quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ESPAÇO ABERTO

"O bom e o mau das novas regras...!!! -  No que se transformou o nosso hóquei."

Tenho actualmente 32 anos e fui jogador desde os 7 anos até aos 28, sendo treinador desde 2004, neste momento treinador de nível II a exercer nos escalões de Juniores e Seniores do Juventude Azeitonense.

Depois do que assisti nos dois últimos anos e principalmente no último fim-de-semana, gostava de dar a minha opinião sobre tudo o que tenho vivido dentro do ringue.

No último fim-de-semana juventude Azeitonense – Beja, apareceu um árbitro (Jorge Carmona) que há muito não via apitar. Um dirigente nosso comentou que nunca o tinha visto e eu disse: “há muito que não o via mas até não apitava mal, vamos ver com as novas regras…”.

Parecia que estava a adivinhar, nunca na minha vida de desportista que são só 25 anos, tinha visto um árbitro apitar faltas de propósito contra uma equipa e rir-se, tivemos 7 cartões azuis para jogadores, um vermelho directo para um jogador e um cartão azul para mim (treinador). A marcação de faltas ofensivas foi de tal forma que nós não conseguíamos efectuar um ataque sem que houvesse uma falta contra nós, só quem viu e assistiu tem noção do que estou a falar.

Dou graças a Deus que a mentalidade tanto de jogadores, treinadores, direcção e público tenha evoluído e muito, porque não tenho dúvidas que há 10 anos atrás tinha sido muito complicado este árbitro ter saído impune daquele pavilhão. Apesar de a minha equipa se ter descontrolado, fiquei muito contente pela atitude que tiveram de me ouvir e não perderem a cabeça, o único vermelho que houve foi por bocas (tanto já tinha sido feito que complicado era não abrir a boca!!!!).

Passado tudo isto, não queria que todo este “filme de terror” ficasse na prateleira, tinha de o divulgar.

Em relação ás novas regras:

Vou começar por realçar o que para mim contribuiu para bem da modalidade:

Tenho a certeza que o hóquei ficou com menos violência, privilegia as tácticas, estratégias e a técnica individual e com isto ficou mais espectacular.

A regra do anti-jogo foi muito boa, permite um espaço muito maior para que se possa jogar.

As bolas paradas com a proibição do guarda-redes só se poder mexer depois do adversário tocar na bola, possibilitam muitos mais golos e muito maior gestão das faltas da outra equipa.

Com tudo isto, e pouco mais, até acho que o hóquei se tornou mais espectacular, emotivo, obriga os treinadores a trabalharem muito mais as equipas com várias opções tácticas, estratégias, etc.

Vou no entanto deixar algumas perguntas para que me dêem a vossa opinião:

1 - Até ao ano passado, quantas regras foram alteradas em 20 anos para trás? Estas novas regras são apropriadas para se ter um único árbitro num jogo (terceira Divisão Nacional e escalões Jovens)?

2 - Os árbitros sabem todos como agir em conformidade perante várias situações de jogo? Onde andam os observadores dos árbitros?

3 - Uma pessoa que assiste regularmente a jogos de hóquei sem formação de árbitro consegue arbitrar um jogo com as novas regras (quando não há arbitro)?

4 - O hóquei é um desporto de velocidade, acham bem marcar faltas de setique contra setique?

5 - Alguém me consegue explicar a regra dos 45 segundos para atacar e como o árbitro controla esse tempo? Quem me explica o que é jogo passivo para um arbitro...?

6 - Se as faltas de equipa penalizam, porque alguns árbitros ainda dão a lei da vantagem?

7 - A situação de amostragem de cartão azul e livre directo e power-play não serão penalizações a mais?

8 - Não acham que cada árbitro tem a sua interpretação e hoje em dia não é difícil decidir um jogo e ter a desculpa de dizer no fim do jogo que são as novas regras? Acreditam que os árbitros sabem todos interpretar as novas regras? É impressão minha ou as novas regras podem ter interpretações diferentes?

