quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESPAÇO ABERTO

Carissimo Sr. Francisco Gavancho, desgostoso com o rumo do hóquei resolvi escrever um artigo de opinião sobre as novas "funcionalidades" do nosso hóquei, mais em jeito de desabafo por esta tristeza!!
Se quiser publicar acharia óptimo,se não quiser achando que não é pertinente neste momento,agradeço na mesma.
Não ofendo ninguém pessoalmente na sua honra pessoal , muito menos parto para a ofensa desmedida e sem regras, este é apenas um desabafo,que apenas não vai assinado,por me encontrar ainda em actividade!!
No caso de não publicar, faça pelo menos uma análise aquilo que digo em relação a tempos perdidos com faltas e faltinhas.
Mt obgd.
Cmpts.


Como é possível ??!!

Como é possível alterar regras de uma modalidade  praticamente todos anos?

Como é possível  que os clubes não tenham recebido ,uma única nota acerca dessas alterações??Tudo o que se soube foi através da Internet e de espaços como este ,que teimam em lutar por uma modalidade perdida.

Como é possível que numa modalidade que (é ??) jogada a alta velocidade devido ás suas características únicas(o uso de patins com rodas!!) seja exigido aos jogadores que não tenham qualquer contacto físico com o adversário??Mas  a alguém de perfeito juízo ou melhor a alguém que já tenha jogado hóquei , lhe passa pela cabeça que o simples facto de tocar no stick do adversário seja alvo de uma marcação de falta?? Mas então para onde caminhamos? Baskett,futsal??

O nosso desporto é o Hóquei  Patins. Jogado a alta velocidade , com contacto físico ,com duelos duros , intensos ,mas leais. Foi por isto que o publico se apaixonou,e divorciou e provavelmente  iria voltar a  apaixonar . Tudo tem os seus altos e baixos, mas alterar para pior, transformar  uma modalidade noutra coisa qualquer que nada tem a ver com a essência do Hóquei não é nem vai ser nunca a solução.

Vejamos os jogos do ultimo fim de semana como exemplo.

Vejam qual foi a média de faltas por jogo. Analisem  o que representam mais de trinta faltas por jogo em termos de ritmo perdido, paragens no jogo  e  quebra de ritmos e intensidade.

Por acaso perguntaram aos jogadores e treinadores a opinião sobre novas alterações no jogo??Esta eu respondo de caras!!Claro que não ,perguntar para quê??

Quem são hoje em dia os grandes protagonistas dos jogos de hóquei??

Os árbitros.
Os árbitros são os grandes protagonistas, eles são livres directos que ninguém descortina, eles são expulsões a jogadores  que se encostam mais aos adversários, eles são o dar cartões aos treinadores expulsando ainda mais jogadores.

São eles os verdadeiros donos do Hóquei neste momento, uma vez que a conclusão que chego é que neste momento NEM OS HOQUISTAS  GOSTAM  do  HÓQUEI!!!

Não é possível jogar com medo de tocar no adversário, não é possível jogar se ao fim de dez faltas sem agredir ninguém nem jogar violento somos penalizados com livres directos, não é possível que fazendo uma falta atrás da baliza do adversário sejamos punidos com um livre directo, não é possível que um arbitro não admita uma critica de um treinador e vá de expulsar os jogadores da equipa até ficar quase só com guarda redes....

Hoje em dia posso dizer com clareza, não foi este o jogo por que me apaixonei!

PS-Não assino o texto porque ainda sou jogador.

31 comentários:

DINO disse...

Concordo plenamente com a sua opinião, logo no inicio destas novas regras o ano passado disse algo semelhante no meu blog "Mascote Dino", também publiquei o seu comentário no meu blog, espero que não se importe.
Mas pensei que assim mais pessoas tinham conhecimento do mesmo e podesse ajudar o pessoal que ainda gosta do hóquei a pensar um pouco sobre o rumo da modalidade. Que quanto a mim vai caminhado para o abismo. Pois como se vê já nem os principais artistas deste desporto estão contentes: Os Jogadores.
Um abraço desde Alenquer
António Matos

Anónimo disse...

è triste mas concordo 100% com isto tudo que foi dito.
No final do meu jogo de sabado, cheguei ao balneario e começei a pensar se valia a pena continuar a jogar, pois ja nao me identifico com este hóquei. e ja jogo á 30 anos.

Anónimo disse...

Amigo Francisco Gavancho

Desde já aplaudo a iniciativa deste espaço aberto, pois é disto que a modalidade necessita. QUE SE DISCUTA A MODALIDADE.

