terça-feira, 31 de agosto de 2010

JOGAR NUM CLUBE COM MAIOR AMBIÇÃO

Chegou à União FE como Infantil-B e pela mão de João Maria deu as primeiras “patinadelas” e inicia-se na modalidade. Apesar de franzino logo se constou que se tratava de um jovem com valor e que não virava a cara à luta. Campeão distrital em Infantil-B (com presença nos Encontros Nacionais em Poiares/Arazede, Grândola e Sever do Vouga), Infantil-A e Iniciados começa a assumir-se como referência no ataque da equipa alvi-negra. A passada época é chamado várias vezes à equipa de Seniores tendo efectuando boas exibições coloridas com vários golos. Mas a ambição de querer evoluir mais a que se juntou o convite de Pedro Nobre e o poder disputar o Nacional de Juniores, aliado à estagnação do clube do Entroncamento levaram Francisco Maia (Chiquinho) a assinar pela equipa Leonina. Fomos ter com ele para saber mais desta transferência e falar um pouco do passado, presente e futuro.
CA – Em primeiro lugar obrigado pela tua disponibilidade. Que motivos te levaram a trocar o União pelo SC Tomar na próxima época?
CH – Boa tarde Francisco. O principal motivo que me levou a trocar o União pelo SC Tomar foi o facto de ser o meu último ano de júnior e ter a oportunidade de poder ir conhecer e jogar num clube com maior ambição, onde tenho certeza que vou aprender e crescer não só como jogador mas também como pessoa, até porque daqui a 1 ano sou sénior e sei que ainda tenho muito para aprender e no SC Tomar sei que isso vai acontecer.
CA – Este é o teu último ano de júnior, não temes que para a próxima época não tenhas espaço na equipa sénior, e que tenhas que rodar noutra equipa?
CH – Sim, eu tenho completa noção do que poderá acontecer no final desta época que se aproxima, mas neste momento estou mais preocupado com o presente e em dar o melhor de mim e esforçar-me para ter uma boa época, o resto se verá.
CA – Constou-se que tinhas assinado pelas duas equipas o que podia motivar um ano de paragem, tudo não passou de um boato, ou em caso de ter sido verdadeiro como foi resolvida a situação?
CH – Sim é verdade, eu já tinha assinado com o União antes de ser abordado pelo SC Tomar, mas a ideia de uma nova experiência cativou-me. Falei com o presidente do União e expliquei-lhe a minha situação, e ele compreendeu e como é um grande amigo meu disse-me para eu fazer o que achar melhor para mim. É com muita pena que deixo o clube que me criou e me viu crescer, mas este ano é o melhor para mim.
CA – Ao fim de tantos anos no União, que diferenças vês no clube que te acolheu como Infantil-B e o clube que deixas como júnior?


CH – Diferenças existem muitas, umas para melhor outras para pior, anormal seria se não existissem, mas uma das maiores diferenças que eu noto são os escalões de formação que na minha altura lutavam para ter uma boa classificação nos nacionais, desde infantis-B a juniores, e agora nem ao nacional conseguem ir. Depois também existe uma grande diferença no que toca à questão de relação Direcção-Sócios, é um assunto que não me diz respeito como jogador, mas que gostava que mudasse, pois para o clube não é bom.
CA – Foste campeão em todos os escalões até iniciado, depois essa equipa da qual tu fazias parte “eclipsou-se”, o que se passou? As outras equipas evoluíram ou vocês estagnaram?
CH – Na minha opinião foi um pouco de tudo, começando pelas outras equipas, evoluíram bastante, desde o SC Tomar, a Juventude Ouriense, o BIR e até o Turquel que ficou como 3º classificado no nacional, tornando-se complicado para nós conseguirmos chegar ao nacional. Depois a nossa equipa não estagnou mas sim “eclipsou-se”, o Eduardo saiu na altura para o Gualdim Pais, o João Teixeira também abandonou, o Nuno Gavancho por problemas físicos, entre outros, deixando assim a equipa mais fragilizada, também houve o facto de termos guarda-redes “novos” quase todas as épocas, e por fim falta de apoios há equipa, refiro-me a seccionistas.
CA – Na época passada foste uma presença assídua nos seniores. Não achas que este ano tinhas oportunidade de jogar mais e evoluir para depois dares o “salto”?

