terça-feira, 9 de novembro de 2010

VITÓRIA SUADA EM DIA DE HOMENAGEM


Foi uma vitória difícil, aquela que o União FE conseguiu no passado sábado, um sábado de festa onde o saudoso José Trincão Farinha foi homenageado pela equipa de veteranos do União FE.
Quanto ao jogo em si, poder-se-á dizer que foi um jogo atípico onde entrou melhor o SC Marinhense a explanar o seu jogo e a procurar a baliza de Márito, ao passo que a equipa da casa entrou apática, sem ligação entre sectores e foi sem surpresa que a equipa forasteira chegou facilmente ao 0-3 estavam decorridos 5 minutos de jogo. A equipa da casa era o espelho de alguma desorganização e sem se saber bem porquê parecia jogar sobre brasas e com os nervos à flor da pele, e exemplo foi o 2º golo do Marinhense, um golo onde a defesa do União "andou às aranhas" e Márcio não teve qualquer dificuldade em marcar, e sem se percebe bem porquê, Márito protesta com o arbitro e vê o cartão azul. A equipa da Capital Vidreira ia travando os ataques da equipa alvi-negra e a partir para o contra ataque, e numa dessas jogadas viria novamente a introduzir a bola na baliza agora defendida por Velez (que depois de entrar a frio e sofrer logo um golo, arrancou para uma bela exibição, a fazer recordar o Velez dos bons velhos tempos), mas o arbitro da partida Tiago Monteiro não sancionou o lance.


Foi então a vez da equipa do União começar a impor ainda mais o seu jogo, com rápidas trocas de bola e a empurrar o SC Marinhense para o seu meio-ringue, mas a vantagem de 3 golos dava à equipa da Marinha Grande alguma margem de manobra. Com cerca de 9 minutos para o final da 1ª parte PP reduzia, para depois Brazete, Marco Bento e Zé Miguel consumarem a reviravolta no marcador. Mas o jogo não chegaria ao intervalo sem que Carvalho ampliasse para 5-3, para Gonçalo Bernardo passados 30 segundos estabelecesse o resultado da 1ª parte.

União FE 5 x SC Marinhense 4 (4-11 em faltas de equipa)


A 2ª parte começa praticamente com a marcação de uma grande penalidade contra a equipa da casa, que Márcio falha, no entanto o arbitro da partida entendeu que Velez cometeu falta e assinalou nova grande penalidade, que desta feita Márcio não desperdiçou, estava passado um minuto da 2ª parte e o empate estava reestabelecido. Começam então ambas as equipas à procura da vantagem e seria novamente PP a colocar o União na frente do marcador estavam decorridos 5 minutos. Com 9 minutos decorridos e após um cartão azul mostrado a Marco Bento, Márito que se encontrava no banco, volta a protestar com o arbitro, que lhe mostra o cartão vermelho, e lhe indica o caminho do balneário.


Aproveitou a equipa forasteira algum desnorte da equipa da casa face à expulsão e repunha de novo a igualdade, estavam decorridos 10 minutos e o placard assinalava 6-6, mas igualdade esse que durou poucos segundos pois João Mendes voltava a colocar o União na liderança. E jogo decorria entre livres directos e penaltys e golos nem por isso, seria Brazete a aumentar para 8-6, para ver Gonçalo Bernardo reduzir para a margem mínima, nos segundos seguintes. Continuou a partida na mesma toada de falta em falta de livre em livre e Marco Bento na conversão de um livre directo aos 23 minutos "selava" o resultado final.

