quarta-feira, 30 de Abril de 2008

COMUNICADO DO LMR ALGÉS

In Jornal "O Record", edição de 30 de Abril de 2008

AGENDA PARA DIA 01/05/08

Amanhã dia 01 de Maio, Dia do Trabalhador, as equipas Ribatejanas vão ter de trabalhar, e bem para conseguirem os seus objectivos, apesar do grau de dificuldade ser á primeira vista diferente para qualquer das equipas. Na 1ª divisão a J. Ouriense desloca-se a casa do “galvanizado” S Alenquer B, (que tem a moral e a motivação em níveis bastante elevados depois da vitória em Vale de Cambra para o nacional e a vitória caseira frente á J. Viana para a Taça de Portugal), num jogo em que a derrota significa o principio do fim da aventura primo divisionária da equipa de Jorge Vicente. Na 2ª divisão zona norte o SC Tomar com a subida á 1ª divisão já quase como uma miragem, recebe no Jacome Ratton o SC Marinhense, penúltimo classificado, num jogo em que Nuno Lopes poderá aproveitar para preparar o jogo do sábado frente ao Alenquer para a Taça de Portugal e que poderá proporcionar á equipa Nabantina a presença na final four. Na zona sul o União FE tem uma deslocação dificílima a Oeiras para defrontar um dos mais sérios candidatos á subida, mas a equipa de António Vicente quer garantir o mais rapidamente possível a manutenção, o que poderá tornar o jogo numa aliciante divulgação da modalidade.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 3ª Jornada
2100 Horas – S Alenquer B - J. Ouriense

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 26ª Jornada
1800 Horas – SC Tomar – SC Marinhense
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 26ª Jornada
1800 Horas – AD Oeiras - União FE

terça-feira, 29 de Abril de 2008

JOVEM AGREDIDO COM STCIKS

Hóquei - jogo entre Algés e Parede

Ricardo Oliveira, 17 anos, foi barbaramente espancado, no domingo, durante um jogo de hóquei em patins (juniores) entre o Liga de Algés e a sua equipa, o Parede.
"Tudo decorria normalmente. Subitamente, numa jogada em que o Ricardo disputa uma bola que ficou presa pelo guarda-redes caindo no chão, os jogadores do Algés (cinco) desataram a agredi-lo com os sticks. Foi de uma grande brutalidade", relatou ao CM Manuel Fernandes, presidente do Parede.
O jovem acabou por ser socorrido por dois agentes da PSP que se encontravam no pavilhão e posteriormente identificaram os cinco agressores, tendo sido conduzido ao hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica. "Foi operado ao nariz, teve de ser suturado no sobrolho esquerdo e sofreu ainda uma reconstituição do osso zigomático (maçã do rosto). Nunca vi tanta barbaridade, o meu filho até me perguntou o que se tinha passado. Espero que estes rapazes sejam irradiados", revelou Maria José Oliveira, mãe do jovem agredido, que vai apresentar queixa contra os agressores.
O CM contactou o Liga de Algés que através da ‘vice’ Aurora Sá da Bandeira remeteu esclarecimentos para um comunicado a emitir hoje.

Fonte:
Correio da Manhã, edição de 29 de Abril de 2008

segunda-feira, 28 de Abril de 2008

ESPAÇO ABERTO

"Assim não!!!"

Na minha visita diária pelos blogues ligados á modalidade, fiz uma paragem no do União Futebol Entroncamento, onde pude confirmar o que me tinha sido dito na noite de domingo, ou seja que na realização do jogo de Benjamins entre o União FE e o SCL Marrazes a contar para o Torneio das 4 regiões, onde a ética desportiva e o respeito mutuo que deve existir entre as equipas adversárias, tinha sido descorado e que inclusive a integridade física dos atletas tinha sido colocada em causa. Deixo aqui a crónica publicada no Blog do União (clique aqui) e um comentário que recebi de um sócio do clube, deixando também o espaço aberto para que os visitantes digam de sua justiça em relação ao sucedido no passado domingo no Pavilhão Albano Mateus.

(Clique na imagem para ampliar)

SÓ DEPENDEM DE SI PRÓPRIOS

O Sp. Tomar confirmou este fim-de-semana a 3.ª posição da Classificação no Campeonato Nacional, com a vitória em Beja por 5-1 em jogo antecipado da 12.ª jornada e fruto da derrota do Paço D`Arcos na Marinha Grande por 4-5. A duas jornadas do final da 1.ª fase, a equipa comandada por Pedro Nunes, depende só de si para alcançar a fase seguinte.


Cortesia:
Foto/Texto: Carlos Emídio Martins

VII TORNEIO CIDADE D' OLIVEIRA 2008

A formação Tomarense de Infantis, assim como a equipa de Iniciados do HC Santarém, deslocaram-se a Oliveira do Hospital para participarem no “VII Torneio Cidade D´Oliveira 2008”.
Num Torneio já com algum peso no panorama Nacional, a participação das equipas Ribatejanas, saldaram-se por um 4.º lugar para o HC Santarém, com derrotas frente ao Povoa por 2-0, Física por 7-2 e frente à formação da casa no último dia do Torneio por 6-2 e um 2.º lugar, para o Sp. Tomar que perdeu na última jornada frente ao SL Benfica, vencedor do Torneio por 2-0. Nas jornadas anteriores tinham vencido o Oliveira do Hospital e Oliveirense por 6-2 e 3-1 respectivamente. Participação positiva do Hóquei Ribatejano que gradualmente começa a surgir nos grandes eventos a nível Nacional, mostrando o aumento qualitativo do hóquei praticado na nossa Associação.