Eu, como árbitro, não posso estar de acordo com este "desabafo" de uma pessoa que não se identifica por receio de não sei o quê, por ser jogador ? Oh meu caro Sr. Jogador será que você joga mesmo hóquei,ou melhor, será que o Sr. está mesmo por dentro daquilo que se tem passado na modalidade, no que diz respeito ás recentes alterações ás regras ?
Dá-me ideia que não.
Quanto ás recentes alterações e relativamente aos clubes e por inerência os atletas, não terem conhecimento, só não o têm, ou tiveram, possivelmente por não terem o minimo interesse nisso.
Passo a explicar:
Na recente Reciclagem de inicio de época (onde as recentes alterações ás regras foram apresentadas) havida em Vila Nova de Gaia, e em conjunto com todos os árbitros, estiveram os convidados de clubes e associação nacional de clubes que se dignaram estar presentes... se mais não apareceram foi porque ?...
No recente Simpósio realizado em Turquel só não esteve quem não quis !...
Muitos clubes tiveram a iniciativa de convidar árbitros para jogos de treino e aí houve explicações das alterações...
O espaço de internet da ANAHP publicou de imediato tudo o que havia de novo nas "REGRAS DE JOGO".
Quanto á aplicação das regras por parte dos colegas árbitros, não serão nestas, não foram nas anteriores nem será nas vindouras que a aplicabilidade será uniforme, daí haver uma grande preocupação das pessoas que coordenam a arbitragem em que a uniformidade de processos seja uma meta a atingir, até lá...
Os jogadores estão em pista para jogar, o treinador para orientar, e os seus dirigentes para acessorarem toda a equipa. NINGUÉM ALI ESTÁ PARA CONTESTAR SEJA O QUE FOR.
Toques nos sticks desde que seja a jogar a bola, não é falta. Agora estar a dar porrada nos sticks sem bola ou a meio do stick ou mesmo a levantá-lo afim de impedir o adversário de jogar a bola... isso é falta. QUAL A DUVIDA ?

"NEM OS HOQUISTAS GOSTAM do HÓQUEI!!!"

Oh meu caro Jogador, só se você deixou de gostar, ou então era daqueles que passava o jogo na trancadaria, e deixe que lhe diga mas desses jogadores o hóquei não precisa.
Posso-lhe dar exemplos de grandes jogadores, mesmo de alguns em fim de carreira, que hoje nos dizem tão pura e simplesmente isto:

" PORQUE É QUE ESTAS REGRAS NÃO APARECERAM HÁ MAIS ANOS, ASSIM TINHA MENOS CICATRIZES QUE AQUELAS QUE TENHO !...".

Amigo Xico, continua neste aplaudivel caminho, estarei sempre ao teu dispor para o que necessitares.

Fernando Cabaço

Anónimo disse...

Boa tarde,

Sou arbitro e como tal, não me vou identificar.
Concordo quase na totalidade com o que este Amigo escreve. As regras são alteradas e ninguem pergunta nada a quem devia, jogadores e treinadores. Até nós arbitros poderiamos contribuir, mas tambem a nós ninguem pergunta nada. De facto um jogo de Hoquei sem contacto leal, é uma utopia!!!!! Por isso, quando diz que os arbitros são os protagonistas, há casos em que sim, mas os arbitros tentam fazer aquilo que lhes mandam fazer, ou seja aplicar as regras. Se a regra diz que não pode haver contacto, o que pode o arbitro fazer ???? Tem que assinalar as faltas que existam. Um abraço a todos e uma boa epoca !!!!

Anónimo disse...

Não sei quem é este senhor Antonio Cabaço, mas não concordo com a sua discordancia, concordo a 100% com o texto escrito pelo meu colega jogador e tambem nao me identifico e deixe que lhe explique se não entende ou nao quer entender.
Quem Coloca as regras? Quem decide levar o hoquei por este caminho, sabe o nome dessas pessoas e o peso que tem no hoquei em patins...sabe os telefonemas que sao feitos a falar de jogadores?

Talvez tanto o meu colega como eu se nos identificassemos nao teriamos algumas portas abertas futuramente...

hoquei sem contacto fisico não é hoquei, sem velocidade não é hoquei sem ouvir os sticks a bater não é hoquei...deixe me imaginar a sua vontade...colocar uma rede no meio campo e joga uma equipa de cada lado tipo volleyball? por amor de deus....nao estraguem mais hoquei do que ja ta...

Tambem não foi este o hoquei pelo qual me APAIXONEI

Anónimo disse...

E grandes jogadores como o senhor diz que dizem que tinham menos sicatrizes podiam ter ido po ping pong ou xadrez...não? qualquer no boxe usam luvas de algodao? no futebol pantufas? no andebol ...bolas de esponja?

nunca deve ter ido a tropa...

Paulo Nunes disse...

Na minha opinião de jogador, acho que o problema não são as regras,mas sim a aplicação das mesmas.

concordo com algumas das alterações, outras não acho correctas, mas a evolução do hoquei em patins tende a que as regras sejam alteradas, já jogo há muitos anos, ainda sou do tempo em que havia bandeirinhas atrás da baliza, nessa altura as regras eram outras, o hoquei evoluiu e as regras alteraram, só para terem uma ideia, se isso não tivesse acontecido, hoje em dia não havia um único guarda redes a jogar em Portugal a que não fosse assinalado penalti sempre que este defendia a bola.

Para mim o problema é que os árbitros não aplicam TODOS as mesmas regras, isto é, cada um interpreta o "texto" como quer e depois há muitas desigualdades de jogo para jogo.

Eu sou um amante da modalidade e por norma tento estar sempre "actualizado" em relação ás alterações, logo faz-me muita confusão quando "sei" as regras e vejo árbitros a não as aplicarem. Isto acontece com maior regularidade nos jogos da 3ª Divisão e nos Campeonatos Distritais.

