segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Maior maturidade foi sinónimo de vitória"

Depois do empate “sofrido”, obtido na tarde/noite anterior, o União FE recebeu ontem no Albano Mateus, o líder do Campeonato, que viajava da mais bonita ilha Portuguesa (na minha opinião) São Miguel. Ambas as equipas que tinham empatado na jornada anterior não deixaram os seus créditos por mãos alheias, e proporcionaram aos espectadores presentes uma boa partida de hóquei.
O Santa Clara com boas trocas de bola e um jogo coeso ia empurrando a equipa da casa para o seu meio ringue, mas a velocidade de Pedro Sousa aliada a uma defesa segura, ia criando alguns calafrios na defesa Açoriana. Antes do golo do Santa Clara a equipa de António Vicente (que viu o jogo da varanda de acesso ao bar, motivado pela expulsão do jogo anterior), ainda acertou na barra da baliza adversária e proporcionou excelentes intervenções ao guarda-redes. O golo forasteiro viria a aparecer aos 11 minutos, para a um minuto do fim a equipa do Santa Clara fazer o 2-0 com que se chegou ao intervalo.
Na 2ª parte a equipa Unionista entrou com vontade de dar a volta ao marcador, mas a notória falta de sorte ia adiando o golo alvi-negro, e fruto desse adiamento o Santa Clara viria a aproveitar para ampliar o resultado, estavam decorridos apenas 4 minutos do tempo complementar. Começou a pensar-se que estava tudo perdido e o resultado começaria a tomar contornos de goleada, puro engano, a equipa do União continuou concentrada e procurando o golo que teimava em fugir, até que a 4 minutos do fim o consegue atingir, para no minuto seguinte reduzir para a margem mínima. Com o publico a puxar pela sua equipa o União empolgou-se, mas uma falta de Pedro Brazete atrás da baliza adversária, e que o arbitro considerou agressão, leva a expulsão do jogador do União e o consequente livre directo, que Júlio Soares não desperdiça, colocando de novo a diferença de 2 golos. No último minuto numa jogada fantástica, Rui Alves (que a pouco e pouco está a voltar ao seu melhor) reduz para 3-4 num golo fabuloso. A experiência da equipa Açoriana fez com que nos segundos que restavam a bola se mantivesse longe da sua baliza, segurando assim 3 preciosos pontos e a liderança isolada da classificação.
Sinal mais no União para Pedro Sousa e Rui Alves, no Santa Clara para Júlio Soares, treinador-jogador que se revelou um Senhor, tanto nas suas funções como no respeito pelo adversário e pelo publico.
Sinal menos para uma fracção do publico que da varanda teima em ofender o adversário, quando na esmagadora maioria dos casos não tem razão para tal e para um jogador do Santa Clara, que respondeu em termos menos próprios e que nada dignificam o emblema que ostenta, para finalizar o nº 8 do Santa Clara que fazendo uso do sua compleição física aproveitou para usar e abusar dela, e no lance da expulsão do jogador do União esteve ao mais alto nível, fazendo lembrar alguém do elenco do La Feria, e o penso no nariz só enganou que assim o quis. Quanto á dupla de arbitragem que viajou de Coimbra, com uma actuação sem interferência no resultado, mas como uma decisão que penaliza o jogador Pedro Brazete, na sua expulsão, a falta existe sem duvida, mas o “teatro” do jogador Açoriano, fez com que fosse mostrado o vermelho directo, quando o azul seria em duvida nenhuma a sanção disciplinar adequada.
Para terminar um grande abraço para o Sérgio Mourato, que tive o prazer de conhecer pessoalmente e que deve ser garantidamente (e fica já o pedido de desculpa em caso de engano) o único Alentejano natural de Alpalhão-Nisa, que joga hóquei, porque o outro que está ligado à modalidade sou eu e nem de patins sei andar.

26 comentários:

Anónimo disse...

