segunda-feira, 19 de abril de 2010

PAPARUCO O COMENTADOR

"Empate acabou por ser prémio"

Poderia ter intitulado esta crónica como "Dia de São Renato" ou "Fonseca espalhou magia", mas de certeza que viria logo um grupo de anónimos (alguns muito pouco anónimos), dizer que o mérito é de todos, se eu estive a ver o jogo, que nestas idades não é justo destacar um jogador ou outro, etc, etc, etc, então resolvi chamar-lhe "Empate acabou por ser um prémio", e de certeza, que mesmo assim, virão os acérrimos críticos dizer "cobras e lagartos" do mesmo. Mas como se diz na gíria da minha "guerra" siga a Marinha, que o Exercito está cansado, e como tal no passado sábado desloquei-me até Tomar para ver o derby que opôs SC Tomar e J. Ouriense para o Nacional de Juvenis, num dia chuvoso (e de que maneira) e com um Jácome Ratton bem composto de publico entusiasta de ambas as equipas. Foi com redobrada alegria que revi amigos de longa data, o caso do Vitorino, Carlos "Chocolate", Carlos Emídio Martins, Carlos Clemente entre outros.
Quanto ao jogo em si, a equipa de Ourém entrou melhor (aliás foi a melhor equipa durante toda a partida), empurrando a equipa de Fernando Vaz para o seu meio ringue e quase "sufocando" a equipa verde e branca em tarefas defensivas, e a pressão era tal que só com cerca de 5 minutos de jogo a equipa do SC Tomar se acercou da baliza da J. Ouriense. O jogo manteve a mesma toada e a equipa de Tomar jogava em contra ataque e foi num desses lances que viria a inaugurar o marcador, e noutro lance idêntico aumentar para 2-0. A equipa de "Pipoca" não perdeu a cabeça e continuou a explanar o seu jogo e num lance de sorte (remate de fora da area de André Domingues, que tabela num defensor Leonino e traiu Renato Rodrigues) reduz para 2-1, mas antes do intervalo viria a empatar num golo de Fonseca. Nesta altura já Fernando Vaz tinha feito entrar o iniciado Pedro Martins que veio dar organização e acutilância à equipa Leonina.
Na 2ª parte apesar de continuar a jogar sem grande ideias e "cada um para si", existiram alturas em que por parte do Tomar parecia mais corridas de patins do que hóquei, sem colectivo, apesar de Pedro Martins tentar arrumar a casa, o Tomar voltaria a adiantar-se no marcador. Mais uma vez a equipa de Ourém manteve a calma e a organização, e num jogo pautado pelo rigor tactico viria a dar a volta ao marcador com mais dois golos de Carlos Fonseca, que fez um jogo fabuloso. À entrada do ultimo minuto num livre perto da area da J. Ouriense, Hernâni Dinis vira a empatar a partida 4-4, resultado com que se chegaria ao final, não se antes (faltavam 56 seg) faltar a luz, resultado do enorme trovoada que se abateu sobre a cidade do Nabão.

Este resultado injusto para os jovens Ouriense que mereceram e de que maneira a vitória, acabou por ser um prémio para a equipa Leonina, a precisar de rever a matéria no que concerne ao conceito de jogo de equipa, e a forma de fazer a bola circular entre todos e não um ou dois jogadores pegaram na mesma na sua área e tentaram sozinhos fazer o que deve ser feito em equipa. Uma boa arbitragem de Rui Taborda, que acompanhou de perto todos os lances e deixou jogar.
Sinal mais: Carlos Fonseca (que jogão), Renato Rodrigues (grande exibição) e o muito publico presente no Pavilhão
Sinal menos: Ricardo Marrucho, extremamente individualista e com atitudes (por exemplo, bater violentamente com o stick na tabela) que lhe podem valer cartões e o consequentemente prejudicar da equipa, assim como terá de rever a forma de se dirigir ao arbitro, e sendo o atleta, um excelente praticante e um dos valores seguros do hóquei Ribatejano terá de ter atenção nesses pormenores, pois poderão ser a pequena, grande diferença para uma carreira cheia de sucessos, como se espera.

Foto: Carlos Clemente - Blog "Juventude Ouriense OK"

4 comentários:

Anónimo disse...

Queria deixar aqui um grande abraço para o Ricardo, eu que fui seu treinador durante mais de dois anos em Santa Cita, e, provavelmente conheco-o melhor que muitos.
Para quem, como eu, que acompanhou o Ricardo desde os seus tempos de Escolar, nota-se garantidamente uma grande diferença em relação a sua postura e sua atitude dentro do campo. O Ricardo é um miudo que respira e vive o hóquei duma forma que muito poucos o fazem, está habituado a ganhar e fundamentalmente, nos tempos de Santa Cita, habituado a ser sempre o melhor.
Este ano, comparativamente com outros anos, nota-se no Ricardo uma postura completamente diferente, mais adulto, mais responsável e acima de tudo mais humilde, o que não invalida, que, de vez em quando, não possa sair daquela que tem sido a sua excelente conduta este ano, e exteriorize para fora o seu descontentamento, muitas vezes com ele próprio, daquele que terá sido um mau jogo.
Gavancho, deixo apenas a minha opinião, no que poderá ser a selecção de comentários, sinceramente, penso que deverá haver algum cuidado na aceitação de comentários neste poste, relembro que estamos a falar de um miudo de 15 anos que faz sacrificios, juntamente com a sua familia, que ninguém imagina para poder estar presente em todos os treinos e jogos, e ás vezes é nestas idades que se começam a defenir realmente aqueles que treinam para melhorar e os que vão aos treinos para brincar.

Grande Abraço ao Ricardo

Mário Serra

ERNANI BATISTA disse...

no ultimo paragrafo esta tudo dito.
e vindo de quem vem,que é quem conhece melhor o jovem em questão,está tudo dito.
Gavancho, se me permites este a parte, bater com o stik na tabela por ter falhado um golo, por estar chateado consigo mesmo, penso que não é nada demais, sim não o deveria fazer, mas vejo tantos jogos de 1ª 2ª 3ª, e sinceramente, quantos cartões haveria?
concordo que não o deveria fazer, mas quem é que aguenta, penso que nos proprios por vezes fazemos coisa que não queremos mas é o instinto de quem não gosta de perder,eo instinto de quem da tudo que tem dentro de campo, eo instinto de um lutador.
espero que não fiques chateado mas é a minha opinião.
respeitosamente:
ernani batista

Anónimo disse...

Sao reacçoes perfeitamente normais...so quem joga sabe. E bater na tabela que mal tem?? reacção de quase todos os jogadores quando as coisas nao estao a sair bem. era evitavel esses comentarios sobre o atleta

Anónimo disse...

Bater com o stick na tabela já era penalizado com cartão amarelo no mínimo, nas regras anteriores, como é agora motivo para exclusão quando os arbitros entendem, e é esse o erro, deviam ser sempre estas atitudes penalizadas, porque há todo um universo para respeitar para alem dos bens materiais, como são as tabelas.