Cortesia:
Foto/Texto: Carlos Emídio Martins

domingo, 27 de Abril de 2008

VITÓRIA DIFICIL EM TERRAS ALGARVIAS

Viagem muito cansativa, um piso muito escorregadio, bola a saltar muito, um comboio estacionado á frente da baliza e um arbitro a inventar faltas sucessivas a favor da equipa da casa, (entre eles 2 penaltys em que ninguém descortinou qualquer falta) sendo estes alguns dos ingredientes que a JO se deparou para realizar um jogo atabalhoado, valendo mais pela sua valia técnica individual (muito superior ao Boliqueime) para levar de vencida esta equipa que poucos argumentos demonstrou.

Cortesia:
Texto: Manuel Oliveira
Foto: Vitor Lopes

SC TOMAR SEGUE EM FRENTE NA TAÇA

O SC Tomar está nos 1/4 de final da Taça de Portugal. A equipa de Nuno Lopes venceu ontem no Pavilhão Jacome Ratton o HA Cambra a militar na 1ª divisão e actual detentor do troféu por 4-3 após a marcação de grandes penalidades. A equipa Nabantina chegou ao intervalo em desvantagem 0-1, mas na 2ª parte fruto de uma boa exibição cheia de atitude e garra a equipa Leonina conseguiu marcar 2 golos tendo no entanto consentido um, o que levou o jogo para o prolongamento onde um golo decidiria a contenda a favor do marcador (golo de ouro). O prolongamento chegou ao fim sem que nenhuma das equipas tivesse conseguido esse golo de ouro, e na transformação das grandes penalidades a equipa do SC Tomar foi mais eficaz concretizando duas ao passo que a equipa de Vale de Cambra apenas conseguiu uma, ficando o resultado em 4-3. Foi uma vitória justa da equipa que durante todo o jogo a procurou, sendo que a equipa forasteira dignificou ao máximo a vitória, e respeitou sempre o adversário, inclusive o treinador do HA Cambra já tinha afirmado no decorrer da semana que o SC Tomar era a melhor equipa da 2ª divisão. Assim sendo a equipa Nabantina recebe no próximo sábado a formação primo divisionária do S Alenquer B num jogo com inicio marcado para as 1800 horas, onde tentará atingir a final-four, e será também o regresso de Rafael Oliveira aos palcos da AP Ribatejo após ter deixado o comando técnico do Santa Cita rumo á Vila Presépio. Estão reunidas assim todas as condições para uma grande jornada de propaganda da modalidade.
Nos outros jogos destaque vai para o tomba gigantes Infante de Sagres a militar na 3ª divisão, que depois de na ultima ronda ter eliminado o Gulpilhares da 1ª divisão, eliminou ontem a AE Fisica líder da 2ª divisão zona sul. Fica o quadro dos resultados e da próxima eliminatória:

1/8 de Final
S Alenquer B 7 – AJ Viana 3
SC Tomar 4 – HA Cambra 3 (após gp)
Porto Santo Sad 0 – SL Benfica 1
AD Valongo 2 – FC Porto 3
CI Sagres 4 – AE Fisica 3
CA Feira 1 – HC Braga 4
OC Barcelos 5 – AA Espinho 4
GDS Cascais 2 – UD Oliveirense 3 (golo ouro)
1/4 Final
SC Tomar - S Alenquer B
CI Sagres - FC Porto
HC Braga - SL Benfica
OC Barcelos - UD Oliveirense

sábado, 26 de Abril de 2008

TORNEIO DAS 4 REGIÕES

Disputa-se hoje mais uma jornada do Torneio das 4 Regiões em Seniores Masculinas, recorde-se com com o feriado do 25 de Abril este fim de semana mais longo do que o normal acabou por resultar numa jornada dupla do referido Torneio, jornada esta que começou logo na noite de 24 com o derby Santa Cita – Gualdim Pais que a equipa de Miguel Cunha venceu tranquilamente por 11-1, ontem feriado nacional na série B o Rio Maior foi goleado pelo Sporting por 10-0, e os Corujas foram derrotados em casa por 5-3 frente ao LMR Algés. Hoje na série A, a SFG Pais desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica e a ACR Santa Cita desloca-se a Marrazes, quanto á série B o Rio Maior recebe o C Stella Maris, ao passo que os Corujas viajam até Azeitão para defrontar a J. Azeitonense.
Pode consultar todos os resultados e calendários em todos os escalões no site da AP Ribatejo.

HOJE HÁ TAÇA

Disputa-se hoje os oitavos de final da Taça de Portugal, o único representante da AP Ribatejo em prova, SC Tomar, recebe pelas 1800 horas no Pavilhão Jacome Ratton o primo divisionário HA Cambra. Nesta ronda já foi efectuado um jogo com a vitória do S Alenquer B por 7-3 frente ao J. Viana, um resultado que pelos números finais revela alguma surpresa. De salientar ainda que o S Alenquer B agora treinado por Rafael Oliveira será o adversário do vencedor do jogo entre o Tomar e o Cambra. Fica agora o quadro completo dos jogos.

