segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

PAPARUCO - O COMENTADOR

Melhor o resultado que a exibição

Para a minha ultima crónica de 2008, aproveitei o dia chuvoso de sábado para ficar pelo Entroncamento, e deslocar-me ao Pavilhão Albano Mateus, para assistir ao jogo que opunha União FE e UD Vilafranquense.
Com uma assistência, um pouco abaixo do que é normal, o que se justifica até pelo facto do Entroncamento ser uma terra de acolhimento e muitos dos seus habitantes aproveitarem esta quadra festiva para se deslocarem ás suas terras natais, o União entrou a dominar, a fazer circular a bola (sem grande objectividade por vezes) e a transformar o jogo, num jogo de sentido único (a baliza adversária). A equipa de Vila Franca que apenas se apresentou com 7 jogadores, e segundo informação de um dos seus adeptos, o guarda-redes já não jogava há uma série de anos, lá ia adiando o inadiável e foi com naturalidade que Pedro Brazete inaugurou o marcador. Na primeira parte a equipa de António Vicente marcou por mais duas vezes indo para o intervalo com um confortável 3-0. Na 2ª parte e com a obtenção do 4-0 tudo parecia encaminhado para a goleada, mas não passou de um puro engano. A apatia que desde o início da partida contagiava o árbitro do lado dos bancos, alastrou-se á equipa da Cidade Ferroviária e aos poucos os homens da Cidade das Lezírias, foram assentando o seu jogo e corolário disso, reduziram para a diferença mínima, contando diga-se em abono da verdade com a colaboração do guarda-redes local, que talvez fruto da primeira parte onde raramente foi posto á prova, descorou um pouco os níveis de concentração, e se por várias vezes Guilherme Noronha foi o esteio das vitórias, no passado sábado esteve um pouco abaixo do que já nos habituou e do seu real valor.
Começou a pairar no Pavilhão a recordação de o jogo com o Vasco da Gama AC da época passada, e que também foi alvo de crónica do Paparuco, mas passados 2 min, Pedro Brazete volta a colocar a diferença em dois golos, para na bola de saida o Vilafranquense reduzir novamente para 5-4, mas a inspiração e classe de Pedro Sousa repôs a diferença de 2 golos logo na jogada seguinte e o União lá manteve a vantagem até final (6-4) e somaria mais três pontos, num jogo onde a equipa da casa jogou apenas na 1ª parte, a 2ª parte foi, de uma apatia total, e onde ficou na retina a expulsão de Zé Miguel, que já tinha visto um amarelo, e após vimentes protestos no banco acabaria por ver o vermelho e a consequente expulsão, fica na retina dos presentes, que os protestos do atleta Unionista tinha outro objectivo que não o arbitro da partida. Quanto á dupla de arbitragem que viajou do Minho e do Porto, apraz-me referir que de dupla não tinha nada, pois apenas o arbitro do lado da bancada apitava as faltas em toda a extensão do recinto de jogo, limitando-se o arbitro do lado dos bancos, esporadicamente a dar uma ou outra “apitadela”, talvez para testar o apito, mas acabou, tirando este aparte, por ser uma arbitragem normal sem interferência de qualquer espécie no jogo.
Para terminar resta-me desejar a todos os leitores um Feliz Ano Novo e que 2009 vos traga muito saúde, muita paz e muita alegria. Eu prometo voltar ás crónicas lá para os finais do próximo ano.

Atenciosamente
Paparuco – O Comentador

16 comentários:

Luís Brízida disse...

Efectivamente, se contra o Campo de Ourique o União fez evoluir positivamente a sua equipa, neste jogo esteve ao nível das piores exibições desta época, principalmente na 2ª Parte.
Precisa-se de muito mais concentração e entrega ao jogo, a começar já no próximo sabado com o Paço d'Arcos, isto se queremos atingir os nossos objectivos, ou seja, a manutenção.
Mais uma vez, e apesar do mau jogo praticado, há ainda a referir um número elevado de oportunidades de golo perdidas, factor que já começa a ser habitual e por isso merece a especial atenção da equipa técnica.
Faltam 4 jogos para o final da 1ª volta, à priori qual deles o mais difícil.
Fora com o Paço d'Arcos, em casa com a Física, fora com o Cascais e finalmente em casa com o Sesimbra.
Tendo em conta que temos 14 pontos e que o ano passado fizemos 16 na primeira volta, vamos ter de nos aplicar a fundo para igualarmos ou ultrapassarmos aquela marca.
Por isso, trablhar a 110% em todos os treinos e dar o máximo para vencer cada jogo é fundamental!!!!!!!!
Da nossa parte e da maioria dos adeptos terão o maior apoio possível, pelo que esperamos que tudo façam para não nos desiludir, o que não aconteceu neste jogo com o Vilafranquense...