Para concluir cito, este desporto sempre fez parte da minha vida, ensinou-me muitas coisas, tive experiências únicas, colegas únicos e jogos únicos. Hoje e com tudo o que rodeia este desporto pergunto-me, vale a pena continuar num desporto onde a verdade desportiva pode ser facilmente alterada por um homem que faz o que quer e lhe apetece e sai impune? Parece-me a mim que algo tem de mudar e que as regras têm de ser mais explicitas e não envolva tanto a interpretação de uma pessoa que possivelmente nunca jogou hóquei na vida e por exemplo não sabe distinguir se uma equipa quando ataca um quadrado fechado se está a tentar entrar dentro desse quadrado ou se está a fazer jogo passivo.

Esperançado que o Hóquei em Patins evolua e se torne mais justo e vistoso, despeço-me com umas valentes seticadas.

HUGO SOUSA, treinador da Juventude Azeitonense

Extraído do Site "Clube União Micaelense"

11 comentários:

Luís Ribeiro da Silva disse...

Não respondendo directamente às perguntas, quero só deixar aqui a minha opinião acerca das novas regras:

Estas novas regras vêm desvirtuar o jogo em si. A FPP quer aproximar este jogo ao Futsal, Andebol ou Basquetebol, mas não pode ser, se querem voltar a projectar o hóquei, não é a copiar regras das outras modalidades, mas sim a divulgar a modalidade nas televisões, em eventos e junto das próprias escolas, cativando assim os jovens para a prática do hóquei em patins.
Estas regras só vieram acentuar o que já existia, ou seja se um arbitro (s) eram donos e senhores do que se passava em ringue, agora muito mais fácil, ganha a equipa que eles quiserem, em jogos equilibrados não há a mínima duvida, em jogos desequilibrados desde que a diferença de golos não ultrapasse os 3 ou 4 golos, continua a ganhar quem os árbitros quiserem. Ganhou-se em autoridade dada as esses senhores e perdeu-se em credibilidade e verdade desportiva.

Anónimo disse...

Na verdade este senhor que se intitula treinador tem um cariz muito ético,quamdo vem para aqui dizer coisas graves em relaçao a um arbitro que,como diz marcou "faltas de proposito",isto é inademissivel uma pessoa destas dizer isto,pois nao foi o que se passou.Em abono da verdade tenho de dizer que desconhece totalmente as regras,e mais nao posso dizer.Levanta aqui um problema de indisciplina que as novas regras e as antigas não permitem, alias estas ainda menos permitem.Quero frisar que os maus resultados e as mas exibiçoes nao podem ser escamoteados, e nao devem ser atirados para cima dos arbitros.Isto tem de ser dito e este senhor vem para aqui tentar fragmentar opinioes e misturando o publico com o jogo e com aquilo que o arbitro supostamente fez!Falta lhe ética de treinador e depois tudo o que disse em relaçao as novas regras prova evidentemente que as desconhece,como podera estar á frente de uma equipa?Aposente se!

Anónimo disse...

Concordo Plenamente com o que foi escrito anteriormente, vivi esse pesadelo no sabado passado só não digo onde, estive a perder e sempre que me aproximei do resultado o jogo virava sempre....Mas os entendidos e que sabem.....Mais ainda já fui castigado e tudo o que foi escrito num relatório foi conpletamente desvirtuado pela pessoa que apitou para justificar o injustificavel....

Anónimo disse...

Entao porque nao protestou o jogo!!?
se achou que estava mal porque nao protestou?è um direito e se houve ou houvesse erro grave podia ver entao a situaçao resolvida ou remediada!
O relatorio é sempre confidencial e será sempre a sua palavra contra a do arbitro!Quem diz a verdade?Voce ou o arbitro?
Tenham contençao de palavras e actos e tudo pode ser menos ambiguo.Estavam mal habituados!??? Cuidem se pois assim com regras e que deve ser e nao desregrado como antigamente que so faltava matarem se em rinque!

Anónimo disse...

Protestar um jogo Por causa de um relatório de um arbitro??? Onde isso é possivel?? diga-me???O Senhor não sabe do que fala matarem-se em ringue???onde??? Contenção de palavras???? Esteve lá??? Sabe poder haver defesa temos de saber e temos acesso ao que foi escrito.....Anda enganado na modalidade ou entao nada percebe disto!!!!! Ou existe Duvidas que os arbitros mentem nos relatórios??? Felizmente não são todos.....Mal habituados???? O que estas pessoas dissem so se for de ser roubado contantemente e ter de calar pois eles tem a faca e o queijo na mão....

