segunda-feira, 2 de agosto de 2010

IRMÃOS NEVES, DE ALMEIRIM A LISBOA

Jogam no Sporting, Diogo é tri-campeão pelo clube leonino e foi agora chamado à Selecção Nacional sub-17, Bernardo já foi campeão pelo Benfica Irmãos Neves dois campeões de Almeirim no hóquei em patins jovem.
Bernardo, 21 anos e Diogo Neves, 16 anos são dois irmãos que têm em comum a paixão pelo hóquei em patins. Começaram muito cedo na vida a praticar a modalidade nas equipas jovens do Hóquei Clube "Os Tigres" de Almeirim, rapidamente deram nas vistas e rumaram a Lisboa e às equipas jovens do Sporting Clube de Portugal.

Almeirim é a terra natal, onde habitam com os pais e onde fazem a maior parte da sua vida e continua a ser o seu refúgio para descanso e convívio com os amigos. Bernardo estudou em Almeirim até ao 12º ano e frequenta agora a Faculdade de Economia da Universidade Nova, em Lisboa. Diogo passou para o 11º ano e continua a estudar na "Cidade da Sopa da Pedra", e ainda hesita quanto à área que vai seguir a nível universitário. "Talvez algo ligado ao desporto", diz.
Apesar da diferença de idade, Bernardo e Diogo começaram a jogar no Sporting na mesma altura. Bernardo, então com 14 anos, e Diogo com 9 anos, eram e continuam a ser os pais a transportá-los para os treinos. Apesar da azáfama de estudos e treinos, os dois irmãos foram e são bons estudantes, para isso tiveram sempre a ajuda da mãe, que é professora do ensino secundário.
"O nosso pai e a nossa mãe vão sempre connosco para os treinos e jogos. Depois treinávamos a horas diferentes, enquanto eu treinava a nossa mãe ajudava o Diogo nos estudos e a fazer os trabalhos de casa, depois o Diogo ia treinar e ficava eu a trabalhar com a minha mãe. Tem sido assim durante todos estes anos e resultou. Somos alunos regulares e não desiludimos os nossos pais, compensando assim o seu sacrifício", disse Bernardo.
Os caminhos no hóquei em patins foram também muito parecidos. Bernardo foi o primeiro a ingressar na equipa do Hóquei Clube "Os Tigres" de Almeirim. Foi levado por amigos. Na família não havia ninguém ligado à modalidade. Diogo acompanhou o irmão e pouco depois viu-se com uns patins nos pés e a dar alguns "malhanços", mas rapidamente se entendeu com os patins e começou a destacar-se como um bom jogador.
Num torneio em Lisboa foram vistos por "olheiros" do Sporting e acabaram por integrar os quadros do clube lisboeta. "Não foi um sacrifício, já éramos sportinguistas de coração, e agora a ligação está ainda mais arreigada", afirmaram os dois jovens em uníssono.
Bernardo começou nos iniciados, e logo no ano a seguir ia ficar sem clube porque o Sporting não fez equipa de juvenis. "No final da época apareceu um convite do Benfica, que aceitei de pronto. Estive lá dois anos e ali fui campeão nacional de juvenis. Subi então a juniores e passei para o Alverca onde estive um ano e fui campeão distrital. Depois regressei ao Sporting, onde fiz as duas últimas épocas de júnior. Subi a sénior e estive na Académica da Amadora. Agora com o regresso do hóquei sénior ao Sporting tenho esperança de vir a ser convidado para voltar o representar o clube do meu coração", diz Bernardo com entusiasmo.
A passagem pelos dois grandes clubes de Lisboa deu uma visão clara da forma como se faz formação num lado e noutro. Bernardo não hesita quando afirma que "as diferenças são muito grandes. No Sporting existe um espírito mais familiar, é um clube que dá grande importância à formação dos jovens como homens e como praticantes das várias modalidades. O Benfica é mais voltado para a grande competição, vai buscar jovens já com formação adiantada", garante.

