terça-feira, 30 de setembro de 2008

PORTUGAL JÁ LIDERA

Ao fim da 2ª jornada do Campeonato da Europa de Sub_20 que se disputa em Hamm na Alemanha, Portugal lidera a classificação com 6 pontos, mais 2 que Espanha e Itália que esta noite empataram a duas bolas. Quanto á equipa Lusa levou de vencida os “Irredutíveis Gauleses” que até entraram melhor e inauguraram o marcador perto dos 18 minutos da 1ª parte, mas a equipa Portuguesa não se deixou afectar com “tamanha ousadia” e ainda antes do "terminus" da 1ª parte viria a dar a volta ao marcador, primeiro por Diogo Rafael e depois por João Rodrigues. Na 2ª parte Portugal controlou o jogo e viria a obter mais dois golos por intermédio de João Rodrigues e Gonçalo Pestana. Amanhã tem lugar a 3ª e 4ª jornada, ás 1200 horas locais tem lugar o “escaldante” Portugal – Itália, onde os Italianos estão proibidos de perder sob pena de à terceira jornada dizerem adeus ao titulo, ao passo que os pupilos de Luís Sénica, uma vitória significa a manutenção da liderança, o afastamento de um dos candidatos e o depender apenas de si próprios, tudo isto antes da folga que acontece á 4ª jornada que tem o seu inicio marcado para as 1800 horas locais.

Fonte: CERH

PETIÇÃO HÓQUEI EM PATINS

Recebemos do Sr. Fábio Gil um mail, a informar de uma petição que está em curso tendo como destinatário a FPP, para a criação de uma Taça de Portugal nos escalões de Juvenis e Juniores.

Pode aceder à mesma através deste link, ou clicando na imagem que aparece no lado esquerdo do Cartão Azul

CASCAIS VENCE TORNEIO DO SC TOMAR

O Sporting de Tomar levou a efeito no passado dia 27 de Setembro um Torneio quadrangular com a participação do União FE, Alenquer e Benfica e Cascais.

Na 1.ª jornada defrontaram-se o Sporting Tomar e União FE, com a vitória a sorrir ao Leões por 6-0. Foi uma partida onde a maior experiência e qualidade do plantel Leonino foi fundamental na vitória. Se no primeiro tempo ainda assistimos a um jogo equilibrado embora com maior pendor ofensivo por parte do Sporting, foi no segundo período que a diferença entre os dois intervenientes se acentuou, com a vitória a sorrir aos Nabantinos com inteira justiça.

O segundo encontro para apuramento do outro finalista opôs o Cascais ao Alenquer, com a equipa da linha a vencer sem contestação por 3-0.
A segunda jornada, começou com o jogo que decidia os 3.º e 4.º classificados, tendo como intervenientes o Alenquer e o União FE. A vitória deste encontro acabaria por sorrir ao Alenquer ao vencer pela margem mínima de 2-1 o União.

No último jogo da noite e que apurava o vencedor do Torneio, teve como protagonistas o Sporting Tomar e o Cascais, com estes a vencerem nas g. penalidades o Sporting de Tomar por 3-1, após empate a uma bola no final do tempo regulamentar.

Crónica: Carlos Emídio Martins
Fotos: Jorge Ramos - Jornal "Cidade de Tomar"

CD SANTA CLARA - A CONTINUIDADE

No seguimento do post publicado no Cartão Azul em que dava conta da situação que vivia o hóquei do Santa Clara, onde a incerteza sobre o futuro da secção era um dado adquirido, (e que pode ser lido aqui), a direcção do clube Açoriano num comunicado datado de 23 de Setembro, informa que decidiu pela continuidade da modalidade na época desportiva 08-09, o que só por si é uma optima noticia para a modalidade e para todos os sócios, adeptos e simpatizantes do clube de São Miguel.

Nota informativa #12 2008/09 (23-09-2008)
«...Decidiu pela continuidade do hóquei em patins na época desportiva 08-09, cumpridos que foram os princípios impostos por uma gestão equilibrada e rigorosa. Assim, oportunamente serão divulgados mais pormenores sobre esta questão;»
Pode ler a nota informativa na integra aqui.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PORTUGAL ENTRA A VENCER

Portugal entrou a vencer no Europeu de Sub_20. Frente á equipa Helvética a equipa Lusa venceu por 5-0, com 1-0 ao intervalo. Daniel Coelho (2), Diogo Rafael (1), Diogo Fernandes (1) e Gonçalo Pestana (1), foram os marcadores de serviço. Amanhã pelas 1730 locais a equipa Portuguesa defronta a selecção Francesa que hoje folgou. Nos outros jogos do dia os favoritos não tiveram dificuldades e venceram os seus jogos.

Fonte: CERH

EUROPEU SUB-20 HAMM-HERRINGEN

A partir de amanhã e até ao próximo dia 04 de Outubro terá lugar o Campeonato Europeu de Sub_20. A prova será realizada em Hamm-Herringer na Alemanha e conta com a participação de 7 selecções, a saber: Alemanha, Inglaterra, Espanha, Suiça, França, Itália e Portugal. Luís Sénica, seleccionador nacional escolheu os seguintes atletas para representar a selecção Lusa, e tentar á imagem da selecção juvenil, venceu o Europeu:
Gonçalo Pestana, João Rodrigues e Diogo Oliveira – CD Paço Arcos
Diogo Rafael – SL Benfica
Leonardo Pais e Diogo Fernandes – FC Porto
César Carvalho e Daniel Coelho – OC Barcelos
Daniel Oliveira e Ângelo Girão – ACR Gulpilhares
A selecção Portuguesa tem a sua estreia marcada para amanhã ás 2100 horas locais frente á Suiça. É este o calendário oficial da prova.

