sábado, 31 de maio de 2008

AGENDA PARA DIA 31/05/08

O ultimo dia do mês de Maio, poderá ser igualmente o dia em que a J. Ouriense veja confirmada matematicamente a sua descida á 2ª divisão nacional, isto caso não vença hoje pelas 1800 horas no Pavilhão Municipal do Pinheiro a formação da AA Espinho. Na 2ª divisão zona norte o SC Tomar folga nesta jornada a ultima da edição 07/08 e a curiosidade é saber em que lugar ficará a equipa de Nuno Lopes, e seja ele qual for, ficará sempre aquém dos objectivos inicialmente delineados para a formação Nabantina. A sul e também na ultima jornada a equipa do União irá deslocar-se até á Parede para defrontar a equipa do Prof. Luís Duarte que começou a toda a força e liderando durante algumas jornadas a prova, mas que tem vindo a perder fulgor, quando á equipa de António Vicente irá ser um jogo de despedidas de pelo menos 3 atletas que já assinaram por outros clubes, e também do Prof. Carlos Filipe. Chega assim ao fim a 2ª divisão versão 07/08 onde as equipas ribatejanas se mantiveram uma a norte e outra a sul, estando já os adeptos a contar os dias para as emoções voltarem já em versão 08/09.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 7ª Jornada
1800 Horas – J. Ouriense - AA Espinho

2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 30ª Jornada
1800 Horas – Parede FC - União FE

sexta-feira, 30 de maio de 2008

BRONCA NO TORNEIO DAS 4 REGIÕES

(Clique na imagem para ampliar)

PROF. CARLOS FILIPE DE SAÍDA DOS SENIORES

O plantel do União FE continua em profunda remodelação tendo em vista a época 2008/2009, onde o clube do Entroncamento disputará a 2ª divisão zona sul. Depois das saídas conhecidas de João Capitolino, Luís Melão e Tiago Pereira, e a entrada de Guilherme Noronha, o Cartão Azul soube de fonte fidedigna da saída do preparador físico Prof. Carlos Filipe (Cajé) que na próxima temporada terá apenas funções relacionadas com a formação dos Bambis e Benjamins, ou como carinhosamente lhe chama “Os Tubarões”. É assim mais uma baixa na equipa, tendo em conta os anos que o Prof. Carlos Filipe leva como preparador físico da equipa sénior e a enorme simpatia que muitos dos atletas nutrem por ele.

G. NORONHA REGRESSA AO UNIÃO

Está encontrado o substituto de Luís Melão trata-se de Guilherme Noronha que regressa ao seu clube de formação. Guilherme Noronha formado nas escolas do clube do Entroncamento, fez todo o percurso nos escalões de formação, tendo depois saído para representar o SC Tomar. Após a experiência na cidade do Nabão, regressa ao União, onde representa a equipa até perto do final da época 06/07, o motivo da saída prende-se com compromissos profissionais, agora e segundo informação recebida na redacção do Cartão Azul, regressa para o plantel 2008/2009.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

TIAGO PEREIRA (UFE) E NUNO DIAS (SCT) ASSINAM PELO SANTA CITA

A ACR Santa Cita, já se encontra a preparar a nova temporada e de uma assentada conseguiu a aquisição de dois atletas de clubes vizinhos e com provas dadas na modalidade é o caso de Tiago Pereira que ultimas épocas representou o União FE e Nuno Dias do SC Tomar. Em relação a Tiago Pereira é o terceiro jogador a abandonar o clube do Entroncamento, numa época onde apesar de não ter sido primeira opção, revelou-se decisivo em determinados jogos. São assim dois reforços á disposição de Luís Miguel Cunha que na próxima época terá como objectivo a subida da sua equipa á 2ª divisão nacional. Tiago Pereira segue assim as pisadas de Marco Bento e David Vieira que na presente época trocaram o Entroncamento por Santa Cita.

Cortesia:

LUÍS MELÃO NA J. OURIENSE

Luís Melão vai ser jogador da Juventude Ouriense na próxima época. O ainda guarda redes do União FE regressa assim a uma casa que bem conhece, e a sua contratação serve para colmatar a saída de Marco Barros para o SL Benfica.
Luís Melão que chegou ao União FE na época de 05/06 foi um dos obreiros da subida da equipa do Entroncamento á 2ª divisão e da sua manutenção no escalão secundário nas épocas 06/07 e 07/08. È assim a segunda saída conhecida da equipa de António Vicente depois de João Capitolino ter rumado ao Sporting de Tomar. Ficamos agora a aguardar quem será o substituito de Luís Melão na baliza da equipa Unionista, e companheiro de Káká na luta pela titularidade.

Cortesia:

TORNEIO DAS 4 REGIÕES - FINAL 4



JUVENIS

PALÁCIO DOS DESPORTOS DE TORRES NOVAS

21 JUNHO 2008




A AP Ribatejo vai organizar as Finais 4 do Torneio das 4 Regiões em Juvenis e Juniores. Em ambos os escalões ficaram assim ordenadas as meias finais (1º Série A vs 2ª Série B e 1º Série B vs 2º Série A). Os jogos serão realizados ás 1000H e 1115H e 1630H (3º, 4º) estando a final agendada para as 1745H.