Luís Brízida disse...

Já que a crónica fala do Guilherme Noronha, aproveito.
Nos primeiros jogos desta época cada guarda-redes jogava uma parte do jogo e, na minha opinião, nenhum se destacou em relação ao outro.
O Guilherme não estará na melhor forma, até porque convenhamos que estar ano e meio parado e regressar precisamente numa altura em que a sua vida profissional começa, com todas as dificuldades e empenhamento que isso obriga, ainda por cima acumulando a orientação da equipa júnior, não será fácil atingir o nível de há 2 anos atrás.
Por isso, e ressalvando desde já que quem lida com eles dia a dia é o treinador e por isso lá terá as suas razões, beseando-me portanto apenas naquilo que vejo, parece-me que nesta altura deve passar pela cabeça do treinador dar uma oportunidade ao Káka, até para aliviar o stress que em que deve andar o Guilherme.

Mas obviamente que isto é a minha opinião, e a decisão que o técnico tomar está tomada e só teremos que apoiar o grupo.

Força UFE!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O pior jogo que vi esta época, uma equipa sem soluções a jogar aos repelões, e a valer os rasgos individuais de alguns jogadores. Vi também indisciplina bem patente na expulsão do Boavida, não tenho duvida que o problema da equipa é falta de liderança.

Sócio UFE

Anónimo disse...

O Guilherme teve bolas em que não teve hipotese de defender... O primeiro golo foi um remate do meio campo com desvio em cima do Guilherme(falha de marcação de Brazete), o 2º falha defensiva, o 3º penso que foi este o unico golo onde terá sido mal batido mas mesmo assim tinha colegas a tapar a visão e o golo foi fortuito no 4º golo contra-ataque... Se o UFE não sofreu golos na 1ª parte foi graças ao Guilherme porque muitas vezes surgiram jogadores do Vila Franca isolados ou mesmo em 2 para 1. Agora dizerem que o Guilherme anda sobre stress??? Se andar com stress os jogos são bons para o aliviar dessa tal pressão que sofre com o desgaste como treinador e como traballhador.. Agora todos nós sabemos que o Guilherme é muito melhor que o Kaka(sem tirar mérito ao kaka que sem duvida irá melhorar muito mais) porque tem mais experiência e transmite mais confiança.

O assunto Boavida é sem duvida um triste episódio... este jogador que tinha sido dispensado do UFE por certas atitudes que teve não tem a minima capacidade de ser jogador do UFE. Se o ano passado julgo que tambem foi dispensado do Santa Cita (3ª Div sem tirar mérito ao clube) como pode ir para um clube de 2ª? Este jogador só mostra indisciplina e o técnico A. Vicente é grande culpado disto... depois de uma atitude daquelas só deveria de ser dispensado (novamente)...

Luís Brízida disse...

Ok sr. Nuno Lopes, até é capaz de ter razão em relação ao assunto dos guarda-redes. A expressão que utilizei, "stress", também não foi a mais feliz. Se calhar seria mais correcto dizer "condições fisica e mentais". Obviamente que todos sabemos que o Guilherme é um grande guarda-redes, e "normalmente" ainda será superior ao Káka.

Mas se puder tire-me uma dúvida. Viu as actuações do Káka este ano?
É que a minha opinião deve-se precisamente aquilo que vi no início da época, em jogos já "a doer", e onde o Káka mostrou uma maturidade e sangue frio com uma regularidade que eu nunca lhe tinha visto.

De qualquer modo, boa sorte aos dois e que consigam ajudar o meu UFE a atingir os seus objectivos.

E já agora bom ano novo também ao sr. Nuno Lopes.

Em relação ao Zé Miguel, obviamente que foi uma atitude impensada e que acaba por prejudicar toda a equipa. Já em Campo de Ourique, a poucos minutos do fim e com o jogo praticamente perdido, reclamou com a arbitragem de uma maneira que só não lhe aconteceu o mesmo porque o árbitro foi benevolente.
Na minha opinião acho que é um problema que o treinador e toda a equipa terão de unir esforços para o ajudar a evitar estas cenas, até porque se trata de um atleta que com algumas limitações técnicas, é certo, compensa depois com algumas características úteis à equipa, por exemplo o seu poder de remate e a entrega ao jogo.

