segunda-feira, 30 de Junho de 2008

HÓQUEI FEMININO E FINAL DE ÉPOCA

Num dia de muito calor, decorreu no passado sábado no Pavilhão Municipal de Ourém o encerramento da época de Hóquei em Patins da J. Ouriense (formação), realizando-se alguns jogos entre eles. Destaque para o 1º jogo do futuro hóquei, no Feminino que se espera que venha a ter sucesso num futuro próximo.
De realçar que nos jogos disputados os Infantis terminaram a época (apesar de no domingo ainda terem de se deslocar a Santarém para disputar um jogo em atraso) com um belo e agradável jogo de hóquei com a sua congénere precisamente de Santarém, agradecendo a sua presença nesta festa, também em Iniciados (num jogo duro), queria em nome da JO agradecer aos "ÁGUIAS" da Memória a sua participação na festa.
Deixando para o fim o jogo das nossas atletas que demonstraram perante um adversário de respeito e tradição como HC CARVALHOS, muita determinação e empenho prevendo-se que se tudo correr normalmente sem desvios possamos ter na época 09/10 uma equipa pelos menos combativa. Quero chamar a atenção que este começo do Hóquei Feminino em Ourém só é possível graças á Liliana pela sua vontade e empenho, também agradecer á equipa feminina do HC CARVALHOS pela sua participação e apadrinhamento deste começo. Espero que na próxima época que começa a 1 de Setembro todas as equipas dos vários escalões da JO tenham uma época recheada de êxitos. Boas Férias.

Cortesia:
Texto/Fotos: Carlos Clemente

FINAL FOUR - INICIADOS

Têm lugar no próximo fim de semana, a Final Four de Iniciados a ser disputada no Pavilhão do Paço de Arcos. OC Barcelos, FC Porto (zona norte) e Sporting CP, CD Paço Arcos (zona sul), serão os candidatos ao titulo. O Sporting CP chega á final four sem ter conhecido o sabor da derrota, e o FC Porto apenas uma vez, o Paço de Arcos a jogar perante o seu publico poderá ser o outsider, enquanto a equipa de Barcelos poderá aproveitar para contrariar todas as expectativas.

(clique na imagem para ampliar)

domingo, 29 de Junho de 2008

FC PORTO FAZ A DOBRADINHA

O FC Porto conquistou esta tarde a Taça de Portugal em hóquei em patins ao vencer o HC Braga por 5-1. No jogo disputado em Aljustrel, os campeões nacionais marcaram primeiro, mas permitiram o empate à equipa bracarense. No entanto, o domínio portista no encontro fez-se sentir até ao apito final, pelo que o marcador avolumou-se com naturalidade até ao 5-1 final. A equipa de Franklim Pais junta assim o título da Taça de Portugal ao de campeão nacional.

Fonte:
Jornal "O Record"

4 CARAS NOVAS NO PAREDE FC

Será este o plantel ás ordens do Prof. Luís Duarte, para disputar a época 08/09 da 2ª divisão nacional, zona sul. A equipa da Parede que esta época chegou a liderar a prova durane várias jornadas, acabou por ficar em 9º lugar com 46 pontos, fruto de 14 vitórias, 4 empates e 12 derrotas. De saida do clube estão José Ramos (AD Oeiras), João Rodrigues, Luis Carracha e João Pereira.

Fonte:
Blog Parede FC

sábado, 28 de Junho de 2008

4º TORNEIO "GERAÇÃO SOBRE RODAS"

Amanhã a partir da 1430 horas o União FE leva a efeito o 4º Torneio "Geração Sobre Rodas", no escalão de Benjamins. Este torneio tem a particularidade de inserir no mesmo jogos "opostos", ou seja Bambis e Veteranos, além dos do próprio evento. Em relação ao jogo de veteranos será a primeira oportunidade para se efectuar uma singela homenagem ao Trincão Farinha, que se não tivesse "partido" no dia 15 de Junho seria um dos participantes. Fica então o convite a todos os amantes da modalidade para amanhã darem um salto ao Pavilhão Municipal do Entroncamento e colorirem com a sua presença este Torneio.

TAÇA DE PORTUGAL - FINAL FOUR

Disputa-se este fim de semana a final four da Taça de Portugal, que irá ser disputada no pavilhão Municipal em Aljustrel. O FC Porto parte como favorito, mas tendo em conta a edição do ano anterior onde os Dragões foram surpreendidos pelo HC Braga, todo o cuidado é pouco. OC Barcelos, HC Braga e S Alenquer B são os outros intervenientes nesta edição 07/08.

Sábado - 28 de Junho
1700 Horas - FCPorto - OC Barcelos (RTP2)
1900 Horas - S Alenquer B - HC Braga

Domingo - 29 de Junho
1700 Horas - Final (RTP2)

sexta-feira, 27 de Junho de 2008

GALA DE HÓQUEI EM PATINS

A Secção Juvenil do SC Tomar irá realizar a 1ª Gala de Hóquei em Patins no "Hotel do Templários", hoje dia 27 de Junho, pelas 2100 Horas, com a presença de antigos Internacionais Tomarenses , para além de outras figuras gratas do Hóquei Patinado Nacional. Este evento vem na sequência de outros que tem vindo a ser realizados pela Seccão Juvenil do clube Leonino, e que prosseguirá amanhã com a realização do ‘’Clinic’’ de hóquei em patins e terá o final na presente época com a realização de um Torneio 3x3, nos dias 19 e 20 de Julho.