JUNIORES

PAVILHÃO ALFREDO BENTO CALADO - ALMEIRIM

22 JUNHO 2008



Fonte:
AP Ribatejo

quarta-feira, 28 de maio de 2008

2ª SUL AO RUBRO....NA SECRETARIA

A AE Física apresentou uma exposição ao Conselho de Disciplina da FPP, acerca do jogo AD Oeiras - GD Vialonga, que não se realizou na data devida, por falta de policiamento, pode ler todo o documento aqui, numa cortesia do site do União Micaelense.

CAPITOLINO JÁ É LEÃO

Confirmada a noticia que o Cartão Azul, avançou em primeira mão

Era um “namoro” antigo que agora se concretizou. João Capitolino atleta do U: Entroncamento, é a primeira contratação do hóquei em patins sénior do Sp. Tomar para a época 08/09. O avançado, de 21 anos, filho do ex-jogador do Sp. Tomar Vitor Capitolino, assinou pelo clube tomarense na passada quinta feira.
O jovem jogador ja estava há muito referenciado pelo clube leonino. Chegou aos Juniores do U. Entroncamento proveniente da Gualdim Pais. Depois da subida á formação principal, foi contratado pela Juv. Ouriense, primeira da equipa ouriense na 1ª Divisão. No entanto, devido à sua pouca utilização, foi emprestado em Dezembro de novo ao clube do Entroncamento onde se manteve durante um e meio.
No campeonato deste ano, na 2ª Divisão-Sul, apontou até agora 25 golos, sendo o principal marcador da equipa.
CT – Foi fácil chegar a um acordo?
JC – Começamos a falar há cerca de duas semanas e acabou por correr tudo bem. Com boa vontade de ambas as partes, foi fácil chegar a um acordo. Estou satisfeito, porque também era minha vontade vir para o Sp. Tomar.
CT – Vem para um clube com maiores ambições...
JC – O Sp. Tomar é uma equipa com pergaminhos, sempre lutou por mais e melhor e na próxima época também vai ser assim. Espero que tudo corra bem à equipa. Penso que o objectivo é fazer melhor do que este ano. Se conseguirmos a subida de divisão, melhor. Mas o terceiro lugar é capaz de ser o objectivo principal da direcção. Mas há vontade do treinador e dos jogadores de fazer mais.
CT – Vai mudar da zona Sul para a Norte. Como avalia a época do Sp. Tomar...
JC – Mesmo este ano já se notaram algumas diferenças, se calhar por terem descido muitas equipas da 1ª Divisão para a zona Sul. Era difícil lutar contra equipas como a Física, Paço Arcos e H. Sintra... Gostei de alguns jogos que vi do Sp. Tomar. Agora nesta parte final se calhar acusaram algum desgaste físico. Mas penso que o Sp. Tomar fez um bom campeonato.
CT – Foi contratado para ajudar a resolver o problema dos golos...esta época já marcou 25...
JC – Prometo dar o meu melhor para ajudar o Sp. Tomar a cumprir os seus objectivos. Se isso significar golos, melhor. Vou tentar trabalhar para isso. Tentar ajudar o Sp. Tomar com golos.

In Jornal “Cidade de Tomar”, edição de 22 de Maio de 2008

terça-feira, 27 de maio de 2008

FIGURAS 07/08 PARA O BLOG UFE HÓQUEI

O Blog UFE Hóquei, distinguiu as figuras da época 2007/2008. Este blog não oficial do clube do Entroncamento, aproveitou o facto da presente época estar a chegar ao fim para assim poder distinguir quem deu o seu melhor em prol do clube. Apesar da escolha ser da responsabilidade do Administrador do blog e respectivos colaboradores (como o mesmo refere), a escolha recai em critérios que tem como base o acompanhamento que os mesmos efectuaram durante a época, tornando o mesmo motivo de orgulho para os eleitos. Saiba quais as as figuras que mais se distinguiram no clube aqui.

CF ESTREMOZ VENCE LIGUILHA DA 3ª DIVISÃO

O CF Estremoz venceu a liguilha de acesso á 2ª divisão. A equipa alentejana que na ultima jornada foi copiosamente derrotada por 7-2 frente ao HC Melhada em jogo disputado na Capital do Leitão e actualmente a Capital do Hóquei, terminou a poule com 12 pontos, mais 2 que o seu adversário que sobe igualmente á 2ª divisão. BIR e Seixas HC, 3º e 4º classificados respectivamente ficam na 3ª divisão na próxima época. A classificação ficou assim ordenada:

1º CF Estremoz - 12 pontos
2º HC Mealhada - 10 pontos
3º BIR - 7 pontos
4º Seixas HC - 6 pontos

AA AMADORA CAMPEÃ DA 3ª DIVISÃO

A AA Amadora sagrou-se campeã nacional da 3ª divisão, ao vencer em Vila Franca de Xira, a equipa local na ultima jornada por 7-5. Com este resultado a equipa da Amadora terminou a prova com 13 pontos, mais 4 que a Escola Livre que na ultima jornada venceu o Infante de Sagres por 6-3. São estes os 4 clube que ascendem á 2ª divisão, ficando o Infante de Sagres e Escola Livre na zona norte e AA Amadora e UD Vilafranquense na zona sul. A classificação final ficou assim ordenada:

1º - AA Amadora - 13 pontos
2º - Escola Livre - 9 pontos
3º - CI Sagres - 8 pontos
4º - Vilafranquense - 4 pontos

segunda-feira, 26 de maio de 2008

CP VOLTEGRÁ VENCE TAÇA EUROPEIA

A equipa feminina do Club Patin Voltegrá sagrou-se vencedora da 2ª Taça da Europa Feminina em hóquei em patins, que decorreu na Mealhada e no Luso entre os dias 22 e 25 de Maio, derrotando na final a equipa portuguesa da Fundação Nortecoope por 2-1. O HC Mealhada foi o outro representante português na prova tendo ficado em 6º lugar após derrota por 1-0 frente ao CH Mataró. A classificação final ficou assim ordenada:
- CP Voltegrá (Espanha)
- Fundação Nortecoope (Portugal)
- Biesca Gijon (Espanha)
- US Costras (França)
- CH Mataró (Espanha)
- HC Mealhada (Portugal)
- Germânia Herringen (Alemanha)
- Noisy le Grand (França)

Cortesia:
Informação: Site Oficial

VETERANOS DO PAREDE TRIUNFAM EM ESPANHA

A equipa de veteranos do Parede FC, foi a vencedora do European Veteran Roller Hockey Tournament que teve lugar de 22 a 24 de Maio, numa organização do Club Patí Vilafranca. A equipa portuguesa inserida no grupo B obteve os seguintes resultados:
Parede FC 5 - CT Barcino (Catalunya) 5
Parede FC 13 - Castiglione (Itália) 2
Parede FC 6 - RV Rolta Leuven (Bèlgica) 1
Na meia final a equipa da linha defrontou o GEiEG (Catalunya) e venceu por 4-3, passando á final onde viria a encontrar o primeiro adversário, o CT Barcino (Catalunya) com quem havia empatado, mas desta feita a equipa lusa não deixou os créditos por mãos alheias e venceu por 5-3 conquistando assim o Torneio.

Cortesia:
Luís Duarte

TORNEIO DAS 4 REGIÕES - FASE FINAL

Terminada a 1ª fase do Torneio das 4 Regiões em Seniores Masculinos, é agora tempo de se disputar a fase final, onde serão agrupadas as equipas da Série A com as da Série B tendo em consideração a classificação final, ou seja os primeiros classificados de cada serem jogam entre si, em duas mãos para apurar o vencedor, os segundos para apurar 3º e 4º e assim sucessivamente até á 12ª posição. As equipas ribatejanas tiveram o seguinte desempenho:
ACR Santa Cita (1º série A), SFG Pais (3º série A), CG "Os Corujas (5º série B), CN Rio Maior (desistiu). Fica então o calendário provisório da fase final.

(Clique na imagem para ampliar)
Fonte:

SÓ FALTA UMA VITÓRIA

Só falta uma vitória á equipa de Juvenis da SFG Pais para garantir a manutenção no nacional. A equipa de Helder Santos, recebeu e venceu categoricamente a AD Oeiras por 8-3 e mantem a 2ª posição como os mesmos pontos do lider HC Turquel, mas com um jogo a menos. Na próxima jornada a equipa Nabantina recebe o Paço de Arcos e uma vitória coloca os jovens da Gualdim na liderança e claro com presença assegurada no nacional de juvenis 08/09.

REGRESSO ÁS VITÓRIAS

Foi o regresso ás vitórias por parte da equipa da J.Ouriense que ontem perante o seu publico venceu a equipa da J. Salesiana. O resultado de 3-0 com que terminou o encontro é o reflexo da supremacia da equipa de Jorge Godinho, que assim mantém a 4ª posição, mas longe dos lugares que garantem a manutenção nos nacionais. Na próxima jornada a equipa Ouriense recebe o GD Sesimbra, num jogo onde a equipa da região de Setúbal não pode perder pontos, e sempre com os ouvidos em Turquel onde o primeiro e segundo se defrontam.

domingo, 25 de maio de 2008

TREINOS DE CAPTAÇÃO NO SPORTING CP

(Clique na imagem para ampliar)
Informações:

RESULTADOS DE DIA 24/05/08

O H.A de Cambra foi pela segunda vez, vitima da “chicotada psicológica” em Ourém, se quando da substituição de Jorge Godinho por Jorge Vicente a equipa Ouriense venceu por 1-0 em Vale de Cambra, agora com a substituição de Jorge Vicente por Nuno Domingues a equipa da Juventude Ouriense empatou 4-4, e somou mais um ponto ao seu pecúlio, estando no entanto numa situação muito complicada e que em casa de não vencer na próxima jornada, vê a descida consumada a três jornadas do final da prova. Na 2ª divisão zona norte, e como já se previa o SC Tomar deslocou-se ao sempre difícil Pavilhão das Tílias, para defrontar o Riba D’Ave e saiu derrotado por 6-3 caindo para a 4ª posição, neste que foi o ultimo jogo do campeonato para a equipa de Nuno Lopes, no entanto o 4º lugar ainda não é definitivo pelo facto de faltar uma jornada e existirem três equipas a dois pontos da formação Leonina. Na zona sul o União venceu o aflito CACO por 4-3 e subiu um lugar na tabela classificativa por troca com o Vasco da Gama de Sines, na ultima jornada a equipa de António Vicente desloca-se até á Parede para defrontar a equipa local.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 6ª Jornada
2100 Horas – H.A Cambra 4 - J. Ouriense 4
2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 29ª Jornada
1800 Horas – Riba D’ Ave HC 6 - SC Tomar 3
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 29ª Jornada
1800 Horas – União FE 4 - CAC Ourique 3