E isso é que me faz confusão, porque é que um arbitro quando ouve um "Reinaldo Ventura" ou um "Caio" dizer um palavrão, olha para o lado e quando é um anónimo da 3ª divisão ou um jovem dos Distritais é logo advertido com um azul?

Para mim este é que é o problema fulcral, enquanto os árbitros não forem "unânimes" nas aplicações das regras, dificilmente irá haver "paz" no hóquei.

Assinado
Paulo Nunes

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,
relativamente às alterações das recentes novas regras o que se pode dizer é que estão cada vez piores, o que me leva a pensar o fim do hóquei mais depressa…
Se já não concordava com a maior parte das alterações efectuadas o ano passado, nomeadamente, o cartão azul originar livre directo e consequentemente a equipa ficar reduzida, isto é a equipa para além de beneficiar da vantagem numérica ainda tem possibilidade de marcar golo num livre directo, por exemplo em uma falta feita atrás de uma baliza (regra sem sentido);
O facto do GR apenas se puder deslocar após o remate do adversário numa grande penalidade, quando antigamente reagia ao apito do árbitro, quem inventou esta regra nunca esteve na baliza nem levou com uma bola de hóquei;
Os 45s para atacar a baliza, isto é para alguns árbitros são 45 para outros depende da necessidade das equipas, então uma equipa que conquista por mérito próprio vantagem no marcador é obrigada a atacar? Porquê? E as equipas que estão fechadas e apenas jogam em contra-ataque, não são penalizadas?
Em relação à 10ª falta, 15ª…, lá surge o critério do árbitro, a equipa está com 9, surge 1 falta mais grosseira (duvidosa), azul (ficam 9 faltas) é golo e na jogada seguinte lá aparece a 10ª. Num espaço de segundos uma equipa perder por 2 /3 golos entra no jogo.
Isto para dizer que concordo plenamente com a opinião dada. As regras vieram estragar o hóquei e OS ARBITROS (90%) INFLUENCIAM OS RESULTADOS SÃO DONOS E SENHORES DO JOGO, NÃO RESPEITANDO NA MAIOR PARTE OS JOGADORES QUE TRABALHAM DURANTE A SEMANA.
Engraçado que quando se tenta dialogar coma maior parte dos árbitros estes são arrogantes, esquecem-se que os jogadores (maior parte deles) andam no hóquei há mais anos que a maior parte dos árbitros…

Srº Fernado Cabaço respeite a opinião dos outros, ou quer que todos concordem com as suas ideias? E já agora não volte com a palavra atrás, abandone você e leva uns quantos árbitros consigo, ou então tente ser o mais imparcial possível…

Anónimo disse...

Concordo que há diferença na aplicação das regras, mas sugiro que filmem os jogos e enviem para a ANAHP ou para o CA da FPP, para ajudar a esclarecer os árbitros sobre os erros que cometem.

Eu acho que as novas regras fizeram este jogo ficar menos violento e mais rápido. Antes, nos jogos de 3ª Divisão, não dava gosto assistir... 30 faltas num jogo é muito? E antes, como era?

Anónimo disse...

Sr. Fernando Cabaço
"Ninguem está ali contestar seja o que for".
percebi mal, ou vocês pensam que são os donos do mundo?
Pedro Tavares

Anónimo disse...

Já não é a primeira vez que deixo os meus parabéns ao Sr Francisco Gavancho, e aqui mais uma vez os reitero!Obrigada ao Sr e a muitos outros que por amor à modalidade teimam em nos manter actualizados.

Realmente Sr Cabaço, eu até o tinha numa conta razoável, decepciona-me não respeitar as ideias dos outros! O Sr tão desolado estava por sentir que não eram todos (árbitros) tratados da mesma forma! Então o que sentem os atletas dentro de campo quando existem arbitragens completamente discrepantes, ou seja o que para uns é falta, (e falta de equipa, que todos nós sabemos o que isso provoca) para outros é levanta-te e segue, onde é que está a lógica? Quando um dos participantes nesta discução diz que o principal protagonista do jogo é o arbitro, eu apoio a 100%! Embora na minha humilde opinião deveria ser o interveniente menos visto!
Concordo com praticamente tudo o que aqui foi dito. Desde a falta de
informação passando pela dualidade de critérios, à insatisfação de todos (atletas, treinadores, dirigentes, publico e até certos árbitros)!
Mais uma vez Sr Cabaço não se esqueça que salvo raras excepções, ninguém faz VIDA do hóquei! E com tanta insatisfação deixará de existir quem patrocine esta modalidade! E depois quem vos paga?
Peço desculpa se melindrei alguém, pois não era esse o meu objectivo!
Não me identifico porque sou agente desportivo, e pelas razões que já aqui foram referidas e outras que não posso aqui referir (o Sr Cabaço pergunta medo de quem?pois eu sei de quem e ele também!)


Cumprimentos desportivos Sobre RODAS!

Anónimo disse...

Boa Noite

O hóquei em patins é patim,stick e
bola.Não é full-contact.

