quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ESPAÇO ABERTO

Como seccionista da equipa de Juvenis da Juventude Ouriense a qual acompanho de alguns anos para cá, quero aqui deixar uma palavra de apreço pelo desempenho desta na Taça Carlos Ramos, obtendo o 2º lugar do grupo B ganhando o direito de disputar no dia 1 de Fevereiro às 10h no Pavilhão Municipal do Entroncamento, com sua congénere de Turquel o acesso à final que se disputa no mesmo dia às 17h30m,com uma particularidade, é que as outras 3 equipas presentes nesta Final estarão no Nacional da categoria. Estes elementos (8), a par de mais 2 que jogam nos Iniciados, são os sobreviventes duma aposta dos pais com a ajuda de pessoas ligadas ao clube, que os conseguiram manter. Muitos outros ficaram pelo caminho, uns por querer mudar de modalidade, outros por falta de evolução e outros por incompreensão dos pais, sendo este o aspecto mais negativo da minha maneira de ver, e isto não se passa só na JO, mas como elemento deste clube quero aqui deixar alguns alertas porque o que demora muito tempo a construir, é destruído num instante:
-Não seremos nós pais o garante do bem-estar dos nossos filhos, indicando-lhe o caminho?
-Não seremos nós pais os primeiros que ajudando em todas as frentes, tentando arranjar soluções para que o Hóquei continue e não o contrário?
Isto é o meu ponto de vista, e não quero de maneira alguma ferir ninguém, mas sim tentar a união, para que um clube como a JO com todos os seus escalões, faz falta ao Hóquei.

Quis o destino que este época fosse o ano zero para o acesso aos Nacionais, e é pena ver uma equipa como esta não poder disputar o Campeonato Distrital, a qual penso que teria boas hipóteses de se qualificar para o Nacional. Não teria sido de bom senso terem feito a transição de maneira diferente? Se não vejamos, a equipa Sporting CP que a par do Benfica e do FC Porto disputará o ceptro, só está presente no Nacional por desistência do Gualdim Pais. Se tal não tivesse acontecido seria uma pena ver esta equipa do Sporting (na sua maior parte foi Campeã Nacional de Iniciados) não estar presente, tal como acontece com Juventude Ouriense e outras.
Num outro âmbito, quero aqui deixar uma observação: Será correcto que clubes que têm uma formação de excelência, precisam do excesso, bastando para isso olhar para o que se está a passar no Distrital de Iniciados?
Em jeito de final quero deixar aqui votos que a colaboração a todos os níveis seja mais estreita, para podermos garantir a continuação desta modalidade, da qual nunca fui praticante, mas que acompanho de alguns anos a esta parte a qual aprendi a amar.
A todos os amantes do hóquei peço que compareçam no dia 1 de Fevereiro para apoiar esta modalidade que bem precisa.

Um Bem-haja Para Todos os Amantes.

Carlos Clemente

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Sérgio Ribeiro disse...

Caro Caros Clemente,
Deu-me muito gosto ler esta reflexão, sensata, reflectida, equilibrada. Excelente contributo.
Um abraço

Anónimo disse...

Este artigo embora com razão, vem com pelo menos 6 anos de atraso. Quando à seis anos mudaram a forma de apuramento para o nacional é que os responsaveis deveriam ter visto o mal que estavam a fazer ao hoquei de formação ou pelo menos os clubes não o deveriam ter permitido.
Este ano como devem saber é um ano zero porque para o ano, volta-se à formula antiga de as melhores equipas de cada ano vão disputar o nacional.
Não tenho minima duvida que nos anos que viram o nivel do hoquei de formação vai subir tecnicamente e emotividade.

P Nunes