segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ORA MARCAS TU, ORA MARCO EU


Depois de uma derrota sem apelo nem agravo na passada semana em Valongo, nada melhor que vencer no seu reduto uma das equipas sensação da passada época, o Juventude de Viana.
Mas foi uma vitória arrancada a ferros, aquela que a formação orientada por Nuno Lopes conseguiu no passado sábado em Tomar.


O SC Tomar com uma entrada muito frouxa, ou talvez não, pois a equipa de Viana de Castelo a viver tempos difíceis, veio a Tomar com o intuito de levar os três pontos, teve dificuldades em pôr o seu jogo em campo, fruto de uma pressão muito forte por parte da equipa visitante.

Com um jogo muito incaracterístico por parte das duas equipas, até seria o Tomar a ter a primeira grande oportunidade, quando Gonçalo Santos desperdiça um LD, havia 15 minutos para jogar.
E quem não marca arrisca-se sempre a sofrer, pois seria o Viana a inaugurar o marcador aos 12.30 de jogo. O Sporting ainda se recompunha do golo sofrido quando sofre o segundo golo 30 segundos depois, numa situação em que a formação visitante jogava só com 3 elementos de campo, em sequência de uma jogada de contra ataque e onde a defesa leonina foi muito lenta a reagir, com Márcio Ornelas a ser batido sem apelo nem agravo.
A reacção leonina ficou pelas intenções, e seria o Viana a tomar conta do jogo, que sem surpresas aumentava para 3-0 o seu pecúlio numa situação onde a defesa leonina foi mal batida num lance dentro da àrea Tomarense e que Hugo Costa não perdoou.


O SC Tomar conseguiu reduzir 40 segundos depois por Gonçalo Santos através de uma GP havia 8.15 para jogar. O J Viana ainda desfrutou de um LD a 5.23 minutos do intervalo para aumentar o marcador mas o avanço visitante não aproveitou. O intervalo chegaria com o resultado favorável ao J Viana por 3-1, que diga-se, justo para aquilo que a equipa nortenha tinha mostrado dentro de ringue neste período.
O SC Tomar veio com outra disposição do balneário, e disso beneficiou o jogo e a equipa quando Nuno Domingues fez o 2-3 numa sticada que ainda desviou num defesa do Viana e anichou-se no fundo da baliza, havia 1.40 de jogo. O Tomar começou então a pressionar o ultimo reduto do Viana, conseguindo aos 8.50 beneficiar de um LD a punir a 10.ª falta do J Viana que Favinha não perdoou, fazendo aí o empate, e pondo o público e o jogo ao rubro.


A formação forasteira com um conjunto mais evoluído e com constantes trocas de bola não deixou a defesa leonina em descanso, mas aí Ornelas era quase imperial. Com o jogo aberto e as oportunidades a caírem para os dois lados foi novamente Favinha, ao aproveitar uma desconcentração da defesa visitante e a fazer o 4-3 havia 13 minutos de jogo, incendiando o Pavilhão que já fervilhava com as incidências do encontro.
O J Viana não acusou o toque e empata a partida aos 14´50” numa altura em que jogava em inferioridade numérica, e aí com culpas para a equipa leonina que não soube segurar a bola, permitindo pela segunda vez um golo à formação visitante com estes a jogar com menos um jogador.
Foi a partir desta altura que o jogo ganhou ainda mais vida com a equipas a entregarem-se de corpo e alma ao jogo, procurando surpreenderem-se mutuamente. O Viana adianta-se no marcador aos 18´30” através de um LD a punir a 10.ª falta de equipa do SC Tomar.