Anónimo disse...

ao anonimo das 20:31
fique a saber que no hoquei o jogador sempre se protegeu dos joelhos á canela .....sabe dizer o porque? o hoquei é um desporto viril caro amigo," PORQUE É QUE ESTAS REGRAS NÃO APARECERAM HÁ MAIS ANOS, ASSIM TINHA MENOS CICATRIZES QUE AQUELAS QUE TENHO !...".oh senhor cabaço!lembrou-se por acaso de perguntar as alegrias e as historias que cada cicatriz tem ou se inclusivé deixaram de jogar por causa delas ou se foram no fim de semana seguinte fazer outra em cima , uma palavra ao SR.PAULO NUNES §cinco estrelas § leiam e apontem a verdade nua e crua do hoquei.

Anónimo disse...

O Sr Cabaço sempre no seu pior, mas já estamos habituados. Por isso é que não sai nem sairá da cepa torta

Anónimo disse...

Para quem viu ao vivo a supertaça entre o Benfica e o Porto ou pela TV, o que aqui vem escrito, nada corresponde aquilo que se viu e com as sensações que se viveram.
Pode haver razao por parte dos clubes de falta de divulgação, mas não é os árbitros a culpa.
Se os árbitros tem mais ou menos protogonismo, isso é por culpa dos jogadores.
Existe bons e menos bons jogadores, o mesmo acontece com os árbitros.
Existem alguns que conseguem assimiliar melhor o que as novas regras pretendem que outros.
Mas se os árbitros tivessem metade das condições de treino e formação, que um clube médio dá aos seus jogadores, não tenho duvida que os árbitros eram muito melhores.
Mas aquilo que se vê,´são pavilhão sem as minimas condições para a pratica de hoquei, nem pelas medidas, nem pela colocação dos bancos, como ainda temos clubes que gostam colocar as cabines dos árbitros em sitios estrategicos, para melhor exercer pressão, como gostam de dizer.
Ninguem tenha duvidas que as regras em vigor trouxe mais verdade, mais espetaculo, mais golos.
Temos todos um ano de evolução, este vamos evoluir mais e para o ano essa evolução vai ser maior. E daqui a 10 anos com uma geração de jogadores, há-de haver um hoquei atractivo.
Paciência e calma e saber evoluir com calma e poderação

Anónimo disse...

Boa noite.
Em 1º lugar dar os parabens ao Sr.Francisco Gavancho por ter a coragem de publicar um texto que mete o dedo na ferida(não é para todos).
É que se não se apreceberam ainda,95% dos intervenientes no hoquei estão descontentes com as alterações efectuadas!!
Depois, dizer tambem aqui que concordo plenamente com a opinião publicada neste "post",é verdade que como diz o comentario anterior,o hoquei é patim , bola e stick e não full contact!!Mas o hoquei tambem é luta(leal)tambem é duelo intenso na disputa de bola,tambem é dor de bólada ou stickada que "foge",é ombro a ombro,é respiração ofegante do adversario junto de nós é sangue suor e lágrimas tambem!!!Sempre foi e sempre gostámos disto assim.
O hoquei não é fullcontact, mas tambem não é ballet concerteza!!!
Agora mais a sério , e em relação ao comentario do Sr.Cabaço , deixe que lhe diga uma coisa"NINGUÉM ALI ESTÁ PARA CONTESTAR SEJA O QUE FOR."é por causa destes e outros comentários que por vezes as coisas correm mal !É esta arrogancia que nós não suportamos, quer dizer o jogo está a decorrer o arbitro faz asneira(como todos) mas ninguem pode reclamar(coitadinhos)ai de quem abra a boca é logo expulso do banco e atras vai um jogador e se alguem mais do banco abrir a boca vai tambem..e com ele outro jogador!!Por amor de Deus,é disto que o comentário fála quem manda no jogo são os arbitros!
Quanto aos simposios de Gaia e Turquel,o Sr. por acaso sabe quanto paga um clube para inscrever uma equipa completa???se não sabe informe-se porque não lhe vou dar essa infrmaçao, mas fique a saber que é muito e por exemplo um clube do Algarve pouco dinheiro tem para inscriçoes quanto mais para deslocaçoes a Gaia ou a Turquel onde se calhar os arbitros foram mas receberam os km!!!
Faça um favor á arbitragem demita-se só o comentario que fez anteriormente era motivo para ter vergonha"ninguem está lá para reclamar..."arrogante.
Força CARTAO AZUL sem medo das opinioes divergentes.

Anónimo disse...

É imressão minha ou de todos os comentários aqui feitos apenas o do Sr Cabaço (grande expert da modalidade)é divergente da opiniao aqui deixada??!!!
Não que tenha de ter a opinião igual a toda a gente , mas isto deixa claro duas coisas:
1º É obvio que a generalidade dos intervenientes no jogo estão contra estas alterações.
2º-"Ninguem está ali para contestar nada"-Realmente esta é uma frase que personfica exemplarmente a postura dos arbitros em campo.QUERO,POSSO E MANDO.Muito infeliz,o comentario do Sr.ARBITRO.
Ao Sr.Francisco Gavancho, mais uma vez parabens pela coragem de meter o dedo no doi-doi!!