Desculpa lá, oh comentador, mas onde foi o TEATRO do nº 8? O rapaz saiu a sangrar e com suspeita de fractura no nariz... Parei de ler vosso comentário nessa. Pelos vistos essa equipa deve ser só aguerrida (Dão Pancada, mesmo!) em casa? Ou dão fruta fora também? Vamos lá ver.
Felicidades

Anónimo disse...

Se calhar o comentador tem razão, oh anónimo, pois o rapaz a sangrar e com suspeita de fractura, colocou um pensinho repito um pensinho no nariz e começou logo a disparatar com toda a gente, afinal a lesão não foi assim tão grande, tendo em conta a fita que o mesmo fez deitado no chão. Ele que siga o exemplo do seu treinador para aprender a forma correcta de estar no desporto.
Para terminar oh Paparuco podia identificar os tais elementos do publico que estão na varanda, para confirmar pois devem ser os mesmos que todos nós conhecemos, e estavam bem eram calados, porque quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira.

Anónimo disse...

Para o anónimo da 20.22:
Voltamos ao mesmo, isto é um blogue de uma pessoa que tem a sua opinião e expressa-a, se não gosta da opinião dele não leia.
Dou-lhe um exemplo eu não gosto dos comentários do Rui Santos por isso não vejo o Tempo Extra da SIC Noticias.
Parabéns ao União pela atitude e se esta for mantida até ao fim acabará por dar fruto.
Viva o UNIÂO

Anónimo disse...

sr Paparuco , apenas para lhe dizer se nao foi agressao o que tera sido? mas como cada um tem o seu olhar pelo jogo.... .
agora que o Uniao da porrada la isso da , se nao viu deveria ter visto outra agressao com stick no peito de Bruno Matos enfim...
felecidades

Anónimo disse...

Obrigado e um Grande Abraço! Aos 2 Amigos ali presentes!

Anónimo disse...

O "matacão" do nº8 do Sta.Clara é useiro e vezeiro nestas situações de simulação e provocação de adversários e público, pena é que os árbitros continuem a pactuar com as palhaçadas e faltas de educação deste jogador (por sinal muito fraquinho). Se é assim quando vem ao Continente (já em Sintra para a taça foi uma vergonha), faço ideia de como será em São Miguel.
Saudações

Anónimo disse...

Até pode ter existido agressão do Pedro, mas a 1ª falta foi do jogador do Santa Clara.

Anónimo disse...

quando conheci este blog(ai á um ano e meio)fiquei satisfeito por ver que existe alguém que tenta divulgar a modalidade na nossa região, dando a devida atenção e o devido respeito ao esforço que os nossos atletas fazem.
hoje em dia cada vez que aqui venho, fico mais desiludido tanto com as pessoas que aqui expressam aquilo que será a sua opinão como o próprio autor do blog. primeiro gostaria de dizer que queixarem se do(s) arbitro(s) tanta vez começa a cair no ridiculo e passa a ser duvidoso....
segundo ao outor deste blog, se calhar seria melhor mudar o nome do blog para UFE blog(com todo o respeito para com a instituição em causa)porque não sei se o senhor reparou ou se calhar não sabe mesmo os infantis do santa cita no domingo de manhã ganharam o torneio a que o senhor se referiu a dias atrás. outra chamada de atenção, quando quiser destacar um jogador ou vários jogadores faça o sim mas sem olhar ao seu historial, quero com isto dizer que não destaque somente os atletas que foram feitos no UFE ou que alguma vez lá jogaram. e dou o exemplo da crónica que fez a jornada dupla do santa cita a semana passada, em que o Nobre marca dois golos no sabado(e por acaso é o melhor marcador dessa equipa, se não estou em erro)o regressado Pedro Nunes factura outros dois, o Rui Oliveira faz um golaço e o Senhor vem dizer que o Zig(atleta que muito admiro)esteve bem a fazer jogar e o Tiago marcou dois golos e merecia mais tempo em pista por isso. coincidencia, o zig nasceu para o hoquei( e ainda bem que nasceu)no entroncamento e o Tiago jogou lá não sei quantas epocas. para além destas situações existem outras em relação ao ourem e ao Tomar que este fim de semana até obtiveram bons resultados, mas isso não interesa nada,ainda em jeito de lembrete: o hoquei da zona centro não é o Entroncamento e ainda está longe disso.......
cumprimentos desportivos.

