terça-feira, 7 de dezembro de 2010

EMPATE (MAIS UM) COM SABOR AMARGO


O GC Odivelas recebeu no seu pavilhão a formação do SCL Marrazes em mais um jogo a contar para a 9ª Jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Zona Centro. As duas equipas estavam separadas apenas por dois pontos na tabela classificativa, com vantagem para os de Marrazes, que ocupavam o 5º lugar com 13pontos, contra os 11 do GC Odivelas que lhe davam o 6º lugar na classificação.
Previa-se um jogo equilibrado e foi exactamente isso que aconteceu, com 12 golos no final e com muita indefinição até ao apito final.
O jogo começou com um ascendente da equipa de Marrazes, que com trocas de bola e movimentações rápidas ia se acercando da baliza de Tiago Marques, apesar de não criar muito perigo ia colocando em sentido a defesa do GC Odivelas. Quando o marcador assinalava 17 minutos para o fim da primeira parte, o SCL Marrazes chega ao golo, numa jogada de insistência, estava inaugurado o marcador e isso teve o condão de espicaçar os jogadores da casa, que começaram então a jogar mais coesos e organizados. O SCL Marrazes atacava bem, mas falhava muito nas movimentações defensivas e disso se aproveitavam André Costa e Pedro Gomes para criar espaços e perigo na baliza adversária e numa dessas movimentações, Pedro Gomes é carregado em falta e o Arbitro assinala penalti, que foi convertido pelo próprio Pedro Gomes, restabelecendo a igualdade no marcador, faltavam agora 15 minutos para o fim da primeira parte. O resto da primeira parte foi jogada com a mesma intensidade, com perigo nas duas balizas, mas apenas a 1 minuto para o fim, o GC Odivelas voltou a marcar, numa jogada de canto em que André Costa aparece a boca da baliza e finaliza. Pouco depois chegava o intervalo com o marcador a assinalar 2-1 a favor do GC Odivelas.


A segunda parte, os papeis inverteram-se e foi o GC Odivelas que tomou as rédeas do jogo, sem que conseguisse criar muito perigo na baliza adversária. O SCL Marrazes teve alguma dificuldade em se adaptar a nova situação de jogo e por isso mesmo viu o GC Odivelas aumentar a vantagem quando faltavam 18 minutos para o fim da partida. Mas 2 minutos depois o GC Odivelas chega a 10ª falta e na conversão do livre directo o SCL Marrazes volta a reduzir a diferença, este golo teve o condão de descontrolar os homens de Leiria e disso se aproveitou o GC Odivelas que marcou dois golos em 5 minutos, ambos por André Costa. Faltavam agora 15 minutos para o fim e o GC Odivelas estava com uma vantagem de 3 golos e com o jogo controlado. O SCL Marrazes não baixou os braços e apesar de pouco coeso (reinavam as individualidades) reduz a diferença num golo fantasma que só o Arbitro viu, pois a bola após remate de longe embate na barra e depois no chão, mas claramente fora, o Arbitro que mostrou ter uma visão de falcão conseguiu ver a bola dentro da baliza através do corpo do Tiago Marques que se encontrava deitado (incrível). Este golo e a respectiva polémica incendiaram o jogo já de si quente e os erros do arbitro começaram a surgir uns atrás dos outros, expulsando injustamente jogadores de ambas as equipas. O SCL Marrazes ganhou animo e quando faltavam 6 minutos para o fim, chega novamente ao golo num remate descaído para o lado direito da baliza de Tiago Marques, fazendo 2 minutos depois o empate a 5 numa altura em que jogava com apenas 3 jogadores.
O GC Odivelas fica reduzido a 3 jogadores nessa altura também porque o Arbitro expulsou André Costa por este estar a falar com o Delegado do Odivelas. Passados os dois minutos de suspensão o GC Odivelas voltou ao comando da partida num golo de João Montez. Faltavam dois minutos para o fim e todos pensavam que o jogo estava ganho, mas foi puro engano, pois o SCL Marrazes chegou ao empate quando faltava 1 minuto para o fim. Foi um balde de agua fria para a equipa de Odivelas.
O resultado final demonstra a entrega que houve em campo de parte a parte. Pena ter havido um senhor que no meio do espectáculo quis ser o actor principal e estragou o que estava a ser um excelente jogo de hóquei em patins. Não querem ser protagonistas, dizem que os treinadores e jogadores têm que se actualizar, mas o que se vê Sábado após Sábado é que cada arbitro é pior que o outro e não há um que seja coerente, nem com as regras nem no modo de actuar, pois para jogadas IGUAIS têm critérios diferentes.


Jogaram e Marcaram pelo GC Odivelas:
5 Inicial : Tiago Marques (GR); João Rocha; João Montez (1); Pedro Gomes (1) e André Costa (3)
Jogaram ainda : Paulo Nunes(GR); Hugo Alcobia (1); Ricardo Nunes  e António Saraiva (C)
Não utilizados : Nuno Morais

Crónica: Paulo Nunes
Titulo: Cartão Azul

3 comentários:

Anónimo disse...

Esse arbitro não foi o mesmo que apitou no Entroncamento????

Palavras para quê????

GCO disse...

Não, não foi, o do Entroncamento foi o Srº Teófilo do Ribatejo este era o Tiago Monteiro de Lisboa.

A questão que se pretende levantar não é o facto de o Odivelas ter sido ou não prejudicado, foi, mas o Marrazes também o foi e isso é que é lamentável, quando uma personagem de um jogo que deve de passar despercebido se torna a figura central de um espectáculo. Porque é que o arbitro em situações iguais, têm atitudes diferentes? Como é que um arbitro pode assinalar um golo sem ver a bola ? Porque raio é que expulsa um jogador quando ele é que lhe falta ao respeito ? Porque raio expulsa um jogador por este estar a falar com o Dirigente da SUA equipa?

Li a uns dias atrás um comunicado da ANAHP que referia que os treinadores e os jogadores se devia de entender que estas são as novas regras... Mas quais? Cada arbitro apita a sua maneira, já jogamos 9 jornadas do Campeonato e ainda não tivemos um arbitro que tivesse o mesmo critério.

Anónimo disse...

Pois o Tiago Monteiro apitou foi o Entroncamento com o Marinhense.