segunda-feira, 17 de março de 2008

ESPAÇO ABERTO

"O Dominio de "Nuestros hermanos"

Parece que o domínio de “Nuestros hermanos”, no mundo do hóquei, não se faz só sentir a nível de selecções e em qualquer escalão, onde nos últimos anos têm sido sistematicamente campeões Europeus e Mundiais, agora esse domínio que já se fazia sentir há alguns anos com vitórias dos clubes espanhóis na Liga Europeia de Clubes (com uma ou outra rara intromissão de um clube italiano como foi o caso da final four disputada em Torres Novas), e na Taça Cers, este fim de semana atingiu o seu auge, ou seja vamos ter uma final four da Liga Europeia apenas com clubes Espanhóis (Barcelona, Vic, Réus e Liceo da Corunha), que deixaram ficar para trás FC Porto, OC Barcelos, Candelária SC (Portugal), Follónica, HP Prato, Bassano (Itália). Já na Taça Cers com a eliminação do Porto Santo Sad único representante Português seguem para as meias-finais 3 clubes Espanhóis (Patin Tenerife, CH Pati Blanes, CH Lloret) e o “carrasco” do Porto Santo, os Italianos do AS Valdagno.
Será que a situação da modalidade em Portugal, a pouca divulgação da mesma a nível televisivo, da comunicação social e a falta de dinamização da mesma por quem de direito contribuem para que se viva esta realidade actual, ou podemos dizer que foi um dia de azar, que as bolas teimavam em não entrar, que a dupla de arbitragem teve influencia, blá blá blá ou serão estas as eternas desculpas para o insucesso da modalidade a nível internacional, quer seja com as selecções de juvenis a seniores e femininos, quer seja os clubes na Liga Europeia ou na Taça Cers.
O que agora é solicitado aos visitantes é sua opinião acerca desta realidade, e quais os motivos que levam a esta situação.

7 comentários:

Anónimo disse...

o novo Sistema de grupos (4 grupos onde passam os 1.ºs...) onde colocam uma equipa espanhola em cada grupo, só para nao os colcocar a jogar uns contra os outros, e pelos vistos vão ter de jogar na mesma uns contra outros, é das principais causas deste domínio.

Anónimo disse...

O hóquei é o desporto das invenções. Todos os anos se inventam sistemas novos, campeonatos novos, modelos novos. Porque será que nenhum funciona?

Anónimo disse...

Pegando no exemplo do VIC-FCP, o que me pareceu foi que houve algum equilíbrio enquanto o jogo foi quezilento, feio, os jogadores cheios de "manhas", teatro, etc..
Quando se passou a "jogar hóquei", então aí acho que o VIC mostrou ser superior ao FCP, obtendo 4 golos sem resposta e mais poderiam ter acontecido.

Resumindo, acho que veio ao de cima aquilo que eu acho ser o principal problema do hóquei português da actualidade; não somos capazes de marcar a nossa superioridade como antigamente porque as equipas se preocupam muito menos com o espectáculo e muito mais com a eficácia e com o resultado. No fim não conseguem uma coisa nem outra.

A consequência directa é que temos alguns jogadores portugueses acima da média, mas já não temos assim tantos atletas ao nível do antigamente, os "Rendeiro's", "Chanas's", "Livramento's", etc..
A maioria das equipas de hóquei em Portugal (tirando 2 ou 3) deixaram de proporcinar jogos interessantes, porque raramente aparecem aquelas jogadas de encher o olho, não aparecem os tais "génios" com as suas jogadas espectaculares, o jogo como que se "vulgarizou".

E então o público afasta-se, logo a comunicação social afasta-se, os patrocínios vão-se, os apoios para a formação desaparecem, a qualidade dos novos jogadores é cada vez mais fraca, a competência dos "agentes" do hóquei vai-se perdendo e o resultado está à vista.

É por este motivo que, por exemplo, continuo a achar que o mister Rafael Oliveira, agora no Alenquer, é um dos que marca um pouco a diferença pela positiva. As suas equipas têm sempre uma postura de ataque, na maioria dos jogos praticam um hóquei bonito de se ver, embora os resultados no marcador nem sempre sejam os melhores. Mas acho que é um risco que se tem de correr, porque senão um dia destes é mais emotivo e agradável ficar em casa a ver um bom filme de acção que ir aos pavilhões.