Anónimo disse...

Anónimo disse...

sr Paparuco , apenas para lhe dizer se nao foi agressao o que tera sido? mas como cada um tem o seu olhar pelo jogo.... .
agora que o Uniao da porrada la isso da , se nao viu deveria ter visto outra agressao com stick no peito de Bruno Matos enfim...
felecidades..

épa lol.. aquilo foi um lançe casual sem qualquer intençao de agreçao visto que o jogador do santa clara levanta a bola ate quase a sua cabeça e o pedro brazete apenas tentava apanhar a bola e com azar falhou a bola e acertou no nariz do jogador.. onde ele sim ficoua deitar sange mas ficou logo resolvido.. olha ja agora eu tambem fiquei a deitar sangue do nariz quando o careca defesa me bloqiou quando ia arrancar para o contra ataque e nao me vez a chorar nem a fazer um filme... em relaçao a dar-mos porrada voces devem ser todos padres ninguem da porrada sao todos santos :D

Cartão Azul disse...

Para o Flecha

O seu problema é o União, não propriamente o Cartão Azul, se tem algo contra a Instituição que diz respeitar diga-o em sede própria e não aqui. Quanto á crónica do jogo do Micaelense limitei-me a expressar a minha opinião, que acho que deve ser respeitada, independentemente de concordar ou não, eu até podia ter dito que o melhor jogador em campo tinha sido o árbitro (que por acaso como estagiário apitou um dos primeiros jogos da carreira, senão o primeiro no União, durante um quadrangular). Quanto ao que se passou em Tomar, Ourém etc, seria alvo de comentário mais aprofundado se tivesse estado presente, ou alguém me tivesse feito chegar a crónica do jogo, mas sabe como vivo no Entroncamento e geralmente ao sábado a minha esposa necessita do carro, vou até ao Albano Mateus e vejo o União, normal que assim seja, quando vou a Santa Cita ou a outro lado faço a crónica desses jogos.
Quando iniciei este projecto, estava numa situação profissional que me permitia ter mais tempo livre, actualmente o pouco tempo que tenho livre aproveito para dedicar á família, pois irei privá-los da minha companhia durante muitos dias, semanas e meses no próximo ano, e “dois ou três segundos”, que me restam dedico ao Cartão Azul, para tentar na medida do possível divulgar a modalidade, contando ainda com a “preciosa” colaboração do Carlos Emídio Martins, Carlos Clemente, Luís Brizida entre outros que me vão fazendo chegar informações.
Para terminar deixo-lhe um repto, envio-me as crónicas do Santa Cita que terei todo o gosto em publicá-las e aí poderá dizer que o melhor foi o jogador A ou B e não o Zig ou o Tiago, que serão publicadas na mesma, mas poderá ter a certeza que irão sempre aparecer comentários do mesmo teor do seu, mas desta feita a acusar-me de ser o órgão oficial do Santa Cita.
Tenha uma boa noite e uma boa semana de trabalho e já agora na lista de link´s existem mais blogs/sites de hóquei não tem necessariamente que visitar o Cartão Azul, a não ser que tenha necessidade de através de um nick name dizer o que lhe atormenta a alma

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Falam falam mas andam ca todos não é Gavancho?
Abraço

Anónimo disse...

PP 7 UFE disse... "..fiquei a deitar sangue do nariz quando o careca defesa me bloqiou quando ia arrancar para o contra ataque..."