S Alenquer 7 - AJ Viana 3
GDS Cascais - UD Oliveirense
OC Barcelos - AA Espinho
CA Feira - HC Braga
Porto Santo Sad - SL Benfica
AD Valongo - FC Porto
Infante Sagres - AE Fisica
SC Tomar - HA Cambra

sexta-feira, 25 de Abril de 2008

FALTA DE COMPARÊNCIA E DERROTA POR 10-0

Afinal a vitória que a equipa de Juniores da J. Ouriense obteve no passado domingo frente á AA Coimbra e que a relançava novamente no caminho da manutenção, acabou por "esbarrar" numa falta de comparência e na respectiva derrota por 10-0, tudo isto face á utilização indevida do atleta Armando Silva. Além da derrota e a consequente queda para a ultima posição e as possibilidades de manutenção bastantes diminuídas a equipa de Ourém ainda viu o seu treinador Jorge Godinho ser punido com 7 dias de suspensão, o delegado Sérgio Rodrigues com 15 dias de suspensão, Pedro Garcia punido com uma multa a rondar os 350 €uros. Fica a classificação após a decisão do Conselho de Justiça da FPP.

quinta-feira, 24 de Abril de 2008

APOIE A SUA EQUIPA!!! ... MAS BAIXINHO

Para os adeptos mais entusiastas e para as claques mais determinadas e ruidosas, aqui fica o aviso da FPP, publicado no comunicado 17/2008 de 23/04/2008.

(Clique na imagem para ampliar)

quarta-feira, 23 de Abril de 2008

II TORNEIO CIDADE DO BARREIRO

O Torneio da Cidade do G.D.Fabril será em 13/14/ e 15 de Junho 2008. Um torneio muito importante, para que a tradição do Hóquei em Patins continue com força e para que volte a ter o Pavilhão cheio como no tempo dos famosos Vítor Domingos, José António, Leonel Fernandes entre outros.

terça-feira, 22 de Abril de 2008

ESCLARECIMENTO

Antes de começar com este esclarecimento, só dizer que o mesmo é da minha inteira responsabilidade e que o blog Cartão Azul nada tem a ver com o mesmo, pois não quero que venham dizer que o blog é responsável por este assunto.
Depois de tanta especulação em torno da minha saída do clube, venho por este meio dar alguns esclarecimentos, pois estou deveras revoltado com as mentiras que andam a dizer a respeito da minha saída. Não posso admitir que depois de tudo o que me fizeram ao longo da época venham agora continuar a inventar argumentos falsos para a minha saída do clube. Por todos os anos que dei ao clube e por tudo o que fiz no clube, tanto no passado como no presente, não posso deixar que venham denegrir a minha imagem com falsidades e argumentos que não têm nexo.
Acho que é altura de os responsáveis do clube dizerem a verdade e assumirem de uma vez por todas as decisões que tomam e não arranjarem desculpas e argumentos que não são verdadeiros e esconderem-se atrás de supostas decisões da direcção do clube.
No dia 3 de Abril, foi-me comunicado pelo presidente do clube que, por decisão da direcção, me iam afastar do comando técnico da equipa de juniores, com o argumento de que os jogadores se iam embora no final da época por causa do treinador e como não queriam perder os jogadores decidiram dispensar-me. Se tal facto fosse verdadeiro, era eu o primeiro a tomar tal decisão, mas como sei que não é verdade, por conversas que tenho com os atletas, não posso deixar de mostrar a minha indignação por tal argumento.
Uma vez que tal argumento não pegou, vêm agora inventar outro, o de que eu não deixava os meus jogadores irem treinar com a equipa sénior. Mas afinal para que serve a formação no clube? Não é para alimentar a equipa sénior? Sejam homenzinhos e não andem a inventar situações para justificar o que não tem justificação. Assumam as decisões que tomam e as asneiras que têm feito ao longo da época, porque o Fernando Vaz não tem jeito para bode expiatório da incompetência de alguns responsáveis do clube. Quem me conhece sabe que, por onde passei, sempre me entreguei de corpo e alma e devido a isso tenho muitos amigos, tanto jogadores, adversários e dirigentes por esses pavilhões fora. Não admito que andem a inventar mentiras e a dar falsos argumentos ás pessoas que estão ligadas à modalidade.
Posso dizer que sempre que me vou deitar vou de consciência tranquila, pois fiz tudo o que estava ao meu alcance, para dignificar o meu clube e ensinar os meus atletas da melhor maneira possível. Ao contrário de outras pessoas a quem deve de pesar a consciência, pois a partir da minha saída não me encaram olhos nos olhos.
Aos sócios e simpatizantes do clube, só tenho a pedir as minhas desculpas por estar a tocar neste assunto desta maneira, pois não queria provocar mais instabilidade, mas não podia deixar que continuassem a difamar o meu nome com argumentos que não são verdadeiros. Para mim este assunto está mais que acabado (a não ser que venham inventar mais alguma coisa).
As pessoas passam e o clube fica, só tenho pena é que fique tão mal servido.

Saudações desportivas, viva o UNIÃO.

Fernando Vaz

segunda-feira, 21 de Abril de 2008

SC TOMAR VENCE E SOBE NA TABELA

A equipa Leonina venceu em sua casa a formação do GD Sesimbra por 6-0 em jogo que contou para a 11.ª jornada do Campeonato Nacional de Infantis. Jogando com o penúltimo classificado, a formação do Sp. Tomar não teve dificuldades em vencer este encontro, com o marcador a registar ao intervalo 4-0. O segundo tempo foi o consolidar da vitória Leonina, apontando neste período mais 2 golos. Foi um jogo onde a melhor qualidade técnica dos jogadores Tomarenses foi essencial para alcançar esta vitória, de primordial importância para as ambições da formação orientada por Pedro Nunes.

Cortesia:
Texto/Foto: Carlos Emídio Martins

QUEM NÃO MARCA, ACABA POR SOFRER

Jogo muito disputado e equilibrado, com resultado incerto até ao ultimo segundo. A jogada decisiva, aconteceu ( o resultado encontrava-se em 4-3) quando a menos de 2 minutos do final com um atleta da JO caído no chão o arbitro deixa seguir o jogo, aproveitando o Turquel para empatar a partida, fazendo a poucos segundos do fim em jogada precedida de dupla falta o 4-5. De salientar o desperdício da JO, tal foram as oportunidades criadas para poder somar os 3 pontos.

