quinta-feira, 8 de Abril de 2010

BENFICA PODE IR PARA TRIBUNAIS CIVIS

"O sentimento do Sport Lisboa e Benfica é de indignação e repúdio por uma deliberação desequilibrada e incoerente. Neste sentido, já pediu um parecer ao seu departamento jurídico para avaliar o caso, não estando fora de hipótese o recurso para os tribunais civis para que se faça justiça e se restabeleça a verdade desportiva". É assim que termina o comunicado do Benfica, em resposta à deliberação, de anteontem, do Conselho de Justiça da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), relativa ao caso Caio - foi castigado com dois jogos de suspensão após ter visto cartão vermelho no jogo da Supertaça, frente ao FC Porto -, e que aplicou uma derrota de 10-0 aos encarnados e a consequente subtração de três pontos, por indevida utilização do atleta no encontro com a Juventude de Viana na segunda jornada do campeonato.

Em causa estão dois jogos do Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Lisboa (APL), nos quais Caio não participou, julgando o Benfica, e o Conselho de Disciplina da FPP, como bons para cumprir o castigo.

A Juventude de Viana protestou o jogo, pois acredita que os referidos jogos não serviam para o efeito, tendo o Conselho de Justiça dado razão aos minhotos.

No entanto, se o Benfica efectivar o recurso aos tribunais civis, fica sujeito a sansões pesadas, conforme prevê o ponto 1 do artigo 48 do Regulamento de Justiça e Disciplina da Federação. "Salvo nos casos directa, expressa e legalmente previstos, os clubes, dirigentes, patinadores e elementos de arbitragem que submetam aos tribunais comuns a apreciação de questões previstas na regulamentação desportiva, serão suspensos da respectiva Associação de Patinagem e FPP pelo prazo de um a seis anos".

Paulo Rodrigues, vice-presidente para o hóquei em patins da Federação foi quem explicou a O JOGO a razão de tamanha demora (cerca de seis meses) nesta decisão. "Um caso destes, que não é fácil de analisar, tem de ser objecto de várias diligências e por isso demorou mais tempo. Foi analisado com todo o cuidado".

Rui Guimarães in O Jogo on-line

Mais noticias em: Sapo Desporto e SL Benfica

10 comentários:

Anónimo disse...

O sr. vice presidente da Federação se aparecesse mais vezes e fizesse o seu trabalho, já muita coisa não acontecia, isto também é a prova de como esta direcção da FPP anda a reboque da associação do Minho, para que consiga negociar a sua permanencia, o Presidente e vice prsidente da FPP andam a reboque e assim garantem os apoios necessarios para se reelegerem, se calhar não era altura em vesperas de eleições, de aparecerem outras listas? Como é possível que Lisboa, Alentejo, Coimbra, Algarve, Açores, Madeira, Setubal, Ribatejo e Aveiro que sáo sempre prejudicadas, não se juntam todas em torno de uma lista unica de concenso de todas estas associações e acabem com este farrabadó que só mata o hóquei, enterrando-o cada vez mais fundo?

Anónimo disse...

