segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PAPARUCO, O COMENTADOR

"Dia de São Pedro........Nobre"

Já há uns dias em Terras Lusas, e depois de recuperar do “jet-leg” foi tempo de mais o meu amigo Kaly, dirigir-me à Aldeia do Hóquei Ribatejano para assistir ao jogo da jornada aquele que opunha ACR Santa Cita e GC “Os Corujas”. Foi com um misto de alegria e emoção que regressei aos pavilhões para assistir à modalidade que elegi como favorita. Apesar de não haver muita gente a assistir ao jogo, o que não é normal, para aquelas bandas, foi tempo de reencontrar velhos conhecidos do hóquei em patins, como Rogério, Lagos, Félix Carvalho Luís Miguel Cunha entre outros.
Para mim e com o Kaly a servir de “cicerone” lá me fui inteirando das novas regras e aproveito para dizer, que achei o jogo muito mais atractivo, competitivo e com menor duração temporal.
O jogo propriamente dito, e desculpem alguma omissão, pois além de tentar acompanhar as jogadas todas ao pormenor, também fui questionando as pessoas ao meu lado sobre as novas regras, começou com a equipa da casa a dominar a partida e a fazer circular a bola, ao passo que a equipa de Coruche se mantinha fechada no seu último reduto, para depois partir para o contra ataque, a sua arma preferida e diga-se mortífera. Mas a equipa de Santa Cita não encontrava os caminhos da baliza e a circulação de bola, não passava disso mesmo, até que numa bola ganha na área dos Corujas, a equipa parte para o contra ataque estava inaugurado o marcador.
Foi então altura de Rafael Oliveira mexer na equipa e lançar Pedro Nobre, e tudo mudou, a equipa da casa começou a ser mais objectiva, com todos os lances de ataque a passavam inevitavelmente pelo stick de Nobre, e as oportunidades foram aparecendo, mas a excelente actuação do guarda redes forasteiro ia atrasando o golo, mas perto do final da 1ª parte, num remate de meia distância, Tiago Pereira aproveita para desviar à boca da baliza, e estabelecer o empate.

Na 2ª parte mais do mesmo, Pedro Nobre a ser o cérebro da movimentação atacante do Santa Cita e em mais um remate de meia distância, com Daniel Noronha, no sítio certo junto à baliza, e estava dada a volta ao marcador. A partir daqui a equipa do Sorraia libertou-se e começou a jogar mais perto da baliza local, tendo inclusive oportunidade de voltar a empatar a contenta. Já perto do final na marcação de um livre directo, o homem do jogo, Pedro Nobre estabelecia o resultado final. Para o que o Santa Cita fez o resultado é justo, no entanto a exibição do guarda redes dos Corujas merecia outro resultado.
Arbitragem positiva de Ricardo Leão, deixando jogar e sempre perto dos lances.
Sinal mais: Pedro Nobre e o dinamismo que deu à equipa, e a excelente exibição do guarde redes forasteiro. As poucas faltas cometidas por ambas as equipas durante a partida, em particular o GC “Os Corujas”
Sinal menos: A falta de objectividade da equipa da casa nos primeiros minutos.

Foto: Francisco Gavancho

15 comentários:

Anónimo disse...

Sr. paparuco faltou dizer que as dificuldades do santa cita poderiam ser menores se não existise o diferendo quanto a mim vergonhoso entre o outro nobre o nuno e o seu treinador pois como o sr. disse e muito bem o santa cita sentiu grandes dificuldades para penetrar na defesa bem organisada do coruche, impunhase a entrda de um meia distancia nato ele está no banco mas há muitas semanas que é ignorado, aliás desde que este sr. pegou na equipa, não admira pois os protestos dos sócios e simpatizantes do clube que são quem paga para este sr. fazer o que quer


Um Santacitense indignado!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não concordo inteiramente com a sua prespectiva da partida, mas respeito... O Pedro é um jogador tecnicamente bastante evoluído, mas por vezes o exagero do individualismo faz com que a equipa deixe de jogar em equipa. Já para não falar que no que toca a defender deixa muito a desejar... A equipa dentro de ringue não é apenas o Pedro e mais 4, mas sim um conjunto de 5 jogadores.

Alguém que esteve na bancada e também viu o jogo...

Anónimo disse...

Esses quase todos de que falou deviam era de ter vergonha de dizer que são do UFE. Preferem ir ver o Santa Cita do que ver o UFE.

Anónimo disse...

Coitado do António se fosse treinador desta equipa.
O Paparuco tem medo do bicho papão?

Adepto disse...

Ao Santacitense indignado faltou ver o jogo, é que os dois primeiros golos do santacita são através de remates de meia distância e se o nobre não jogou afinal falta de meia distancia não é o problema, o problema é o mesmo que já aconteceu noutro clube. Uma palavra de respeito e de solidariedade para o treinador do santa cita, só alguem de muita personalidade e caracter lida com os acontecimentos com esta elevação,o que se está a passar, não dignifica o clube nem o hoquei, se um treinador geriri a equipa à vontade das simpatias ou das antipatias, então abrimos um procedente muito perigoso,se cada vez que um jogador não jogar se fizer uma petição ou se colocar em causa o treinador, não será normal, tambem estou de acordo com o anónimo das 9:22 bem vindo de novo ao hoquei sr. Gavancho, saudo o seu regresso e o regresso das suas cronicas, que boas ou más, falam de hóquei.

