quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

80 ANOS A SORRIR ÁS DIFICULDADES

O União Futebol Entroncamento é uma colectividade com estatutos aprovados por despacho ministerial de 14/8/46 e publicação no Diário de Governo nº 202 II Série de 30/9/46.

O clube, fundado em 31 de Dezembro de 1928 partiu da iniciativa de um grupo de empregados de escritório, e nos seus primeiros anos teve como modalidade rainha, o Futebol, modalidade em que se distinguiu a nível nacional. No decorrer das décadas de 30 e 40 foram também o Ténis de Mesa, Atletismo, Ciclismo e Basquetebol as modalidades dominantes, após o que o Futebol finda no clube por várias razões. Porém, em meados dos anos 50, a construção de um ringue de patinagem "abre as portas" ao Hóquei em Patins; em todos os escalões com especial destaque para a equipa sénior, começavam a dar-se os primeiros passos. O campo de futebol dá assim lugar ao ringue de patinagem, que veio proporcionar ao clube e ao Entroncamento uma nova força desportiva. A conquista de vários títulos a nível distrital e o progressivo aumento do número de presenças no metropolitano da II Divisão de Hóquei em Patins, veio confirmar e expandir o "menino" que crescia na força desportiva do clube. Viviam-se na altura os anos 70, época em que começou a brilhar pelos ringues do País e do Mundo - não sendo o ringue do União uma excepção - António Livramento.

Em 1985, cessaram algumas das actividades desportivas, por vários anos, por decisão da direcção da época. Apesar do sucesso, começava a verificar-se um largo fosso entre o nível de infra-estruturas existentes e as necessárias tendo em conta o nível competitivo das várias modalidades, que se havia então alcançado. A recuperação e construção do que é hoje o ginásio, as instalações sociais, bar e balneários só foram possíveis financeiramente após vários anos de festas e outros eventos culturais de vária ordem; só assim foram conseguidas verbas para a cobertura do ringue ampliação das bancadas, etc... ou seja, é nessa altura possível começar a sonhar com a construção do pavilhão. Desta forma, com um enorme empurrão dado pelo Sr. Albano Mateus (empresário de sucesso no Entroncamento) foi possível construir o que é hoje o recinto de jogos do União Futebol Entroncamento, denominado pavilhão Albano Mateus.

O U.F.E. é hoje uma colectividade marcadamente desportiva não desenvolvendo de uma forma directa actividades de ordem cultural ou recreativa, a não ser pontualmente. Actualmente, o clube tem como modalidade rainha o Hóquei em Patins, e conta também com a Patinagem Artística, Full-Contact e Karaté. A estrutura do clube, assenta em secções que trabalham de uma forma autónoma, em termos da organização desportiva, cabendo a gestão administrativa e financeira à direcção. É uma colectividade focada na juventude, aplicada de forma simples e aberta a todos aqueles que queiram praticar desporto e desse exemplo sobressaem alguns atletas que chegaram a internacionais e que a nível nacional, atingiram lugares de destaque quer individual quer colectivamente.

Fonte: Site UFE (actualmente inactivo)

3 comentários:

Anónimo disse...

Quero deixar aqui os parabens ao União e a todos aqueles que ajudaram a fazer deste clube o que é hoje.
Viva o União e continuemos a Sorrir às dificuldades.

ufehoquei disse...

Parabéns ao grande UFE.
Só os verdadeiros Unionistas sabem o grande clube que foste que és...que serás!!
Já agora o novo site deve estar aí a rebentar.
www.ufe.pt
BLOG UFEHOQUEI
CAJÉ

Anónimo disse...

Amigos
Foi com enorme orgulho que nos anos 70 fiz parte deste clube, conjuntamente com outros grandes Homens, tais como o José Manuel e o seu pai,Saboga e irmão, os irmãos Mateus, etc, etc.
Um bem Haja ao UFE.
Jorge Oliveira