ATENÇAÕ QUE ESTAMOS A FALAR DE PARECERES DADOS AO BENFICA E DECISÕES JURIDICAS, FORNECIDAS PELA FPP E PELA APL E SÓ DEPOIS DISSO O BENFICA UTILIZOU O JOGADOR.
MAS TAMBEM NÃO PODEMOS DEIXAR DE RECORDAR UMA OUTRA COISA, QUANDO A JUVENTUDE OURIENSE SUBIU À 1ª DIVISÃO, O SEU TREINADOR LUIS MIGUEL CUNHA NÃO TINHA O NIVEL 2, QUE ERA O NIVEL EXIGIDO NA ALTURA AOS TREINADORES DE 1ª DIVISÃO, ENTÃO A J. OURIENSE, INSCREVEU UM TREIANDOR COM ESSE NÍVEL QUE ESTAVA NO BANCO COM A EQUIPA, ETC E ATENÇÃO QUE OS ARBITROS NA ALTURA, NAO DEIXAVAM O TREINADOR SEQUER FALAR COM OS JOGADORES NOS PEDIDOS DE DESCONTO, NA ALTURA POR CAUSA DSTA SITUAÇÃO QUE ERA PEFEITAMENTE LEGAL, A FPP LEVANTOU UM PROCESSO ONDE SE PERGUNTAVA QUEM ERA AFINAL O TREINADOR DA JUVENTUDE OURIENSE, TENDO ENTÃO DECIDIDO CSTIGAR O TREINADOR, O JOGADOR GODINHO QUE TAMBEM TINHA O NIVEL 2 E O PRESIDENTE DO CLUBE, TUDO ISTO ESCANDALOSO, PORQUE A JUVENTUDE OURIENSE ESTAVA PERFEITAMENTE DENTRO DA LEI, IAM CONSEGUINDO MAS NÃO CONSEGUIRAM ATIRAR A J. OURIENSE PARA A 2ª DIVISÃO.
ENTÃO E ESTE ANO QUEM É O TREINADOR DA JUVENTUDE DE VIANA? COMO É POSSÍVEL ALGUEM QUE NÃO ESTÁ INSCRITO COMO TAL, PEDIR DESCONTOS, ESTAR EM PÉ NO BANCO, FALAR PARA DENTRO DO CAMPO, PROTESTAR COM OS ARBITROS, DAR INDICAÇÕES AOS JOGADORES NOS DESCONTOS E FORA DELES, ETC????? É ISTO QUE ESTÁ EM CAUSA, A FORMA COM SE PASSAM POR CIMA DAS LEIS, A FORMA COMO A NOSSA MODALIDADE É AFUNDADA EM FAVOR DE INTERESSES INDIVIDUAIS DE CIRCUNSTÃNCIA, COMO FOI NO INICIO DA EPOCA A TENTATIVA DE FAZER APROVAR NA ASSEMBLEIA GERAL, UMA MEDIDA QUE PERMITIA AO TREINADOR DE VIANA SER INSCRITO COMO TREINADOR DE NIVEL 3 MESMO SEM TER ESSE NÍVEL, É ESTA POUCA VERGONHA QUE ESTÁ A FRENTE DOS OLHOS DE TODA A GENTE E QUE VEM TODA DO MESMO SÍTIO E COM A CIVÊNCIA ESCANDALOSA DO PRESIDENTE DA FPP, ALGUEM QUE TÊM DEMONSTRADO AO LONGO DOS ANOS SER UMA PESSOA COM INTERESSES VÁRIOS MAS NENHUM É O HOQUEI EM PATINS,NEM É PESSOA DO HÓQUEI, NEM É PESSOA QUE PERCEBA DE HÓQUEI E O VICE PRESIDENTE QUE RARAMENTE PÕE UM PÉ NA FPP, SEGUE PELA MESMA BITÓLA.
OS INTERESSES DO HÓQUEI EM PATINS SÃO NACIONAIS, NÃO SÃO DO MINHO OU DE OUTRA REGIÃO QUALQUER.

Anónimo disse...