OPEN DAY

O “Open day” é uma organização conjunta da Federação de Patinagem de Portugal e da OK4U, extensível a outras clínicas, esperando-se cerca de 100 crianças que terão a possibilidade de conviverem com a Selecção Nacional, estando o transporte dos jovens, a cargo da Federação de Patinagem de Portugal. Será certamente uma tarde memorável para os jovens hoquistas, que terão uma oportunidade única de conviverem com alguns dos seus ídolos.

Fonte:
Site FPP

quinta-feira, 26 de Junho de 2008

ALL STAR GAME 2008 - FEMININO

È já no próximo sábado dia 28 de Junho, que Lagos irá acolher o All Star Game Feminino, que já vai na segunda edição, uma organização do site Mundo OK. Recorde-se que o ano passado Lagos recebeu a primeira edição deste evento mas no sector Masculino, ao passo que a prova Feminina foi disputada na Mealhada.
Num evento onde o hóquei e a solidariedade irão andar de mãos dadas, as receitas da bilheteira reverterão a favor da Instituição de Apoio à Criança ‘’Lucinda Anino dos Santos’’ em Lagos.
Pode ler toda a informação sobre o ''All Star Game'' e conhecer todos os atletas que irão estar presentes, clicando aqui.

S ALENQUER B VERSÃO 08/09

O plantel do S Alenquer B encontra-se praticamente fechado, segundo informação do site Mundo OK. A equipa que continuará a ser treinada por Rafael Oliveira sofre profunda remodelação com sete entradas tendo em conta que seis são jogadores formados no clube, e três saídas, estando ainda por definir a situação de dois atletas. Pode ler a noticia na integra aqui.

NACIONAIS 2008/2009

Os Clubes da 2ª. Divisão, deverão inscrever-se na FPP, assim como para a Taça de Portugal, até ao dia 15 de Julho. O sorteio do Nacional, será dia 25 de Julho, ás 18H00, na FPP.
Os Clubes da 3ª. Divisão, deverão inscrever-se na FPP, assim como para a Taça de Portugal, até ao dia 22 de Julho. O sorteio do Nacional, será dia 08 de Agosto, ás 18H00, na FPP! A Taça de Portugal, terá o seu sorteio, também no dia 08 e á mesma hora.

AS PROVAS NACIONAIS ESTÃO PREVISTAS COMECAR:

1ª Divisão: Dia 04 de Out 08
2ª e 3ª Divisões: Dia 25 de Outubro 08
Juniores: Dia 14 de Dezembro 08
Juvenis: Dia 13 de Dezembro 08
Iniciados: Dia 18 de Janeiro 09
Infantis: Dia 17 de Janeiro 09
Taça de Portugal: Dia 04 de Outubro 08

Fonte:
Site da
AP Ribatejo

quarta-feira, 25 de Junho de 2008

SFG PAIS VENCE RODA VIVA

Foi com a agradável sensação do dever cumprido, e que o mesmo tinha sido um sucesso, aliás á imagem das edições anteriores, que a organização do VIII Torneio Roda Viva deu por concluída a edição deste ano. Emoção a rodo, jogos renhidos e uma final discutida no prolongamento, foram sem duvida condimentos mais que suficientes para que todos os participantes tivessem ficado agradados com o Torneio. A SFG Pais sagrou-se vencedora ao derrotar na final os conterrâneos do SC Tomar por 7-6 após recurso a tempo extra, para o 3º e 4º lugar a equipa do HC Mealhada venceu por 10-7 o GDS Cascais. Como vem sendo hábito neste torneio também existiram prémios individuais que foram entregues aos seguintes atletas:
Melhor Marcador e Melhor Jogador: Filipe Almeida (SFG Pais)
Melhor Guarda-redes: Gustavo Pereira (HC Mealhada)
Filipe Almeida com a obtenção de dois troféus foi sem duvida a figura do torneio, e vem provar a grande qualidade, potencial e futuro que tem á sua frente, não sendo por acaso que o jovem jogador, é cobiçado por inúmeros clubes não só do Ribatejo, mas inclusive alguns de renome nacional, sabendo o Cartão Azul de fonte próxima do atleta que até ao momento não existe compromisso com nenhum clube e que o jogador continua firme na sua equipa de sempre.