Cortesia:
Texto: Manuel Oliveira
Foto: Carlos Clemente

E A LIDERENÇA ALI TÃO PERTO

Foi uma derrota pela margem mínima (4-5), que impediu a equipa de juvenis da SFG Pais assumir a liderança da Poule Sul B do nacional de juvenis. À equipa de Hélder Santos faltou a estrelinha da sorte para levar de vencida a bem organizada equipa do HC Turquel, que acabou por vencer e assumir a liderança. Na próxima jornada a equipa Nabantina recebe no Pavilhão Municipal de Tomar o Sporting CP 2º classificado com mais 2 pontos que a equipa da Gualdim actual 3ª classificada.

J. OURIENSE REGRESSA ÁS VITORIAS

A equipa de juniores da J. Ouriense regressou ontem ás vitórias no nacional Poule Sul B, derrotando no Pavilhão Municipal do Pinheiro a equipa da AA Coimbra. Com esta vitória a equipa de Jorge Godinho manteve a 4ª posição, mas reduziu a diferença para a zona de manutenção. Na próxima jornada a equipa Oureense recebe o ultimo classificado a AE Física de Torres Vedras.

domingo, 20 de Abril de 2008

1 VITÓRIA, 1 EMPATE E UMA DERROTA

Disputou-se ontem mais uma jornada do Torneio das 4 Regiões, com as equipas Ribatejanas a obterem resultados diferentes. Na série A o Santa Cita venceu confortavelmente o FCO Hospital por um expressivo 10-4, por sua vez a SFG Pais foi empatar (5-5) a Arazede. Na série B os Corujas viajaram até á Lourinhã para defrontar o líder e acabaram derrotados por 6-2, o CN Rio Maior folgou nesta jornada. Pode conhecer todos os resultados deste Torneio em todos os escalões consultando a página da AP Ribatejo.

TORNEIO DAS QUATRO REGIÕES
SÉRIE A – 4ª Jornada
1900 Horas – ACR Santa Cita 10 – FCO Hospital 4
2100 Horas – AF Arazede 5 - SFG Pais 5
SÉRIE B – 4ª Jornada
1900 Horas – HC Lourinhã 6 - GC “Os Corujas” 2

ULTIMA HORA

A equipa de Iniciados do Clube Stella Maris de Peniche sofreu esta manhã um acidente á entrada da A1, quando se dirigia para Almeirim a fim de disputar mais um jogo do Torneio das 4 Regiões. Do acidente resultou um ferido ligeiro, e algumas escoriações noutros passageiros. Segundo informação a que o Cartão Azul teve acesso tudo não passou de um grande susto. O Cartão Azul deseja as rápidas melhoras, e que já na próxima jornada continuem a dignificar o emblema que ostentam, pois a situação desta manhã já faz parte do passado.

RESULTADOS DO DIA 19/04/08

Duas derrotas foi o saldo de mais um sábado desportivo para as equipas Ribatejanas a disputar a 2ª divisão nacional. Na zona norte, o SC Tomar ao sair derrotado (1-0) frente ao Bom Sucesso, vê o sonho da subida acabar, se é que o mesmo não teria acabado umas jornadas atrás. Com esta derrota a equipa de Nuno Lopes caiu para a 6ª posição a 9 pontos do líder, e a 5 jornadas do final resta à equipa Nabantina concentrar-se na Taça de Portugal e na preparação da nova época. Na zona sul o União saiu derrotado (2-3) na recepção ao GDS Cascais, pode dizer-se que a equipa de António Vicente acabou por ser vitima da maior experiência dos atletas adversários, onde pontificam jogadores como Filipe Gaidão, Paulo Pereira (Internacional Moçambicano), Igor Alves (recente vencedor da Taça Latina), e de alguma falta de sorte, aliada a uma arbitragem habilidosa por parte do Sr. Manuel Fernandes (Porto). A equipa do União esteve sempre em desvantagem 0-2, 1-2, 1-3, 2-3, mas jogou com garra, com boas trocas de bola e a pressionar o adversário, tendo inclusive obtido um golo de excelente recorte técnico (2-3), mas insuficiente para pontuar. O União manteve a 12ª posição com 26 pontos, e 11 pontos acima da linha de água quando ainda estão 15 pontos em disputa.

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 25ª Jornada
2100 Horas – FC Bom Sucesso 1 - SC Tomar 0
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 25ª Jornada
1800 Horas – União FE 2 - GDS Cascais 3

sábado, 19 de Abril de 2008

FOTOS ANTIGAS OU CURIOSAS

Vencedora da Taça das Nações - Montreux/Suiça 1958 – Selecção de Moçambique em representação da Selecção de Portugal.

1º Plano -Vasco Romão Duarte, Eduardo Passos Viana, Alberto Moreira, Victor Rodrigues.
2º Plano -António Souto, Abílio Moreira, Francisco Velasco, Fernando Adrião, Amadeu Bouçós, Manuel Carrelo

Fonte:

sexta-feira, 18 de Abril de 2008

AGENDA PARA DIA 19/04/08

Depois da pausa para a Taça de Portugal, está de volta o campeonato da 2ª divisão. Na zona norte o SC Tomar, 4º classificado desloca-se a casa do 12º o FC Bom Sucesso, na primeira volta a equipa Nabantina venceu por uns expressivos 7-2. Na zona sul o União 12º classificado recebe o GDS Cascais 4º classificado, ainda a recuperar da goleada sofrida na última jornada, recorde-se que na primeira volta o União foi derrotado em Cascais por 8-1. No Torneio das 4 Regiões disputa-se a 4ª jornada. Na série A, a equipa de Santa Cita recebe o FCO Hospital, ao passo que a SFG Pais viaja até Arazede para defrontar a equipa local, por sua vez na série B os Corujas viajam até á Lourinhã para defrontar o líder.