Anónimo disse...

toda a gente dá a opinião, toda a gente diz que não tem medo, mas depois só vejo antónimos.
Basta sejam honestos, sejam sinceros.
Gavancho vou deixar um comentário para mais tarde.
SEM MEDO DO MEU NOME E DE NINGUEM, POIS O 25 BRIL FOI EM 1974 PENSO EU .......

ERNANI

Anónimo disse...

Por favor, não englobar a opinião de um árbitro como se fosse a opinião de todos os árbitros. Contestar sim, mas dentro dos princípios da boa educação e respeito.
Cumprimentos.
Não me identifico por uma questão de actualmente exercer funções na modalidade

Anónimo disse...

BOA TARDE

TODOS TEMOS OPINIOES DIFERENTES,E MANEIRAS DE VER DIFERENTES.
MAS COMO SEMPRE SOMOS O TIPICO PORTUGUES..SO DIZEMOS MAL..
OS ARBITROS NAO ERRAVAM COM AS REGRAS ANTIGAS??
E TB ERRAM COM AS REGRAS NOVAS..
VAO ERRAR SEMPRE..N SAO MAQUINAS..
DEPOIS Á OS QUE ERRAM PK SAO FRACOS..E OS QUE ERRAM PK QUEREM..
EU COMO JOGADOR PREFIRO CONSEGUIR PASSAR DO MEIO CAMPO COM A BOLA COM AS REGRAS NOVAS..DO QUE NEM SAIR DA MINHA AREA EM CERTOS RINGUES COM AS ANTIGAS..
MAS O HOQUEI DE Á 3 ANOS ATRAS ERA HOQUEI???OU BATALHAS CAMPAIS???
ERA UM VERMELHO OU AZUL E ENTRA OUTRO..
O SR ARBIRO QUE AQUI FALA DIZ UMA COISA QUE EU SEI QUE É VERDADE..
OS JOGADORES DA VELHA GUARDA E ALGUNS DOS QUE AINDA EXISTEM POR CÁ COM ARGUMENTOS TECNICOS SIM ESTAO SATISFEITOS COM A REGRAS..
SO NAO ESTAO SATISFEITOS OS QUE INFELIZMENTE N TÊM UNHAS PARA A VIOLA..
TRABALHE-SE PARA QUE OS CRITERIOS SEJAM MAIS UNIFORMES ISSO SIM..
E TRABALHE-SE AS BASES PARA APARECEREM NOVOS TALENTOS..
O HOQUEI FICOU MENOS VIOLENTO..Á MAIS GOLEADAS EM CERTOS JOGOS??HÁ SIM SENHOR..
MAS TAMBEM HÁ EQUIPAS QUE A PERDER POR 3 OU 4-0 CONSEGUEM DAR A VOLTA AO RESULTADO..

Anónimo disse...

EM RALAÇAO AS CICRATIZES,ELAS DE FACTO FAZEM PARTE DE CADA UM QUE JOGA OU JOGOU,CONTAM UMA HISTORIA.
MAS EM MUITOS DOS CASOS HISTORIAS BARBARAS..
TER UMA CICATRIZ PK SE VAI Á LUTA E POR INFELICIDADE UMA PESSOA SE ALEIJA É UMA COISA..
SER AGREDIDO É OUTRA..
ORA PONHAM AS REGRAS ANTIGAS E EXPERIMENTEM IR JOGAR A VALONGO-AO PORTO-A BARCELOS-A VIANA- E POR AI FORA..DEI ESTES COMO EXEMPLO PODIAM ATE SER TODOS..
UMA COISA TEMOS TODOS DE CONCORDAR..
O HOQUEI NO MINIMO MUDOU A IMAGEM DE DESPORTO ARRUACEIRO..E COMO DISSE NO POST ATRAS AS REGRAS PODEM PERMITIR AO MIUDOS QUE AI VêM OUTRA CRIATIVIDADE..E PORTANTO MAIS ESPATACULO

Anónimo disse...

Passo aqui a por um texto do presidente da ANTHP, sobre as novas regras, e vemos por aqui o quanto os treinadores foram escutados sobre as alterações.
Reflexão ....,
J.Campelo

"O jogo de hóquei em patins caracteriza-se por vários dimensões (entre as quais a dimensão técnica), mas na sua essência podemos defini-lo com uma modalidade de grande velocidade, curtas paragens de tempo e de contacto físico entre o jogadores. É neste contexto que me apraz realizar este artigo, no sentido de alertar para os aspectos positivos e negativos das novas regras, mas também do ajuizamento efectuado a essas mesmas regras. Pretende-se que este artigo seja apenas um contributo para uma possível melhoria e não uma intenção clara de obstrução as novas regras introduzidas.

Posso sintetizar que em termos gerais, as novas regras vieram melhorar a modalidade se bem que, carecem de alguns ajustamentos e nos procedimentos da sua aplicação.