Foram estes os resultados do torneio:

SC Tomar 5 - HC Mealhada 3
SFG Pais 3 - GDS Cascais 2
HC Mealhada 10 - GDS Cascais 7 (3º/4º lugares)
SFG Pais 7 - SC Tomar 6 (Final)

Cortesia:
Foto: João Almeida

HÓQUEI FEMININO NASCE EM OURÉM

A equipa feminina da Juventude Ouriense efectua no próximo sábado dia 28, pelas 1600 horas o seu primeiro jogo, defrontando uma equipa de nomeada do panorama feminino nacional, o CH Carvalhos.
A ideia de fomentar o hóquei feminino em Ourem era antiga, mas foi há sensivelmente 2 meses que numa captação se conseguiu juntar 12 atletas, que a juntar a mais 3 que existem na formação, fizeram o grupo necessário para arrancar com o projecto, tendo como objectivos a divulgação da modalidade no concelho por forma a conseguir mais atletas para a equipa, e a entrada em competições oficiais na época 09/10. De salientar que o projecto que ainda esta a dar os primeiros passos, e por isso numa fase embrionária, de tal modo que o equipamento é emprestado por outros atletas do clube.
Todos os sábado a partir das 1000 horas no Pavilhão Municipal de Ourem há treinos de captação para jovens a partir dos 4 anos que queiram praticar a modalidade. Para obter mais informações pode contactar a sede do clube através do telefone 249545114.

terça-feira, 24 de Junho de 2008

JOÃO TAIPINA NO GC "OS CORUJAS"

João Taipina, será em principio o novo treinador do GC “Os Corujas”. No Blog do clube pode ler-se:
«Com o fim da época 2007/2008, começa-se já a pensar na próxima época, e para tal a direcção já garantiu a contratação de um novo treinador (o ano passado subiu a sua equipa a 2ª Divisão Nacional)»

Já em 14 de Maio numa entrevista concedida ao Jornal Vida Ribatejana, João Taipina, anunciava a saída do Vilafranquense, não indicando o clube que iria representar na próxima época. De salientar foi pela sua mão que a equipa de Vila Franca subiu esta época á 2ª divisão nacional.

segunda-feira, 23 de Junho de 2008

TORNEIO DAS 4 REGIÕES - JUNIORES

Os Lobinhos foram os vencedores da final four do Torneio das 4 Regiões no escalão de juniores, disputada ontem no Pavilhão Municipal de Almeirim. A equipa dos Lobinhos foi a mais forte, ao passo que a AD Oeiras beneficiou da estrelinha da sorte que brilhou no primeiro jogo quando derrotou a equipa do HC Santarém através do golo de ouro. A equipa ribatejana viria a vencer o FC Alverca no jogo de atribuição dos 3 e 4 lugares.

10H00 - HC Santarém 4 - AD Oeiras 5 (golo de ouro)
11H15 - GDR ''Os Lobinhos'' 8 - FC Alverca 7
16H30 - HC Santarém 7 - FC Alverca 3 (3/4 Lugares)
17H45 - AD Oeiras 2 - GDR ''Os Lobinhos'' 4 (Final)

(Equipa de Juniores HC Santarém - 3 Class)

domingo, 22 de Junho de 2008

SL BENFICA CAMPEÃO EM JUVENIS

Depois do título em 2006 e do 2º lugar em 2007, o S.L.Benfica voltou a sagrar-se campeão nacional de juvenis, nesta final four disputada no Pavilhão Polivalente de Peniche. A equipa do OC Barcelos que necessitava de vencer os encarnados na última jornada, não foi além de um empate a uma bola, sagrando-se assim vice-campeão nacional. O S Alenquer B venceu o FC Porto tendo alcançado a terceira posição ao passo que os dragões quedaram-se pela última posição, o que acaba por ser uma surpresa, mas só para quem não presenciou esta final four versão 07/08.

6ª feira - 20/06
21H00 - S Alenquer B 0 - SL Benfica 2
22H30 - FC Porto 2 – OC Barcelos 2

Sábado - 21/06
18H00 - SL Benfica 7 – FC Porto 3
20H00 - OC Barcelos 3 – S Alenquer B 1

Domingo – 22/06
17H00 - SL Benfica 1 - OC Barcelos 1
19H00 - S Alenquer B 4 – FC Porto 2

Cortesia:
Foto: Hoquei Juvenil SLB

FUNDAÇÃO VENCE TAÇA DE PORTUGAL

A Fundação Nortecoope venceu a Taça de Portugal Feminina, disputada no Pavilhão da Lavandeira em Santa Maria da Feira, numa organização conjunta da FPP e da AP Aveiro. O jogo da final teve de ser decidido com recurso ao golo de ouro, em virtude de as equipas finalistas terem chegado ao fim do tempo regulamentar empatadas 3-3. Com este resultado a equipa nortenha faz a “dobradinha” na presente época. Foram estes os resultados da final four:

Dia 21
HC Marco 1 - Fundação Nortecoope 7
HC Mealhada 4 - CD Boliqueime 2

Dia 22
HC Mealhada 3 - Fundação Nortecoope 4

APRESENTAÇÃO DO "ALL STAR GAME"

O Mundo do Hóquei, vai fazer a apresentação do evento "All Star Game", amanhã dia 23 de Junho às 16 horas, no Pavilhão da Nortecoope, na cidade da Maia.

O "All Star Game" é uma iniciativa que se vai realizar pelo segundo ano consecutivo e tem como principais objectivos, promover a modalidade e contribuir financeiramente com instituições de solidariedade social, através das receitas angariadas na bilheteira e no leilão das camisolas dos atletas presentes.

Nesta segunda edição, as instituições com quem o Mundo do Hóquei irá colaborar serão a Liga Portuguesa Contra o Cancro (All Star Masculino, Maia) e "Lucinda Anino dos Santos", instituição de apoio à criança, de Lagos (All Star Feminino, Lagos).