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 25ª Jornada
2100 Horas – FC Bom Sucesso - SC Tomar
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 25ª Jornada
1800 Horas – União FE - GDS Cascais

TORNEIO DAS QUATRO REGIÕES
SÉRIE A – 4ª Jornada

1900 Horas – ACR Santa Cita – FCO Hospital
2100 Horas – AF Arazede - SFG Pais
SÉRIE B – 4ª Jornada
1900 Horas – HC Lourinhã - GC “Os Corujas”

quinta-feira, 17 de Abril de 2008

ONZE EQUIPAS EM COMPETIÇÃO

O Hóquei Clube de Santarém (HCS) nasceu oficialmente em Fevereiro de 2002, e em Março do mesmo ano filiou-se na Associação de Patinagem do Ribatejo, começando a competir com quatro equipas. O crescimento sustentado tem sido constante e hoje o clube movimenta 11 equipas e centena e meia de atletas, todas nas camadas de formação.
O HCS é fruto das ideias de um grupo de pais de jovens jogadores que praticavam a modalidade no Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio, uma associação que tinha outras modalidades. O grupo de pais verificou que não era possível um crescimento sustentado de várias modalidades, e resolveu partir para a formação de um clube inteiramente dedicado ao Hóquei em Patins, daí surgindo o Hóquei Clube de Santarém.
Na altura houve alguma fricção entre os responsáveis dos “Caixeiros” e o grupo que se propunha levar a constituição do HCS por diante. Mas a ideia foi e continua a ser a de proporcionar o desenvolvimento desportivo, social e cultural à população de Santarém, tendo como objectivo primordial a aposta na formação de crianças e jovens através do ensino da patinagem. E na verdade os resultados foram excelentes, para as duas partes, o andebol dos “Caixeiros” cresceu e chegou à primeira divisão nacional.
No HCS o crescimento foi constante e actualmente é o clube com mais equipas masculinas a nível nacional. Como diz o presidente da direcção, Francisco Mogas, “Só não temos equipas femininas no hóquei em patins porque não temos infra-estruturas que cheguem para isso”, garantiu.
No HCS existe um espírito de entreajuda total, os treinadores e seccionistas fazem de tudo um pouco, não é raro ver as duas carrinhas do clube a serem conduzidas pelos treinadores. “Há coisas em que só intervêm as pessoas responsáveis por essa área, mas no geral todos ajudam a fazer girar a máquina. Existe um conselho técnico em que se discute a parte técnica e os objectivos”, referiu o presidente.
“Fazemos projectos de cinco anos, os objectivos do primeiro quinquénio eram de chegar ao final desse período com nove equipas e 120 atletas. No final as previsões foram superadas, no número de equipas, que actualmente são onze e no número de jogadores, esteve em pleno. Trabalhamos com vontade e com método para que nada falhe”, referiu o dirigente.
A partir de 2003 o HCS expandiu-se a nível nacional e internacional, participou num torneio de hóquei em França, onde arrecadou vários troféus. “E em 2004 realizámos o I Torneio Internacional de Santarém onde para além das melhores equipas portuguesas temos tido sempre equipas de Espanha e Itália. Actualmente o nosso torneio é já considerado um dos melhores a nível internacional”, diz com orgulho Francisco Mogas.
Em 2006 chegaram finalmente os primeiros títulos regionais, conquistados pelos iniciados e pelos infantis. “Que assim disputaram os respectivos campeonatos nacionais, com algum êxito diga-se. Daí para cá temos tido sempre equipas nos nacionais”, referiu o dirigente.



O objectivo principal será sempre a de manter em acção equipas em todos os escalões jovens. “Mas o grande objectivo a curto prazo é o de ter uma equipa de seniores, talvez daqui a dois anos, porque queremos que seja uma equipa à base de jovens formados no clube”, disse o presidente.
Apesar da falta de estruturas a patinagem artística também não foi descurada. “A patinagem artística é uma modalidade com um trabalho muito mais complicado, temos um bom grupo de jovens que é muito dedicado e tem representado dignamente o clube”.
O HCS tem também um bom trabalho na sua organização, tem neste momento três centenas e meia de sócios, e os pais dos jogadores ajudam sempre que são chamados. “Dentro da sua disponibilidade são pais muito presentes, principalmente nas camadas mais jovens, altura em que o apoio dos pais é determinante até para ajudar os jovens a equipar-se”.
O grande problema é a falta de infra-estruturas. “Santarém tem nesta altura um grande incremento desportivo ao nível de modalidades de pavilhão, e por isso é tremendamente difícil a marcação dos jogos. A cidade já justificava a construção de um pavilhão multiusos de forma a dar uma melhor resposta a todas as solicitações”, referiu Francisco Mogas.
“A partir do próximo fim-de-semana vamos começar a disputar o torneio inter regiões, com as associações de Lisboa, Coimbra, Leiria e Ribatejo, vamos ter muito mais jogos do que tínhamos previsto e vamos ter que fazer jogos em Almeirim, porque em Santarém não há alternativas”, lamentou o dirigente.
Para o dirigente do HCS o pavilhão é muito pouco para tanta modalidade, e quando acontece uma associação ocupá-lo todo o dia, é um problema acrescido para o clube. “Temos que fazer seis jogos fora o que complica muito em termos de deslocações. Não tem havido planeamento em relação ao problema de infra-estruturas. Fizeram-se pavilhões nas escolas que não tiveram em conta as modalidades que ali se podiam disputar”, referiu.
Apesar de todas estas dificuldades há na mente dos dirigentes do HCS um projecto de criação de núcleos de hóquei em patins no distrito. “A criação de núcleos de hóquei fora da cidade é um projecto que temos que colocar em prática, porque em Santarém já não é possível desenvolver mais a modalidade”, disse o presidente.
O HCS tem um excelente projecto de desenvolvimento do hóquei em patins, e os jovens que se querem iniciar na modalidade encontram no clube tudo o que precisam para começar. “Temos equipamentos de treino para todos, só é preciso que venham e tragam uns calções e uma camisola. Até nesse campo temos contado com a ajuda dos pais, que quando os patins deixam de servir aos filhos os trazem para que possam servir para outros. É nestas pequenas coisas que se nota a excelente entreajuda existente no HCS”.
É claro que o clube tem algumas despesas nesta área porque é necessário comprar todos os sobressalentes para os patins, e também os equipamentos de guarda-redes. “Para vestir um guarda-redes da cabeça aos pés são necessários cerca de 750 euros. Por acaso tenho que destacar que a actual direcção dos Empregados no Comércio teve este ano uma atitude que muito nos sensibilizou, cedendo-nos algum equipamento que tinham em armazém”.
Os objectivos traçados para os próximos cinco anos passam por ter uma equipa de seniores competitiva, que leve a equipa até à segunda divisão nacional. “Queremos formar uma equipa sénior com base na nossa formação, que nos leve até à segunda divisão, para promover ainda mais o clube”, referiu o presidente.

