segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Quando a diferença está na baliza"

Aproveitei a minha localização geográfica na tarde de ontem, para dar um salto até ao Pavilhão Municipal de Ourém, e assistir á 1ª jornada do Distrital de Iniciados que colocava frente a frente a J. Ouriense e o SC Tomar (dois dos candidatos á vitória final, a que se junta o HC Santarém).
Quanto ao jogo, e olhando para o resultado (8-1 a favor da formação Nabantina) poderia dizer-se que foi um jogo sem história, onde os jovens Leoninos dominaram a seu belo prazer, etc, etc,…!!! Puro engano, pelo contrário, quem esteve presente no Pavilhão assistiu a uma bela partida de hóquei em patins, num jogo taco a taco, onde a tarde inspirada do Renato (guarda-redes do Tomar) e a menos inspirada do seu homólogo Ouriense, ditaram o resultado final. Poderia também utilizar um título que fez correr “muita tinta” neste espaço e dizer “Martins Resolve”, tal foi a influência que o jogador teve no desenrolar da partida, colorindo com golos a excelente exibição que efectuou, mas não, todos os atletas de parte a parte estiveram bem, e pela parte da J. Ouriense, André (um Senhor jogador) foi pautando todo o jogo da equipa, criando inúmeros desequilíbrios, e situações de golo, que foram sendo sucessivamente adiados ou pela fantástica exibição do guarda-redes, ou pela inoperância dos seus colegas. Também o capitão Ouriense (bom executante, com bons recortes técnicos), enquanto as forças o permitiram, foi um sempre um elemento difícil de transpor para quem vindo de Tomar, tentava a vitória sobre um adversário directo. Por seu lado, na equipa de Nuno Lopes, para além do referido Pedro Martins (que saiu lesionado na mão no final do jogo), todos os outros jogadores funcionaram como um todo, pressionando o adversário em todo o campo. Acusando o peso da camisola, e a jogar como se os patins pesassem uma tonelada, talvez por ser o primeiro jogo oficial pelo SC Tomar, Hernâni (ex- Santa Cita), foi aos poucos libertando-se desse peso, e acabou ao nível que todos conhecemos. Uma palavra ainda para a Mariana (respira hóquei, esta menina), que quando entrou, deu outra dinâmica á equipa, vindo a construir a jogada do último golo, entre outras que levaram sempre algum perigo á baliza adversária. Na equipa da casa, nota-se o excelente trabalho a que o seu técnico (Pipoca) já nos habituou, e será concerteza um dos candidatos ao título, apesar da exibição menos conseguida de ontem á tarde, e o resultado não espelha a diferença entre as equipas, arriscando a dizer, que as mesmas se equivalem.
Arbitragem sem problemas de Rui Taborda, que poderia no lance da lesão do Pedro Martins, ter azulado o amarelo, mas ao não fazê-lo, preferindo o amarelo e explicar ao atleta que faltas do género, são merecedoras de sanção disciplinar mais grave, acabou por estar correcto, até pelo facto que após o lance, e ao ver o seu adversário no chão, André se apressou a pedir desculpas e a inteirar-se da situação do mesmo.
Em resumo, uma boa tarde de hóquei, complementada com um óptimo jogo e uma boa companhia.

PS. Não sei se será a última crónica do Paparuco, mas se assim vier a ser, um abraço para todos os que tiveram a paciência de ler “os disparates”, que fui publicando neste espaço, um grande bem-haja.

Paparuco, O Comentador

12 comentários:

Anónimo disse...

Com a Mariana só fica admirado quem não a conhece!!!Futura jogadora da selecção nacional...O Pedro excelente jogador e miúdo também...
Quanto ao Ourém e ao Pipoca excelente trabalho...André grande jogador...
Este ano a selecção do ribatejo tem excelentes jogadores e pode realizar um excelente torneio inter-associações...

Anónimo disse...

Esperemos que não seja a última, porque acho que são boas crónicas

Anónimo disse...