VANDALISMO

CHAMAS DEFLAGRARAM COM O JOGO A DECORRER

Um autocarro alugado por adeptos do FC Porto ficou destruído pelo fogo próximo do Estádio da Luz, onde a equipa Portista conquistou o sétimo título consecutivo de hóquei em patins.

Fonte:
Jornal "O Record"

HC SANTAREM VENCE EM JUVENIS

A equipa de juvenis do HC Santarém venceu a final four do Torneio das 4 Regiões disputada este sábado no Pavilhão da Escola Jacome Ratton em Tomar. Estiverem presentes além da equipa escalabitana o GDR Lobinhos, AD Oeiras e AE Física todos da AP Lisboa. Com este triunfo a equipa do HC Santarém demonstrou mais uma vez o bom trabalho que se vai realizando na capital do distrito e que começa a dar os seus frutos com conquistas de campeonatos distritais, regionais e presenças nos nacionais. Foram estes os resultados de hoje:

10H30 - HC Santarém 7 - GDR ''Os Lobinhos'' 5
11H45 - AD Oeiras 1 - AE Fisica D 8
16H30 – GDR ‘’Os Lobinhos’’ 3 - AD Oeiras 4 (3/4 Lugares)
17H45 – HC Santarém 2 - AE Fisica D 1 (Final)

AA ESPINHO REGRESSA À SEGUNDA

Ao sair derrotada esta tarde de Vale de Cambra por 7-4, a AA Espinho acompanha a Juventude Ouriense (que hoje perdeu em casa frente ao HC Braga por 7-5) e o S Alenquer B (derrotado 9-3 em casa frente ao AD Valongo) na descida à divisão secundaria. AD Oeiras, CH Carvalhos e CD Nortecoope ocupam os lugares deixados por estas três equipas na divisão principal do nosso hóquei em patins. Nas equipas ribatejanas foi também um dia de despedida de jogadores, com por exemplo Marco Barros, Jorge Godinho na J. Ouriense e Tiago Roquete e Miguel Dantas no Alenquer.

sábado, 21 de Junho de 2008

FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL

O FC Porto garantiu a conquista do 7.º título nacional de hóquei em patins consecutivo após vencer (4-3) o Benfica no 4.º jogo da final do "playoff", num confronto disputado à melhor de 5 encontros.Os dragões acabaram por fazer a festa no Pavilhão da Luz, depois de marcarem por Reinaldo Ventura (3' e 7'), André Azevedo (35') e Caio (46'). Já os encarnados responderam por Ricardo Barreiros (8') e Tó Silva (13' e 48'), num jogo que terminou com alguns incidentes nas bancadas e também no campo - Reinaldo Ventura e Carlos Silva viram cartões azuis nos instantes finais.O FC Porto assegurou, assim, o 17.º título de campeão nacional do seu historial, numa final em que venceu os dois jogos em casa (6-0 e 4-2), perdendo (2-3) apenas o 2.º embate, no Pavilhão da Luz.

Fonte:
Jornal "Record"

sexta-feira, 20 de Junho de 2008

TORNEIO CIDADE DE ESPINHO

As equipas de Infantis e Iniciados da ACR Santa Cita e do HC Santarem irão estar presentes este fim de semana no Torneio Cidade de Espinho, numa organizacão da AA Espinho. Juntamente com as equipas Ribatejanas e o clube organizador irão estar presentes CD Povoa, UD Oliveirense, HC Braga, Famalicense AC e AA Coimbra. Pode consultar todas as informacões relativas ao torneio aqui.

FINAL FOUR NACIONAL JUVENIS

Tem inicio hoje a partir das 2100 Horas, no Pavilhão Polivalente de Peniche, a final four de Juvenis. Foram apurados OC Barcelos e FC Porto da zona norte e SL Benfica e S Alenquer B da zona Sul. Destas quatro equipas irá sair o campeão nacional 07/08. Para os adeptos dos clubes em particular e amantes da modalidade em geral, podem ouvir todas as incidências da final four assim como os jogos em directo da equipa do Alenquer através da emissão da Radio Voz Alenquer 93.5 ou 100.6 fm, ou ainda através da emissão online.

quinta-feira, 19 de Junho de 2008

TORNEIO DAS 4 REGIÕES - FINAL FOUR

A Associação de Patinagem do Ribatejo organiza no próximo fim de semana as finais four do Torneio das 4 Regiões nos escalões de Juvenis e Juniores. No dia 21 de Junho terá lugar a final de Juvenis que ira ser disputada no Pavilhão da Escola Jacome Ratton em Tomar, (recorde-se que esta final esteve inicialmente programada para o Palácio dos Desportos de Torres Novas), e que contara com as equipas do HC Santarém (AP Ribatejo), GDR ''Os Lobinhos'', AD Oeiras e AE Física (todos AP Lisboa). Os jogos são os seguintes:

10H30 - HC Santarém - GDR ''Os Lobinhos''
11H45 - AD Oeiras - AE Fisica D
16H30 - 3/4 Lugares
17H45 - Final

(Equipa de Juvenis do HC Santarém)