Fonte: CERH e Site Oficial Europeu Sub_20

TAÇA DE PORTUGAL - 1ª ELIMINATÓRIA

Quem de três, dois tira....!!!! Foi realmente assim que aconteceu na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Das três equipas ribatejanas que marcaram presença nesta eliminatória, duas foram goleadas, e disseram adeus á 2ª competição mais importante do calendário hoquista nacional. Assim na zona norte a SFG Pais deslocou-se até á freguesia dos Galegos em Penafiel e foi copiosamente goleada por 10-1. Na zona sul os Tigres de Almeirim viajaram até á ilha de São Miguel nos Açores e perante o União Micaelense foram derrotados por 8-1. A nota positiva veio de Santa Cita onde a equipa de Luís Miguel Cunha, recebeu e venceu folgadamente o FC Castrense por 10-1. Na próxima eliminatória, já com as equipas da 2ª divisão e com as que nesta eliminatória ficaram isentas e que será disputada no próximo dia 11 de Outubro, as equipas Ribatejanas terão os seguintes compromissos:

Zona Norte – 2ª eliminatória
SC Tomar - Escola Livre
AA Espinho - J. Ouriense

Zona Sul – 2ª eliminatória
União FE - GDS Cascais
GC “Os Corujas” - GD Sesimbra
ACR Santa Cita - CU Micaelense

domingo, 28 de setembro de 2008

J. OURIENSE VENCE TORNEIO

A J. Ouriense venceu a II edição do Torneio Cidade de Ourém, que se disputou ontem no Pavilhão Municipal do Pinheiro. A equipa de Manel Domingues venceu no primeiro jogo a equipa do CF Estremoz por um esclarecedor 10-2. A final foi nada mais nada menos que a reedição da final da 1ª edição e pôs frente a frente a equipa Ouriense e o CD Paço de Arcos, que havia vencido o HC Mealhada por 3-0. Foi um jogo equilibrado com a equipas a respeitarem-se mutuamente e a produzirem em certos períodos do jogo um hóquei vistoso, mas a falharem na finalização, como pode ser comprovado pelo resultado final, um empate a zero. Foi mais feliz a equipa da JO na marcação das grandes penalidades, onde mais uma vez a concretização esteve em níveis muito baixos, e ao apontar golo conseguiu a vitória no Torneio e evitar que o troféu viajasse até Paço de Arcos. Para a equipa da “linha” foi a segunda final, em outros tantos torneios “Cidade de Ourém”, e a segunda derrota nas grandes penalidades, ficamos á espera que numa terceira vez, a equipa de Paço de Arcos consiga a vitória que lhe tem escapado. Foram estes os resultados:

J.Ouriense 10 - CF Estremoz 2
CD Paço Arcos 3 - HC Mealhada 0

HC Mealhada 5 - CF Estremoz 3
J.Ouriense 0 - CD Paço Arcos 0 (1-0 GP)

FC PORTO VENCE SUPERTAÇA

O FC Porto abriu a época oficial, com mais um triunfo: a 16ª supertaça do seu historial. Para isso foi a Ponte do Lima vencer, por 6-2, o HC Braga, que nunca conseguiu verdadeiramente incomodar os dragões.
Com Reinaldo Ventura e Pedro Moreira a verem o jogo da bancada, por lesão, o FC Porto entrou de forma tranquila, enquanto o HC Braga manteve-se na expectativa, denotando demasiado respeito pelo campeão nacional. Os minhotos, refira-se, já tinham na baliza o ex-Follonica Guilherme Silva, que está de regresso ao hóquei nacional.

Pode ler todo o artigo de Miguel Ribeiro para o Jornal “O Jogo” aqui.

Esta foi a 26ª edição da Supertaça António Livramento. O FC Porto é o clube com mais triunfos (16), seguido pelo SL Benfica (6), OC Barcelos (3) e Sporting CP (1),

sábado, 27 de setembro de 2008

POST NUMERO 1000 (MIL)