sexta-feira, 23 de maio de 2008

AGENDA PARA DIA 24/05/08

Mais um sábado e claro mais uma jornada dos nacionais da 1ª e 2ª divisões. Na 1ª divisão a J. Ouriense desloca-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local, na semana em que houve novamente mexidas no comando técnico da equipa, com Domingues a assumir a liderança até final da presente temporada, e também a confirmação da saída de Jorge Godinho no final da época rumo a Tomar e rumores da saída de outros jogadores com destino a outras equipas ribatejanas. Na 2ª divisão zona norte o SC Tomar, já em plena construção/preparação do plantel para a próxima época desloca-se ao sempre difícil pavilhão das Tílias para defrontar o Riba D’ Ave. Na zona sul o União FE recebe o aflito CACO, no ultimo jogo da época frente ao seu publico, em que o mesmo além de apoiar a sua equipa, de certeza que irá aproveitar para se despedir de João Capitolino, que no final da temporada rumará a Tomar. Estão assim lançados os dados para mais uma jornada que se espera positiva para as equipas Ribatejanas.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 6ª Jornada
1800 Horas – H.A Cambra - J. Ouriense

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 29ª Jornada
1800 Horas – Riba D’ Ave HC - SC Tomar
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 29ª Jornada
1800 Horas – União FE - CAC Ourique

PORTUGAL FOI CAMPEÃO HÁ 61 ANOS

Portugal foi campeão Mundial, pela primeira vez, em 1947, em Lisboa, com a Bélgica em 2º lugar e Espanha em 3ª lugar, voltando a vencer novamente, em 1949, também em Lisboa.

Reza o jornal “A Bola”, que em 1947, o Campeonato foi realizado entre 17 e 23 de Maio, a Selecção Portuguesa era constituida pelos seguintes atletas (considerados heróis nacionais): Emidío – Raio – Olivério Serpa – Sidónio Serpa – Jesus Correia – Correia dos Santos – Cipriano dos Santos e Manuel Soares. Como recompensa, receberam anéis de ouro, com brilhantes e safiras, cigarreiras de prata, caneta Shifers, apólices de seguros de 50 contos contra acidentes pessoais, latas de conserva e até estojos de pó de arroz! A saudosa Herminia Silva, entregou a cada campeão um ramo de flores. Até a propaganda da altura, fez sabez que na noite da final, António Salazar, chorou com os ouvidos enconstados á rádio.

Portugal venceu o primeiro Campeonato do Mundo, da Europa e Torneio de Montreux, em 1947 e a primeira Taça Latina, em 1957. Venceu o último Campeonato do Mundo em 2003; o último Campeonato da Europa em 1998; a última Taça Latina em 2008 (Coimbra) e o último Torneio de Montreux em 1997!
De realçar, que entre 1990 e 1999, a Espanha não venceu nenhum Campeonato do Mundo ou da Europa!
A Itália venceu a última competição em 1997, que foi o Campeonato do Mundo, antes tinha vencido em 1990, o Campeonato da Europa e o Torneio de Montreux.

RESUMO DOS CAMPEONATOS GANHOS POR PORTUGAL, ESPANHA E ITÁLIA:

Cortesia:
Carlos Gaspar

quinta-feira, 22 de maio de 2008

JORGE GODINHO REGRESSA AO SC TOMAR

Jorge Godinho será jogador do SC Tomar na próxima época. É o regresso á terra natal e ao clube onde se iniciou para a modalidade. Jorge Godinho tem um imenso palmarés onde constam 5 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 3 Supertaças, Vice-campeão Europeu, entre outros. O Atleta representou o Sporting de Tomar, SL Benfica e J. Ouriense. Entre os feitos a nível Distrital podemos salientar as subidas á 1ª divisão com as cores do SC Tomar e J. Ouriense. Pode ler aqui a entrevista de Jorge Godinho concedida ao Blog “Tenho uma ideia”, e transcrita no Cartão Azul aqui. Depois de João Capitolino é agora a vez de Jorge Godinho, e com isto a equipa Nabantina vai preparando a próxima época recorrendo (e bem) aos “Filhos da Terra”.