Dia 22 de Junho terá lugar a final de Juniores, a ser disputada no Pavilhão Alfredo Bento Calado em Almeirim e contara com a presença das seguintes equipas, HC Santarém (AP Ribatejo), AD Oeiras, GDR ''Os Lobinhos'' e FC Alverca (todas AP Lisboa). Os jogos são os seguintes:

10H00 - HC Santarém - AD Oeiras
11H15 - GDR ''Os Lobinhos'' - FC Alverca
16H30 - 3/4 Lugares
17H45 - Final

(Equipa de Juniores do HC Santarém)

Cortesia:
Fotos: HC Santarém

quarta-feira, 18 de Junho de 2008

SINGELA, MAS JUSTA HOMENAGEM

Pedro Antunes, amigo pessoal do José Farinha, e administrador do Blog “Patins Lover”, fez em boa hora uma singela homenagem a esse Homem que enriqueceu todos os que tiveram o privilégio de privar com ele, com a sua simpatia, amizade, dedicação e claro o eterno amor ao hóquei em patins, e nomeadamente ao hóquei Ribatejano, que o mesmo queria ver sempre reconhecido como um dos baluartes da modalidade. O Cartão Azul não poderia deixar de publicar tão nobre homenagem, e que os visitantes podem ver aqui.

Para ti Farinha, estejas tu onde estiveres, obrigado pela amizade, pelo teu sorriso amigo, e por tudo o que fizeste pela modalidade, e acredita que a tua memória perdurará sempre para nós como uma Pessoa formidável que fostes. Até sempre

Francisco Gavancho

terça-feira, 17 de Junho de 2008

VIII TORNEIO RODA VIVA

Como já vem sendo habito, no final de cada época a SFG Pais, realiza o seu Torneio ‘’Roda Viva’’ que já vai para a sua oitava edição. Este ano estarão presentes as equipas de Juvenis do GDS Cascais, HC Mealhada, SC Tomar e a equipa organizadora. Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Tomar no próximo dia 22 de Junho a partir das 1030 horas, e antevê-se uma alegre/competitiva jornada desportiva. Fica o apelo a todos os amantes da modalidade, para se deslocarem no domingo até a cidade do Nabão para com a sua presença contribuírem para mais um sucesso do Roda Viva.

PLANTEL 08/09 CD PACO ARCOS

O Clube Desportivo Paço de Arcos já “fechou” o plantel da sua equipa Sénior para a época 2008/2009.
Foi garantida a continuidade da maioria do plantel, tendo renovado os seguintes atletas:
Pedro Alegria (guarda redes)
Alexandre Andrade
André Pereira
Rui Pereira
Hugo Lourenço
Gonçalo Pestana – Júnior
João Rodrigues – Júnior

Foram promovidos da equipa júnior, os seguintes atletas:
Ivo Nascimento
Costa Pereira (guarda redes)

Foi ainda garantido o regresso de dois ex-atletas do CDPA:
Diogo Oliveira (Benfica) - Júnior
Rui Ribeiro (Oeiras)

Foram dispensados:
Tiago Monteiro
Fábio Sousa
Carlos Coelho

Mantém-se a equipa técnica constituída por:
José Carlos - Treinador
David Santos – Preparador Físico

CAMPEÕES DO MUNDO JUNTAM-SE

Cristiano Pereira, nome incontornável do hóquei mundial, organiza uma Gala dos Campeões do Mundo, no próximo domingo, no Palácio de Cristal. "A ideia é reunir jogadores de várias gerações e que tenham sido campeões mundiais", explica, confessando que "a ideia partiu de uma realização, por altura das bodas de prata do Mundial de 1982, em Barcelos, em que se realizou um Portugal-Espanha com aqueles mesmos jogadores".
No próximo fim-de-semana, com entrada livre, haverá dois jogos. O primeiro (16 horas) entre ex-campeões do Mundo já fora do activo, o segundo (17 horas) com aqueles que ainda estão em actividade.
Presenças são mais de 50, entre elas, Correia dos Santos, um dos primeiros campeões do Mundo lusos (1947). Presentes estarão ainda Ramalhete, Vaz Guedes, Vítor Hugo, Paulo Alves, entre outros e... o próprio Cristiano Pereira.
Mas também haverá alguns jogadores convidados para jogar mas que não foram campeões do Mundo, como Filipe Gaidão, que se juntam também à festa.

Fonte:
Jornal ''O Jogo''
Cortesia:
Foto: Blog ''Patins Lover''

segunda-feira, 16 de Junho de 2008

TORNEIO DAS 4 REGIÕES - INICIADOS

A Física de Torres Vedras sagrou-se ontem á tarde vencedora do Torneio das 4 Regiões no escalão de Iniciados ao vencer na final a ACR Santa Cita por 5-3. A final four foi disputada no Pavilhão dos Desportos de Mira e estiveram presentes as seguintes equipas, AA Coimbra (AP Coimbra), ACR Santa Cita (AP Ribatejo), C Stella Maris (AP Leiria) AE Física D (AP Lisboa). Foram estes os resultados:

AA Coimbra 2 - ACR Santa Cita 6
C Stella Maris 0 - AE Física D 6
AA Coimbra 3 - C Stella Maris 2 (2-2 final, 0-0 prol, 1-0 gp)
ACR Santa Cita 3 - AE Física D 5