Ao 27º dia do mês de Setembro do ano de 2008, quase 19 meses depois do seu início e prestes a atingir 150 mil visitantes, o Cartão Azul publica a seu post numero 1000 (mil). É mais um marco nesta minha aventura no mundo da informação e da divulgação do hóquei em patins. Estou consciente que nem todas as noticias foram do agrado de todos os que visitam o espaço, assim como estou ciente que alguns títulos causaram divergências entre os mesmos, mas tudo isto faz parte da informação e do crescimento de um curioso que se aventurou na blogsfera. Não posso deixar passar em branco e manifestar o meu agradecimento e profundo reconhecimento a todos os que colaboram com o Cartão Azul em geral, e aos amigos Carlos Emídio Martins, Carlos Clemente e Luís Brizida em particular, pois sem a sua preciosa colaboração não estaria agora a escrever o milésimo post, e muitas noticias não teriam chegado ao conhecimento dos visitantes. Muito mais haveria para escrever, mas a prosa já vai longa, resta-me dizer que se tudo correr como previsto, avizinham-se tempos difíceis para o Cartão Azul, a partir de meados de Janeiro, pois as noticias não terão a fluidez e a actualização que tem tido até agora, e que a modalidade merece, mas valores mais altos se levantam, e o chamamento do mar, é algo a que não resisto e é com muito orgulho e com vontade de dar o meu melhor em prol da missão que me for confiada, mas também consciente do dever que tenho para com os visitantes que elegeram o Cartão Azul como seu ponto de passagem obrigatório diariamente, que irei tentar manter este espaço o mais actualizado possível, assim a arte e o engenho me ajudem.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

AGENDA PARA DIA 27/09/08

Começa hoje a época oficial 2008/2009, com a realização da pré eliminatória da Taça de Portugal. As equipas Ribatejanas vão estar em acção tentando aceder á 1ª eliminatória. Se a tarefa da ACR Santa Cita parece a mais facilitada ao receber o FC Castrense em casa, o mesmo não se pode dizer da SFG Pais que se desloca a Penafiel para defrontar a APD Galegos, que faz a sua estreia oficial, e que no passado fim de semana venceu o GDS Cascais (2ª divisão sul) no jogo de apresentação ao seu publico, e do HC “Os Tigres”, que viajam até á bonita Ilha de São Miguel nos Açores para defrontarem o União Micaelense, com uma equipa renovada, e onde a saída de João (Tocha) Graça e Mário Almeida para o Alenquer são baixas de vulto. Por fim a equipa do GC “Os Corujas”, que na passada quinta feira empatou em Vila Franca frente ao União local (2ª divisão sul) a 6 bolas fica isento desta pré eliminatória. Para terminar resta salientar que o vencedor do ACR Santa Cita/FC Castrense defronta o vencedor do CU Micaelense/HC “Os Tigres”, o que poderá ditar um derby Ribatejano logo na 1ª eliminatória.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

TORNEIO SPORTING CLUBE DE TOMAR

O SC Tomar leva a efeito amanhã, o seu torneio de hóquei em patins com a participação do União FE, S Alenquer B e GDS Cascais (todas 2ª divisão zona sul). Será uma das últimas oportunidades dos técnicos “afinarem” as suas equipas antes do início oficial da época que terá lugar dia 04 de Outubro. Para os técnicos das equipas da zona sul será uma excelente oportunidade para estudar os futuros adversários.

SUPERTAÇA ANTÓNIO LIVRAMENTO

Está marcada para amanhã ás 1700 horas no Pavilhão de Ponte de Lima e com transmissão televisiva na RTP2, a Supertaça António Livramento que reedita a final da Taça de Portugal de 2008 conquistada pelo heptacampeão nacional FC Porto, que fez a "dobradinha" ao derrotar o Hóquei Clube de Braga por 5-1, em Aljustrel. Ambas as equipas estão motivadas para levarem de vencida o primeiro troféu oficial da época.
- "Como já é habitual, e sábado não vai fugir à regra, o FC Porto vai entrar neste jogo para vencer", disse à Agência Lusa o treinador dos "dragões" Franklim Pais, destacando a importância de "iniciar a época a ganhar".
- Rui Teixeira, treinador do Hóquei de Braga, reconhece que "não há nada melhor do que começar a época com um jogo grande e com um título para disputar. Sabemos quem temos do outro lado, mas sabemos do nosso valor e do que podemos fazer".

EXCELENTE ESPECTÁCULO

O Sporting Tomar para a apresentação do seu plantel sénior aos sócios, teve como convidado de Honra, a formação vice campeã nacional, o Sport Lisboa e Benfica, que se apresentou no Pavilhão Municipal de Tomar com a sua melhor formação. Como nota de registo, saliente-se a novidade de antes do encontro entre as duas formações seniores, terem sido também apresentados aos muitos sócios e público presentes no Pavilhão, as formações das camadas jovens Leoninas, desde os mais novos, os Bambis até aos Juniores, cerca de 100 atletas, que evoluem na “cantera” leonina. A anteceder ao encontro, foi tempo de homenagear António Ramalhete, antiga glória do Benfica e considerado o melhor guardião Português nesta disciplina.

Quanto ao jogo propriamente dito, o Benfica mostrou em campo, o porquê de ser o mais sério candidato ao título Nacional, ao vencer sem apelo nem agravo a formação Leonina por esclarecedores 9-0. A equipa Tomarense entrou temerosa do seu adversário, e tinha razões, pois logo no minuto inicial, a equipa Lisboeta inaugurou o marcador. Se o receio entre os jogadores leoninos era evidente, mais se acentuou, durante o encontro, com a equipa do Benfica a mostrar um hóquei rápido, incisivo, a jogar em todo o campo, não permitindo aos pupilos de Nuno Lopes pisar em “rama verde”, chegando o intervalo com o marcador a registar 4-0 para o SL Benfica.
O segundo período foi mais do mesmo, com a formação Benfiquista a pressionar o último reduto leonino, forçando assim os seus jogadores a falhar, e aproveitando dessa forma para ir dilatando o marcador.
Independentemente do resultado, há que realçar o excelente espectáculo, que quem teve oportunidade de assistir, presenciou no Municipal de Tomar, não defraudando todos aqueles que tiveram oportunidade de estar presentes.
Sporting Clube de Tomar: Ivo Ribeiro (GR), Orlando Fernandes, Jorge Godinho, Esteves e Pedro Silva; Ivo Silva, Miguel Mor, João Capitolino, Gonçalo Santos e Carlos Costa (GR).

