segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1º SIMPÓSIO HÓQUEI EM PATINS - 2º PAINEL

Dinis Vicente e Paulo Baptista
O 2º painel subordinado ao tema «Divulgação da modalidade - Nova realidade» com apresentação de Dinis Vicente (HC Turquel) que antes de dar inicio ao painel demonstrou como o HC Turquel é um clube de sucesso no que respeita ao marketing desportivo e como conseguiu através disso voltar a encher o pavilhão e voltar a colocar as pessoas da Aldeia do Hóquei de mãos dadas com o clube (uma situação que devia ser vista e revista por presidentes e directores de alguns clubes espalhados pelo país).

Pedro Jorge Cabral - Site Clube União Micaelense
Com a moderação de Paulo Baptista deu-se então inicio ao painel, e foi então a altura de Pedro Jorge Cabral do site "Clube União Micaelense" falar do seu site desde os motivos da sua criação até à actualidade, mas em particular da necessidade de divulgar a modalidade e não em projectos uni-pessoais que tendem sempre para um fim a curto, médio ou longo prazo, mas sim por quem de direito, falou e encantou os presentes no seu sotaque de São Miguel e ainda arranjou espaço para falar de um jovem de 13 anos que tem feito e dinamizado as transmissões via internet do hóquei em patins, de seu nome Bruno com o seu site "Brunim.com".

Nelson Alves - Site "Mundo do Hóquei"
Seguidamente foi a vez de Nelson Alves do site "Mundo do Hóquei" explicar também os motivos da criação do espaço e o que ele representa na divulgação da modalidade, falou das dificuldades que  tem para manter o espaço, e conjugar a actividade profissional com o site e o facto de por viver numa terra onde o hóquei não tem expressão, não o impedir de divulgar a mesma com uma devoção total, frisou igualmente as palavras de Pedro Jorge Cabral no que concerne a quem de direito divulgar ou fazer para que a mesma seja divulgada.

Vítor Ventura - Jornal "O Record"
Neste painel também interveio Vítor Ventura, jornalista do diário desportivo “Record”, que falou das dificuldades dos próprios jornalistas em ter espaço para o hóquei em patins e, por outro lado, pela falta de “agressividade” das pessoas ligadas aos clubes, na divulgação dos seus eventos. Falou igualmente de existirem modalidades como o Andebol, Basquetebol e Rugby que compram páginas inteiras com o apoio dos patrocinadores o que reduz espaço para as outras modalidades onde se inclui o hóquei em patins, referindo ainda que os colaboradores do Record (antigos correspondentes) apenas enviam material sobre futebol ou quase na totalidade, quebrando essa monotonia com uma ou outra noticia de outra modalidade de quando em vez.

Hélder Antunes - Blog "THP - Treinador Hóquei em Patins"
Hélder Antunes do Blog "THP - Treinadores de Hóquei em Patins" começou com uma frase que deixou um sorriso nos lábios dos muitos presentes «estou a pensar vender o espaço aos espanhóis» mas deixou no ar o porque de "nuestros hermanos" estarem vários passos à frente na modalidade, e o simples facto de o THP ser visitado maioritariamente por espanhóis é só por si revelador do interesse na modalidade e a vontade de aprender cada vez mais e mais e partilhar o que cada um sabe, facto que Hélder Antunes também salientou «em Portugal poucos são os treinadores que partilham seja o que for com outros, talvez com medo de perderem o próximo jogo, ou querem só eles a saber».