In Jornal "O Mirante", edição de 10/04/08

quarta-feira, 16 de Abril de 2008

ESPAÇO ABERTO

"Pavilhão dos Desportos"

Recebemos este mail do Sr. Rinito Rito, e que decidimos publicar, pelo facto de ser um tema pertinente e que concerteza terá entre os visitantes opiniões que vão de encontro ao desejo do Sr. Rinito, e outras que se oponham à ideia. O Cartão Azul fundamentado na ideia, lança o repto aos visitantes, a favor e contra de digam de sua justiça, argumentando as respectivas razões.

Exmos Senhores
Como amante de Lisboa , desportista e hoquista, venho por este meio sugerir à Câmara que dinamize o espaço tão nobre e de tanta história e ligação ao nosso imaginário com o Hóquei em Patins e que tristemente , está a degradar-se e sem actividade , estou a referir-me ao Pavilhão dos Desportos. Por isso faço uma sugestão , entreguem a sua gestão a um clube da cidade que dinamize e torne vivo esse nobre espaço para a prática do Hóquei em Patins .Posso sugerir o Sporting que anda com a casa às costas (que belo casamento seria) ou o Hockey Club de Portugal um dos clubes históricos e fundadores do Hóquei em Patins.

Cumprimentos Rinito

CLINICAS DE VERÃO - OK4U - 2008

A equipa OK4U, irá realizar pelo 4º ano consecutivo, mais um campo de férias, com 3 estágios, (30 Junho a 4 Julho, 7 a 11 Julho e de 14 a 18 Julho), no Pavilhão do Centro Social e Paroquial de Alfena, com a participação de Filipe Santos, capitão dos seniores do FC Porto, Prof. João Lapo Treinador do FC Porto e da AP Porto e os guarda – redes do FC Porto Edo Bosch e Nelson Filipe.Para alem do Hóquei, teremos actividades muito diversificadas (paintball, tiro com arco, iniciação à equitação, capoeira, etc... ) e pela primeira vez, iniciação á esgrima lusitana, uma arte marcial portuguesa, também conhecida por jogo do pau.Estes estágios destinam-se a atletas federados e não federados dos 6 aos 17 anos de ambos os sexos, em regime de internato e semi-internato.Para informações mais detalhadas consulte: http://www.ok4u.pt/

terça-feira, 15 de Abril de 2008

INFANTIS DO SC TOMAR VOLTAM ÀS VITÓRIAS

Duas vitórias, no Sábado em Beja por 5-1 e na 2.ª Feira na Marinha Grande, frente ao Sp. Marinhense por 3-2, que colocam o Sp. Tomar entre os primeiros do Campeonato Nacional de Infantis. No passado Sábado a formação Leonina deslocou-se a Beja onde defrontou a equipa local em jogo antecipado da 12.ª jornada, tendo vencido por 5-1, num encontro nem sempre bem jogado mas com o objectivo final a ser cumprido, que era a vitória nesse encontro. Na 2.º Feira, deslocação difícil ao Pavilhão da Embra, num encontro frente ao Sp. Marinhense, uma das surpresas deste Campeonato, e onde só a vitória interessava aos pupilos de Pedro Nunes. Foi um jogo entre duas formações que procuram ainda um “lugar ao Sol”, e com a vitória a sorrir aos Tomarenses por 3-2.. Foi pois um encontro muito disputado, de parada e resposta, e embora sem ser muito bem jogado, valeu pela atitude posta em ringue pelos jogadores das duas equipas. Vitória justa, mas suada do Sp. Tomar, que com esta vitória, se aproximou novamente dos lugares que dão acesso à segunda fase deste Campeonato.

Cortesia:
Fotos/Texto: Carlos Emídio Martins

JUVENIS DO SC TOMAR VISITAM ALVALADE XXI

A equipa de Juvenis do SC Tomar, a convite do Núcleo do Sporting em Tomar, e da Secção de Hóquei do Sporting CP, foi até Lisboa para assistir ao encontro entre o Sporting CP e Leixões a contar para a Bwin Liga. Foi pois um dia diferente para todo o plantel Leonino, tendo sido para a maioria a estreia num dos Estádios mais emblemáticos em Portugal.