Opah.. A posse de bola pertencia ao Santa Clara e o tal Careca, como referes o Capitão da equipa, Paulo, fez um passe para o fundo e trombou com o "baixinho" e vens agora dizer que ias arrancar pro contra ataque? Só pra rir mesmo!
Voces dão é muita porrada, sim sr!
E outra, o lance da agressão do Pedro deves tar a confundir... Pois a bola estava no chão e foi rematada pelo jogador do santa clara e o santo do Pedro foi com o stick para acerta-lhe a cara, mas correu-lhe mal e bem ao jogador do SC.
Felicidades

Anónimo disse...

Quanto ao ANONIMO das 21h50, nao sei quem é nem interessa, mas o que diz em relaçao á agressão do pedro brazete ao jogador do santa clara, devia era abrir os olhos, e ser menos faccioso.. agora s kiser entender k foi agressao, é pk secalhar nem sabe o k é um stick quanto mais hoquei. um abraço pra si e obrigado pela sua atençao.

NOTA: obrigado a todos akeles k tiveram no pavilhao a apoiar o nosso uniao

ass: Mendes, jogador dos seniores

Anónimo disse...

Venho desta feita não responder-lhe porque já expressei a minha opinião,mas sim reforçar quando disse que respeito o UFE, por tudo o que conquistou e por tudo o que vai conquistando.
Aproveito para deixar outra opinião não só minha mas de mais algumas pessoas com que tenho falado,o UFE tem uma belissima equipa de seniores,jogam hoquei á muito tempo juntos e a juntar a isso tem o talento natural de alguns atletas como é o caso do Rui, do Brazete etc... mas quanda chega a orientação técnica o Srº Vicente deixa muito a desejar.sem querer ferir susceptibilidades me despeço e continuação de bom trabalho.
ah só mais uma coisa, venho a este blog porque apesar de tudo gosto de o ler e não pretendo aqui dizer o que me atormenta a alma porque senão teria de ter um blog só meu...
Cumprimentos desportivos....

Anónimo disse...

Vocês deviam ser mais humildes,afinal ainda não ganharam nada e vamos la a ver se chegam ao final da época. Pois parece que o dinheiro não abona, e alguns atletas não vêm tusto desde a epoca passada. Foram os próprios que comentaram aqui no Entroncamento. Mentira?
Mas espero que tudo se resolva, para vosso bem, e do hóquei em Patins. Têm uma excelente equipa...mas la tá falta a humildade. O baixinho que falas trabalha das 5 da manhã até à tarde e ainda vai aos treinos por amor à camisola amigo(como todo o plantel!), o Pedro é um exemplo de amizade e camaradagem, nunca iria agredir um colega/adversario de propósito. Garantido. Felicidades e que seja o ano da subida.

Anónimo disse...

Os jogadores do santa clara estao obcecados com a subida!!!é ve-los no blog que têm,é ve-los aqui comentar comentarios!!!calma meninos,lá porque a vossa direçao nao quer saber de voçês e a assistencia que têm para os ver jogar não vai alem das 20 pessoas , nao precisam de ficar nervosos!!!o parede na epoca passada tambem fez uma 1ª volta de luxo,e depois foi o que se viu, deixem lá o tempo passar,o dinheiro começar a faltar a ver se continuaam com essa moral toda!!para alem de que cascais,fisica,p.arcos sao os verdadeiros candidatos,voçes sao uma cambada de sarrafeiros do norte que pensavam que chegavam á zona sul e eram favas contadas...ja lá vao 2 ou tres anos e nao ganham nadinha,e limpam o dinheiro dos contribuintes!!!

Anónimo disse...

Só os outros é que dão porrada os do Entrencamento são uns santinhos. Desde o inicio do campeonato que se quiexam quer quer das arbitragens quer de que são alvo de várias agresões, ainda não vi nada disso. È melhor criar abituação porque o Hóquei não é para meninas e a segunda divisão é e vai ser a doer, se não teem estofo para tal então joguem ao berlinde.

