sábado, 25 de setembro de 2010

UNIÃO FE VENCE 2ª TAÇA "JORGE BARRAL"

Saudação ao publico
Foi um jogo de inicio de época aquele que assistimos hoje no Albano Mateus entre o União FE e o CD Povoa a contar para a 2ª Taça Jorge Barral. Com o pavilhão bem composto apesar da divulgação por parte do clube ter sido nula, o que faz pensar que em caso de divulgação apropriada tinha sido dia de casa cheia, mas adiante frente a frente o campeão nacional da 3ª divisão que este ano por direito próprio disputa a 2ª divisão inserido na zona norte e a equipa da casa que irá disputar a 3ª divisão centro, sendo apontado como um dos candidatos à subida.
O jogo dirigido pelo jovem Rúben Saboga que acabou por fazer uma arbitragem com um erro aqui outro ali, mas a cometer um lapso que podia ter alterado a história do jogo , quando na 2ª parte a cerca de 14 minutos do final da partida José Coelho impede um jogador forasteiro de iniciar um ataque, aliado ao facto de não ter o setique na sua posse, o que seria cartão azul e livre directo a favor do CD Povoa.

No decorrer da 1ª parte
Mas de regresso ao jogo que na 1ª parte foi dividido entre os dois meios ringues com a equipa do União a tentar com sucesso chegar à baliza de Luís Mendes, mas muitas das vezes com rasgos individuais a sobreporem-se ao desejado colectivo. Por seu lado a equipa que viajou da Povoa de Varzim, essa sim a preveligiar o colectivo lá ia chegando baliza de Márito, que ia chegando para as situações, apesar de num lance muito rápido e de bom recorte técnico a bola ter entrado na baliza Unionista, mas saindo de seguida e o jovem arbitro tapado pelos jogadores não descortinou, mandando seguir o jogo.
O jogo lá ia decorrendo e numa jogada com principio meio e fim Marco Bento abre o marcador (com um pouco de sorte na altura do remate) faltavam 13 minutos para o final da 1ª parte. O jogo manteve a toada, ora cá ora lá e as oportunidades, poucas diga-se em abono da verdade iam surgindo para as duas formações. Cajé, técnico da equipa da casa aproveitou para trocar de guarda-redes e o jovem Rodrigo Saboga aprontou-se para os últimos 5 minutos, mas muito a tempo de fazer umas boas intervenções. A 3 minutos e 38 segundos do final falta merecedora de cartão azul para Barbosa do Povoa e Marco Bento falha o livre directo e a oportunidade de ampliar o marcador.

Entrega do troféu por Ricardo Barral, filho do malogrado Jorge Barral
Na 2ª parte com algumas alterações em relação ao cinco inicial, Cajé colocou Velez na baliza e PP no ataque, mas o jogo manteve-se inalterável, com lances de algum "frison" em ambas as balizas, mas sempre com os guarda redes a superiorizarem-se.
Com o jogo a aproximar-se do final houve alguma contestação a certas decisões do arbitro da partida, mas nada viria alterar-se e o jogo terminaria com a vitória da equipa alvi-negra por 1-0 e a consequente conquista da 2ª Taça "Jorge Barral".
Notada a falta do Zé Miguel Boavida, que não pode dar o contributo à equipa por motivos profissionais, sendo no entanto uma mais valia no plantel à disposição de Cajé,
Mas a tarde era de festa e o objectivo era homenagear quem dedicou 40 anos da sua vida ao clube da Cidade Ferroviária e assim aconteceu, apesar de na minha opinião e perdoem-me os mais cépticos, mas mais uma vez a Direcção do clube Unionista acabar por ficar mal na fotografia, pelo facto de hoje se celebrar a "Gala Carril Dourado" e a Taça "Jorge Barral" e se calhar seria a altura ideal para homenagear quem com denódo ajudou a construir o clube e o seu património, e como disse anteriormente ter dedicado 40 anos da sua vida ao clube, muitas das vezes com prejuízo para a própria família, apesar de Jorge Barral nunca ter negado que o União era a sua casa e parte da sua família, mas esta é a minha opinião e as atitudes ficam com quem as toma.

Festejos da equipa vencedora
As equipas alinharam da seguinte forma:
União FE: Márito (gr), João Mendes, Bruno Carvalho (cap), Marco Bento (1) e Pedro Brazete. Jogaram ainda Rodrigo Saboga (gr), Tiago Velez (gr), Filipe, PP, Pedro Ricardo, José Coelho, Navalho, Hugo Saboga e Ricardo Filipe.