JORGE VICENTE ABANDONA J. OURIENSE

Jorge Vicente abandonou o comando técnico da Juventude Ouriense. Segundo informação a que o Cartão Azul teve acesso, os motivos deste abandono prendem-se com o desgaste e com a dificuldade de fazer uma equipa á sua imagem na próxima época. Foi assim uma passagem fugaz do ex-Seleccionador Nacional por Ourém, para substituir Jorge Godinho, mas onde não conseguiu atingir os objectivos a que se propôs, ou seja a manutenção da equipa Ouriense na 1ª divisão, onde neste momento se encontra a disputar o Play Off B, estando na ultima posição com 8 pontos e praticamente com a descida garantida. Nuno Domingues assumirá o comando técnico da equipa até ao final da presente temporada tendo como adjunto Pedro Garcia (Pipoca), que esta época já se sagrou Campeão Distrital de Iniciados, tendo disputado o respectivo nacional, terminando na 6ª posição.

CURSO DE TREINADORES - NÍVEL I

O Curso de Treinadores Nível I, levado a efeito pela Associação de Patinagem do Ribatejo, que será realizado no Pavilhão Municipal de Santarém, e onde irão participar cerca de 27 formandos terá lugar no próximo mês de Junho, nos dias e horários seguintes:
062000 ás 2400 Horas
07 0900 ás 1300 Horas
080900 ás 1300 Horas e das 1500 ás 1900 Horas
09 2000 ás 2400 Horas
13 2000 ás 2400 Horas
140900 ás 1300 Horas

150900 ás 1300 Horas e das 1500 ás 1900 Horas
162000 ás 2400 Horas
202000 ás 2300 Horas
210900 ás 1200 Horas

Mais informações através da AP Ribatejo ou no seu site.

33º ANIVERSÁRIO DA ACR SANTA CITA

Fez ontem dia 21 de Maio de 2008, 33 anos que a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita nasceu. Esta colectividade do concelho de Tomar, fundada em 21 de Maio de 1975 contempla várias modalidades, tendo o hóquei em patins como principal. Nesta caminhada de 33 anos levou o nome desta “pataca” freguesia a todos os recantos do País, e além fronteiras, tendo inclusive atingido patamares elevados no hóquei patinado português de onde podemos destacar por exemplo a eliminação da Oliveirense para a Taça de Portugal (pode ler o artigo aqui). Actualmente na 3ª divisão nacional, e a disputar o Torneio das 4 Regiões, onde é líder incontestável e já com presença assegurada na Final 4, e com a aposta nos escalões de formação que já começam a atingir boas performances, e a voltar a dar por exemplo atletas á Selecção Distrital. Em breves linhas fica um pouco deste Clube, a quem o Cartão Azul endereça os mais sinceros parabéns e votos da continuação de bom trabalho em prol da nossa modalidade. Pode aceder ao Blog do ACR Santa Cita aqui.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

2ª TAÇA EUROPEIA FEMININA

O Município da Mealhada vai receber mais um grande evento internacional de Hóquei em Patins. O concelho vai ser palco, de 22 a 25 de Maio, da 2ª Taça Europeia Feminina de Hóquei em Patins, que vai trazer à Mealhada oito equipas de nível europeu. As equipas pertencem a clubes de nacionalidade alemã, espanhola, francesa e portuguesa e são elas: Pati Voltregá (Espanha), CH Mataró (Espanha), Biescas Gijon (Espanha), CS Noisy (França), US Coutras (França), Germania Herringen (Alemanha), Fundação Nortecoop (Portugal) e HC Mealhada (Portugal). Os jogos vão decorrer, de 22 a 25 de Maio, no Pavilhão Municipal da Mealhada e no Pavilhão Municipal do Luso.

Fonte:

terça-feira, 20 de maio de 2008

CAPITOLINO A CAMINHO DO SC TOMAR

A noticia acaba de chegar á redacção do Cartão Azul, vinda de fonte fidedigna, e que dá conta do entendimento entre João Capitolino e a Direcção do SC Tomar. Assim sendo é o regresso de Capitolino a Tomar depois das passagens pelo União e J. Ouriense. João Capitolino chegou aos juniores do União proveniente dos escalões de formação da SFG Pais. Depois de representar a equipa do Entroncamento transferiu-se para a J. Ouriense que tinha acabado de subir á 1ª divisão nacional, no entanto a pouca utilização e a necessidade de jogar trazem de novo o atleta até ao Entroncamento, de onde sairá no final da época para representar o SC Tomar, clube onde o seu pai jogou e se tornou uma figura emblemática do clube Nabantino e também uma referência do hóquei patinado português.

Cortesia:

100 MIL VISITANTES

O Cartão Azul atingiu os 100 mil visitantes, marca que me deixa orgulhoso e ciente que com este meu hobby tenho conseguido divulgar a nossa modalidade e que a a cada visitante aumenta a minha responsabilidade na divulgação da mesma. Não tem sido um trabalho fácil, mas tem sido motivador, sei que existem pessoas a tentarem denegrir diariamente este espaço, mas são essas mesmas pessoas que me dão força para tentar fazer cada vez mais e melhor, e andar de consciência tranquila em relação ao que publico. Queria pessoalmente agradecer a todas as Instituições, Parceiros de divulgação da modalidade e anónimos que tem colaborado com o Cartão Azul em geral, e aos amigos “Carlos”, Carlos Clemente e Carlos Emídio Martins em particular o facto de comigo colaborarem neste espaço. Um bem-haja a todos e já agora vamos começar a pensar nos 200 mil. A todos os visitantes deste espaço o meu sincero obrigado.

