio Morais tivesse optado pelos juniores que tinha no banco. Não consigo entender a obsessão que ele tem por este jogador.
Trata-se efectivamente de um jogador válido mas, no seu escalão. E, se há jogadores de escalões inferiores que dão boa conta do recado em escalões superiores, este não é um deles sobretudo devido ao seu físico reduzido em relação aos elementos mais velhos.
Penso que o Sr. Lúcio Morais deveria ter isto em atenção, pois, desta forma, está a prejudicar duplamente o HCS. Primeiro porque a equipa de juniores não mostrou aquilo que realmente vale e, segundo, porque está a prejudicar a imagem de um atleta do clube pois por estar a jogar num nível acima as suas qualidades são denegridas. E, não havia falta de banco.
Sr. Lúcio Morais reveja os seus critérios a bem do HCS.

Anónimo disse...

Boas a todos os amantes e "desamantes" da modalidade do hoquei em patins.
Tambem estive presente no torneio internacional na cidade de santarem e gostaria de colocar certas perguntas, que, se assim se entender, devem de receber uma resposta.
Gostava de saber se a culpa das duas derrotas do HCS foram unica, simples e exclusivamente do juvenil e do treinador lucio morais? Sera possivel ter sido o juvenil o único jogador a cometer erros em campo? Sera que o treinador lucio morais percebe assim tao pouco de hoquei para ter gerido os jogadores da forma que geriu? A derrota frente ao barcelos, foi de culpa exclusiva do juvenil que "nao" jogou a totalidade do jogo? Nao terao outros jodadores participado? E na vitoria frente ao Bassano, o juvenil nao participou? Como bom observador tambem verifiquei que nem so o juvenil do HCS se "arrastou" durante algum tempo nos jogos. Tambem pude verificar que alguns juniores nao estvam no seu melhor, mas n sei se sou o unico a concordar com o que se viu..
Sendo amante da modalidade de hoquei em patins, fico indignado cm os comentarios que sao apresentados acerca do treinador lucio morais e do juvenil do HCS. Fico a espera de respostas.

Anónimo disse...

Muito Boa Tarde
Pelo que depreendo, as minhas “palavras” não terão tido a interpretação mais correcta, ou, pelo menos aquela que se pretendia.
Nunca foi nem será, minha intenção, denegrir quer treinador quer jogadores mas, tão somente, fazer uma critica que se pretende seja construtiva. Isto porque, no desempenho do nosso trabalho, por razões várias e por vezes até quase que inconscientemente, tomamos atitudes que poderão não ser as mais correctas ou desejáveis, ficando como que adormecidos perante as situações. Ora é aqui, que a critica desempenha o seu papel fundamental, fazendo-nos despertar para a realidade. Isto claro está, quando o criticado tem capacidade de encaixe e aceitação, e se digna a fazer uma análise retro-introspectiva, podendo desta forma procurar melhorar a sua actuação.
Feita esta nota introdutória, procurarei responder às questões colocadas:
-...a culpa das duas derrotas do HCS foram unica, simples e exclusivamente do juvenil e do treinador lucio morais?...
Do juvenil não. Nunca! O juvenil como jogador do HCS por certo quererá é jogar e terá que faze-lo sempre que o seu técnico o entender. De certeza que terá dado o seu melhor estando apenas desenquadrado do contexto da equipa onde se inseria. Do treinador Sr. Lúcio Morais sim! Rodou os outros elementos mas manteve o juvenil em campo.
-... Sera possivel ter sido o juvenil o único jogador a cometer erros em campo?...
Nunca disse que o juvenil cometeu erros em campo. Limitei-me a referir que não tinha capacidade para jogar num escalão acima, ao ritmo que os jogos decorreram e com as equipas que o HCS defrontou.
Mas, falando de erros, qual é o jogador que no decorrer de um encontro não comete erros? Todos eles cometem. É necessário é que os erros cometidos sejam superados pelas boas prestações efectuadas e, não se crucifique um jogador só porque comete um erro. É fácil denegrir-se um avançado que falhou um remate, esquecendo o resto da sua actuação, um defesa porque falhou um corte, esquecendo todos os outros efectuados, um guarda-redes que “frangou” um remate, que apaga todas as defesas realizadas anteriormente. Perdoem a analogia mas, o falecido Ayrton Senna não deixou de ser bom piloto só porque numa determinada prova no Mónaco, cometeu um erro crasso e perdeu a corrida.
-... Sera que o treinador lucio morais percebe assim tao pouco de hoquei para ter gerido os jogadores da forma que geriu?...
Também não afirmei que o Sr. Lúcio Morais não percebe de hóquei. Tanto é que, aquele que em tempos foi a “estrela da companhia” e ultimamente tem estado um pouco apagado, também foi rodado, o que em tempos era impensável, e ai há que louvar o Sr. Lúcio Morais pelo trabalho efectuado. No entanto a sua gestão de jogadores peca exactamente por ter mantido em campo o elemento já referenciado havendo bons juniores no banco.
-... A derrota frente ao barcelos, foi de culpa exclusiva do juvenil que "nao" jogou a totalidade do jogo? Nao terao outros jodadores participado?...
Não jogou a totalidade do jogo mas, retirá-lo a meia dúzia de minutos do fim da partida quando o resultado já estava feito, não altera em nada a prestação global da equipa.
-... E na vitoria frente ao Bassano, o juvenil nao participou?...
Participou por breves minutos no inicio da partida e, tal como disse, quando foi substituído a equipa “ganhou asas” e construiu a vitória. Como já foi dito este juvenil não estava em pé de igualdade com os juniores (nomeadamente em termos de velocidade e resistência), o que terá provocado o desequilíbrio e fraco rendimento da equipa.
-... Tambem pude verificar que alguns juniores nao estvam no seu melhor, mas n sei se sou o unico a concordar com o que se viu...
Mais uma razão para que o Sr. Lúcio Morais tivesse tido outra gestão de jogadores.
Quando uma equipa não está no seu melhor, nunca se deve utilizar um elo mais fraco, nem mantê-lo, em nítido prejuízo do colectivo.
Espero de alguma forma ter contribuído para os esclarecimentos necessários.
As críticas bem aceites, são por regra, construtivas.
Bom Hóquei