(Equipa de Iniciados ACR Santa Cita - 2º Class)
Cortesia:
Foto: Blog ACR Santa Cita

TORNEIO DAS 4 REGIÕES - INFANTIS

O CD Paço de Arcos venceu a final four do Torneio das 4 Regiões em Infantis, disputado ontem no Pavilhão de Desportos de Mira. Estiveram presentes as seguintes equipas SC Lavos (AP Coimbra), HC Turquel (AP Leiria), HC Santarém (AP Ribatejo) e CD Paço Arcos (AP Lisboa). Na final a equipa de Lisboa venceu na marcação de grandes penalidades por 1-0, tendo o jogo chegado ao fim do tempo regulamentar empatado a uma bola, no prolongamento não houve golos, sendo tudo decidido da marca de grande penalidade. Foram estes os resultados:

CD Paço Arcos 5 - HC Turquel 1
SC Lavos 0 - HC Santarém 7
HC Turquel 4 - SC Lavos 3
CD Paço Arcos 2 - HC Santarém 1 (g.p)

(Equipa de Infantis do HC Santarém - 2º Class)
Cortesia:
Foto: Site HC Santarém

domingo, 15 de Junho de 2008

FALECEU O VICE-PRESIDENTE DA APR

Faleceu o Sr. Trincão Farinha, vice-presidente da Associação de Patinagem do Ribatejo, vítima de doença prolongada. O Sr. Farinha encontrava-se hospitalizado no Hospital de Torres Novas onde viria a falecer hoje cerca das 1200 horas. O funeral realiza-se amanhã pelas 1530H em Torres Novas. O corpo encontra-se em câmara ardente na capela mortuária, e será sepultado no cemitério da cidade. O Cartão Azul transcreve de seguida um dos comentários recebidos neste blog da autoria de um Homem íntegro e amante da modalidade, deixa em todos os que privaram consigo um sentimento de angústia.

«Aproveito para também endereçar uma palavra de apreço e reconhecimento a todos os dirigentes das equipas Ribatejanas, pois são eles, que com a sua tenacidade e persistência, conseguem manter vivo este sonho de podermos manter o Ribatejo, na linha da frente do hóquei nacional, hoje somos uma voz ouvida e respeitada e a eles o devemos
Trincão Farinha

Á família enlutada o Cartão Azul apresenta os mais sentidos pesamos.

NORTECOOPE REGRESSA Á 1ª DIVISÃO

O CD Nortecoope acompanha AD Oeiras e CH Carvalhos na subida á 1ª divisão. A equipa da Maia que havia perdido na 1ª mão 2-0 em Torres Vedras frente á AE Física, deu ontem, perante o seu publico a volta á eliminatória vencendo por 4-1. Com este resultado a equipa do CD Nortecoope regressa ao convívio dos grandes na próxima época.

sábado, 14 de Junho de 2008

AD OEIRAS CAMPEÃO NACIONAL

A AD Oeiras sagrou-se campeão nacional da 2ª divisão, ao vencer esta tarde o CH Carvalhos por 3-2 em jogo realizado no pavilhão da equipa nortenha. No jogo da 1ª mão em Oeiras as equipas haviam empatado 3-3, o que dava um certo favoritismo á equipa dos Carvalhos pois jogava perante o seu público. Termina assim o campeonato nacional da 2ª divisão com o troféu a viajar até Oeiras, sendo certo que na próxima época ambas as equipas estarão a disputar a 1ª divisão.

sexta-feira, 13 de Junho de 2008

EUROPEU OVIEDO 2008

O Seleccionador Nacional, Luís Sénica, divulgou a lista definitiva dos jogadores que integrarão a Selecção Nacional de Seniores no Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, a realizar em Oviedo – Espanha, de 21 a 26 de Julho de 2008. O FC Porto é o clube mais representado com 3 atletas, seguido pelo SL Benfica e Bassano (Itália) com dois. Depois do sucesso de Luís Sénica na primeira prova como seleccionador nacional (Taça Latina), são grandes as expectativas para este Europeu. São estes os atletas convocados.

João Miguel ( Porto Santo SAD) (GR)
Ricardo Silva (Juv. de Viana) (GR)
Reinaldo Ventura (FC Porto)
Pedro Moreira (FC Porto)
Caio (FC Porto)
Ricardo Barreiros (SL Benfica)
Valter Neves (SL Benfica)
Tiago Rafael (OC Barcelos)
Luis Viana (Bassano)
Ricardo Pereira (Bassano)


O Cartão Azul deixa o espaço aberto aos visitantes para comentarem a convocatória de Luís Sénica, assim como para deixarem a vossa opinião acerca de qual seria o dez ideal para reconquistar o ceptro.

Fonte:
Site da FPP

quinta-feira, 12 de Junho de 2008

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Algo se passa..."