Francisco Gavancho

TERMINOU A ÉPOCA PARA P. BRAZETE

Terminou a época para Pedro Brazete, o atleta do União FE, lesionou-se no decorrer da partida em Oeiras frente á equipa local em jogo referente á 26ª jornada. O lance ocorreu junto a uma das tabelas onde o atleta Unionista viria a fracturar um dedo polegar da mão. Pedro Brazete acaba assim a época em que alternou excelentes exibições e a titularidade indiscutível com alguns períodos menos bons onde foi segunda opção. O atleta fruto das escolas do clube é pois uma referência da equipa e um dos seus pilares tendo conquistado todos os títulos distritais desde Infantil B até Júnior sempre com as cores alvi-negras envergadas. O Cartão Azul deseja as rápidas melhoras ao Pedro e que regresse na próxima época ao nivel que já nos habituou.

Cortesia:
Foto: UFE Hóquei

ESCLARECIMENTO DA AP RIBATEJO

Na sequência de um comentário publicado no Blog Cartão Azul, vêm a direcção da Associação de Patinagem do Ribatejo esclarecer o seguinte:
. Eventos realizados directamente pela APR, com as Câmaras Municipais do distrito onde estão englobados os Clubes inscritos nesta Associação.

. Câmara Municipal de Rio Maior
- Clube de Natação de Rio Maior
Patinagem Artística

. Câmara Municipal de Coruche
- “Os Corujas” – Ginásio Clube de Coruche
Patinagem Artística

. Câmara Municipal de Almeirim
- Hóquei Clube “Os Tigres”
Patinagem Artística
Hóquei em Patins – Torneios da Selecção de Iniciados

. Câmara Municipal de Santarém

- Hóquei Clube de Santarém
Patinagem Artística

. Câmara Municipal de Torres Novas
- Clube Desportivo de Torres Novas
Patinagem Artística
Hóquei em Patins – Final Four Femininos


. Câmara Municipal de Ourém
- Juventude Ouriense
Patinagem Artística

. Câmara Municipal do Entroncamento
- União Futebol Entroncamento
Patinagem Artística
Hóquei em Patins – Final Four Masculina: Final Four Femininos; Final Four Iniciados e Infantis; Inter Regiões

. Câmara Municipal de Tomar
- Sporting Clube de Tomar
- Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
- Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita
Hóquei em Patins – Final Four Infantis (11, 12 e 13 Julho 2008)

. Câmara Municipal de Abrantes
- Clube Desportivo “Os Patos”
Hóquei em Patins – Jogo entre AP Ribatejo e AP Coimbra, selecção de Iniciados

Nota: Os Clube Desportivo “Os Patos”, na época 2006/2007, estiveram inscritos na APR

Foram estes os eventos levados a efeito pela presente direcção da APR que finda o seu mandato em 31 de Agosto de 2008. Aproveitando o espaço informamos todos os possíveis candidatos á Direcção da APR que podem formar as suas listas e formalizar as respectivas candidaturas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

TORNEIO DE VERÃO 2008

Entre os dias 18 e 20 de Junho terá lugar a edição 2008 do consagrado Torneio de Verão a ter lugar em Vila Boa do Bispo - Marco de Canavezes. Pode consultar toda a informação respeitante ao Torneio aqui.

SFG PAIS VENCE EM GRÂNDOLA

Mais uma vitória da equipa de juvenis da SFG Pais, que se deslocou a Grândola para defrontar a equipa local. Com este triunfo a equipa de Hélder Santos manteve a 2ª posição com os mesmos pontos do líder HC Turquel, mas com um jogo a menos. Na próxima jornada a equipa Nabantina recebe no Pavilhão Municipal de Tomar o ultimo classificado a AD Oeiras em jogo marcado para dia 25 de Maio.

NOVA DERROTA, DESTA FEITA EM TURQUEL

A J. Ouriense averbou nova derrota no nacional de juniores poule Sul B. Na deslocação a Turquel para defrontar o líder, a equipa de Jorge Godinho acabou por ser derrotada por um expressivo 6-1. Com este resultado a equipa Ouriense mantém a 4ª posição, mas cada vez mais longe dos lugares que garantem a permanência no nacional da categoria.

sábado, 17 de maio de 2008

RESULTADOS DO DIA 17/05/08

Terminou mais uma jornada dos nacionais de hóquei em patins e uma vitória, um empate e uma derrota acabou por ser o saldo da participação das equipas ribatejanas. Na 1ª divisão nada de novo, ou seja mais uma jornada e mais uma derrota da equipa orientada por Jorge Vicente que cada jornada que passa vê a 2ª divisão como o destino mais que provável. Na 2ª divisão zona norte, mais uma vitória sofrida da equipa de Nuno Lopes frente á equipa da Sanjoanense. Na zona sul o União foi empatar a Sines a casa do Vasco da Gama num jogo onde a alternância do marcador aliada à incerteza do resultado acabou por ser o maior atractivo do jogo.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 5ª Jornada
1700 Horas – HC Braga 6 - J. Ouriense 2

