terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

LUTA PELA MANUTENÇÃO

Num jogo entre equipas com o mesmo objectivo, a manutenção, e separadas à priori por apenas 5 pontos, previa-se um jogo renhido e com incerteza no resultado até final. Na realidade, a equipa forasteira controlou quase sempre o jogo, pecando apenas por alguma falta de eficácia na hora do “golo”. Assim, foi com normalidade que aos 9 minutos Rui Alves abre o marcador com um golo revelador da sua grande técnica individual, fazendo passar a bola entre as pernas do defesa, esticando-se depois para com a ponta do stick fazer passar a bola por cima do guarda-redes, isto já dentro da área em zona frontal. Durante mais de 10 minutos o União foi criando sempre maior número de oportunidades de golo, mas não concretizava. Como diz o ditado, quem não marca sofre, e foi o que aconteceu quando numa desatenção da defesa aos 22 minutos Vítor Caldeira “aparece” sozinho junto ao poste direito da baliza a desviar a bola para o fundo da baliza, obtendo assim o empate, resultado que se verificou no final da primeira parte. No reatamento o jogo iniciou-se com a mesma toada, e Rui Alves aos 8 minutos a fazer o segundo golo. Até cerca de 5 minutos do final do jogo as duas equipas jogavam taco a taco, com iniciativas perigosas de ambos os lados, mas com a defesa unionista e o guarda-redes Káka a conseguirem deixar no ar a sensação de impotência dos Estremocenses para fazer golo, ao mesmo tempo que o União perdia mais oportunidades.

(Rui Alves esteve ao mais alto nível e apontou 4 golos)

A partir dos 20 minutos assistiu-se então a algo que só o hóquei pode proporcionar; 6 golos!
Zé Miguel Boavida faz o terceiro golo aos 21 minutos, mas quase na jogada de resposta José Lameira faz o segundo do Estremoz.
Ainda os apoiantes da equipa da casa festejavam esse golo, e o mesmo jogador empata a partida, levando ao rubro o ambiente do pavilhão.
A partir deste momento a equipa da casa lança-se deliberadamente ao ataque na tentativa de alcançar a vitória, mas fá-lo usando e abusando de jogadas individuais e descurando demasiado a sua defesa. Veio então ao de cima uma maior experiência da equipa do União, que com classe e determinação aproveita o balanceamento ofensivo do adversário e faz mais 3 golos, o quarto e o quinto por Rui Alves e o sexto por Pedro Brazete, fixando assim o resultado final em 3 – 6.
Em jeito de resumo podemos adiantar que foi um jogo em que os atletas das duas equipas deixaram tudo o que tinham em campo, mas de uma forma geral notou-se uma superior qualidade de jogo da equipa forasteira, a justificar plenamente o resultado.
Uma última palavra para os adeptos unionistas que compareceram ainda em maior número que em Nafarros, apesar de terem uma tarefa mais complicada porque os estremocences eram em mais quantidade e também muito ruidosos.
Mas a união faz a força e o incentivo por vezes solicitado pela equipa foi sempre correspondido pelos adeptos e vice-versa, notando-se um espírito de entreajuda e de “sofrimento” de ambos os lados que possibilitaram esta brilhante vitória.
O União alinhou de início com Káka (GR), Rui Alves (4), Pedro Brazete (1), Mendes e Daniel Noronha. Jogaram ainda Zé Miguel Boavida (1) e Bruno Carvalho (Cap.). Suplentes não utilizados, Guilherme Noronha (GR), Xiquinho e David Raposo.
Terinador António Vicente, delegado ao cronómetro Camarinhas, delegada Dionísia e massagista Jorge Flores.

Crónica de Luís Brizida
Foto: Blog UFE Hóquei

13 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vitória importante em direcção á manutenção. Mas se por um lado foi uma vitória importante, a noticia que corre por aí a dizer que a equipa de juniores irá acabar, é uma derrota para o clube.

Anónimo disse...