Crónica: Carlos Emídio Martins
Fotos: Jornal "Cidade de Tomar"

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

JOVENS DO SCT APRESENTAM-SE

No próximo domingo dia 28,o Pavilhão Jacome Ratton vai encher-se de cor e alegria para receber os jogos de apresentação dos escalões de formação do SC Tomar. A partir das 1000 horas vai começar o desfile das equipas Leoninas, que convidaram para abrilhantar o evento o Sporting CP, SC Marinhense, Alcobacense e Académica de Coimbra. Espera-se assim um domingo repleto de emoções e claro, hóquei em patins.

APRESENTAÇÃO FORMAÇÃO J. OURIENSE


A J. Ouriense vai levar a efeito no próximo domingo dia 28, a apresentação dos seus escalões de formação masculinos e femininos. Os jogos serão disputados no Pavilhão Municipal de Ourém a partir das 1000 horas e prolongar-se-ão até cerca das 1800 horas, com uma pausa para almoço. As equipas convidadas são aos Águias da Memória e o AA Espinho. Fica o convite a todos os sócios, simpatizantes e adeptos da modalidade para se deslocarem ao pavilhão e apoiarem estes jovens atletas. O alinhamento dos jogos será o seguinte:
1100 – J. Ouriense “A” - FCO Hospital (Escolares)
1200 – J. Ouriense - CRC “Os Águias” (Infantis)

1400 – J. Ouriense - CRC “Os Águias” (Benjamins)
1500 – J. Ouriense - AA Espinho (Iniciados)
1600 – J. Ouriense - AA Espinho (Juvenis)
1700 – Femininos (Jogo entre as várias atletas)

Colaboração: Carlos Clemente
Foto Base: O Castelo

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

JOGOS DE PREPARAÇÃO

J. Ouriense e GC “Os Corujas”, aproveitaram o sábado para mais uns jogos de preparação, tendo em vista os campeonatos que se aproximam. A equipa de Ourém aproveitou o cancelamento do Torneio de Marrazes e deslocou-se até Alenquer para defrontar a equipa local, num jogo que terminou empatado a 5 bolas, mas que deixou boas referências aos técnicos.
Em Coruche a equipa local recebeu o UD Vilafranquense que este ano vai disputar a 2ª divisão zona sul e que na época passada foi treinada pelo actual técnico dos Corujas e venceu por 3-1, depois de ter estado em desvantagem. Bom jogo da equipa das margens do Sorraia, que começa a pouco e pouco a assimilar o estilo de jogo do novo técnico e poderá ser uma agradável surpresa na série C da 3ª divisão. Amanhã será a vez dos Corujas retribuírem a visita, e deslocarem-se a Vila Franca de Xira.
Ficam duas curiosidades dos jogos acima mencionados:
- Em Alenquer voltou a registar-se pouca afluência do público ao pavilhão para apoiar a sua equipa.
- Em Coruche, a 6 minutos do final da 1ª parte, houve uma falha de energia, que motivou que a 1ª parte fosse “mais curta”, mas que o tempo em falta fosse disputado na 2ª parte.

Fonte:
Hóquei Alenquer e Hóquei dos “Corujas”
Foto:
Hugo Guedelha

SC TOMAR DE PRATA NO VALADO

No passado fim de semana disputou-se o Torneio de Valado de Frades, numa organização do BIR, e com a presença do SC Tomar, HC Turquel (2ª divisão norte), AE Física (2ª divisão sul) e a equipa organizadora a militar na 3ª divisão série C e um dos sérios candidatos á subida. A equipa de Torres Vedras foi a vencedora tendo derrotado a equipa de Nuno Lopes na final por um conclusivo 4-1, o ultimo lugar do pódio foi ocupado pelo HC Turquel que venceu o BIR por 5-4. Foram estes os resultados do torneio:
DIA 20
HC Turquel 2 - AE Física 3
BIR 2 - SC Tomar 3

DIA 21
BIR 4 - HC Turquel 5
SC Tomar 1 - AE Física 4

II TORNEIO CIDADE DE OURÉM

A J. Ouriense leva a efeito no próximo dia 27 de Setembro o II Torneio Cidade de Ourém que será disputado no Pavilhão Desportivo do Pinheiro e contará com a participação do CD Paço de Arcos, CF Estremoz (ambos 2ª divisão zona sul), HC Mealhada e J. Ouriense (2ª divisão zona norte).
Na 1ª edição deste torneio a equipa Ouriense venceu o trófeu em disputa após derrotar o CD Paço de Arcos na marcação de grandes penalidades, em virtude do jogo ter chegado empatado ao fim do tempo regulamentar a 3 bolas.
O único senão da 1ª edição que tinha sido o facto da hora tardia a que terminou a final (0030 horas), foi rectificado, o que vai permitir que o torneio termine a uma hora que permita uma maior afluência ao Pavilhão do Pinheiro.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PARA MAIS TARDE RECORDAR