Cortesia:
Foto/Texto: Carlos Emídio Martins

segunda-feira, 14 de Abril de 2008

O SRº HÓQUEI EM PATINS EM SANTARÉM

Francisco Mogas é indiscutivelmente o chamado senhor hóquei em patins de Santarém. Iniciou-se na modalidade aos sete anos, quando o pai era militar em Angola. Depois de volta a Portugal, com 13 anos ingressou nos Empregados do Comércio, onde se fez jogador.
Começou também nos “Caixeiros” a sua veia de organizador e treinador. “Tinha 14 anos e consegui juntar alguns colegas que munidos de uma folha de papel azul, fomos para a rua fazer um peditório para o clube. Conseguimos arranjar dinheiro para comprar dois equipamentos de guarda-redes, comprar madeira para fazer uns armários por baixo das bancadas do ringue, já na altura eu vivia o hóquei de uma maneira apaixonada”, disse.
Aliás a parte organizativa é um bichinho que acompanha Francisco Mogas. Para além de estar na origem da fundação do Hóquei Clube de Santarém continua a dar quase todas as horas do dia à modalidade. “Sou um apaixonado pela modalidade e pelo clube, ali faço de tudo um pouco, sou treinador, treino quatro equipas, sou presidente, oriento a contabilidade e trato da gestão da vida do clube”.
“Vivo o clube a cem por cento, o que só é possível pela compreensão da família. Para além dos meus três filhos serem jogadores do clube, tenho uma esposa fabulosa que compreende como ninguém o meu amor pela modalidade, e assim permite que eu me dedique 99 por cento ao hóquei e um por cento à família”, referiu.
Para um clube ter a dimensão que tem o HCS é preciso ter uma ou duas pessoas a dedicar-se a tempo inteiro à causa, e Francisco Mogas conseguiu ter essa disponibilidade. “Sou reformado da Força Aérea e isso deixa-me tempo livre para poder dedicar-me de corpo e alma ao hóquei do HCS”.
É um projecto de vida a que se dedicou a tempo inteiro. Para que HCS seja e continue ser uma referência no hóquei em patins nacional, Francisco Mogas chega mesmo a avançar com o seu dinheiro para que o clube não pare. “O clube é como a minha família, quando foi necessário não hesitei em colocar no clube muito do meu dinheiro, inclusive de uma casa que vendi”.
Francisco Mogas trabalha com entusiasmo porque gosta e também porque já viu recompensado o seu esforço e dedicação. “Ainda estava nos “Caixeiros” foi-me atribuído o reconhecimento de mérito de treinador pelo Instituto do Desporto, e mais recentemente o HCS foi reconhecido como o melhor clube em termos da modalidade, isto é o reconhecimento de muitas pessoas e entidades. É evidente que eu não faço isto sozinho e este reconhecimento é transmitido a muita gente que comigo trabalha”, refere com modéstia.

In Jornal "O Mirante", edição de 10 de Abril de 2008

HÓQUEI EM PATINS ESTÁ DE VOLTA

Depois de uma longa pausa em que a impossibilidade de satisfazer os nossos visitantes através das notícias e de tudo o que se passa na mais linda modalidade do mundo - o hóquei em patins, estamos de volta, agora através de uma fusão de colaboração com o novel sobre rodas, tornando assim possível a continuidade do nosso blog, que foi considerado pelos especialistas, como o melhor blog de hóquei em patins.
Batemos recordes de visitas, procurámos a qualidade, o rigor e a actualidade nas notícias que demos, procurámos ser incisivos e ímpares na nossa opinião, contribuindo para o engrandecimento do hóquei em patins e por esse motivo recebemos milhares de e-mails solicitando e incentivando a que o blog tivesse continuidade.
Por isso cá estamos de novo, agora num formato mais pequeno, mas tentando sempre estar atentos e à altura de poder satisfazer com a qualidade que habituámos, todos os nossos visitantes e leitores do mundo inteiro.
Estamos no mesmo endereço: http://hoqueiempatins.wordpress.com

domingo, 13 de Abril de 2008

J. OURIENSE AINDA ASSUSTOU O LÍDER

Numa 1ª parte em que o Sporting entra para resolver o jogo o mais cedo possível, encontra pela frente uma JO a defender muito bem e a partir rapidamente para o contra ataque fazendo o 0-1 e posteriormente o 1-2 em bonitas jogadas acabando a 1ª parte a perder por 4-3. Na 2ª parte o maior poderio do Sporting vem ao cimo, também pela influência de ter jogadores no banco que em nada empobrece a linha de jogo, vencendo naturalmente por 9-4, tendo a JO feito uma 1ª parte de grande qualidade e uma 2ª parte a tentar suster da melhor maneira o poderio do SCP.

Cortesia:
Foto/Crónica: Carlos Clemente

GUALDIM VENCE EM PAÇO DE ARCOS

A equipa de Juvenis da SFG Pais venceu ontem em Paço de Arcos a equipa local em jogo a contar para a 4ª jornada do Nacional de Juvenis Sul B. Com esta vitória, a terceira consecutiva a equipa de Hélder Santos ocupa a terceira posição com 9 pontos os mesmos do segundo classificado e próximo adversário da equipa Nabantina.