Com Favinha a ser o motor do ataque leonino, o Tomar beneficia de um LD a castigar um cartão azul a um atleta do Viana, mas Gonçalo Favinha não aproveita a oportunidade havia 19.20 de jogo.
Com o muito publico a puxar pelos Leões, a 1.54 do fim do jogo, Favinha, pois quem poderia ser, desvia de forma subtil a bola para o fundo das redes, empatando a partida.Com os últimos 2 minutos de fazer parar a respiração a quem assistia à partida, a 54 segundos do apito final Gonçalo Santos põem o Pavilhão em delírio quando faz o 6-5 de LD a punir a 15.ª falta da equipa visitante. Com o publico a puxar a plenos pulmões pela formação leonina, foi Márcio Ornelas a segurar o resultado quando a escassos segundos do fim consegue fazer a defesa do encontro ao desviar a redondinha que levava o selo de golo, para o fundo do ringue.
Final de jogo como à muito não se via em Tomar, onde as duas equipas deram o que tinham e não tinham para levar os pontos para casa, mas diga-se em abono da verdade que a formação de Nuno Lopes mereceu esta vitória, pela entrega pela atitude, e pela garra que mostraram, em especial no Segundo período de jogo. Quanto ao J. Viana mostrou ser uma equipa que merece outros patamares, com jogadores de fina execução, mas teve a infelicidade de encontrar uma equipa de operários que quiseram mostrar ao seu timoneiro que o que se passou em Valongo foi um percalço de caminho.


Marcha do marcador: 0-1; 0-2; 0-3; 1-3 (intervalo) 2-3; 3-3; 4-3; 4-4; 4-5; 5-5; 6-5

SCTomar: Márcio Ornelas (gr), Nuno Domingues (1), Gonçalo Santos (2), João Lomba, Gonçalo Favinha (3), Ivo Silva, Rui Alves, Esteves, Orlando Fernandes e Fábio Guerra (gr)

Crónica: António Sirgado
Fotos: Barros Simões

5 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, ao contrário das profecias da desgraça que por ai andavam, parece que vamos dar muita luta...
Temos uma boa equipa, é verdade que assente em dois pilares, mas bem acompanhados pelos restantes e com dois belissimos guarda redes.
Grande espirito e muita vontade de ganhar, força SCT, sabado é para repetir a dose.

Anónimo disse...

Não deixa de ter razão quando fala "assente em dois pilares, mas bem acompanhados pelos restantes e com dois belíssimos guarda redes", mas olhando para o plantel custa-me a crer porque razão um jogador como o Rui Alves não tem "cabidela" nesta equipa. Será que o Lomba é melhor, o Ivo Silva, o Tiago Barros e mais um ou outro. Poderão ser iguais melhores garantidamente que não, e depois a experiência do Alves, não daria jeito, ou será pelo facto do jogador ter vindo do Entroncamento e não da Marinha Grande.

Apenas uma opinião de um adepto sempre presente e com muitos anos de sócio.

Anónimo disse...

A única razão é porque o senhor não é treinador,mas do que eu conheço do nosso treinador , ele está disponivél para esclarecer esse assunto tão preocupante para si e de grande relevância para a nossa equipa ( apareça no treino e procure esclarecer-se junto dos visados ).Essa de ter vindo do entroncamento e não veio da marinha grande é desnecessária, porque é venenosa e de pouco caracter.A sua assinatura é bastante interessante, mas muito pouco responsável.Cuidado, não trinque a língua, pode ser fatal.

Anónimo disse...

Mas o Lomba veio do Ourem , o Ivo e o Tiago Barros eram juniores , acho como socio/adepto presente esta um pouco esquecido.


Para mim temos os melhores jogadores e o melhor treinador.

Anónimo disse...

eu nao sou socia/o do sporting de tomar, mas tenho a concordar com esse sr que se referio ao rui alves. pode ser um puto novo mas que pode ajudar a equipa, pois apessar da pouca idade ele tem uma boa capacidade de aptação a qualquer equipa,é preciso é deixarem ele jogar e mostrar isso mesmo.
ao sr que convida a comparecer nos treinos para sere-mos esclarecidos só tenho a dizer, se o treinador, acha que o alves não é necesario, porque o tem entao na equipa, se nao é para jogar?
so esperemos, e secalhar o proprio jogador tambem espera que nao seja para brincar so com ele, ou entao andar a encher chouriços.
sem mais nada
boa sorte para sabado.