Anónimo disse...

Opah.. A posse de bola pertencia ao Santa Clara e o tal Careca, como referes o Capitão da equipa, Paulo, fez um passe para o fundo e trombou com o "baixinho" e vens agora dizer que ias arrancar pro contra ataque? Só pra rir mesmo!
Voces dão é muita porrada, sim sr!
E outra, o lance da agressão do Pedro deves tar a confundir... Pois a bola estava no chão e foi rematada pelo jogador do santa clara e o santo do Pedro foi com o stick para acerta-lhe a cara, mas correu-lhe mal e bem ao jogador do SC.
Felicidades


pertencia ao santa clara ? lol entao eu ia a arrancar para o ataque e ele veio contra mim.. em relaçao ao lance do pedro brazete a bola estava no ar sim que eu estava ao segundo poste mesmo em frente ao acontecimento por isso deixa de inventar sff.. em relaçao ao nome do careca nao sei nem me interessa como ele se chama. abraço e felicidades.. oh "anonimo"

Anónimo disse...

"Pois a bola estava no chão e foi rematada pelo jogador do santa clara e o santo do Pedro foi com o stick para acerta-lhe a cara"

rematou a propria baliza? :D
é que a baliza dele era do outro lado :) nao inventes mais vale estares calado oh "anonimo"

Luís Brízida disse...

No meio detas trocas de galhardetes aqui no blogue, também quero dar a minha opinião naquilo que eu acho que foi mais importante.

Muito resumidamente, o empate com o Parede acho que foi justo.
Já no jogo com o santa Clara, se o União tivesse a mesma sorte que os visitantes tiveram acho que tinhamos vencido, apesar de considerar que o jogo foi, no seu todo, mais ou menos equilibrado.

Para a semana aí vamos nós a Alenquer.
Só temos de dar o máximo e, sinceramente, acho que quando o fazemos conseguimos bater-nos de igual para igual com qualquer equipa deste campeonato. Pena o Brazete não jogar, mas mesmo assim acho que tudo pode acontecer. As possibilidades são iguais para ambas as equipas e se calhar vai ser a inspiração de um ou outro jogador a fazer a diferença.

No entanto, força UFE!!
Eu acredito em vocês!!
Acreditem também!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

pp7, desculpe lá, mas estamos a falar de agressões(e jogadores) diferentes...
Ñ estou a falar da agressão em que deu o vermelho directo... Foi outra... E o jogador, outro. Não o Pedro que viu o cartão.
Enfim...

Anónimo disse...

ah ouve mais? entao nao reparei.. tou a falar da que deu vermelho directo que por mim acho que nao foi agresao... mas se ah mais ok... fico por aqui nao falo mais... continuaçao de bons comentarios

Anónimo disse...

engraçado a maneira de suas excelencias se expressarem "agressões" "agressão" voces so comtam aquelas que sentem no pelo já aquelas frutas que trazem num cestinho de madeira debaixo do braço pra distribuir plos jogadores do união essas não falamos que podem ferir alguem.....

Anónimo disse...

Pelo que sei o Entroncamento jogou com uma agressividade bastante grande... só espero que os atletas sejam homenzinhos e não se lesionem na semana anterior à deslocação a Santa Clara...Já vi disto em muito lado em casa são os maiores (machos), fora são umas meninas que choram por tudo e por nada...Estou para ver quem vai aos Açores...

Anónimo disse...

Quando for altura de ir aos Açores ja vocês desistiram, ou vão andar a epoca toda a jogar sem dinheiro...não acredito.

Anónimo disse...

4 jogos para o Pedro Brazete é um exagero. Um jogador influente na manobra da equipa. Mas quem o substituir tb fará tudo para dignificar a camisola do nosso clube.
Amanhã todos a Alenquer!!