União FE 9 x SC Marinhense 7 (12-21 em faltas de equipa)


Momentos significativos do jogo (tempo para o final):

1ª parte
22:02 - 0-1 Duarte Delgado
21:09 - 0-2 Márcio
20:26 - 0-3 Duarte Delgado
19:30 - CA Gonçalo Bernardo - LD Marco Bento falha
09:08 - 1-3 PP
08:43 - 2-3 Pedro Brazete
03:25 - 3-3 Marco Bento
03:17 - 4-3 Zé Miguel (penalty)
02:39 - 5-3 Carvalho
02:03 - 5-4 Gonçalo Bernardo
00:30 - 10ª falta SCM - LD Zé Miguel falha


2ª parte
24:10 - Penalty Márcio falha
24:00 - 5-5 Márcio (penalty)
20:39 - 6-5 PP
17:32 - CA Zé Miguel - LD Duarte Delgado falha
16:07 - CA Marco Bento
16:07 - CV Márito
15:41 - 6-6 Pedro Botas
15:31 - 15ª falta SCM
15:31 - 7-6 João Mendes (LD)
15:14 - CA Duarte Delgado - LD João Mendes falha
15:04 - CA Carlos Almeida (gr) - Penalty Brazete falha
15:04 - Arbitro manda repetir - Brazete falha
13:29 - 8-6 Brazete
13:08 - 8-7 Gonçalo Bernardo
04:34 - 10ª falta UFE - Pedro Botas falha
03:39 - Penalty Duarte Delgado falha
02:07 - 20ª falta SCM
02:06 - CA Duarte Delgado
02:05 - 9-7 Marco Bento


As equipas alinharam com:

União FE: Márito, Carvalho (c), Brazete, Marco Bento e PP (5 inicial). Jogaram ainda: Velez, Ricardo, João Mendes e Zé Miguel, Não Jogou: Filipe

SC Marinhense: Carlos Almeida, Gonçalo Bernardo, Duarte Delgado, Pedro Botas (c) e Márcio (5 inicial)

Factores Positivos: A excelente moldura humana, a que não é alheio a realização do Torneio de Veteranos "José Farinha". A reacção da equipa de Cajé à desvantagem. A equipa do Marinhense composta por jovens de bom nível e a forma como se bateram durante todo o jogo

Factores Negativos: A forma apática como a equipa do União entrou na partida. O não aproveitamento por ambas as equipas de lances capitais (penaltis e Livres directos) e das situações de power-play. Para a atitude de Márito que já no banco deveria manter a calma suficiente para que não visse o cartão vermelho.


Para finalizar no que diz respeito à actuação de Tiago Monteiro, arbitro da partida, podemos dizer que errou para os dois lados, no entanto em lances iguais critérios diferentes, e quase sempre penalizando a equipa do SC Marinhense, como por exemplo a saída antes de tempo de um jogador do Marinhense na marcação de um livre directo que valeu cartão azul, e para a mesma situação o jogador do União acabou apenas por ser advertido verbalmente, e dois lances um na baliza do União, em que não foi validado o golo, e outro na baliza do Marinhense, em que os jogadores protestaram pelo facto da bola não ter entrado, apesar do juiz ter sancionado o golo. Uma actuação a necessitar de uma introspecção do próprio arbitro, até para evitar situações idênticas no futuro e que em nada beneficiam o espectáculo.

Pode ver um pequeno resumo da partida e as declarações de jogadores e treinadores no final da partida aqui num trabalho do site "Plurisports".

Fotos: Barros Simões

10 comentários:

Anónimo disse...

voce nao sabe porque o guarda redes protestou no segundo golo?!!!!
mais a mais esta atras da rede...
se calhar foi por um jogador estar em cima dele...e a agarrar o stik.. mais um pouco de hulmidade fazia lhe bem..

Anónimo disse...

sr gavancho quando no livre directo do marco bento o zé miguel saiu porque o arbitro levantou o braço e o marco bento estava ajeitar a bola ou seja tocou a bola !!!!!!!!!!!! o jogador pode sair, pena só haver um arbitro !!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Veja as imagens em www.plurisports.com e perceba o porquê do Márito ter protestado com o árbitro. É que ha falta sobre ele, golo ilegal do Marinhense.Já viu?

Anónimo disse...

no prximo jogo do união em casa deviam tapar a rede atrás da baliza!!!! para os criticos irem para a bancada!!!! bancada com eles!!! esses não ajudam o união!!!!! esses deitam a baixo!!! ou melhor!! tentam..................

Anónimo disse...