Pais orgulhosos dos seus rebentos
Jaime Neves e a esposa são pais orgulhosos dos seus filhos. São eles que transportam os filhos para os treinos e para os jogos. "É como se costuma dizer ‘o paitrocínio". Viajamos cerca de 6000 quilómetros por mês, mas não o fazemos com sacrifício, fazemo-lo com gosto, porque nos orgulhamos dos filhos que temos", diz comovido Jaime Neves.
Aliás o acompanhamento dos filhos levou Jaime Neves a ser tentado pelo dirigismo desportivo e durante alguns anos foi director do Hóquei Clube "Os Tigres". "Não hesitei quando fui convidado e dediquei-lhe alguns anos. Vejo agora com alegria a evolução do clube, que está a passar por uma excelente fase", refere Jaime Neves.
Embora seja um orgulho ver a evolução dos filhos na modalidade de hóquei em patins, Jaime Neves e a esposa são claros na opção que comunicam aos jovens. "Acima de tudo está o curso. O hóquei em patins será sempre uma segunda opção", garante Jaime Neves que lamenta que não se dê à modalidade a grandeza que ela tem.
Mas a chamada do Diogo à Selecção Nacional é motivo de grande orgulho e alegria de toda a família Neves. "Foi uma grande alegria quando soubemos da convocação do Diogo para a Selecção Nacional. É um grande orgulho que queremos compartilhar com a cidade de Almeirim e com a região", referiu Jaime Neves
No final da conversa com O MIRANTE, Bernardo e Diogo fizeram questão de enaltecer o lugar que os seus primeiros treinadores tiveram na sua vida de hoquistas. "Nunca nos vamos esquecer dos técnicos Manuel Godinho, João Santos e Renato Rodrigues que nos conduziram nos primeiros tempos na modalidade. Terão sempre um lugar importante no nosso coração", garantiram os dois jovens.

A Selecção Nacional é o início da concretização do sonho de Diogo
Diogo é mais jovem e mais comedido na maneira de falar. Mas não se esconde quando diz que sonha alto em relação ao hóquei em patins. "Esta chamada à Selecção Nacional de Sub-17 é o início da concretização do sonho de chegar longe na modalidade. O meu imaginário não tem limites. Vir a ser campeão da Europa e do Mundo e jogar um dia no Barcelona, são metas que povoam os meus sonhos de jovem", garante Diogo.
O mais jovem dos irmãos Neves, garante que as características de hoquistas, dele e do Bernardo, são muito diferentes. "Eu sou aquele jogador a que os treinadores chamam de universal. Faço qualquer posição no campo e distingo-me sobretudo no comando de jogo e no transporte de bola para os avançados, depois defendo bem. O Bernardo é claramente um jogado de área, é um concretizador", refere o jovem Diogo.
A carreira de Diogo tem sido também mais recheada de êxitos. Para além dos títulos regionais, já foi campeão nacional três vezes, em infantis, iniciados e juvenis, sempre pelo Sporting. "Para além disso estive em mais quatro finais. Não se pense por isso que chegar à final é fácil. Na zona de Lisboa e no Norte do país existem equipas que trabalham muito bem com a juventude", garante.
No que se refere à Selecção Nacional, Diogo é muito cauteloso. "O seleccionador conhece-me bem, sabe o meu valor, e isso esteve na base da minha convocatória para o estágio. Estou a trabalhar forte, porque estamos 12 no estágio e só 10 é que vão a Inglaterra disputar a prova. Dos convocados vão sair ainda um jogador de campo e um guarda-redes, mas eu estou confiante de que vou ficar".
No entanto, Diogo faz questão de destacar o trabalho que se faz com os jovens no Hóquei Clube "Os Tigres" de Almeirim. "Foi ali que comecei e não me esqueço disso, nesta altura em que estou integrado nos trabalhos da Selecção Nacional, o momento mais alto da minha carreira".

In Jornal "O Mirante"
Titulo: Cartão Azul

1 comentário:

Anónimo disse...

Não é verdade que o Bernardo tenha sido convidadop para o Sporting. Este jogador quase que não jogou na época anterior e não me parece que seja opção para o Sporting face à qualidade dos juniores e até o irmão