quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FOI A HOMENAGEM QUE O FARINHA MERECIA


O Albano Mateus foi palco no passado sábado de uma homenagem ao malogrado José Trincão Farinha. O I Torneio de Veteranos contou com a presença das equipas do União FE. SC Tomar, S Alenquer B e GD Fabril e teve uma projecção nacional com transmissões on-line no site "Plurisports", e divulgação em sites de referência como o "Clube União MIcaelense" e o "Mundo do Hóquei", uma homenagem que teve a projecção que o Farinha merecia. O Cartão Azul foi ter com Mário Serra, um dos organizadores para um balanço deste evento.


CA - Que balanço fazes desta 1ª Edição do Torneio de Veteranos "José Farinha"?
MS - Penso que o balanço final foi muito bom, positivo e acima de tudo gratificante. Conseguimos trazer ao nosso torneio três das melhores equipas do torneio de veteranos que todos os anos se realizam. Não é todos os dias que temos a jogar no mesmo torneio alguns jogadores de elevado valor como o Capitolino, Rui Subtil, Ventura, Beirante, Vieira, Lagos, Zé Manuel, Nobre, entre muitos outros presentes.


CA - O Torneio acabou por ter uma projecção a nivel nacional, com sites como o União Micaelense, Mundo do Hóquei, Plurisports a divulgar. Como vês esta divulgação?
MS - Essa projecção foi da nossa responsabilidade. Quando decidimos avançar para este projecto, um dos objectivos era tentar divulgar ao máximo esta iniciativa para que a homenagem fosse ainda mais justa e honrosa. Sabíamos que ao solicitar a divulgação deste torneio ao Micaelense, Mundo do Hóquei e Cartão Azul, que a possibilidade de cobertura e de presenças deste torneio seria cada vez maior, aliado ao facto de podermos ter presente a PluriSports para uma cobertura de transmissão de imagens e vídeo inédita no União, o que elevou ainda mais a projecção deste evento.Conseguimos ainda, e porque achamos importante, que a PluriSports fizesse ainda uma reportagem com as nossas escolinhas, o que também proporcionou aos miúdos uma nova experiencia. Não podemos ainda esquecer que estiveram presentes no Entroncamento alguns dos principais jornais da Região, e isto tudo para um torneios de velhos como alguns iluminados se expressaram. Para todos os sites onde enviamos os cartazes a anunciar o torneio, só um não publicou. Sabe-se lá porquê!


CA - Foi portanto a homenagem que o saudoso Farinha merecia?
MS - Sem duvidas nenhumas. No final do dia saímos do União com o espírito de missão cumprida. O Farinha era um homem muito respeitado no grupo, eu pessoalmente já o conhecia antes de chegar ao veteranos, e obviamente que tanto para mim como para os mais novos, foi e será sempre um exemplo de companheirismo.


CA - Como disseste ao "Plurisports" vai continuar a existir o Torneio e tentar alargar a outras equipas e com maior duração?
MS - Claro que sim, tanto este evento de homenagem a um grande homem como outras iniciativas que concerteza irão encher de orgulho toda a equipa de veteranos. Vamos tentar no inicio de cada época organiza um evento desta envergadura e com estes objectivos. Claro está que se conseguirmos ter presentes 6 equipas em dois dias, não teremos quatro num dia.


CA - Como "não há Bela sem senão" têm-se levantado algumas vozes discordantes a criticar a realização do torneio, a forma como o mesmo foi realizado e o próprio comportamento das equipas, como podes ler por exemplo em alguns comentários postados no CA, o que te apraz dizer a respeito disto?
MS - Para esses que se dizem do União, alguns deles que trabalharam directamente com o Farinha, só me apetece dizer uma frase: “Os cães ladram e a caravana passa” A esses eu compreendo que seja difícil ver novamente numa equipa do União jogadores como eu, o Nando, o Vidros, e alguns mais velhos que com estes vão interagindo, mas terão que tomar muitos “compensan”, porque viemos para ficar.
Obviamente que todos ouvimos que “Ía-mos a cair de Bêbados” “É só grades de minis no banco” “Atrasaram o aquecimento dos seniores” “Organizaram o torneio sem dar cavaco á direcção” entre muitas outras barbaridades, enfim, aqueles que se invejam por falta de capacidade. O mais importante no final de tudo é que saímos com a consciência tranquila que tudo fizemos para que todas as condições tivessem reunidas e para que nada faltasse a este belo dia que se passou no União. O importante é relembrar-nos do que de bom foi feito. Aos outros, ninguém lhes dá importância e cada vez nos lembramos menos da sua insistência.


CA - Para finalizar, obrigado pela tua disponibilidade e mais uma vez fica o espaço à tua disposição para algo mais que queiras dizer aos visitantes
MS - Queria aproveitar a oportunidade para mais uma vez, em nome dos Veteranos do União F. Entroncamento, agradecer a todos os que nos apoiaram e patrocinaram, assim como á Câmara do Entroncamento pelas lembranças e ao União Futebol Entroncamento. Para terminar queria apenas relembrar as pessoas que os veteranos é um grupo de 18 pessoas e não 1 ou 2. Não se deve ofender o grupo como aconteceu no sábado apenas porque lá está A ou B. Se não respeitam os novos, pelo menos que respeitem os menos novos, nomeadamente aqueles que durante anos deram ao União o que tinham e não tinham. A inveja é um sentimento muito feio.

Fotos: Barros Simões

7 comentários:

Anónimo disse...

Já fala à presidente e tudo. E o cartão azul é o mandatário do candidato.
Pena ser só paleio...

Anónimo disse...

Amigos do UFE, tenho pena de não ter sido convidado, porque o Farinha fez parte do meu tempo como Amigo e jogador. Um abraço a todos amigos do hóquei. ELE está sempre connosco. Jorge Oliveira

Anónimo disse...

nunca se sabe!

Anónimo disse...

O Sr. Mário devia dizer quewm disse aquelas VERDADES. Agora mandar a bomba para o ar e fugir? Tá a ser igual ou pior. Presidente do União? Fujam!

Anónimo disse...

Sr. Gavancho,

O famoso provérbio português é o seguinte, "Os cães ladram e a caravana passa".

Anónimo disse...

Surpresa!

Anónimo disse...

deixem-se de tretas a verdade é que o pavilhao esteve cheio o nome do clube andou alto a modalidade ganha ganha o clube e o bar .