NOVA DERROTA E TUDO MAIS DIFÍCIL

No reatar do campeonato, a Juventude Ouriense deslocou-se até á costa Atlântica, mais propriamente a Sesimbra para defrontar a equipa local. Foi uma viagem pouco proveitosa, pois a equipa de Jorge Godinho acabou derrotada por 4-3, hipotecando cada vez mais as hipóteses de se manter no Nacional. Na próxima jornada a equipa Ouriense recebe o líder AA Coimbra no Pavilhão Municipal do Pinheiro.

HOJE HÁ DERBY EM TOMAR

Hoje pelas 1800 Horas, no Pavilhão Municipal de Tomar tem lugar o derby Tomarense, que coloca frente a frente a SFG Pais e ACR Santa Cita, em jogo a contar para a 3ª jornada do Torneio das 4 Regiões. A equipa da casa soma 3 pontos fruto de uma derrota em casa frente ao SCL Marrazes e uma vitória em Oliveira do Hospital, por sua vez o Santa Cita soma 4 pontos, vitória em Arazede e empate em casa frente á AA Coimbra. Fica então o convite a todos os amantes da modalidade para assistirem ao primeiro derby oficial entre SFGP e ACRSC que ficará só por si para a história da modalidade no Ribatejo como nos próprios clubes.

SC TOMAR SEGUE PARA OS OITAVOS

Apenas o SC Tomar consegui continuar em prova, caribando o passaporte para os oitavos de final a disputal dia 26 de Abril, onde a equipa Nabantina defrontará no Pavilhão Jacome Ratton o primo divisionário H.A. Cambra. Os outros representantes da APR acabaram derrotados. Se a derrota do Santa Cita (1-6) frente á AA Espinho que milita na 1ª divisão não foi surpresa, a derrota da J. Ouriense em Cascais frente ao Dramático (1-2) foi uma das surpresas da eliminatória e veio confirmar a crise que se vive para os lados de Ourém, com a equipa a ser derrotada nos últimos jogos a ver a descida de divisão cada vez mais como um facto consumado, e a verificar que a troca de Jorge Godinho por Jorge Vicente não produziu os efeitos desejados. De salientar ainda a grande surpresa da eliminatória onde aconteceu Taça, que foi a eliminação do ACR Gulpilhares (1ª) frente ao Infante de Sagres (3ª), 4-3 foi o resultado.

CD Santa Clara 2SC Tomar 6
GDS Cascais 2 – J. Ouriense 1
ACR Santa Cita 1AA Espinho 6

sexta-feira, 11 de Abril de 2008

TAÇA DE PORTUGAL - 1/16 AVOS

Disputa-se amanhã os 1/16 avos da Taça de Portugal, J. Ouriense, SC Tomar e Santa Cita são os representantes da AP Ribatejo. A J. Ouriense desloca-se a Cascais para defrontar a equipa local e tentar chegar aos oitavos de final, e assim conseguir uma vitória que há algum tempo a esta parte anda afastada da equipa de Jorge Vicente. O SC Tomar tem uma deslocação sempre complicada, pois aliada á viagem até á bonita ilha de São Miguel nos Açores e o cansaço inerente á mesma, vai defrontar uma boa equipa a fazer um campeonato tranquilo e que a jogar perante o seu publico complica e de que maneira a tarefa dos adversários, por fim a ACR Santa Cita recebe o primo divisionário AA Espinho, num jogo onde vamos esperar que aconteça Taça e a equipa de Miguel Cunha continue em prova.

18H00 - Santa Clara - SCTomar
18H00 - GDS Cascais - JOuriense
18H00 - ACRSCita - AAEspinho

quinta-feira, 10 de Abril de 2008

MAIS UMA BAIXA NA FORMAÇÃO DO UNIÃO

Depois da saída de Fernando Vaz (dispensado pelo clube), é agora a vez de Marco Valério Pedro, que conjuntamente com o Prof. Carlos Filipe treinava os Benjamins, sair do clube. Mais uma “passo atrás” na formação e a confirmação que algo não vai bem para os lados do União.

Fonte:

quarta-feira, 9 de Abril de 2008

UM HINO AO HÓQUEI

video

Foi com este golo de Miguel Dantas, que o S Alenquer B venceu no passado sábado o HA Cambra, em jogo da 2ª jornada do Play Off B. Um momento para mais tarde recordar, e que prova a beleza desta modalidade.

Cortesia:
Video: Rafael Oliveira

terça-feira, 8 de Abril de 2008

FINAIS ÉPOCA 2007/2008

A FPP já atribuiu a organização das Finais a disputar esta época. Pode conferir as mesmas no quadro que apresentamos de seguida.

Fonte:
Site da Associação de Patinagem do Ribatejo

AP RIBATEJO ORGANIZA FINAIS DE INFANTIS

A Associação de Patinagem do Ribatejo, irá organizar as finais do Nacional de Infantis, nos dias 11, 12 e 13 de Julho. Depois do Inter Regiões na época passada, da Final Four da Taça de Portugal Masculina e Feminina, da Final Four dos Nacionais Femininos da 1ª e 2ª Divisões e da Final Four dos Nacionais de Infantis e Iniciados, os grandes eventos de hóquei em patins, voltam ao Ribatejo. Isto prova toda a dinâmica que a APR eleita em Maio de 2005, tem colocado ao serviço da modalidade por terras Ribatejanas, levando assim o nome da nossa região a todos os pontos do país. O Cartão Azul disponibilizará mais informações assim que possível.

segunda-feira, 7 de Abril de 2008

NASCEU O SOBRE RODAS

Nasceu mais um Blog para divulgar a nossa modalidade, chama-se "Sobre Rodas" e pode aceder clicando aqui, ou através da lista de link's. O Cartão Azul deseja as maiores felicidades nestes primeiros passos na blogsfera.