No dia 12-02-2009 às 12:01 um sr. anónimo disse e cito "Já se esqueceram quando chamaram caceteiros aos jogadores do Estremoz. Não vai ser um jogo nada fácil, pois trata-se de um jogo importante para as duas equipas".Pois tinha toda a razão, não foi um jogo nada fácil,mas foi um jogo muito bem ganho pelo meu UFE,desorganizaram-se uns minutos e contra tudo e todos voltaram a ter uma concentração excepcional para jogadores jovens que são,não respondendo a constantes provocações principalmente, o sr."bojudo" que distribuiu cacetada(caceteiros) em tudo o que mexia,agressões,também verbais que era impossível à equipa de arbitragem não ter visto.A assistência como era seu timbre(diziam),muito aguerrida e alguns muito malcriados e com muito má formação,principalmente muitos dos mais jovens,para os adeptos do UFE e também para os jogadores.Por isto e muito mais dou os meus parabéns à equipa do UFE que foram uns heróis.UFE SEMPRE.

Anónimo disse...

havia ai umas pessoas do estremoz que estavam a dizer quando fossemos la jogar iamos perder e levar tareia etc... correu mal ou que? :)

ja agora... ja estou de volta contra o maritimo :D

Anónimo disse...

Já agora, quem é o sr. Bojudo?

Anónimo disse...

Grande vitória e boa aitude... e sábado vamos fazer uma gracinha aos insulares.
Força UFE

Luís Brízida disse...

A nossa equipa sénior (UFE) está com uma boa "dinâmica de vitória", como agora é moda afirmar em "futebolês". Grandes “jogatanas” têm feito nos últimos tempos os nosso atletas.
Até me atrevo a dizer que, com alguma sorte, na 1ª volta poderíamos ter feito mais 8 ou 9 pontos.
Mas não fizemos!
A realidade é que ainda estão 36 pontos em disputa até final, e apesar de estarmos na 10ª posição numa competição com 16 clubes e onde vão descer os 3 últimos, em termos pontuais esta vantagem apenas representa 3 pontos (4, se considerarmos que vencemos o Nafarros em casa e fora)!

Isto é só para lembrar que temos de nos manter “lúcidos”, tanto na hora das derrotas como também quando tudo vai de vento em popa!
No próximo fim-de-semana vamos receber o Marítimo e muito sinceramente acho que temos condições para conquistar mais 3 pontos.
Mas há que ter a consciência que não vai ser fácil.
Acima de tudo queria aqui apelar aos sócios e adeptos, e depois do apoio de que fomos capazes de dar à equipa nos dois últimos jogos fora, para que compareçam em massa ao jogo pelas 17 horas (cinco da tarde) no próximo sábado, mas não se limitem a observar!

PERCAM A TIMIDEZ, TRAGAM O VOSSO CACHECOL, NÃO TENHAM VERGONHA DE O AGITAR, DE SALTAR, DE GRITAR E DE APOIAR CONSTANTEMENTE A EQUIPA!
VAMOS PASSAR A CRIAR UM AMBIENTE ÚNICO EM TORNO DA NOSSA EQUIPA, PRINCIPALMENTE NOS JOGOS EM CASA!
DEIXEMOS PARA DEPOIS AS ANÁLISES E EVENTUAIS CRÍTICAS AQUILO QUE SE PASSAR.
NAQUELA HORA SÓ HÁ UMA COISA QUE INTERESSA:

=== AJUDÁ-LOS A VENCER! ===


FORÇA UNIÃO.
ULTRAS UNIÃO FUTEBOL DO ENTRONCAMNTO SEMPRE!
“TRUPE” POR DETRÁS DA BALIZA, SEMPRE!

Anónimo disse...

VENHAM APOIAR A UNIAO SABADO PELAS 17H VAMOS AJUDAR A VENCER A UNIAO.
FORÇA UNIAO.

Anónimo disse...

Mais nada senhor Luís Brízida, tem toda a razão.
Vamos apoiar a União, não tenham vergonha de gritar...
Adeptos + Batalhão Ultra podem fazer um clima de apoio infernal!
No sábado podem trazer buzinas, cachecóis, etc... Porque o apoio é um dever.
P.P no Sábado contamos contigo para arranzar os Madeirenses.
Força P.P estamos contigo.

FORÇA UNIÃO,VAMOS GANHAR, NÃO DEIXES DE LUTAR, BATALHÃO ULTRA IRÁ APOIAR !!

Anónimo disse...

Dois erros numa só palavra é obra!!!
"Sábado contamos contigo para arranzar os Madeirenses"
arrasar e não "arranzar".
A lingua Portuguesa faz falta a atanta gente meu Deus!

Anónimo disse...