Anónimo disse...

Acho que os árbitros deviam de nestar ai umas quatro semanas sem apitar.
Isto porquê? Porque estes não percebem nada de hoquei.
Vamos entregar este desporto a quem critica todos os dias os árbitros não vê um boi desta modalidade e porque foram jogadores ou adeptos de uma vida inteira são de certo os mais indicados para ir para dentro do campo e apitar.
Voto nesses gajos.
Quero lá vê-los dentro a ganhar aquilo que os árbitros ganham e a ouvir os nomes que lhes são chamados.
Quantos testes fazem estes maduros para perceberen o minimo de regras?
Falo à boca cheia só pela seguinte razão estou ligado á modalidade durante 35 anos fui jogador treinador hoje curioso ou seja árbitro e estou a pensar desistir porque cheguei á conclusão que não percebo nada de hoquei.
Quem percebe? quem é? estes senhores que pelo que li não é um boi que não percebem de hoquei mas sim uma manada.
Comprimentos a todos e estudem depois vão apitando uns jogos para saberem como é tão facil estar cá fora.

Anónimo disse...

sou arbitro e so la estou porque quero e se nao poder ouvir ofensas nao posso ser arbitro mas continuo a gostar e fico por vezes mais aborrecido com atitudes de quem manda nos arbitros do que outras atitudes mas uma coisa è certa como podem grande parte das assistencias dizer que os arbitros nao percebem as regras se muitas vezes eu como arbitro ja expliquei a muitos treinadores e jogadores regras que eles proprios desconheciam e isto aconteceu no passado sabado,ja agora os inteligentes de fora que comentem e nao inventem,discutem hoquei mas peço que pelo menos saibam o minimo um abraco desportivo e construem mas se nao souberem estejam sossegados

Anónimo disse...

ATÉ O azeitão??!!!tem voto na matéria!!
Mas quem é este cromo??
Um clube de onde se joga até ao pescoço tem dificuldades,claro que tem!!!
Sr.Gavancho vale dar a voz a muita gente,mas assim acaba por descredibilizaR UM BLOG que é dos mais lidos país!
qualquer dia até o o gajo que vende bifanas no pavilhao tem direito a opiniao sobre as regras!!

Anónimo disse...

Mas este blog ainda tem alguma credibilidade?

Anónimo disse...

Caro Gavancho,
a exemplo do que o Pedro Jorge Cabral fez no site do CUM, proponho que tome a decisão de publicar a visão do árbitro João Paulo Romão sobre esta mesma matéria, seria uma medida equitativa e justa, para que hajam duas visões e assim as pessoas possam "opinar" melhor.
Também aproveito para dar o meu contributo, está comprovado que as novas regras só vieram beneficiar o Hóquei em Patins, certo é também, que haverá sempre quem discorde, porém continuam muitos "opinadores" a falar com (muito) desconhecimento das regras, aproveito para informar o Sr. Luis Ribeiro da Silva, que as regras são universais, ou seja para todos os países, como tal compete aos órgãos internacionais (FIRS, CIRH e CERH) a alteração e implementação de toda a regulamentação em vigor, às federações de cada país compete fazê-las cumprir.
Os insucessos desportivos não podem ser sempre justificados com o melhor ou pior desempenho dos árbitros.
Penso que o jogo está muito mais rápido, menos violento e com maior incerteza. Acima de tudo tem uma componente táctica muito mais forte, que requer maior adaptação, e ainda mais trabalho dos treinadores- barreira que muitos ainda não conseguiram perceber ou ultrapassar.
Façamos todos um esforço para perceber melhor as regras, deixemos este tipo de fait-divers.
É triste ver em todos os sites e blogs, que as notícias mais comentadas são aquelas em que se diz mal de alguém ou de algo.

Cumprimentos a todos

Cartão Azul disse...

Boa tarde

Será publicado oportunamente, assim como a visão do Hélder Antunes do Blog THP que está igualmente publicado no União Micaelense

Atenciosamente
Francisco Gavancho