Bastante público o que esteve a assistir aos jogos de apresentação Unionista das equipas de Benjamins e Escolares, frente às respectivas formações do Sporting Clube de Portugal, num convívio bastante agradável. Primeiro os dois clubes fizeram evoluir as suas formações de Benjamins, num jogo bastante equilibrado, dominado a espaços quer por uma quer por outra equipa, mas com o último tempo a pender em definitivo para a equipa Sportinguista. Este equilíbrio traduziu-se no marcador, com 3-0 no final do primeiro período, 3-4 no segundo, 4-5 no terceiro e resultado final no quarto de 6-8.

Seguiu-se o jogo entre os Escolares dos dois clubes, onde o cenário foi completamente diferente, com uma vitória expressiva do Sporting por 1-17, com os miúdos forasteiros a mostrarem uma capacidade superior quer na patinagem quer, principalmente, no posicionamento em campo e rapidez no sentido de desmarcação. Muito boa exibição, ainda assim, dos guarda-redes Unionistas, que evitaram que a derrota tivesse números mais expressivos. Em jeito de resumo, há a realçar o excelente trabalho que o UFE tem feito nestes escalões, sob a batuta principal e agora também coordenação do técnico Cajé, coadjuvado pelo treinador de guarda-redes Saboga, e pelos técnicos Rui Alves e Bruno Carvalho, bem como com o excelente apoio demonstrado pelos pais dos atletas, alguns também Seccionistas. Como crítica construtiva, achamos que seria benéfico insistir mais nos aspectos tácticos das equipas, principalmente nos Escolares, que em situações chave hesitam bastante onde deviam estar e como se posicionar, e onde a tendência dos quarto jogadores de campo procurarem a bola simultaneamente ainda acontece com bastante frequência.

Crónica: Luís Brizida
Fotos: UFE Hóquei

BLOG CD SANTA CLARA

O CD Santa Clara a militar na 2ª divisão zona sul, tem agora um Blog (não oficial), onde podemos ficar a conhecer tudo o que se passa no clube desde os seniores aos escalões de formação. Neste espaço também podemos encontrar noticias diversas sobre a modalidade. É assim um novo espaço na divulgação do Hóquei em Patins, e a quem o Cartão Azul envia as maiores felicidades e votos de muitos anos a divulgar a modalidade na blogsfera.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BOAS INDICAÇÕES

A formação Tomarense fez a apresentação da sua equipa de Hóquei sénior este Domingo frente aos seus vizinhos, o Santa Cita.
Foi um encontro típico de inicio de época, com a equipa orientada por Hélder Santos a apresentar um hóquei bem delineado, e foi sem surpresas que a sua equipa chegou ao 3-0, a meio do 1.º período, com os golos a porem a nu, as deficiências do último reduto do Santa Cita. Mesmo assim a equipa de Miguel Cunha reduziu para 3-2 mesmo no final do primeiro tempo.
O segundo período começou praticamente com 2 golos da formação forasteira, que assim invertia a seu favor o resultado. A Gualdim Pais conseguiu empatar a partida a 4 bolas passado poucos minutos. O resto do período de jogo foi repartido pelas duas equipas com a bola sempre a rondar a baliza das duas formações. Foi mesmo nos últimos segundos do jogo que a equipa do Santa Cita conseguiu o golo que lhe permitiu vencer este encontro.
Em suma, pode-se dizer que a equipa da Gualdim Pais, onde a juventude impera, mostrou argumentos que permitem ao seu técnico realizar um campeonato tranquilo e onde os primeiros lugares estão perfeitamente ao seu alcance.
Gualdim Pais – João Simões (GR), Filipe Almeida (1), Paulo Silva (1), Loic, André Mendes (1); Hugo Matias, Miguel Jerónimo, Pedro Rivotti, Ricardo Monteiro (1), Mico, Luís Jorge, André Silva e Ricardo Rosa (GR)

Crónica: Carlos Emídio Martins

NASCEU O "APITO ALENTEJANO"

Luís Eustáquio que aos 18 anos de idade entrou no mundo da arbitragem como árbitro de futebol 11, filiado na A.F.E. Aos 28 anos abandonou a actividade e foi vogal no Conselho de Arbitragem da AFE, tendo concluído com aproveitamento o curso de monitor de futsal. Actuou como árbitro de futsal em diversos torneios que se realizam na região. Em 2000 concluiu com aproveitamento o curso de árbitro de hóquei em patins. Dois anos depois ascendeu à 2ª Divisão Nacional, categoria que actualmente ocupa. Ao longo da sua vida sempre esteve ligado ao desporto regional e nacional, acaba de criar o Blog Apito Alentejano, que irá trazer a todos os cibernautas amantes de hóquei em patins, tudo sobre a arbitragem no CRAHP Alentejo e não só. O Cartão Azul dá as boas vindas a mais este espaço de divulgação da modalidade, agora na vertente da arbitragem.