Começo pelas faltas de equipa que, foi uma medida adequada para a modalidade. Ou seja, ultrapassou muito melhor a situação de travão (do antigo cartão amarelo) para o jogo violento ou rígido demais. Os jogadores já interiorizaram que tem de ter algum cuidado no tipo de faltas que fazem, pois sobretudo podem prejudicar a equipa. Mas aqui surge uma importante questão e até, tendo em conta a caracterização da modalidade acima definida, jogo de contacto físico (jogo de evasão) e poucas paragens, relativo ao ajuizamento das mesmas faltas. Não é por qualquer toque ou contacto físico que se marca uma falta de equipa. A falta de equipa deverá ser marcada se basicamente a integridade física e o controlo da bola do atleta for colocada em causa. Não querendo entrar pelo critério de nº médio de faltas de equipa por jogo como determinante (pois pode haver jogos que isso não aconteça, para baixo ou para cima), mas o jogo de hóquei em patins beneficiaria com uma média de faltas de equipa por jogo (mais ou menos cada equipa) entre as sete faltas e as 14 faltas. O grande objectivo da falta de equipa, não é o de ir á procura do livre directo mas sim, o de prevenir o jogo violento. Assisti este ano a vários jogos “riginhos”, contactos físicos na disputa de bolas sem maldade, onde foram marcadas e bem 12 a 14 faltas de equipa por equipa. Foram jogos bem disputados e com arbitragem correcta.

Anónimo disse...

Outra boa medida foi a possibilidade de a bola voltar a entrar no campo da equipa que estava a atacar e esta, ter cinco segundos para voltar a entrar com a bola. Aqui, fazia uma ligeira alteração e dava também uma dimensão qualitativa ao árbitro. Ou seja, a norma são os cinco segundos; mas muitas vezes a bola escapa-se mesmo para o fundo da tabela que nem sempre é fácil retirá-la em cinco segundos. E o que interessa é que o jogo não pare. Ora procurando, que por exemplo, não se chegue aos 9 ou 10 segundos, desde que o árbitro se aperceba que a intenção do jogador que vai buscar a bola é colocá-la rapidamente no meio campo da equipa adversária, não deverá parar o jogo. Ou seja, se árbitro nota passividade em ir buscar a bola, controla rigorosamente os cinco segundos, se o árbitro não nota passividade em colocar a bola no meio campo da equipa adversária, pode permitir chegar até aos 7 ou 8 segundos.

Anónimo disse...

Na grande penalidade, não sendo totalmente a favor deste tipo de execução, reconheço que houve uma melhoria na possibilidade de concretização em golo, e muitas vezes, face á possibilidade de se executar uma recarga. Fazia no entanto uma ligeira alteração. Quando o árbitro levanta a mão, os jogadores que estão no campo oposto podem avançar. Os jogadores que estão na linha superior da área avançam ao sinal do árbitro (quando este levanta o braço na vertical) e não no momento em que o avançado executa a grande penalidade. Isto iria, por um lado, evitar interrupções de jogo porque alguns jogadores saiem antes do tempo e depois, mais paragem de jogo, mais conflitos, porque o árbitro deu um azul, e mais uma expulsão etc etc. Favorece também o ajuizamento com só um árbitro. Ou seja, vê os jogadores todos na linha e em simultâneo o que marca a grande penalidade e guarda-redes e quando levanta o braço deixa de se preocupar com os jogadores do fundo do campo. Com isto quero dizer, que as paragens de jogo que acontecem com frequência, na execução da penalidade ou do livre directo, aos jogadores que arrancam no outro meio campo tem de ser diminuídas. Como sabemos, até tem acontecido situações que em nada favorecem a modalidade ou seja, o árbitro apercebe-se que um jogador está a sair mais cedo, começa a apitar para sancioná-lo; entretanto o que estava a marcar a penalidade quase de seguida (ou mais um segundo), executa e marca golo, e o árbitro pára jogo para ir sancionar o que saiu mais cedo e depois manda repetir o penalti ( ou seja, são só paragens que se deviam evitar). Por outro lado, faria com que o executante (da marcação da grande penalidade) fosse mais rápido, para assim poder usufruir de uma possível recarga.

Anónimo disse...

Confesso que continuo a não ser favorável ao power-play. As características específicas do jogo de hóquei em patins não lhe permite que se reduza o número de jogadores. Com três jogadores a maioria das equipas passa a executar um jogo defensivo, para que o tempo passe até o seu jogador reentrar. Já para não falar quando a equipa fica reduzida a dois jogadores de campo, que em nada favorece o espectáculo. Em minha opinião, os chamados engachamentos, ou faltas de situações que isolavam jogadores para a baliza deve ser dado o azul, livre directo ou grande penalidade conforme a situação e o jogador que faz a falta pode ser substituído (jogador que leve terceiro azul, é-lhe atribuído o vermelho e não pode entrar mais; o jogador só pode fazer dois azuis por jogo; vermelho directo como é lógico só poderia fazer um).

Os bloqueios vieram melhorar o jogo, embora se peça melhor definição e melhor coordenação no ajuizamento das situações.

As balizas terão que vir a ser aumentadas para as seguintes dimensões: 1950mm de largura, extremidades exteriores o que dá por dentro 1800mm ( o diâmetro do tubo dos postes é de 75mm cada) e, 1200 mm altura na extremidade superior, o que dá altura interior/por dentro de 1125mm . Ou seja, estrutura igual á que existe, mas mais 10cm de largura e mais 7,5cm de altura.