Para mim, que nunca joguei hóquei e portanto pouco ou nada percebo disto, penso que o mais difícil e que faz a diferença entre um bom treinador e outro apenas "normal" é conseguir "moldar" estes atletas e fazer com que o que têm de bom se sobreponha aos seus defeitos. Dispensar o Zé Miguel seria o caminho mais fácil para o treinador, para além do clube não estar própriamente em condições financeiras de o substituir de um dia para o outro.

Anónimo disse...

Vim ver todos os jogos do UFE em casa e espero vê-los todos em casa.
Em relação à sua pergunta, vi as actuações do Kaká nos seus primeiros jogos e Torneio de Tomar... e tive presente no "Dia de S. Káká" como aqui foi rotulado! Salvo erro foi o jogo com o Nafarros! Mas se por alguma razão não tem tido jogado, penso que o ultimo foi com o Estremoz, é porque o Guilherme nos treinos tem tido uma prestação bastante boa... agora por causa de um jogo onde na minha opinião não teve culpa nos golos não se pode crucificar agora com as "condições fisica e mentais" porque vai dar à mesma coisa(stress)!

Boas entradas em 2009 para si tambem Sr. Luís Brízida e a todos os leitores do Cartão Azul!

Anónimo disse...

Pois é dois casos um culpado: António Vicente.
Da última vez que tinha treinado o União abandonaram o clube alguns atletas e só espero que este ano não aconteça o mesmo.
Do pouco que vi no sábado, à jogadores que não contam para o treinador e isso é sempre mau.

Anónimo disse...

Por favor, alguém que mande este treinador embora...está a destruir a equipa como o tinha feito noutros tempos.
Teenham coragem, aproveitem agora as eleições e metam-lhe uns patins para bem longe.
Só qrranja conflitos e o ultimo pelo que parece é com o boavida.

Anónimo disse...

O caso que o Sr Ricardo Rua reporta representa a realidade da equipa sénior do UFE. Aqueles jogadores que normalmente não contam só jogam os jogos que à partida são teoricamente os mais fracos e se algum dia o A. Vicente precisar de os por a jogar por alguma eventualidade não irão corresponder, por falta de competitividade, falta de confiança... mas se continuar assim penso da mesma forma que o Sr. Ricardo Rua, alguns atletas poderão abandonar porque têm outra actividade profissional e como todos sabem até Junho os unicos fins de semana que terão livre são aqueles em que à Taça...

Ao Sr. Brizida que diz que o UFE não está em condições financeiras para ir buscar outro jogador... O UFE sempre foi um clube em apostar nos jogadores da casa... logo, quando precisam vão buscá-los aos juniores e onde já se destacam alguns bons jogadores (ex: Fracisco, Eduardo e Raposo). Mas claro, aquilo que disse sobre a dispensa foi um pouco agressivo, claro que primeiro tem de se resolver as coisas... mas penso que isto não irá suceder. Nota-se perfeitamente que o treinador não se está para chatear... é o deixa andar!

Anónimo disse...

Vitória da excelente iluminação que o Pavilhão possui...

Anónimo disse...

Pois é senhor Nuno Lopes, falou em três juniores e infelizmente longe vai o tempo em que a formação do União dava muitos jogadores aos séniores. Mas até isso destruiram, a melhor formação do distrito. Fico amargurado ao ver o declinio deste clube que um dia foi considerado o melhor do distrito.
É tempo de mudar alguma coisa.

Bom Ano para todos e que o melhor de 2008 seja o pior de 2009.

Anónimo disse...

Era o melhor porque o trabalho dos outros era nulo e o União tinha uns carolas que ajudavam, e hoje quem ajuda. Mandam abaixo.

Anónimo disse...

Por muita razão que possam ter sobre o Vicente e eu tambem estou de acordo, mas não é o Boavida que é exemplo a retirar.

Anónimo disse...

Acho que está na altura de terminarem com os comentários "desfavoraveis" acerca do trabalho do Vicente, afinal é ele o treinador. Se houver voluntários para treinador dirigam-se á uniao pode ser que sejam contratados para a próxima temporada.

Margarida

Anónimo disse...

no união toda a gente é treinador por isso entre tantos nao seria dificil arranjar um melhor que o Vicente, essa jogada foi boa margarida assim o vicente talvez ponha o menino a jogar.

Anónimo disse...

O Sr. das 18h56 entendeu mal o meu comentário...não é através de comentários num blog que o treinador vai ou não decidir quem põe a jogar...Além disso o Ricardo terá tempo de jogar se não for este ano será para o ano...Mias informo que não se tratou de uma jogada, apenas de uma opinião. Esclarecido? E pelo menos eu identifico-me, tanto para elogiar ou para criticar.

Margarida