DAVID VIEIRA RUMA A ALENQUER

Apontado como o grande reforço da época, e uma das pedras basilares de António Vicente, para o União 08/09, David Vieira abandona o clube após um mês de permanência. David atleta formado no clube, trocou na época passada a camisola alvi-negra do União, pela camisola azul e branca do Santa Cita. No final da época passada e depois da conquista do troféu das 4 Regiões foi convidado a renovar pela equipa de Miguel Cunha, e abordado pelo SC Tomar para reforçar a equipa Nabantina, mas o apelo dos sócios, dos amigos e familiares falou mais alto e aceita representar o clube que o viu nascer para a modalidade. Após um mês de treino verifica que o projecto que lhe foi apresentado, está distante da realidade e não se coaduna com a necessidade de um jovem que precisa de evoluir, sob pena de estagnar nesta fase que é a ultima da sua evolução enquanto atleta.

Assim decide abandonar o União e rumar a Alenquer onde irá encontrar um treinador que bem conhece, assim como Marco Bento que nas últimas épocas tem sido seu companheiro de equipa. David Vieira será neste caso e utilizando um termo de marketing o chamado “dois e um”, pois além da equipa sénior, poderá eventualmente ser uma mais valia na equipa júnior da Vila Presépio.

domingo, 21 de setembro de 2008

APRESENTAÇÃO DESCOLORIDA

Foi uma apresentação algo descolorida a que assistimos da equipa Unionista, defrontando a equipa da cidade dos estudantes que milita no escalão imediatamente inferior do Hóquei em Patins nacional.
Efectivamente, o União dominou o jogo durante toda a 1ª parte, mas limitou-se à maior posse de bola com muita lentidão e sem grande objectividade.
A corroborar este cenário, a obtenção do único golo da equipa da casa apenas a 27 segundos do final da primeira parte por Rui Alves.
Ao intervalo: 1-0

Na segunda parte mais do mesmo, com os estudantes a alcançarem o golo do empate à passagem dos 5 minutos e meio, com um remate frontal de longa distância com a bola ainda a ressaltar no poste.
Assistimos então até final a uma equipa Unionista a tentar alcançar a vitória mais com o coração do que com a cabeça, sem quaisquer resultados práticos.
Neste período estiveram em campo os ainda juniores Eduardo Fernandes e Francisco Maia, que constituíram a surpresa da tarde na convocatória do técnico António Vicente, e que em nada comprometeram a actuação da equipa.
Para além destes, alinharam pelo União Guilherme Noronha (GR), Káká (GR), Bruno Carvalho (cap.), Daniel Noronha, Pedro Brazete, Pedro Sousa, Zé Miguel Boavida, João Mendes, Ricardo Camarinhas e Rui Alves (1 golo).
Resultado final: 1 - 1

Crónica: Luís Brizida
Foto Rui Alves: Cartão Azul

TAÇA JOSÉ TRINCÃO FARINHA

A Associação de Patinagem do Ribatejo decidiu criar no escalão de Infantis a Taça José Trincão Farinha, com a participação de 6 equipas e inicio dia 04 de Outubro e que irá anteceder a realização do distrital da categoria. É assim a justa homenagem que a AP Ribatejo faz em boa hora a esse Homem que enriqueceu todos os que tiveram o privilégio de privar com ele, com a sua simpatia, amizade, dedicação e claro o eterno amor ao hóquei em patins, e nomeadamente ao hóquei Ribatejano, que o mesmo queria ver sempre reconhecido como um dos baluartes da modalidade. José Trincão Farinha vice-presidente da AP Ribatejo faleceu no passado dia 15 de Junho vítima de doença prolongada.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES

Já pode aceder aos resultados e classificações dos campeonatos distritais/regionais através do site da AP Ribatejo, ou do site Hockey Total. Para que resultados e classificações se mantenham actualizados solicita-se a todos os dirigentes, atletas, adeptos que após a realização dos jogos dos seus clubes enviem o resultado do mesmo via sms para 936280531.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

DERBY RIBATEJANO NA APRESENTAÇÃO

A equipa sénior da SFG Pais apresenta-se ao seu publico no próximo domingo dia 21, pelas 1700 horas, onde terá como adversário o “vizinho” Santa Cita. O plantel da equipa nabantina é formado por:
João Simões, João Pombo, Ricardo Rosa, Ricardo Monteiro, Pedro Rivotti, Hugo Matias, Loic Ferreira, Miguel Jerónimo, Paulo Silva (ex- União FE), João Mendes e Filipe Almeida (júnior). Treinador Hélder Santos.

«Mantém-se uma equipa formada, na sua quase totalidade, por jovens estudantes a residir longe de Tomar, o que provoca grandes limitações a nível de treinos e, consequentemente, nos jogos, mas julgamos ser um dos caminhos possíveis para compatibilizar o hóquei com os estudos.» refere o director João Almeida.

HC SANTARÉM APRESENTA-SE DIA 20

Amanhã dia 20 de Setembro, terá lugar no Pavilhão Municipal de Santarém a apresentação das equipas do Hóquei Clube local para a época 2008/2009. Assim a partir das 1400 horas começarão os jogos de apresentação, com dois convidados de luxo, o CD Paço de Arcos no escalão de Benjamins e o HC Turquel no escalão de Juvenis e Júniores, no intervalo das partidas e entre as mesmas haverá exibições de Patinagem Artística e de Iniciação á Patinagem. De salientar que na época que vai começar os júniores do HC Santarém, serão os representantes do Ribatejo no Nacional.