Francisco Gavancho - Blog "Cartão Azul"
De seguida foi a vez de Francisco Gavancho do Blog "Cartão Azul" que explicou o motivo da criação do espaço e a diferença entre sites de referência como o União Micaelense ou o Mundo do Hóquei, mas também o facto de um simples Blog feito com o intuito de divulgar a modalidade no Ribatejo já ter extravasado largamente as fronteiras do distrito e actualmente ser um espaço de referência e de passagem diária para mais de 400 visitantes com mais de 800 páginas visualizadas diariamente. Aproveitou também as palavras de Pedro Jorge Cabral para em tom de repto a Paulo Rodrigues da FPP pedir uma maior divulgação da modalidade por parte da Federação, enaltecendo igualmente o novo formato do site, muito mais apelativo e com bastante mais informação disponibilizada, e para finalizar questionou Vítor Ventura do Jornal "Record", para o facto dos colaboradores serem alertados por parte dos jornalistas ou do próprio jornal para de terem que divulgar as outras modalidade e não cingirem-se apenas ao futebol, e que o facto do jornal ter técnicos a anlisar as visitas do site on-line, e de certeza que notam no dia em que algum dos sites referidos ou dos blogs publicam um artigo seu com o link para a página do "Record" o numero de visitas aumentar exponencialmente consoante o mesmo seja colocado no União Micaelense ou Mundo do Hóquei, ou no Cartão Azul. De salientar que ambos os reparos foram registados com entusiasmo pelo jornalista que promete não os deixar cair no esquecimento.

Paulo Rodrigues - FPP
Paulo Rodrigues da FPP, disse de sua justiça e explicou o que está a ser feito a nível federativo e informou por exemplo que as audiências dos jogos de Portugal no Europeu de Wuppertal: líder de audiências da RTP2, e com números bastante interessantes para o horário nobre! Discordou do facto de tanto Pedro Jorge Cabral como Nelson Alves e Francisco Gavancho terem dito que o objectivo dos seus espaços é chegar aos zero visitantes, pois e sinónimo que alguém responsável pela modalidade consegue manter os amantes informados, argumentando que a própria FPP recorre aos mesmos para obter algumas informações e que os mesmos complementam a divulgação da modalidade perante os seus amantes e adeptos.

Luís Ribeiro, fundador do HCT
Espaço aberto a perguntas da assistência em que Paulo Rodrigues foi dos mais questionados o painel terminou  com uma emotiva intervenção de Luís Ribeiro, fundador do HC Turquel, que surpreendeu tudo e todos ao dizer que foi graças aos relatos de hóquei em patins da rádio, nos anos 50, que sonhou criar um clube de hóquei numa aldeia 90% rural.
Moral da História: se de um sonho surgiu o HC Turquel, com todo o dinamismo actual, numa aldeia, porque não repetir a mesma receita de sucesso noutros clubes onde o hóquei já existe, ou noutras aldeias espalhadas pelo país?

Fotos: Site "HC Turquel"
Excertos do Texto: Site "Mundo do Hóquei"
Texto: Cartão Azul

2 comentários:

Nelson Alves disse...

O sotaque do Pedro Jorge foi de facto o ponto alto deste simpósio :)
A última vez que tinha havido algo assim foi há dois anos, em Coimbra. Creio que a discussão deveria ter sido mais aprofundada, mas acho que todos demos o nosso contributo... foi bom rever alguns companheiros de luta - nomeadamente o Gavancho! - e conhecer, finalmente, o Pedro Jorge...

Estamos no início da temporada, vamos tentar estar sempre motivados para continuar a ajudar na divulgação da modalidade!

Helder Antunes disse...

Para mim foi um prazer enorme conhecer pessoalmente o Pedro Jorge e o Francisco. Quanto ao Nélson já nos conhecemos há algum tempo e é um prazer igualmente conhecê-lo.
É na genuidade e simplicidade de pessoas como vocês que é possível fazer-se coisas grandes e bonitas.
Sou apreciador e seguidor do vosso trabalho "on-line". É também com prazer que faço o THP (até um dia) e tal como sabem o THP é um pouco diferente dos vossos espaços, mas não deixa de ser também uma forma de divulgar o hóquei.
Quero também aqui deixar um palavra para as pessoas do Turquel. Foi um Simpósio muito bem organizado. Uma saudação ao Paulo Batista, ao João Simões, ao Sr. Dinis Vicente, ao Sr. Presidente do HC Turquel e demais pessoas envolvidas no evento.
Espero que para o ano haja o 2º Simpósio. Faço votos para que isso aconteça.

Um bem-haja a todos.