CD Povoa: Luís Mendes (gr), Diogo, Zé Luís, Mauro e Tiago Paiva. Jogaram ainda Barbosa, Calais, Rúben (cap), Luís Filipe e Hernâni (gr).

Fotos: Margarida Barreiras

18 comentários:

Anónimo disse...

esta apresentação fica marcada e manchada pela falta do presidente, pela primeira vez, na foto oficial da equipa. Incompreensível!

Anónimo disse...

É realmente intolerante e até revoltante o que este grupo de compadrios anda a fazer a esta instituição com mais anos de vida, dificuldades, sofrimento e alegrias, do que a idades deles todos juntos!
Começando pelo inicio, como é possivel, alguém que saiba o que anda a fazer, deixar que se construa um plantel de 12 jogadores de campo e 3 guarda redes? como é possivel entregar o comando da equipa a alguém que nem os pequenos da iniçiação o respeitam? Alguém que passa o tempo a dormir na vedação e que de hóquei percebe NADA!
Mais grave que isto, é o que o cronista desta noticia denuncia e muito bem. Hoje era o dia ideal para homenagear alguém, que para quem lá está não tem significado nenhum, mas para os Unionistas, é, a par do Francisco Saboga e do Adelino Serras, das pessoas que mais fizeram pelo União. Mas obviamente que estes senhores não precisam saber a história do clube para aparecerem nas fotografias. DIGNIFIQUEM O CLUBE, ganhem vergonha e HUMILDADE e metam a instituição á vossa frente, daqui a 3 anos vão embora e o clube fica lá, no estado que os senhores o deixarem. não acabem de destruir o que aqueles que voção não homenagiam, construiram durante anos. Não vale a pena pensarem que que vão sair nas próximas eleiçoes, porque de certeza que terão que se aguentar ai mais 3 anos, ninguém vai agora assumir tudo que de mau foi e continua a ser feito. É UMA VERGONHA! GANHEM VERGONHA!

Anónimo disse...

Sr anonimo nao concordo consigo... Se acha que a actual direcçao nao esta `a altura e nada de bom esta a fazer pelo clube, haveria de haver alguem que pegasse realmente na direcçao e lhe desse outro rumo. Se nada estao a fazer agora daqui a 3 anos nao sera melhor, certo?

Sócio de Prata disse...

Assino por baixo quase tudo o que foi escrito.
Mas acrescentaria mais, assenta muito bem o prémio a quem foi ontem distinguido, mas teria à sua frente muita gente para o receber. Desde o Jorge Barral ao João Maria Vaz até aos que mencionaram. Estes sim deram tudo de si em prol do clube sem pedir nada em troca. O homenageado de ontem dá grande parte do seu dia ao clube mas é remunerado.

Quanto ao facto deles ficarem mais anos acho que os Unionista, os verdadeiros, não vão permitir e nas próxima eleições vão tira-los de lá. Ou melhor eles vão saltar do barco, quais ratos num navio.

Anónimo disse...

O que o anónimo das 01:33 escreve é bastante grave. E na posição que ocupa profissionalmente é bastante mais grave ainda.
A verdade é que a equipa ganhou e parece que as pessoas ficaram revoltadas. Isso é que acho que é uma vergonha.

Anónimo disse...

O Profº Cajé não percebe NADA de hóquei diz o senhor. Agora imagine se percebesse? Tento na lingua, é tão fácil falar...

Anónimo disse...

Como se desvaloriza uma vitória brilhante. Uma bola que entrou e um livre directo não assinalado.
Nada vi, pois nada disso aconteceu.
O Jorge Barral onde quer que esteja vibrou com esta vitória.

Anónimo disse...

Gostavava tanto que voces que so dizem mal se identificam-se....é que devem ser tão pequeninos...que só assim é que se fazem notar.

AF

Anónimo disse...

Para quem não quer ver
Apresentação Óquei Barcelos
OC Barcelos 2-4 CD Póvoa

Atento disse...

Alguém me consegue explicar porque razão a realização deste evento só foi divulgado aqui? No Entroncamentoonline fala-se de futebol, de natação de atletismo etc, agora de hóquei nada, será que a lei da rolha que já chegou aquele espaço?

Ricardo Barral disse...

Como filho do homenageado gostaria de agradecer a presença de todos os que assistiram ao jogo e aos intervenientes o meu obrigado pelo esforço.
Quanto aos prémios as atitudes ficam para quem as toma, mas o melhor prémio que podemos dar ao Barral é não nos esquecermos dele.