O QUE É ESCANDALOSO EM TODO ESTE PROCESSO É O SEGINTE: NA EPOCA PASSADA, O CANDELÁRIA PROTESTOU OS JOGOS COM OLIVEIRENSE E JUVENTUDE DE VIANA, EXACTAMENTE PELOS MESMOS MOTIVOS, PORQUE ESTES DOIS CLUBES TINHAM JOGADORES CASTIGADOS E ESSES CASTIGOS FORAM LIMPOS EM TORNEIOS ASSOCIATIVOS, HOMOLOGADOS PELA FPP E POR ESSE MOTIVO CONSIDERADOS OFICIAIS, E POR ISSO NÃO FOI DADA RAZÃO AO CANDELÁRIA, ESTE ANO COMO FOI VENDIDO UM SONHO A JUVENTUDE DE VIANA, QUE COM JOSÉ QUERIDO SERIAM CAMPEÕES NACIONAIS E COMO ESTÃO MUITO LONGE DISSO E ATÉ MUITO LONGE DAQUILO QUE A JUVENTUDE FEZ A EPOCA PASSADA, ENTÃO TENTA-SE POR TODOS OS MEIOS, GANHAR NA SECRETARIA, AQUILO QUE A EQUPA NÃO TÊM COMPETENCIA PARA GANHAR DENTRO DO CAMPO E MAIS RIDICULO AINDA, PROTESTAR POR UMA COISA, QUE NA EPOCA PASSADA, NÃO PEGOU COM A CANDELÁRIA, MAS AGORA E NESTA ALTURA PORQUÊ? pORQUE O SONHO QUE FOI VENDIDO À JUVENTUDE DE VIANA, ESTAVA A TORNAR-SE UM PESADELO, PORQUE DEPOIS DE TANTO DINHEIRO GASTO, FICAR EM 3º JÁ ERA MAU, PORQUE O QUE FOI VENDIDO AO PRESIDENTE DO VIANA É QUE A EQUIPA IA SER CAMPEÃ, MAS AINDA POR CIMA SER ULTRAPASSADA, NA CLASSIFICAÇÃO PELA OLIVEIRENSE E PELA CANDELÁRIA ERA ESCANDALOSO, ATÉ PORQUE A JUVENTUDE NÃO TÊM HÓQUEI CAPAZ NEM CONVINCENTE, POR ISSO AGORA ATRAVÉS DOS MEIOS DO COSTUME, A FPP E A ASSOCIAÇÃO DO MINHO EM VERDADEIRO CONCLÚIO, VÊM DAR A VOLTA A UM ASSUNTO QUE RAIA O ESCANDALO E A POUCA VERGONHA E AINDA MAIS A IRRESPONSABILIDADE, PORQUE CEGOS PELA GANÂNCIA E PELA MENTIRA, AINDA NÃO PERCEBERAM QUE SE NESTE MOMENTO O CANDELÁRIA QUE CONTINUA A SER PREJUDICADO POR TODOS OS MEIOS, E ASSIM COMO O BENFICA, SE ESTES CLUBES DE UM MOMENTO PARA O OUTRO RESOLVEREM ABANDONAR A MODALIDADE, O HÓQUEI NACIONAL DÁ O ESTOIRO FINAL, O BENFICA QUE É QUEM AINDA VAI TRAZENDO JORNAIS E A TELEVISÃO AOS JOGOS, SE SAIR, ACABOU-SE A PAPA DOCE, E AQUELES DIRIGENTEZINHOS QUE GANHAM FORTUNAS A DEBITAR KILOMETROS Á FPP E GANHAREM REMUNERAÇÃO POR UM SERVIÇO QUE NÃO FAZEM, DEPOIS VIVEM DE QUÊ?
MAS PARA ALEM DE TUDO ISTO QUE É O CERNE DA QUESTÃO, É BOM NÃO ESQUECER, QUE O JOGADOR DO BENFICA CAIO, SÓ COMEÇOU A JOGAR DEPOIS DE A FPP TER DADO AUTORIZAÇÃO, BEM COMO A APL, TANTO ASSIM É QUE O JOGADOR NÃO JOGOU EM PAÇO DE ARCOS NA 1ª JORNADA, APESAR DE A FPP E A APL DIZEREM QUE PODIA JOGAR E QUE JÁ PODIA TER JOGADO NA 1ª JORNADA, PORQUE OS JOGOS TINHAM SIDO CUMPRIDOS NO TORNEIO DE ABERTURA DA ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE LISBOA, TAL COMO OS JOGOS QUE O CANDELÁRIO PROTSTOU O ANO PASSADO, OS CASTIGOS DOS JOGADORES DESSAS EQUIPAS TINHAM SIDO LIMPOS EM TORNEIOS DAS RESECTIVAS ASSOCIAÇÕES, MINHO, PORTO E AVEIRO, COMO POR EXEMPLO O TORNEIO JORGE COUTINHO. PORTANTO COMO É QUE É POSSÍVEL QUE A FPP TENHA UMA DECISÃO E QUE COM ISSO AUTORIZA O CLUBE A TOMAR UMA DECISÃO DE UTILIZAR UM JOGADOR E AGORA VEM DIZER QUE O CLUBE TEM DE SER PENALIZADO POR TER UTILIZADO O JOGADOR?

Anónimo disse...

ENTÃO SR. PAULO RODRIGUES, O ANO PASSADO QUANDO O CANDELÁRIA PROTESTOU, O PROCESSO NAO FOI ANALIZADO COM O MESMO CUIDADO? É QUE OS MOTIVOS DO PROCESSO DE CANDELÁRIA E QUE OS LEVOU A PROTESTAR, ERA RIGOROSAMENTE OS MESMOS. O SR. ACHA QUE ENGANA ALGUEM COM ESSA AFIRMAÇÃO?
OS CLUBES JÁ PENSARAM QUE DAQUI EM DIANTE A FPP VAI DECIDIR SEM TER NECESSIDADE DE ASSEMBLEIAS GERAIS? SERÁ POSSÍVEL NÃO ACORDAREM E NÃO COLOCAREM GENTE QUE QUEIRA BEM AO HÓQUEI À FRENTE DA FPP? QUEREM ACABAR COM A MODALIDADE DE UMA VEZ POR TODAS?
DEMITAM-SE

Anónimo disse...