Mais algumas situações podem ser ponderadas, mas que não são a meu ver, muito determinantes do jogo. Contudo chamo atenção para as faltas exageradas que tem como consequência a marcação da grande penalidade. A grande penalidade (dos jogos desportivos colectivos) é para serem marcadas em faltas que iriam proporcionar situação eminente de golo. Onde está o argumento técnico de belo efeito que havia nos defesas de hóquei patins ( e que correspondia ao argumento técnico de beleza do basquetebol que é o abafamento; ou o corte de cabeça do jogador de futebol), que cortavam bolas no ar com o setique, aos remates dos atacantes. Agora não se pode fazer, porque se a bola levanta, marcam uma grande penalidade. Um defesa dentro da área que execute um mau passe (levanta a bola demasiado) marcam grande penalidade. Penso que também se deveriam dar algumas possibilidades á defesa.

Não me vou alongar muito mais, embora outras situações pudessem ter sido analisadas, e assim, espero ter dado algum contributo para a reflexão das novas regras, na perspectiva da melhoria da modalidade."

Anónimo disse...

Estive a hesitar entre comentar ou não. Optei pela primeira.
Mas vamos por partes.
O jogador anónimo começa com uma observação curiosa e pertinente: A ANAHP não fez a divulgação atempada das alterações às regras. Limitou-se a pô-las em execução quase de forma anónima logo no começo da época e sem que os intervenientes estivessem minimamente acautelados. Isso é uma verdade indesmentivel. E isso só por isso foi o suficiente para criar muito mau estar entre as pssoas do hóquei. Fica a ideia de que a prepotência na arbitraem existe, o que provavelmente até nem é verdade.
Mas também é verdade que a autoridade dos àrbitros já existia antes destas alterações. Eles são soberanos nas decisões tomadas, e contra isso nada a dizer. Que os critérios não são uniformes? Também é verdade. Mas e no futebol, tocam todos pelo mesmo ritmo? Claro que não. Vide as polémica que todas as semanas lemos e ouvimos sobre as arbitragens no Futebol.E será por isso que as pessoas fogem de ver futebol ou pratica-lo? Não.
Quanto às regras propriamente ditas, a minha opinião é de que vieram beneficiar o HP. As equipas de "caceteiros" tiveram que mudar a sua forma de jogar, sob pena de ver os colegas de desporto a evoluir e eles a serem meros espectadores.
Não tendo dados, pergunto a alguem que saiba, quantas faltas em média existiam com as regras antigas. Poucas ou nenhumas? Não acredito. Agora como elas são contabilizadas, é relativamente fácil tirar conclusões.
O Sr. fala do Futsal. Por acaso é permitido o contacto nesta modalidade? Não. O Futsal perdeu com isso? Não. Pelo contrário, depois das alterações às regras de jogo, evoluiu para patamares que antes com as regras do Futebol de salão ( onde se podia bater quase à vontade), nunca tinha chegado.
Como mero espectador de HP só posso dizer que com as alterações impostas, o HP está mais atractivo, proteje-se quem quer jogar e acima de tudo quem saiba jogar. E com isso ganha o espectáculo e por sequência a modalidade.
Como em tudo na vida, as coisas vão mudando, umas vezes para melhor, outras para pior, nada é imutavél.
Com o HP sucede o mesmo, e só o tempo poderá dizer se as alterações introduzidas viram ou não melhor a imagem do HP. Eu acredito que alteraram para melhor. Mas como disse atrás sou só um mero espectador que se apaixonou pelo Hóquei, e que hoje já passou esse estágio e ama a modalidade.Mas como dizem os entendidos, no amor de uma vida há sempre altos e baixos...

António Sirgado

Anónimo disse...

Confesso que continuo a não ser favorável ao power-play. As características específicas do jogo de hóquei em patins não lhe permite que se reduza o número de jogadores. Com três jogadores a maioria das equipas passa a executar um jogo defensivo, para que o tempo passe até o seu jogador reentrar. Já para não falar quando a equipa fica reduzida a dois jogadores de campo, que em nada favorece o espectáculo. Em minha opinião, os chamados engachamentos, ou faltas de situações que isolavam jogadores para a baliza deve ser dado o azul, livre directo ou grande penalidade conforme a situação e o jogador que faz a falta pode ser substituído (jogador que leve terceiro azul, é-lhe atribuído o vermelho e não pode entrar mais; o jogador só pode fazer dois azuis por jogo; vermelho directo como é lógico só poderia fazer um).

Os bloqueios vieram melhorar o jogo, embora se peça melhor definição e melhor coordenação no ajuizamento das situações.

As balizas terão que vir a ser aumentadas para as seguintes dimensões: 1950mm de largura, extremidades exteriores o que dá por dentro 1800mm ( o diâmetro do tubo dos postes é de 75mm cada) e, 1200 mm altura na extremidade superior, o que dá altura interior/por dentro de 1125mm . Ou seja, estrutura igual á que existe, mas mais 10cm de largura e mais 7,5cm de altura.

