segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BRUNO "BASTOU" MONTEIRO


Num sábado particularmente frio, e com o Albano Mateus a reflectir isso, no que concerne ao numero de espectadores presentes, o União recebeu o GD Vialonga, num jogo onde a equipa do Entroncamento procurava o regresso às vitórias, depois de dois desaires consecutivos.
Entrou melhor a equipa alvi-negra que com pouco mais de 20 segundos jogados inaugurou o marcador por PP, depois de um "disparate" do capitão do Vialonga que na transição defesa ataque colocou a bola no setique de Marco Bento e aproveitou para oferecer de bandeja o golo ao seu colega de equipa.O União continuou a jogar bem com boas trocas de bola, a criar espaços na defesa contrária, ao passo que o Vialonga timidamente lá chegava à baliza de Tiago Velez, e foi fruto dessa circulação de bola que o União viria a beneficiar de uma grande penalidade a punir falta da equipa de Vialonga na sua grande área, estavam decorridos cerca de 10 minutos de jogo. Pedro Brazete chamado a marcar o castigo máximo, falha e a equipa forasteira na resposta empata a partida pelo seu capitão.
Este golo além de penalizador para a equipa de Cajé/Simões que até aí estava a dominar por completo a partida com jogados de bom recorte técnico e privilegiando o conjunto, teve o condão de colocar a equipa da casa a jogar no tradicional "cada um para si" que nos tem vindo a habituar há alguns jogos e o individualismo ganhou lugar em detrimento do colectivo, e aí veio ao cimo a classe e experiência de Bruno Monteiro que passados dos minutos do empate viria a colocar a equipa de Vialonga na frente do marcador, num golo de oportunidade, mas onde Tiago Velez não ficou bem na fotografia, faltavam ainda cerca doze minutos para o final da 1ª parte. O jogo continuou então com os jogadores da casa a tentar por si, o que deveriam tentar por todos e não fo ide estranhar que o jogo chegasse ao intervalo com a equipa de Vialonga a vencer por 1-2.

Intervalo: União FE 1   -   GD Vialonga  2   (Faltas 4 - 7)


O intervalo foi bom conselheiro para o União, que entrou com a mesma dinâmica do incio do primeiro tempo e apesar de ver Bruno Monteiro bisar e aumentar para 1-3 apenas com um minuto e meio de jogo, não desarmou e empurrou a equipa de Vialonga para a sua defesa e voltou a trocar a bola e a criar situações de golo. Com 4 minutos da 2ª parte o defesa do Vialonga (nº 7) que passou grande parte do jogo a usar e abusar de lances viris, ou um pouca acima (PP que o diga) viu  o cartão azul e ser assinalada grande penalidade que Zé Miguel não desperdiçou, reduzindo para 2-3. Depois foi a vez de Marco Bento e Brazete marcarem e com 15 minutos para jogar o União tinha consumado a reviravolta e estava de novo na frente do marcador.
Voltou então a "outra equipa" a tal que privilegia o individual, e quem estava à espera disso era Bruno Monteiro que passados 3 minutos do 4º golo Unionista empatava de novo a partida, para depois falhar o livre directo correspondente à 10 ª falta da equipa da casa. Zé Miguel não quis deixar de imitar o adversário e com 9 minutos para jogar falha também o livre directo da 10ª falta do Vialonga.
O jogo continuou incaracterístico e com pouco mais de 3 minutos para jogar Bruno Monteiro fazia "poker" e colocava de novo o Vialonga na frente, num golo onde se podia ter feito mais para o evitar. Daí até ao apito final foi a tentativa desesperada do União chegar primeiro ao empate, para depois tentar o golo da vitória, mas a jogar mais com o coração de que com a cabeça, não haveria a equipa da casa conseguir os seus intentos e assim estava averbada a terceira derrota consecutiva, e a distância de 8 pontos para o líder.

Final: União FE 4   -   GD Vialonga  5   (Faltas 13 - 12)


União FE: Tiago Velez (gr), Carvalho (cap.), Pedro Brazete, PP e Marco Bento.
Jogaram ainda: Ricardo Filipe e Miguel Boavida (1).
Suplentes não utilizados: Márito (gr), Ricardo Navalho e Filipe.

Sinal mais: Bruno Monteiro que com a sua experiência conduziu uma equipa um pouco "pesada" e com alguns elementos "mais antigos" à vitória.

Sinal menos: Para as falhas das oportunidades de "ouro" penaltis e livres directos por parte do União, e para o nº 7 do Vialonga que como foi dito na crónica usou e abusou de lances viris.

O arbitro de partida Ricardo Leão acabou por fazer uma arbitragem normal, sem influência no resultado, ficando apenas o registo, um pouco mais de atenção em relação ao defensor do Vialonga teria certamente um resultado que não apenas um cartão azul.

Fotos de arquivo: Barros Simões

5 comentários:

Ricardo Santos disse...

Boas concordo com a sua crónica ao jogo entre UFE vs GDV mas gostaria de fazer um reparo pois acho que seria bom salientar a excelente prestação do guarda redes do Vialonga, é claro que o Bruno Monteiro é uma grande mais valia nesta equipa "pesada" como disse mas com experiência (tambem ajuda) de qualquer forma acho que no colectivo o Vialonga fez um bom jogo contrariando o jogo do Entroncamento. Acho que o excesso de individualismos como já referiu e bem assim como o excesso de confiança foram 2 factores que ajudaram á derrota, pois os atletas do UFE pensavam que o jogo mais minuto menos minuto se iria resolver.

Cartão Azul disse...

Sr. Ricardo Santos

Tem razão na sua observação, realmente o guarda redes da equipa do GD Vialonga, realizou uma boa exibição, contribuindo para o sucesso da equipa.

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Tantos jogadores entraram, mas mesmo assim a falta de elementos que haviam sido fulcrais nos anos anteriores faz-se notar, afinal o SuperBrazete não carrega o União ás costas como ha alguns tempos se referia por aí. Falta inteligência a essa equipa para jogar faltam jogadores como Daniel Noronha, Rui Alves ou até mesmo o João Mendes que faltando nestes ultimos jogos se tem visto as prestações da equipa ou desiquipa do União... E peçam ao Guilherme Noronha para dar uma perninha porque esses dois são muito fraquinhos.

Assim não vamos a lado nenhum!
Força União acreditem em voces!

Anónimo disse...

o arbitro que foi mau,agora nem aqui falam
porque?
quando sao arbitros do ribatejo e so dizer mal!Nao compreendo quando uma arbitragem teve tanta inclinação para o lado do UFE e aqui vem se dizer que o arbitro fez uma arbitragem normal!! Se fossem arbitros daqui estava para ver o que diziam!
Esta arbitragem prejudicou claramente o Vialonga!e era um arbitro de primeira e de lisboa!

Anónimo disse...

O ANONIMO DAS 14.44 ESTA ENGANADO,É UM COLEGA DE SEGUNDA QUE PASSOU FOGASMENTE PELA PRIMEIRA MAS BOM ARBITRO MAS NAO É MELHOR DO QUE TEMOS NO RIBATEJO NEM A PAGAR