Como sócio gostei de ver a equipa, notam-se melhorias, principalmente em termos de ataque organizado. A equipa assumiu as despesas do jogo e o Póvoa não foi em nada superior ao União.
Quanto às outras questões aqui leventadas deverão ser discutidas no local próprio e no devido tempo. O que não se deve fazer é dizer-se mal aqui e depois chegar-se lá abanar a cabeça e estar calado.

Anónimo disse...

Grande jogo, Grande grupo, brazete grande jogador. parabens caje...

Anónimo disse...

Marito... o melhor guarda redes!

Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 17:02 (que de anónimo pouco ou nada tem)

«...Uma bola que entrou e um livre directo não assinalado.
Nada vi, pois nada disso aconteceu.»

1.Em relação à bola que entrou se estivesse na posição onde eu estava teria visto certamente, mas como o lance foi rápido, dou o benefício da dúvida ao jovem Ruben, porque inclusive poderia estar tapado por um ou outro jogador.

2. Quanto ao livre directo, não viu como alias não vê muitas das coisas que se passam dentro do ringue, tem a ver com a postura e a forma de observar os jogos, mas sabendo eu de antemão que até tem conhecimentos na área, quando um jogador impede o adversário de prosseguir agarrando o mesmo, com a agravante de não ser portador do setique, que atitude toma o árbitro?
Marca falta como o jovem Ruben fez, ou exibe o cartão azul e marca o respectivo livre directo.
Isto passou-se junto á tabela de fundo do lado dos balneários e o jogador do União que cometeu a infracção foi o José Coelho.

Isto foi o que se passou, e não se esqueça de uma coisa, é mais cego aquele que não quer ver, do que aquele que não vê.

Tenho um bom dia, e evite tentar mandar areia para os olhos das pessoas que não foram ao pavilhão, pois dos que foram poucos devem ser aqueles que não viram o caso do ponto 2., ao passo que o do ponto 1.reconhece que estivesse noutro ponto do pavilhão e não atrás da baliza tivesse dificuldade em ver, apenas viu os protestos do jogadores do CD Povoa.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

A bola nunca entrou......

Anónimo disse...

Fala-se mais no árbitro (o jovem Ruben) do que no próprio jogo .
Estava no pavilhão e compreendo que o golo do Povoa , nao tivesse sido válido , o jovem árbitro foi traido pela visao , tinha vários jogadores á frente e foi uma jogada rápida.
Em relação á falta no fundo da tabela , acho que aí o jovem esteve mal , era mesmo o cartão azul e o livre directo.
De resto foi um bom jogo , e dar os Parabens ás duas equipas .
E também ao Jovem Ruben Saboga que tem coragem para encarar estes jogos de responsabilidade , porque todos os jogos (sejam de treino ou oficiais) têm responsabilidades e muitos , mandam as bocas mas viam-se negros para fazer o que este jovem com gosto pela arbitragem faz.
Atenciosamente.

Cartão Azul disse...

E ele a dar-lhe que a bola não entrou. Mas a importância que isso tem é apenas uma situação de jogo relatada na crónica, nada mais que isso, a bola pode ter entrado como aconteceu, mas o arbitro não sancionou, logo não foi golo, mas o que sobressai é que o anónimo das 17:02 de ontem que é o mesmo das 09:24 de hoje continua em querer levar a sua avante, mas compreende-se a teoria, quem tem dificuldade em ver coisas bem maiores que acontecem mesmo á frente dos seus olhos, mais dificuldade tem em ver o que não quer ver, o que não interessa ver, e o que fica longe do seu campo de visão devido à postura que assume.

Tenho uma boa semana de trabalho e uma ida ao Centro Óptico ou ao Lamelas não lhe fazia nada mal, não era para ver se em jogadas rápidas a bola entra ou não, era para ver com olhos de ver e não com "óculos de Penafiel" o que se passa ao seu redor.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Caros, por acaso estive no pavilhão e ao ler estes comentários, não só estes mas muitos sobre o UE fico por vezes, aba-nanado com o falar mal.O jogo foi de homenagem a alguém que deve ter dado alguma coisa ao clube, só por isso merecia respeito e que se guarda-se os comentários para outro dia. Quanto ao Jogo só isto: ultimos resultados do CD Povoa- OCBarcelos 4 CDP 6 / CDP 5 Portosanto Sad 2 / CDP 6 CH Carvalhos 2.Valorizem as vitorias e a equipa pois isso é importante para o vosso clube.