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 28ª Jornada
1800 Horas – SC Tomar 2 - AD Sanjoanense 1
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 28ª Jornada
1800 Horas – Vasco da Gama AC 4 - União FE 4

VETERANOS DO PAREDE EM ESPANHA

A equipa de Veteranos do Parede FC, irá participar no European Veteran Roller Hockey Tournament a ter lugar de 22 a 24 de Maio, numa organização do Club Patí Vilafranca. A equipa da linha será o unico representante português na prova, onde ainda vão estar presentes representantes de Madrid e Catalunha (Espanha), e equipas de Itália, Holanda e Belgica. São estes os grupos:

Grupo A - CP Alcorcón (Madrid); Dream Team (Holanda); GEiEG (Catalunya); CP Vilafranca (Catalunya)

Grupo B - Castiglione (Itàlia); CT Barcino (Catalunya); RV Rolta Leuven (Bèlgica); FC Parede (Portugal)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

AGENDA PARA DIA 17/05/08

Disputa-se amanhã mais uma jornada dos nacionais de hóquei em patins. Na 1ª divisão, irá ter lugar a ultima jornada da 1ª volta com a equipa da J. Ouriense a deslocar-se á cidade dos Arcebispos para defrontar o HC Braga, depois da goleada sofrida em casa frente ao Valongo. Na 2ª divisão já com tudo decidido para as equipas ribatejanas, ou seja a manutenção alcançada, a norte o SC Tomar recebe a AD Sanjoanense, e a sul o União desloca-se até Sines para defrontar o Vasco da Gama e tentar redimir-se do jogo da primeira volta e assim ultrapassar a equipa alentejana na tabela classificativa.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 5ª Jornada
1700 Horas – HC Braga - J. Ouriense

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 28ª Jornada
1800 Horas – SC Tomar - AD Sanjoanense
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 28ª Jornada
1800 Horas – Vasco da Gama AC - União FE

CLINIC ACR SANTA CITA

A ACR Santa Cita vai levar a efeito no dia 08 de Junho uma "Clinic" de hóquei em patins com a participação de Filipe Gaidão (Paço Arcos, SL Benfica, Sporting CP, FC Porto) ex-internacional português e actualmente ao serviço do GDS Cascais, e Luís Miguel Cinha da Jet Roller. As inscrições tem o preço de 10 sticks com direito ao almoço e á t-shirt do evento e podem ser efectuadas até dia 05 de Junho para 919271073 (Ernani Baptista) e 916832158 (Miguel Cunha). Haverá mais surpresas durante o desenrolar da "Clinic".

quinta-feira, 15 de maio de 2008

TORNEIOS - DIVULGAÇÃO

A época 2007/2008 caminha a passos largos para o seu "terminus", e aproxima-se a passos largos os Torneios de Verão. O Cartão Azul põe à disposição de todas as organizações um espaço para poderem divulgar os seus Torneios, sejam eles 3x3, com equipas completas ou noutra variante qualquer, para tal basta enviar um mail para cartaoazul@gmail.com.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

ESPAÇO ABERTO

"Nacional de Infantis"

Publicamos o seguinte mail recebido dia 09/05/08 do Sr. JP Costa.
«A propósito da notícia publicada neste blog, informando que a realização da final four de Infantis 2007/08 será na Cidade de Tomar, fui alertado para algumas situações sobre o formato deste campeonato nacional de infantis que passo a colocar.
1. Com dois grupos divididos em zona norte e zona sul, cada grupo composto por oito equipas, porque motivo são apuradas três equipas de cada grupo para a chamada 2ª fase, onde se defrontarão novamente entre elas (três primeiras do mesmo grupo), para apuramento de duas de cada grupo para a chamada final four,tendo como agravante ficar sempre uma de folga em cada jornada. Que vantagens? Possibilitar mais jogos aos atletas envolvidos? Então porque motivo três equipas, com o objectivo de apurar duas da zona sul e duas da zona norte para uma final four. Sendo assim, não seria melhor quatro de cada grupo, nesta 2ª fase, possibilitando que jogue mais uma equipa, não ficando qualquer de folga.
2. A fazer-se questão de passarem à fase seguinte três equipas de cada grupo, não seria melhor juntar as do norte com as do sul e realizar uma 2ª fase a seis equipas com apuramento do campeão, ou em alternativa, o apuramento das quatro primeiras classificadas para a final four.
3. Simplificando, será neste formato desejável uma 2ª fase? Após esta 1ª fase não seria mais lógico apurar os dois primeiros de cada grupo para a final four. Colocadas estas questões, que julgo pertinentes, pretendo alertar para situações, que na minha modesta opinião, apenas servem para complicar o que nos parece fácil, levando a que muita gente questione os critérios utilizados pela FPP, que neste e noutros casos suscitam no mínimo algumas reflexões.
Com saudações desportivas
JPCosta»