“Algo se passa no Reino da Dinamarca”, é uma velha citação usada para quando algo não corre bem, mas no entanto pode ser adaptada à situação que acharmos mais conveniente e inclusive alterar algumas palavras em tão citada frase, e perante as mais recentes noticias, apetece-me dizer “Algo se passa no Reino das 4 Regiões”.
Ainda a época ia a meio nos diferentes escalões já se questionava o que fazer para colmatar a longa paragem das equipas que não eram apuradas para as segundas fases dos Nacionais (caso da 3ª divisão em Seniores), das equipas que não eram apuradas para os Nacionais (Infantis e Iniciados) e as equipas que sendo campeãs só participam nos Nacionais na próxima época (Juvenis e Juniores), e claro o argumento era claro e justificado por mil e uma razões, sendo no entanto a de maior peso, o imenso tempo que os atletas iriam estar sem competir desde o terminus desta época até ao inicio da próxima.
Em boa altura as Associações de Coimbra, Leiria, Ribatejo e Lisboa decidiram criar um Torneio, denominado das 4 Regiões onde as equipas que não lograram apuramento para os Nacionais poderiam jogar entre si, dividindo-as em duas sérias com uma final-four, ou então com o confronto entre os clubes de ambas as sérias classificados na mesma posição, isto claro em todos os escalões, e foi também decidido que cada Associação organizaria um determinado escalão, e assim por cobro a tão indesejável paragem. Sábia decisão, mas como não “há bela, sem senão” o Torneio começou com o patim esquerdo, ele foram desistências (CN Rio Maior, SCL Marrazes em Seniores, LMR Algés em Juniores), faltas de comparências, agressões barbaras com jogadores hospitalizados, jogos de 3 contra 4, e claro a cereja no topo do bolo, ou seja o cancelamento por parte da AP Leiria do Torneio no escalão de Benjamins e Escolares, motivado por um atropelo gritante ás regras da FPP, que entretanto interveio anulando todos os resultados desses escalões.
Agora deixo eu, um Paparuco curioso que do cimo da minha árvore vou assistindo ao desporto que elegi como favorito umas reflexões que na minha óptica são pertinentes:
- Não foi esta uma ideia excelente, que além de manter os atletas em competição até meados de Junho, proporcionou confrontos com equipas de outras séries, dando mais experiência ás equipas e ajudando desde logo a preparação da próxima época.
- Um Torneio que levou a modalidade a localidades como por exemplo, Lavos e Mira que estão de novo a apostar na modalidade.
- Um Torneio que consegui atrair mais praticantes para a modalidade, e que agora são “espoliados” do seu esforço e dedicação nestas primeiras patinadelas, tudo porque o adultos tem o famoso vírus da “campeonite”.
- Será que para o ano os atletas não irão ficar parados assim que acabarem os respectivos campeonatos, porque depois disto as Associações não irão organizar mais Torneios.- Será que a FPP depois de analisar bem o que se passou neste Torneio das 4 Regiões, e pesar os prós e os contras, irá alterar o quadro competitivo, ou arranjar um Torneio tipo de Encerramento, onde as equipas que pagam religiosamente as taxas federativas, entre muitas outras coisas, possam ver que realmente esse dinheiro não caiu em “saco roto” ou “saco azul”, como queiram e tenham os atletas ocupados de Setembro a Junho e em competição, e sendo a FPP a organizar de certeza que os tais adultos e a sua “campeonite” não vão “atropelar” os regulamentos, mas sim cumpri-los.

quarta-feira, 11 de Junho de 2008

ZÉ MIGUEL É REFORÇO UNIONISTA

Zé Miguel Boavida vai reforçar a equipa do União FE. É assim o regresso de mais um jogador formado no clube, tendo em vista a próxima época. Recorde-se que Zé Miguel foi para Santa Cita na época 2006/2007, tendo representado o clube até meados da época 2007/2008. Com este regresso a equipa do Entroncamento continua a apostar na prata da casa, como são o caso dos regressos de Guilherme Noronha e David Vieira. Durante os últimos dias circulou pelos meios hoquistas que Mário Almeida (HC “Os Tigres”), poderia ser reforço do clube, mas ao que o Cartão Azul apurou, tudo não passou de rumores em redor da saída do excelente jogador que representou a equipa de Almeirim, e que se iniciou na modalidade na Escola Livre de Oliveira de Azeméis.