Sr. Paparuco
Só tenho que lhe dar os parabéns pela excelente crónica que escreveu.
Na minha opinião traduz de forma clara e "imparcial" o que se passou no referido jogo.
Assistiu-se a um jogo intenso quase sempre bem jogado, e onde as oportunidades de golo surgiram por varias vezes junto às duas balizas.
O J.O. mostrou o porquê de ser uma equipa a ter em conta neste campeonato. Jogou à imagem do seu treinador, com garra, e entregando-se às jogadas como se fosse a última, valorizando dessa forma o resultado e o espectaculo. Quanto ao Sp. Tomar, apresentou uma formação que começa agora a interiorizar o trabalho desenvolvido pelo seu técnico, e mostrou em Ourém ser uma das fortes candidatas ao Campeonato Distrital.
Como nota final, espero que o Paparuco continue vaguear por estes Pavilhões fora, dando azo a dizer "disparates", porque são precisamente estas crónicas que nos mostram o Hóquei real, o hóquei que os nossos clubes desenvolvem na formação, e que infelismente a comunicação social, ignora. E são pessoas como o Francisco que dão aso ao sonho e mostram uma disponibilidade tantas vezes criticada por gente que nada faz, mas que se corroe com a inveja de não terem a capacidade de desenvolver um projecto como aquele que o Francisco tem.
Um bem haja

CEM

Anónimo disse...

Será que o distrital de iniciados só tem 3 equipas? Como é possível na 1ª jornada do distrital de iniciados falar-se já em 3 candidatos à vitória final?! será que as outras equipas não aspiram chegar ao fim também em primeiro lugar?!

Anónimo disse...

É claro que qualquer equipa quem entre numa prova, aspira sempre à melhor classificação possivel. Sem por em causa a qualidade das equipas presentes, e olhando para a evolução em escalões diferentes destas mesmas equipas, quase se pode afirmar quais as equipas que estão mais apetrechadas e que por consequencia são candidatas naturais no campeonato.
Fazendo um pouco de futurologia, e sem errar muito, de como irá ficar a classificação final.
1.º HCSantarem A ou SC Tomar
3.º J. Ouriense
4.º Santa Cita
5.º Tigres ou Corujas
7.º UFEntroncamento
Propositadamente não classifico a equipa B de Santarem para não ferir ainda mais algumas susceptibilidades.

Em Janeiro o meu amigo das 14.40 poderá conferir a classificação e provavelmente deverá fazer poucas ou nenhumas correções

Anónimo disse...

1ºHC SANTAREM A
2ºSP TOMAR
3º J.OURIENSE
4ºHC SANTAREM B
5ºTIGRES ALMEIRIM
6ºUNIÃO ENTRONCAMENTO
7º SANTA CITA
8º CORUJAS

Anónimo disse...

Valha-me santa Engrácia!
São miúdos(Iniciados)o que interessa a classificação?
Conta mais a participação.
Mostra-se jogo a jogo dentro de campo.Temos que dar-lhes educação desportiva,isso sim.Haja hígiene mental.

Anónimo disse...

Sr.Paparuco,faça-nos um favor:
Adopte o seu corajoso estilo!
Publique,comente,faça crónicas,faça de jornalista(o que não é para todos)sim porque outros os há,que armam-se em parvos e xicos espertos e nada fazem.
Este espaço é seu e de todos nós,para além de ser um lugar frequentável e dentro dos limites do justo,é justo que continue.

Saudações hóquisticas

Anónimo disse...

è o maximo ler estes comentarios rsrssrssr.... como e bom ser da aldeia ......... tanto veneno tanta má formação ....
I love Santa Cita rsrsrsrrs

Anónimo disse...

Anónimo das 23:25

Epá peço desculpa,mas onde é que vês tanto veneno e tanta má formação....?? já misturas aldeias com vilas e cidades,epá não tens razão.é caso p´ra dizer "O tempo passa,mas as mentes não se alteram"

Viva o ACRSANTA-CITA!
Viva o Hóquei em patins!
Viva o CARTÃO AZUL!

Boa Semana!

Anónimo disse...

acho piada a certos comentarios, ajudem mas é o hoquei no distrito a crescer e deixem-se de clubices.

Anónimo disse...

Realmente a diferença esteve nos guarda-redes, seria bom que a Juventude Ouriense pense em dar treino específico aos seus guarda-redes das camadas jovens! Pois os mesmos são postos na baliza e é lhes pedido que defendam.