Não me admirava nada que perante tudo isto, um dia destes o Benfica resolva acabar com a modalidade, como Sporting também fez e outros acabarão por fazer também. É este o bonito serviço que esta gente na FPP anda a fazer ao hóquei, na FPP e nas associações, porque isto são encomendas a troco de apoio nas eleiçõs que aí vêm para a direcção da FPP. Ah pois é.

Anónimo disse...

o Azar desta gente é que o Pinto da Costa sabe mais num dedo que eles no corpo todo, porque senão até o Porto era lixado, mas aí pia mais fininho, lutem e matem-se pelo 2º lugarinho, infrinjam todas as regras que quiserem, mas ao Porto já ninguem tira mais um.

Anónimo disse...

Esta fantochada de querer meter o Viana á força no 2º lugar, é para tentarem convencer o presidente do clube a não sair, o presidente do Viana já disse que ia sair da direcção, então como já enganaram o homem varias vezes e este ano foi escandaloso, agora querem oferecer-lhe o 2º lugar, mas duvido que o enganem mais uma vez, só se ele deixar. Anda o homem a juntar dinheiro para dar a vendedores de sonhos, ainda se a equipa tivesse a jogar bem, se tivesse um bom hóquei, agora assim? mesmo de favor e a serem ajudados, até a Oliveirense e a candelária já iam frente na classificação, querem agora o quê? tapar o sol com a peneira? convenceram o homem a mandar o Rui Neto embora e afinal para quê? e a que custo?

Anónimo disse...

Não percebo porque se ataca aqui o Sr Paulo Rodrigues. Se há tanta gente com competência porque não aparecem e se candidatam à FPP? o QUE SE PASSOU AGORA PECA POR TARDIO MAS ESTÁ CORRECTO OU NÃO? Leiam bem os regulamentos. O CD está abaixo do Jurisdicional, meus caros e aí o Sr Paulo Rodrigues nem ninguém da FPP pode nem deve interceder senão qual a moral para depois dizerem que o dito Conselho não era Independente? Querem agora desculpar-se com quê? Organizem-se como diria o outro e não queiram ganhar a todo o custo. Já estavam a não sei quantos pontos do Título e agora lutam com CSC, Oliveirense e J Viana pelo 2º lugar, qualquer deles com metade do orçamento.

Anónimo disse...

João Campelo à Presidência
já. Cristiano pereira idem
Associação de Lisboa,Ribatejo,
algarve,setubal mais uma ou
outra tem gente capaz de avançar
é urgente mudar para salvar o
hóquei se não vai ser o fim.


Sr. Gavancho porque não pensar
nisso também(arranje aí uma
equipa)O que não falta por aí
é Gente capaz de dar conta do recado.Temos que salvar o hóquei.

Anónimo disse...

Vamos lá tentar ajudar!

O Sr. Paulo Rodrigues entrou na FPP através do lobby de um Clube de Lisboa com a benção do sr. Presidente da APL. Nos entretantos o rapaz ficou deslumbrado, sentado ao lado do Pinto da Costa, Selecções etc, etc... e já mudou de tabuleiro. Lisboa perdeu um dos seus piões e tão amigos que eles eram e perdeu a estratégia do "cavalo de tróia", o tal clube agora também começa a ter dificuldades para para controlar Lisboa. Assim abortou o "assalto à FPP", pois o rapaz deu-se bem com a "jaula" ou não fosse ele leão...
Continuando a ajudar, quem é o grande amigo do boss que é do Minho, ora esse mesmo o boss do Minho, quem é visita frequente do Pavilhão da tal equipa, esse mesmo o boss, quem tem casa na zona desse tal clube, esse mesmo o boss, quem é o presidente do tal clube que tem umas pedritas que dão jeito nas casitas e uns contactos simpáticos par resolver umas obrazitas que de outra forma não andavam, esse mesmo o presidente do tal cube. Moral da história a culpa é do Conselho de Disciplina. Beijinho e abraços e continuem a rolar porque rolar é muito bom para a saúde.