Fonte:
Site Oficial HC Santarém

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

LEÕES NA APRESENTAÇÃO DO UNIÃO

No próximo domingo dia 21 de Setembro o União FE leva a efeito os jogos de apresentação dos escalões de Benjamins e Escolares. O adversário dos jovens Unionistas será o Sporting CP, e os jogos tem inicio ás 1600 horas, cabendo aos Benjamins abrir as “hostilidades”, para às 1700 horas ser a vez dos Escolares defrontarem a equipa Leonina onde milita Valério Silva (ex-União FE). Após o terminus da partida haverá um lanche de confraternização entre os jovens atletas, e respectivos staff’s.
As equipas do União são treinadas pelo Prof. Carlos Filipe coadjuvado por Eduardo Saboga (treinador de guarda-redes), Bruno Carvalho e Rui Alves, resta salientar que a juntar a estes dois escalões o clube da Cidade dos Comboios ainda possui o escalão de Bambis, num total de 37 atletas, incluindo duas meninas.

Fonte:
Blog União FE

ESTUDANTES SÃO OS CONVIDADOS

A Associação Académica de Coimbra, foi a equipa convidada para a apresentação da equipa sénior do União Futebol Entroncamento. O jogo que será disputado no Pavilhão Albano Mateus tem o seu inicio previsto para as 1930 horas de sábado dia 20 de Setembro. Depois do jogo de treino frente ao HC Turquel (2-3) e o jogo relativo ao Troféu Raul Maneta frente á J. Ouriense (5-3), a equipa de António Vicente apresenta-se oficialmente aos seus sócios frente a um conjunto que irá disputar a série B da 3ª divisão nacional. Recorde-se que a equipa do Entroncamento está inserida na zona sul da 2ª divisão nacional, e a manutenção será um dos objectivos principais para a época que começa dia 04 de Outubro com a deslocação a Sintra. O primeiro jogo oficial em casa será dia 11 de Outubro frente ao GDS Cascais em jogo da 1ª eliminatória da Taça de Portugal.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

JOGOS DE PREPARAÇÃO

As equipas Ribatejanas continuam o seu plano de preparação tendo em vista a época que se avizinha, e para além dos treinos, tem sido realizados jogos de preparação, para “aferir o estado das coisas”, e saber qual “o ponto da situação”. De seguida apresentamos os resultados de alguns jogos realizados, e outros que estão agendados para os próximos dias.

Jogos Realizados
13/09 – ACR Santa Cita 2 - GDS Cascais 6
13/09 – AA Amadora 9 - GC “Os Corujas4
14/09 – S Alenquer B 6 - HC Santarém 3 (Juniores)
16/09 – ACR Santa Cita 2 - J. Ouriense 8
16/09 – SC Tomar 3 - HC Turquel 2

Próximos jogos
19/09 – 2100H – SC L Marrazes - J. Ouriense
20/09 – 2030 H – GC “Os Corujas” - UD Vilafranquense
20/09 – 1800H – S Alenquer B - J. Ouriense

N.R: Estes resultados são apenas os que chegaram á nossa redacção, ou que foram publicados nos sites dos diferentes clubes, podendo eventualmente existir outros resultados ou jogos agendados que não tivemos conhecimento, pedindo desde já desculpa aos clubes intervenientes pela não publicação dos mesmos, deixando no entanto o espaço aberto para resultados e crónicas, basta para tal enviarem um mail para cartaoazul@gmail.com

SL BENFICA NA APRESENTAÇÃO

É já na próxima quarta-feira dia 24, que a equipa sénior do SC Tomar se apresenta aos sócios, num jogo agendado para as 2100 horas, no Pavilhão Municipal de Tomar e com a presença do SL Benfica. Aproveitando a presença do clube da Luz na cidade do Nabão a Câmara Municipal de Tomar e o SC Tomar vai homenagear António Ramalhete, figura ímpar do hóquei patinado Português e actual Director da Secção de Hóquei em Patins do SL Benfica. António Ramalhete foi formado no Benfica, pela mão de Torcato Ferreira, ingressou no Sporting em 1974. Ramalhete somou 220 internacionalizações, foi campeão do Mundo (1974 e 1982) e Europeu, por cinco vezes (1971, 1973, 1975, 1977 e 1979). Retirou-se da competição em 1984.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

TORNEIO MEGA NAUTICA 2008

Integrado na preparação da época 2008/2009 o Clube Stella Maris de Peniche vai levar a efeito o Torneio "Mega Nautica 2008", com a participação de HC Sintra, Paço de Arcos (ambos 2ª divisão zona sul) e HC Lourinhã (3ª divisão série C). Esta será a ultima oportunidade do treinador Luís Marques testar o 5 ideal antes do primeiro jogo oficial que será dia 27 de Setembro em casa frente ao SCM Aljustrelense para a Taça de Portugal.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PORTUGAL FICA NO GRUPO D