Anónimo disse...

meia distancia nato ou Kamikaze? sr anónimo das 9:22?

Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 11:25 (que de anónimo tem muito pouco).

Se tivesse medo comprava um cão, e até lhe digo se não tive medo dos piratas (que são muito mais homenzinhos que você, pois quando eram capturados identificavam-se, coisa que não é capaz de fazer, pois como anónimos somos todos muito corajosos), o que tenho é respeito pelas pessoas sejam elas o António, o Carlos, o Joaquim o Francisco ou o Rafael, e de certeza que nunca viu neste espaço, nenhuma crónica fosse do Paparuco, fosse outra qualquer a ofender ou a denegrir a imagem de alguém, portanto você tenha a opinião que quiser, tente destabilizar o que quiser, e até podia citar aqui dois provérbio Portugueses, para sublevar o seu comentário, mas acho que os animais em questão nos proverbios não merecem tal comparação.
Tenha um bom dia

Paparuco - O Comentador

Cartão Azul disse...

Para completar a informação anterior, e desde já aproveito para pedir desculpa aos leitores deste espaço, mas não posso deixar de responder.

«Mas que raio de homem (e o h pequeno não é por acaso» és tu????? que nem a cara consegues dar, apenas apareces por aqui com comentários anónimos, sinónimo de uma cobardia impar»

Kaly disse...

Deixa lá amigo Gavancho! Responder para quê? Tenho muito gosto em ver hóquei seja ele onde for! Em todos as pistas por onde passei nunca me trataram mal pelo contrário. vamos continuar a ver hóquei seja onde for! O que é preciso é os pavilhões cheios, pelo menos os do Ribatejo.

Kaly

Anónimo disse...

Permitam-me discordar com a crónica deste jogo, pois quem não o viu o jogo, julga que só o Pedro Nobre é que jogou, ou apenas quem marcou os golos. O que de facto não acontece, não fosse o hoquei um jogo de equipa, no qual se incluem cinco jogadores em campo por equipa e todos eles trabalham em conjunto para um resultado final, seja ele positivo ou negativo para as suas cores, parece-me um bocado descuidado nomear um jogador como sendo o "cérebro" desta equipa, quando este, para o jogo de equipa em si me parece contribuir muito pouco.

Santacitense à margem

Anónimo disse...

Para quem apoia a decisão do Rafael em deixar o Nuno Nobre de fora é ver no site da Federação Portuguesa de Patinagem os melhores marcadores da equipa. Afastado desde que o treinador tomou conta da equipa, ainda é o segundo melhor marcador da equipa!

http://fpp.pt/ficheiros/pdf/hoquei-patins/marcadores/3Div.pdf

Cartão Azul disse...

Para o Santacitense à margem

Caro Amigo, tem todo o direito de discordar, isto é apenas a minha opinião, e repito a minha opinião, enquanto espectador, amante da modalidade e administrador de um Blog de Hóquei em Patins, como tal o seu comentário é perfeitamente correcto, para quem assistiu à partida.

Atenciosamente
Paparuco - O Comentador

Anónimo disse...

Quando um treinador fizer algo que alguem não gosta, já sabemos como fazer, olha nunca pensei que os dirigentes dos Santa Cita cedessem a isti tipo de fantochada, que peço desculpas não tem outro nome. Será que precisam de treeinador?

Anónimo disse...

É... o cérebro costuma ser organizador de jogo (aquele que faz jogar e que, se tiver qualidade, também consegue jogar).
Apesar de certas qualidades impressionantes, enquanto joguei com o Pedro não lhe descobri características de organização a não ser espontânea e/ou ocasionalmente. Mas como não o vejo a jogar faz muito tempo, e como não vi o jogo, não posso comentar este caso concreto.

Mas até é aos colegas de um criativo que se exige inteligência para jogar em seu redor e apoiá-lo nas soluções que ele magicamente cria.

Quanto ao Nuno, com razão ou sem razão para estar no banco, é continuar a trabalhar com humildade e empenho porque, sem desprimor ou crítica negativa ao trabalho e qualidade do treinador (até porque não posso acompanhar presencialmente), a carreira não acaba por causa dele ou qualquer outro.

Eu também estive metade da época a aquecer (o banco, claro) e já estou a jogar há um mês. Vamos ver quanto tempo mais os consigo enganar!

Abraço a todos,
gnoronha

Anónimo disse...

Muito bem, Sr. Gavancho, apesar de discordar consigo nesta situação, prefiro tê-lo por perto e a divulgar o hóquei regional como tem feito até aqui.

Santacitense à margem