CH – Na minha opinião seria uma época semelhante á época passada em que muitas vezes, apesar de ir aos treinos todos, convocavam seniores que iam apenas a um treino durante a semana, ou seja, por ainda ser júnior os seniores tinha prioridade. E depois este ano o plantel tem jogadores bons tornando-se mais difícil ainda a minha presença nos seniores.
CA – Já que falamos dos seniores, achas que a equipa é candidata à subida? E a saída do Rui Alves, pode ter fragilizado a equipa, até pelo facto de ter sido um dos treinadores e ser aquele jogador que desequilibra?
CH – Sim é uma das equipas candidatas à subida, apesar de na minha opinião existirem várias equipas a poderem subir, pois existem sempre surpresas e tal como poderam ver na época passada ninguém dava nada pelo União no início da época e logo após os primeiros jogos também já éramos candidatos à subida. E este ano apesar da saída do Rui, que é óbvio que ajudava e muito e vai-se notar imenso a falta dele, também regressaram bons jogadores para compensar.
CA – Para terminar mais uma vez obrigado pela entrevista e o espaço fica à tua disposição para o que quiseres dizer aos visitantes
CH – Quero apenas deixar um obrigado a dois grandes amigos, ao Cajé e ao Vítor Frutuoso, que sempre me ajudaram quando precisei.

Fotos: Blog "UFE Hóquei"

12 comentários:

Sócio do União Futebol Entroncamento disse...

…existe uma grande diferença no que toca à questão de relação Direcção-Sócios, é um assunto que não me diz respeito como jogador, mas que gostava que mudasse, pois para o clube não é bom.

E de quem será a culpa? Será dos sócios, ou daquele(s) que agradeces na ultima resposta? Sabes Chiquinho é que a ditadura acabou muito antes de por cá andares, em 25 de Abril de 1974, mas esse(s) senhores estão a tentar reeditá-la. “quem não é por mim, é contra mim, ele(s) e os seus fiéis (poucos) seguidores ou serão interesseiros????

Boa sorte para ti e para o teu futuro pois és um jogador de eleição e garantidamente no União não evoluías mais nada, aliás começavas a estar na fase de literacia e também não tem grande lógica, um júnior jogar numa equipa de pré-veteranos.

Sr. Gavancho não sei se vai publicar isto, mas é o que me vai na alma e pelo que conheço do Senhor a sua opinião não deve andar muito longe da minha.

Cartão Azul disse...

A minha opinião independentemente de ser parecida ou diametralmente oposta à sua, é a minha e as pessoas em causa já sabem qual é pois já a manifestei várias vezes, tanto aqui no Cartão Azul como no Blog “UFE Fans”. Em relação à entrevista do Chquinho só tenho que lhe desejar as maiores felicidades do mundo, pois acompanhei o seu crescimento como atleta e como pessoa e posso-lhe garantir que estamos perante um jovem de grande valor não só hoquista como pessoal, pois para outros, passarem pelo que ele passou enquanto criança teria deixado sequelas, mas o Chiquinho soube mais uma vez “driblar” essa contrariedade, e agora mais uma vez soube mostrar a sua maturidade ao optar por um clube que o ajudará a evoluir enquanto jogador e que lhe abre horizontes que o União de outras alturas lhe teria aberto, mas que de momento não o pode fazer, por culpa de alguém ou por culpa de todos, sócios incluídos que deixaram chegar o Clube à situação actual

Atenciosamente

Ricardo Barral disse...

Está de saída do nosso União o ultimo (mais novo) grande jogador da era João Maria.

Ao Chico, e já lho transmiti pessoalmente, desejo lhe muitas felicidades.