Cortesia:
Foto: Blog UFE

terça-feira, 10 de Junho de 2008

UMA JOVEM PROMESSA OURIENSE

Desta vez o Cartão Azul deu um salto até Ourém, para falar com um dos atletas mais influentes da equipa de Iniciados e da selecção distrital da AP Ribatejo. Estamos a falar de Carlos Clemente um jogador com forte sentido de baliza, foi o melhor marcador da equipa Ouriense que se sagrou campeã distrital, e obteve a 6ª posição no nacional da presente época, forte também a defender tem pela frente um futuro promissor na modalidade.
CA – Boa tarde, em primeiro lugar obrigado por acederes ao pedido do Cartão Azul, nesta época do ano, onde os exames escolares assumem particular importância. Como correu a época na tua opinião?
CC – Boa tarde, é com enorme gosto e disponibilidade que respondo ás questões. A época a nível distrital correu-nos bem, mas a nível nacional penso que nós poderíamos ter feito melhor, faltou-nos em certos jogos, uma pontinha de sorte e noutros estivemos tão mal, que só não digo que é para esquecer, porque com os erros também aprendemos.
CA – Foram campeões distritais tendo terminado o campeonato com mais 7 pontos que o HC Santarém e apenas uma derrota e um empate. Foi um campeonato teoricamente fácil, ou os números enganam?
CC – Nem uma coisa, nem outra, foi um campeonato difícil em que tivemos 2 adversários o HC Santarém A e o Santa Cita que nos obrigou a uma concentração e empenho em todos os jogos que disputamos, e com isso, termos por direito próprio alcançado o 1º lugar. Também quero aqui dizer que temos uma equipa muito unida e agradecer ao nosso “mister” Pipoca que nos tem ensinado coisas bonitas.
CA – Acabaste seleccionado para representar o Ribatejo no Inter Regiões e nos Torneios em Setúbal e Almeirim, como foi a experiência?
CC – Foi uma experiência óptima, no sentido de ter como colegas, malta que até aí eram só adversários e ainda poder aprender com outras pessoas coisas novas. Posso acrescentar que para mim e para alguns dos meus colegas que foram seleccionados foi um ano de deslumbramento.
CA – Acabaram na 5ª posição em Ponte de Lima, mas o lugar soube a pouco, o que faltou para se poder ter sonhado com o pódio?
CC – No jogo com A P Aveiro não estivemos bem, talvez por ser o nosso 1º jogo e estarmos nervosos, o que se veio a reflectir no resultado e não querendo tirar o mérito ao nosso adversário pois era fortíssimo penso que foi nesse jogo que perdemos a possibilidade de chegar ao pódio.

CA – A nível de escalões mais velhos foi uma época frustrante para a JO, os juniores descem aos regionais, (e segundo informações a que tive acesso para o ano não haverá esse escalão) e os seniores descem á 2ª divisão. Para vocês que estão na formação, que impacto tem estes resultados, são desmotivadores, ou trazem o alento para trabalharem mais e melhor para quando atingirem esse patamar possam recolocar a JO na rota dos nacionais?
CC – Não nos podemos desmotivar com os resultados obtidos pelos seniores e juniores mas sim assimilar tudo o que o nosso treinador nos ensina, para que amanhã possamos ser melhores e mais bem formados, em tudo que envolve a nossa educação. Quero aqui dizer que os juniores apesar de tudo fizeram um campeonato bom e terem uma equipa formada por três juvenis 1º ano um juvenil 2º ano e outros jogadores na universidade que treinavam de vez em quando uma vez por semana, acho que fizeram o melhor possível.
CA – Mudando de assunto, qual a tua referência, e jogador preferido no mundo do hóquei?
CC – É o Reinaldo Ventura, pela sua determinação e empenho que disputa cada lance, tendo também uma enorme vontade de vencer.
CA – A JO já teve jogadores a darem o salto para os chamados grandes do hóquei, como foi por exemplo o caso do João Filipe para o SL Benfica. Em caso de convite eras capaz de rumar a Lisboa, para representares um dos grandes, mesmo sabendo que isso acarretaria idas diárias para a capital, um enorme esforço físico e académico para ti e claro financeiro e de disponibilidade para os teus pais?
CC – Era muito difícil para não dizer impossível, visto que os meus pais não têm disponibilidade económica para tal. Ficaria triste mas consciente da situação.
CA – Quais as perspectivas, objectivos e ambições para a próxima época?
CC – A nível distrital é de vencermos todas as provas e entre elas o Campeonato, para podermos ganhar o direito de disputar Campeonato Nacional no escalão de Juvenis.

CA – Para terminar o espaço fica á tua disposição para deixares alguma mensagem que queiras para os amantes da modalidade, e claro para os visitantes do Cartão Azul.
CC – Quero dizer aos responsáveis do hóquei nacional para tomarem mais atenção á formação, aos amantes da modalidade para colaborarem da melhor maneira para que o hóquei de amanhã seja melhor que o de hoje, e ao Cartão Azul e aos seus visitantes que não deixem morrer este blog porque eu estou de tal maneira habituado e outras pessoas que conheço, que quando abro a net a primeira coisa que faço é ir ver as noticias.

Cortesia:
Fotos: Carlos Clemente (Iniciados JO)
Mundo do Hóquei (Selecção APR)

1º CLINIC ACRSC FOI UM SUCESSO

O 1º Clinic de hóquei em patins organizado pela ACR Santa Cita e que decorreu no passado domingo dia 08 de Junho, foi um enorme sucesso, e claro perante esse mesmo sucesso fica nos ombros da organização a responsabilidade de para o ano organizar a 2ª edição.

Foto de grupo, onde podemos ver alguns dos participantes assim como o monitor do evento, Filipe Gaidão, actualmente ao serviço do GDS Cascais.

António Gameiro do CRAHP Ribatejo foi o orador quando se falou, e bem de arbitragem. O arbitro do Ribatejo, nacional 2ª e que esta época fez dupla com Rui Taborda, já é, podemos dizer um orador com traquejo, em virtude das suas diversas participações em organizações deste género.

Uma das fases do treino que decorreu com grande alegria e colaboração dos jovens atletas que após o sucesso deste Clinic, podem orgulhosamente dizer "Eu estive lá!". Pode ver todas as fotos aqui.

Cortesia:
Blog ACR Santa Cita