Já são conhecidos os grupos para o Mundial Feminino que terá lugar em Yuri-Honjo no Japão entre os dias 05 e 11 de Outubro. Portugal ficou colocado no grupo D conjuntamente com a França, Macau e o Japão. O primeiro jogo da equipa Lusa será no dia 05 pelas 1700 horas frente á França, segue-se o Japão dia 06 ás 1800 horas e para finalizar a fase de grupos Portugal defronta Macau dia 07 pelas 1100 horas da manhã locais, ainda madrugada por cá.
Hoje teve inicio no Luso, o Estágio Final II que decorrerá até dia 19, e onde Rafael Oliveira continuará a preparação tendo em vista o Mundial, agora já conhecendo as adversárias no grupo e como tal poder orientar o treino nessa vertente. Continuam 12 atletas ao dispor do Seleccionador Nacional de onde sairão as 10 eleitas para representar o nosso país e tentar o título Mundial.

Fonte:
CIRH

SLB VENCE TORNEIO JOÃO SERRA

O SL Benfica foi o vencedor do Torneio João Serra, levado a efeito pelo CD Paço de Arcos nos dias 11, 12 e 13 de Setembro, e que contou com a participação do SL Benfica, AD Oeiras e o clube organizador. Este evento foi também a oportunidade de homenagear o Presidente João Serra grande dinamizador do clube e que faleceu no passado dia 12 de Abril. O Torneio foi aproveitado para a apresentação dos restantes escalões do clube aos sócios.
No jogo que atribuía os primeiros lugares o Paço de Arcos equilibrou durante a 1ª parte, apesar de ter chegado ao intervalo a perder por 2-3, na 2ª parte tudo foi diferente e o SL Benfica puxou dos galões e obteve 8 golos sem resposta transformando o resultado numa goleada 2-11. Para a história fica o registo do vencedor do 1º Torneio João Serra, e toda a alegria contagiante que se fez sentir no pavilhão nos 3 dias do evento.

Fonte
Blog CD Paço Arcos

domingo, 14 de setembro de 2008

SC TOMAR 3º E ALENQUER VENCE

O SC Tomar não foi além da 3ª posição no Torneio do CF Estremoz disputado ontem naquela localidade Alentejana. O vencedor do torneio viajou desde Alenquer e apesar de na noite anterior ter defrontado o Parede FC em casa no jogo apresentação como aqui foi noticiado, não acusou o cansaço inerente aos jogos e o treinador da equipa Alenquerense aproveitou para uma rodagem total dos atletas. Quanto ao torneio propriamente dito, o primeiro jogo que opôs a equipa organizadora e o SCL Marrazes chegou empatado (2-2) ao final do tempo regulamentar, o que obrigou á marcação de grandes penalidades, onde a sorte viria a sorrir á equipa de Marrazes que assim carimbava o passaporte para a final. No segundo jogo defrontavam-se velhos conhecidos que ainda há poucos meses tinham sido adversários nos quartos de final da Taça de Portugal, e o resultado voltou a sorrir á equipa de Rafael Oliveira desta feita por 3-2. No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar a equipa de Nuno Lopes venceu o CF Estremoz e arrecadou a 3ª posição. No jogo da final o S Alenquer B superiorizou-se ao SCL Marrazes por 3-1 e sagrou-se o justo vencedor do Torneio. De salientar a excelente organização do Torneio e a forma como as equipas foram recebidas tanto pela colectividade como pela Edilidade local.
Ao Cartão Azul, Rafael Oliveira treinador do S Alenquer B, deixou o seu ponto de vista em relação á componente desportiva e ás equipas que evoluíram ontem durante o Torneio. «Do ponto de vista desportivo boa equipa que o Marrazes está a construir, o Estremoz ressentiu-se da sua "maioridade" embora ainda tenha excelentes jogadores misturados com alguns jovens a quem se augura um bom futuro se bem trabalhados, para nós foi importante do ponto de vista da preparação e aliado à vitória final foi bastante positivo, mas foi um torneio onde a preparação da equipa continuou a dominar os objectivos e por esses motivos estas vitórias têm a importância que têm, embora saiba sempre bem vencer, registo para acabar o Sporting Tomar que demonstrou mais entrosamento que nós, fruto de uma equipa já estruturada à 3 épocas e que com os reforços deste ano pode dar um salto muito importante tornando-se uma equipa mais sólida e mais dentro do que pretende o seu treinador, no jogo contra nós diria mesmo que o Sporting dominou mais, teve bons momentos aos quais nós soubemos responder, acabando por vencer mas se tivesse sido o Tomar a vencer não era nada que não merecesse, portanto estamos todos de parabéns e que no futuro consigamos atingir os objectivos a que nos propusemos, nós na zona Sul e o Tomar na Zona Norte, embora sejam objectivos diferentes…» «…uma palavra de coragem e de força ao Sr. Elizeu, um abraço para o Nuno Lopes, Zé Rui e Zé Gonçalez e para o Estremoz que mantenham a sua inspiração e que continuem a ser para o hóquei não só a maior referência no Alentejo, mas também uma referência no hóquei nacional.» acrescentaria o treinador do Alenquer no final.

Pode ler outra crónica do Torneio do CF Estremoz, numa cortesia de Luís Eustáquio, aqui.

Cortesia:
Foto: Blog SC Tomar