Frases como:
"a oportunidade de poder ir conhecer e jogar num clube com maior ambição"
"sei que ainda tenho muito para aprender e no SC Tomar sei que isso vai acontecer"
"os escalões de formação que na minha altura lutavam para ter uma boa classificação nos nacionais, desde infantis-B a juniores, e agora nem ao nacional conseguem ir"
"apesar de ir aos treinos todos, convocavam seniores que iam apenas a um treino durante a semana"
"e por fim falta de apoios há equipa, refiro-me a seccionistas."

O Chico toca em vários pontos que deveriam de ser escutados e repensados pelos responsáveis unionista, não só os que estão mas também os que lhes seguirão.

Anónimo disse...

Começo novamente o massacre contra o Cajé e o Victor. Sem problemas...eles são maiores e aguentam-se, depois da época passada aguentam tudo.
Agora acho ques está na altura de parar-mos com as criticas, a época vai começar vamos apoiar a união, em Março irá haver eleições que está assim tão incomodado faça uma lista vá para o lugar do Victor e tudo ficará bem.

Um grande beijinho Xiquinho e como ainda te disse á pouco "gosto muito de traidores", só tu é que vais perceber este comentário mesmo que benham para aki depois opinar.

Força União, força Cajé

Anónimo disse...

Olá Chico

Vais com toda a certeza encontrar o ambiente ideal para aprender e onde te vão colocar muitas portas pela frente.

Esta é a altura ideal para as abrires - só dependerás da tua atenção, capacidade de sacrifício e paixão pelo hóquei (acho que tens de tudo isto).

Conselhos:

- Se o teu clube agora é o SCT, conhece o teu novo clube, a cidade, as pessoas, sente a camisola e dá sempre o teu máximo. De certeza que vais ser acarinhado pelos sócios e simpatizantes do SCT - talvez o mais importante de tudo.

- Todos os clubes têm problemas. Esquece os do UFE e deixa os do SCT para quem os deve resolver. Estares a pensar nessas coisas é perderes a concentração na tua evolução.

- Quanto mais embrenhados estamos no hóquei mais nos esquecemos da nossa vida lá fora. Define claramente os teus objectivos pessoais/profissionais e encara o hóquei como uma óptima forma de gozar a vida.

Abraço e boa sorte!
Guilherme Noronha

Anónimo disse...

Olha!!!Olha!!! Quem vem agora dar conselhos ao Francisco,tens a memória curta,rapaz...já te esqueceste do que fizeste em Tomar?E no União?Já te esqueceste do que fizeste ao Zé Ventura nos Séniores...e,o que fizeste aos juniores...Grande moral a tua rapaz..dou-te um conselho;redime-te á tua insignificância....

Anónimo disse...

ó guidinha, tem lá calma. nós sabemos porque falas assim....á frente deles, claro!

Anónimo disse...

falando de transferências, para onde foi o vice-presidente do clube?
não digam mal do cajé que ele este ano rejeitou propostas muito piores só para ficar a treinar o clube do seu coração.
Não digam mais mal do presidente, deixem-no andar que ele ainda vai surpreender muito pouca gente.

Anónimo disse...

Oh Sra Ana Margarida Barreiras

Não venha para aqui dizer bem de quem diz mal quando estão de costas.

E mais uma informação, as eleições são em Janeiro. Isto se cumprirem os estatutos.

Anónimo disse...

Esta malta é só comentários cromos.Mas qual á frente deles ó seu cromo. Mostra lá o teu nome, já que me conheces tão bem para me chamares guidinha.

Anónimo disse...

Só por curiosidade, gostava de saber o que é que o Guilherme fez em Tomar, que eu como tomarense e ex-companheiro de equipa, desconheço, pois do Guilherme apenas me recordo de ser um excelente atleta e um verdadeiro profissional ao serviço do clube.

Anónimo disse...

Chico desejo te tudo de bom rapaz, força aí grande campeão, tu consegues e ainda vais ser um grande jogador neste nosso hoquei nacional.

Comentários fora do contexto, nem comento.

2008 Sempre