Mais algumas situações podem ser ponderadas, mas que não são a meu ver, muito determinantes do jogo. Contudo chamo atenção para as faltas exageradas que tem como consequência a marcação da grande penalidade. A grande penalidade (dos jogos desportivos colectivos) é para serem marcadas em faltas que iriam proporcionar situação eminente de golo. Onde está o argumento técnico de belo efeito que havia nos defesas de hóquei patins ( e que correspondia ao argumento técnico de beleza do basquetebol que é o abafamento; ou o corte de cabeça do jogador de futebol), que cortavam bolas no ar com o setique, aos remates dos atacantes. Agora não se pode fazer, porque se a bola levanta, marcam uma grande penalidade. Um defesa dentro da área que execute um mau passe (levanta a bola demasiado) marcam grande penalidade. Penso que também se deveriam dar algumas possibilidades á defesa.

Não me vou alongar muito mais, embora outras situações pudessem ter sido analisadas, e assim, espero ter dado algum contributo para a reflexão das novas regras, na perspectiva da melhoria da modalidade."

Anónimo disse...

Mais algumas situações podem ser ponderadas, mas que não são a meu ver, muito determinantes do jogo. Contudo chamo atenção para as faltas exageradas que tem como consequência a marcação da grande penalidade. A grande penalidade (dos jogos desportivos colectivos) é para serem marcadas em faltas que iriam proporcionar situação eminente de golo. Onde está o argumento técnico de belo efeito que havia nos defesas de hóquei patins ( e que correspondia ao argumento técnico de beleza do basquetebol que é o abafamento; ou o corte de cabeça do jogador de futebol), que cortavam bolas no ar com o setique, aos remates dos atacantes. Agora não se pode fazer, porque se a bola levanta, marcam uma grande penalidade. Um defesa dentro da área que execute um mau passe (levanta a bola demasiado) marcam grande penalidade. Penso que também se deveriam dar algumas possibilidades á defesa.

Não me vou alongar muito mais, embora outras situações pudessem ter sido analisadas, e assim, espero ter dado algum contributo para a reflexão das novas regras, na perspectiva da melhoria da modalidade.

Anónimo disse...

Sr Hernani com todo o respeito e nao desrespeitando a sua opinião pois cada um vê de maneira diferente as problemáticas da vida, e só para lhe explicar como expliquei ou pelo menos tentei ao sr CAbaço.

Imagine, e dando um exemplo que talvez entenda.

O seu filho, que na minha minha opinião é um excelente jogador muito acima da média,que pode sonhar alto, imagine que ele escreve aqui um comentario contra as novas regras, ou mostra desagrado com elas e com os arbitros.
1º se apanha um arbitro num jogo que tenha lido... possivelmente a equipa dele vai ser sofrer muitas faltas
2º possivelmente vai levar azul...
3º secalhar tinha mais qualidades pa tar num benfica ou sporting ou porto e nao esta porque quem ditou as regras é quem manda.
Agora diga me como quer que um dirigente ou um jogador ou um presidente assine um comentario se depois leva por tabela...o 25 de abril ja foi em 74 na teoria. Na vida e neste caso no hoquei , quem anda caladinho ou no anonimato é que se vai safando.

Eu sou 100% de acordo com a sua ideia pois sou contra o anonimato se as pessoas têm a dizer identificam-se, mas se me identificar depois sou prejudicado com arbitros como o sr cabaço?
Os arbitros nao sao todos iguais, como em tudo na vida, ha bons , ha maus e ha os que se vão safando.
HA quem aceite criticas e divergencia de opinioes e ha os caboços.

Cumprimentos bom trabalho.

Ass: hoq//

Anónimo disse...

A ANAHP é uma Associação de classe, porque não sendo arbitragem uma profissão não pode ser um sindicato. Isto quer dizer que a ANAHP está para os árbitros como ANTHP estão para os treinadores ou ANJHP está para os jogadores.
A ANAHP aproveitando a sua página, publica para informar os árbitros do que se passa, não compete á ANAHP nem fazer Leis ou fazer a sua divulgação.
Os clubes hoje em dia tem 3 orgãos que elegem, a FPP, as Associações oe a Liga ( Associações dee clubes ). São estes tres orgãos que mandam no hoquei, que fazem as Leis e que as mudam e que as tem que as divulgar.

Nelson Alves disse...

Já levei alguns amigos e amigas a ver jogos de hóquei, antes e depois das novas regras.

Nas regras antigas, percebia-se tudo muito bem, mas a violência e as paragens faziam com que o tempo que se estava no pavilhão fosse um martírio.

Nas regras novas, o mesmo Sábado à noite (num pavilhão onde se joga às 21h) é passado a ver um jogo CUJAS REGRAS SÃO UM POUCO CONFUSAS, pois às vezes marca-se, outras não, MAS ONDE DÁ GOSTO ESTAR NAS BANCADAS a assistir!
Menos faltas, menos paragens, mais velocidade, mais golos.

Quanto ao artigo que originou esta discussão, acho que SEMPRE que se detectarem ERROS GRAVES de arbitragem, deve-se reclamar, não para culpar "a" ou "b", mas sim para melhorar o que está menos bem.

Bom fim-de-semana a todos,