terça-feira, 13 de maio de 2008

HC SANTARÉM TRIUNFA EM FRANÇA

O Hóquei Clube de Santarém deslocou-se, nos dias 19 e 20 de Abril, a Seynod, França para participar num torneio nos escalões de escolares e juvenis. E os jovens escalabitanos não poderiam ter representado melhor a cidade e o país, vencendo o torneio nas duas categorias.
A equipa dos escolares do HCS entrou com o “patim direito” vencendo a equipa da casa com um expressivo 10-0. Por sua vez, a equipa de juvenis, entrou muito bem no primeiro jogo vencendo 9-0 a equipa de Aix Bains.
A equipa de escolares venceu os cinco jogos disputados tendo chegado à final do torneio só com vitórias e acabando por conquistar o 1º lugar ao ganhar por 7-1 à equipa de Fontenay. Neste escalão estiveram presentes uma equipa italiana, uma espanhola, uma portuguesa (HCS) e três francesas.
No escalão de juvenis estiveram presentes apenas quatro equipas, duas francesas incluindo o campeão nacional de França, uma italiana e a equipa de Santarém. A prova foi realizada como um campeonato a duas voltas realizando-se no primeiro dia a primeira volta com três jogos e no segundo dia os restantes jogos. O HCS foi conquistando vitória atrás de vitória tendo, registando apenas um empate com o Seynod, conquistando o troféu ao bater 4-0 a mesma equipa no jogo de atribuição do 1º e 2º lugar.
Para além da conquista dos primeiros lugares o HCS também recebeu o troféu do melhor guarda-redes do torneio de juvenis, Afonso Gonçalves.

Fonte:
Jornal "O Mirante"

segunda-feira, 12 de maio de 2008

5º LUGAR SOUBE A POUCO

Terminou este fim de semana o Campeonato Nacional de Infantis para o Sp. Tomar, onde recebeu o Sporting CP em jogo da 14.ª jornada, com a vitória a sorrir aos Lisboetas por 2-1.
Num encontro onde a única duvida seria se o Sp. Tomar manteria a 4.ª posição na tabela classificativa, os Leões Tomarenses entraram sem complexos e a criar algumas situações de golo que o guardião Lisboeta foi anulando. Sempre com os olhos postos na baliza adversária, o Sp. Tomar mais uma vez mostrou dificuldades em transpor a defesa adversária, e numa das poucas oportunidades da equipa do Sporting CP, estes inauguraram o placar. Os Tomarenses mesmo a acabar o 1.º tempo igualaram o marcador. O segundo tempo foi de maior domínio Tomarense, mas seria o Sporting CP a marcar o golo da vitória, impondo com este desfecho, a queda do Sp. Tomar para a 5.ª posição final neste campeonato. O final desta prova, mostrou um Sp. Tomar como a melhor defesa entre as 16 formações que evoluíram no Nacional da categoria, mas insuficiente na concretização, que penalizou a boa prestação desta formação no Campeonato

Cortesia:
Crónica/Foto: Carlos Emídio Martins

domingo, 11 de maio de 2008

J. OURIENSE TERMINA NA 6ª POSIÇÃO

Na 1ª parte a JO esteve bem, terminando a perder pela margem mínima, na 2ª, a JO não soube aproveitar as oportunidades que dispôs não acontecendo o mesmo com a equipa adversária, que muito forte fisicamente levou de vencida. Nesta ida a Paço Arcos pode-se dizer que apesar da derrota por estes números a JO realizou uma exibição agradável fazendo rodar todos os elementos.

Cortesia:
Crónica/Foto: Carlos Clemente

FC BARCELONA CAMPEÃO EUROPEU

Foi o desfecho que se previa, a única novidade foi realmente a Final 4, ser disputada apenas por equipas espanholas, porque de resto o FC Barcelona partia como favorito, e ainda por cima a jogar perante o seu publico, estavam reunidas as condições para a equipa catalã conquistar o seu oitavo triunfo em treze edições. Fica o boletim de jogo da final onde o FC Barcelona venceu o Réus por 5-2.

Fonte:
CERH

sábado, 10 de maio de 2008

RESULTADOS DE DIA 10/05/08

Duas derrotas e um empate foi o saldo de mais um sábado para as equipas Ribatejanas. Na 1ª divisão a J. Ouriense a precisar de pontos como de “pão para a boca” foi goleada em casa pelo Valongo, por 5-0 e cada vez mais, vê o sonho da permanência transformar-se no pesadelo da descida. Na 2ª divisão zona norte o SC Tomar foi derrotado em Turquel por 4-2 e caiu para a 5ª posição e resta agora a Nuno Lopes começar a pensar na próxima época, na zona sul o União FE empatou 4-4 frente ao HC Sintra e garantiu a permanência na 2ª divisão quando ainda faltam 3 jornadas para o final da prova e atingiu os objectivos para a presente época ou seja a manutenção, assim sendo tal como Nuno Lopes, António Vicente pode começar desde já a alinhavar a próxima época, e segundo se vai ouvindo pelos pavilhões do nosso distrito, as movimentações, contactos e possíveis transferências já fervem.

1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 4ª Jornada
1800 Horas – J. Ouriense 0 - AD Valongo 5

2ª DIVISÃO – ZONA NORTE – 27ª Jornada
2100 Horas – HC Turquel 4 - SC Tomar 2
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 27ª Jornada
1800 Horas – União FE 4 - HC Sintra 4