Esta é a minha opinião, que vale o que vale.

Luís Brízida

Anónimo disse...

podemos dizer tudo e mais alguma coisa..que no passado era assim..que o hoquei portugues ta mal..que nao temos jogadores..que nao temos treinadores..mas em minha opiniao a diferença ta na atitude perante o jogo! e nisso..quer se aceite ou nao,a verdade é que os espanhois tao muito á frente em relaçao a nós! perante o jogo e perante o treino! nao ha duvida que o portugues é muito melhor tecnicamente que o espanhol..mas o espanhol é muito mais forte fisicamente e tacticamente que o portugues! e isso tem feito a diferença a nivel de clubes e de seleçao! no jogo vic-porto..tivemos 2 partes distintas! a 1º parte o vic optou por uma defesa hxh mas sem pressao na bola! nao deu resultado. marcou 1 golo de penalty! chave do jogo na 2ºparte..a defesa que o vic optou! uma zona adaptada,dependendo onde estava a bola,e dando certa liberdade ao porto! resultado..3 golos de contra ataque! e a jogar em casa! quando chegou ao resultado que queria..passou para hxh normal!
portanto..mais uma vez o hoquei espanhol ganhou ao hoquei portugues! e com muito merito! pode haver desculpas do piso..do ambiente..de tudo..mas o que é facto é que o resultado fica para a historia.

Anónimo disse...

È a cereja no topo do bolo, depois da selecção os clubes culpados todos mas principalmente três letras FPP e os que se servem para sacar algum em vez de promoverem o hóquei só o destroem são como a avestruz enterram a cabeça na areia á espera de melhores dias

Anónimo disse...

Oh meus amigos !...
Este Ano é que vai ser... lá diria o velhote que já morreu.
Então as regras não eram conhecidas antecipadamente ? os clubes (alguns) não aceitaram as regras da prova ? Agora vêm-se queixar de que só lá estão equipas de Espanha ?
Isto faz lembrar as história dos cartôes azuis, quando se prevê que seja benéfico para mim, está bem... quando não me serve já não presta. O FCPorto o HCBarcelos e SLBenfica é que quiseram determinadas regras porque eram os protegidos, mas agora que a protecção não existe, queixam-se. Depois a desculpa é do hóquei que temos e dos atletas que o praticam, mas não, a culpa é dos tristes espectáculos que vimos na televisão, ainda recentemente o tristonho espectáculo na Luz entre o SLB e o Barcelos, agora o triste espectáculo em VIC, para se ver pancadaria vamos ver boxe.
Quanto ao Sr. Rafael ir para o SAlenquerB para dar espectáculo, oh Sr. Brizida não sonhe porque não dou como inicio da próxima época para que o Rafael já lá não esteja. Quando esse seu amigo começar a ver o ninho de viboras em que se foi meter começará logo a arrepiar caminho. Não é com boa vontade e até com muita organização da parte dele que se fazem espectáculos, em Alenquer falta muita coisa (organização) e sobra muita outra (ingerências)e má lingua e ainda sobressaiem as ditas vedetas com os seus paizinhos.

Anónimo disse...

desculpem lá mas a s duas equipas portuguesas na liga europeia, apresentaram-se na ultima jornada em vantagem, o Candelaria só precisava de um empate e o Porto podia perder por 3 bolas, portanto o tal dominio espanhol ate podia ser portugues ou 50/50. E o erro foi estarmos em vantagem, pois nem uma nem outra equipa fez nada para ganhar os jogos
essa é que é a verdade, o Porto entao perdeu o jogo por burrice, tinham o jogo controladíssimo, os espanhois na 2ª deram-lhes a bola e ficaram à espera e os burros foram, quem é que tinha de marcar golos? quem tinha de atacar?
foi uma vergonha, tacticamente foi zero, o franklim nao soube ler o jogo e depois erros como deixar jogadores sozinhos na cara do GR e o proprio GR a dar buraco, coitadinhos só tinham de perder, foi muito triste.
Engraçado é a FPP ser culpada, acho que a culpa é da bola ser muito pequenina, atrapalha muito, ainda por cima isto joga-se em cima duns patins cujas rodas nunca tão quietas para atrapalhar mais ainda tem de se bater na bola com um pau, realmente é muito complicado, tristeza.