Qual o significado da palavra "atanta", escrita pelo anónimo que deve ser familiar da Dra. Edite Estrela?! :)

Anónimo disse...

Caro blogger,

Permita que me aqui fale do jogo de Estremoz pois muita coisa aqui tem sido escrita que não corresponde à verdade.
Assisti ao jogo e sou obrigado a reconhecer que, no final das contas, a equipa do Entroncamento foi a mais equilibrada apesar de ter tremido aquando do 3-3.
Não só neste como noutros blogs, os jogadores do CF Estremoz têm sido apelidados de "caceteiros" e outras coisas menos abonatórias. É certo que a equipa do Estremoz é "rija" e disputa cada lance como se fosse o último, no resto, é igual a todas as outras.
Vi perfeitamente, os jogadores do Entroncamento a tentarem aproveitar-se dessa alegada fama. Os auto-apelidados "meninos bem comportados", desde cedo começaram a fingir lesões e agressões tentanto criar confusão na equipa de arbitragem. Desde o apito inicial, que vi muito teatro por parte da equipa do Entroncamento na tentativa de tirar do jogo alguns elementos do Estremoz. É certo que, na parte final do jogo, aconteceram algumas jogadas um pouco mais duras fruto de tudo o que se passou no decorrer do jogo.
Na primeira volta, um jogador do União foi involutariamente atingido no olho por um jogador do Estremoz. Desse lance casual e que pode acontecer a qualquer um, foi feito logo um caso pela equipa do Entroncamento.
Pelo que tenho acompanhado, não foi só em Estremoz que o União teve problemas, parece que já em outros campos o mesmo aconteceu, por isso, o mal não pode ser só do CF Estremoz.

Este comentário, não tem qualquer intenção de lançar qualquer confusão, é apenas o direito de resposta que assiste ao jogadores do CF Estremoz.

Cumprimentos ao responsável pelo blogue.

Luís Brízida disse...

Em relação ao jogo em si, aplaudo a seriedade de alguém de Estremoz (aparentemente) que admite sem reservas a superioridade do União no jogo. Lógico que aquando dos 3-3 e a tão poucos minutos do fim as gentes do União ficaram apreensivas. Mas como sabe não tardou muito até que o União passasse para a frente do marcador e provasse que, pelo menos neste jogo, teve maior capacidade que os da casa.
Em relação à questão de disciplina dentro do campo, aí já não posso concordar.
Não acho que os jogadores do União sejam "santos", mas na vossa equipa existiram 2 ou 3 elementos que exgeraram bastante na forma como disputavam cada lance. Acredito que na maioria das situações não fosse intencional, mas que jogaram um pouco acima daquilo que é permitido nas leis do jogo, disso não tenho dúvidas. Talvez o factor casa e o grande apoio dos adeptos estremocenses criem alguma sensação de impunidade aos vossos jogadores. É normal.
Depois, como de resto também afirmou, nos últimos minutos optaram por tentar ganhar "à força", em vez de o fazerem com mais cabeça. Talvez assim até tivessem vencido, apesar de muito sinceramente achar que não o mereceram.
Por fim, se é que isso significa alguma coisa, as nódoas negras que alguns dos nossos jogadores mostraram no final do jogo não eram "maquilhagem".
No entanto, faço votos para que, muito sinceramente, o Estremoz se consiga manter-se na 2ª divisão. Já estou farto de caminhar constantemente para Lisboa para ver os jogos fora do União (que também espero que consiga a manutenção).
Gostava que o hóquei em Portugal se "descentralizasse".

Anónimo disse...

Sr. Luis Brizida, concorda em quase tudo o que disse no seu comentário, inclusivé com a descentralização do hóquei, mas sinceramente este Estremoz na 2ª divisão é que não posso mesmo concordar. Não foi só com os jogadores do união que eles tiveram este tipo de comportamento, perguntem ao Sintra, ao Alenquer e a tantos outros que por lá têm passado, é uma vergonha para o hóquei.O Alenquer até teve que sair sob escolta policial. Com tão boas equipas na 3ª divisão até pareçe impossivel como estes individuos andam na 2ªdiv. Mais, para o próximo ano com as novas regras, tenho muitas duvidas que este Estremoz e outras equipas como eles, mais alguma vez consigam subir à 2ª divisão. Muito mal estará o Hóquei em patins se tal acontecer.