Esperemos que o FCOH não tombe o União. Uma equipa como aquelas é muito dificil de bater, são muito bons!!

Sócio do UFE disse...

Eu fazia mais e fica o apelo ao Sr. Presidente, não os deixava entrar nas instalações do clube e caso fossem sócios expulsava-os, não prestam para nada cambada de marretas

Anónimo disse...

Insinuações muito graves as do "Sócio do UFE" é pena não dar o nome e não ir à AG dar a cara a esta proposta!!!
Isso é que era de homem, ao menos os outros criticam mas têm cara.

Expulsa-lo era a si.

Anónimo disse...

Sr Gavancho, já que não reparou, e mais estava mesmo atrás da baliza, eu explico-lhe porque foi anulado o golo ao Marinhense. O golo foi marcado com o PATIM. Como no hoquei se joga com um stick e não com os pés, como no futsal, o golo foi anulado.
Espero que tenha ficado esclarecido.

Sócio do UFE disse...

Para o anónimo das 17.43,cada um vê o jogo onde quer,mas não se esqueça que quem está ali gosta do União,mais que você,pois qualquer uma daquelas pessoas já deu um pouco de si ao clube,já perdeu muitas horas da sua vida particular sem pedir nada em troca,deviam era preocupar-se em saber o que se passa com a formação pois tenho visto grandes goleadas ás equipas do União,como aconteceu ainda no domingo passado com os juniores em casa,isso sim que é preocupante,coisa que só tem acontecido nos últimos dois ou três anos. Para o "sócio do UFE" deixe dizer-lhe que deve ser daqueles sócios que ficam á entrada do pavilhão para não pagarem 1Eur de entrada e veêm o jogo ali,para falar dessa maneira deve ser sócio mas,se calhar nem as cotas tem pagas,não vai ás Assembleias etc,etc,mas já agora dê a cara e vá propôr a expulsão de quem você não gosta,aí sim seria um homem com "H" caso contrário,não passa de um "asno".Sócio do UFE com as cotas em dia.

Luís Brízida disse...

Têm lido aqui os comentários/notícias relativos ao União? Leram os comentários aqui em cima? Os últimos cinco ou seis?
Pois bem, dirijo-me a todos aqueles unionistas que insistem em se picar/insultar pessoal e publicamente, como se esta atitude fosse a forma ideal e determinante para evitar a entrada do FMI em Portugal, ou como se a independência do país estivesse em causa com as atitudes da direcção, do Mário Serra, dos “veteranos”, etc. etc. etc..
Quero que saibam que é por isto que cada dia que passa me congratulo mais por me ter afastado do clube e do ambiente que ali se vive. Palavra de honra que actualmente é um sacrifício para mim entrar naquele pavilhão. Parece que o ar que lá respiro está poluído com inveja, ódio, sacanice, necessidade de afirmação pessoal e até de muita tristeza. E o pior é que a solução para este problema parece-me ser só uma; o tempo. Daqui a uma ou duas dezenas de anos pode ser que os nossos filhos e/ou netos consigam ultrapassar estas questiúnculas todas e se unam a bem do clube, porque nós, meus amigos, todos os dias provamos que não temos capacidade para tolerar os outros.
Não somos capazes de debater civilizadamente as nossas opiniões!
Não conseguimos chegar a uma plataforma de entendimento!
Nem sequer o tentamos!
Nada!
Pasme-se!
Estamos na era das facilidades de comunicação mas não nos conseguimos relacionar com quem pensa diferente de nós!
Só vemos maldade ou incompetência nas atitudes/decisões dos outros que nos parecem erradas e não conseguimos confirmar se realmente será assim!
Damos como certa a nossa opinião e acabou-se!
Quem não é por mim é contra mim!
F***-**, não acham que já chega?!

PS: Tinha jurado a mim mesmo que não voltava a escrever ou manifestar este meu sentimento, mas todos os dias leio tanta m****… Não resisti a dar este grito de revolta. Sou mas é parvo. Quem me manda a mim ainda vir aqui? Juro que um dia vou encontrar a “vacina”.