sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

J. OURIENSE - A OPINIÃO DE CARLOS CLEMENTE

Com os regionais dos escalões de formação na 2ª fase, o Cartão Azul deu um salto até Ourém para falar com Carlos Clemente, administrador do Blog "Juventude Ouriense OK", para falar do desempenho das equipas da J. Ouriense, dos prós e contras deste novo modelo de campeonato, entre outras coisas.
CA - Bom dia Amigo Carlos, e em primeiro lugar obrigado pela disponibilidade. Com Juniores, Juvenis apurados para os Nacionais da categoria, e os Infantis com fortes hipóteses de ocuparem uma das duas vagas ainda em aberto, podemos dizer que foi um regional de sucesso para as cores Ourienses?
CC - Caro amigo, poder-se-á dizer que sim, que é um sucesso. O esforço que tem sido desenvolvido, tanto por esta direcção como pelas as anteriores, com a colaboração de alguns pais, e também por parte dos treinadores, que em conjunto, tentam arranjar soluções para que as dificuldades que se apresentam no dia a dia, e no tempo que atravessamos, de uma crise imensa, tem sido compensado por uma casta de miúdos tanto a nível de Juniores como de Juvenis que de algum tempo a esta parte têm dado algumas alegrias, proporcionando-nos com a sua postura, a presença nos Nacionais.
Nestes dois escalões, a maior parte destes jogadores já se conhecem e tendo eles uma postura competitiva elevada, tem sido louvável a forma como eles vão ultrapassando as dificuldades, sem menosprezo por ninguém e com o respeito que a todos é devido, competindo com o Sporting de Tomar e HC Turquel, clubes com elevado nível estrutural, onde dão á organização e á captação uma especial atenção. Com o tempo espero que o JO também consiga atingir este patamar. Poderia dizer muito mais sobre eles, mas penso que quem acompanha o Hóquei conhece, e sabe dos valores de que falo. Os Infantis, recheados com miúdos com um grande valor, espero que também eles consigam atingir o Nacional.


CA - A equipa de Iniciados acaba por ser a equipa que teve uma prestação menos meritória, qual terá sido o motivo dessa prestação?
CC - Esta equipa, também ela com bons valores, não tem sido capaz de ultrapassar as dificuldades com que se tem deparado, não conseguindo manter a necessária consistência para atingir os resultados que todos gostaríamos.
CA - Com estes resultados nos Juvenis e Juniores podemos dizer que a linha de continuidade tendo em vista a equipa sénior está assegurada no clube?
CC - Em conversa com alguns responsáveis, esse é o objectivo do clube, ter na equipa sénior jogadores que na sua grande maioria sejam oriundos da formação do clube. Actualmente a equipa sénior conta no seu plantel de 13 jogadores, com 6 jogadores da casa (Hélder, João Filipe, Luís, Márcio, Gonçalo e o João André). Alguns deles derivado á carreira académica não podem contribuir com a assiduidade que seria desejável e que os próprios desejariam. Relativamente á continuidade destes jovens (Juniores e Juvenis) rumo á equipa sénior, se a carreira académica o permitir penso que sim a continuidade está assegurada, bastando para isso que se congreguem esforços tanto da parte dos atletas como dos responsáveis do clube. Embora saibamos que não é tarefa fácil.


CA - Sendo o 2º ano que este modelo de Regional está implantado, que prós e contras trouxe o mesmo?
CC - Do ponto de vista da competitividade, foi sem dúvida bastante benéfico, podendo dizer-se mesmo excelente. A rodagem e a experiência que se adquire jogando com equipas de nível superior, permite também elevar os nossos níveis de competitividade e performance, transformando-se, por vezes, em agradáveis surpresas. A nível de organização entre Associações, bem como a nível individual das mesmas, têm de melhor muito, apesar do esforço que se lhes reconhece. Não podemos, de forma alguma, assistir a situações de, pura e simplesmente, não haver árbitros nomeados para jogos do escalão de Juvenis, e noutros casos aparecerem 2 árbitros para apitar o mesmo jogo. Espero que se vá evoluindo no sentido de sanear este tipo de situações, que em nada dignificam o hóquei.


CA - Agora que começaram as segundas fases, quais as equipas que partem na "pole-position" para a conquista dos respectivos escalões?
CC - Depois de saber os resultados da 1ª Jornada, continuo a manter a mesma ideia que tinha. A nível de juniores o HC Turquel, pelo seu historial e também pela equipa que apresenta será o principal favorito, mas penso que os outros 3 concorrentes terão uma palavra a dizer, a ver vamos!!! Nos Juvenis, e pela ordem natural das coisas, o Oliveira do Hospital é o principal favorito, mas tanto o Turquel, como o Sporting Tomar poderão também eles, ter uma palavra a dizer, colocando o meu JO como um outsider que as outras equipas não poderão menosprezar.
Nos Iniciados, os "Águias" da Memória, será o conjunto com mais qualidade para vencer o Campeonato, contado logo de seguida e mais uma vez com a forte oposição do Turquel. Nos Infantis, mais uma vez o Turquel e o HC Santarém, apresentam-se como favoritos a esta prova, inclinando-me mais para o HC Santarém, por ser praticamente a mesma equipa que o ano passado foi Campeã.

Fotos: Blog "Juventude Ouriense OK"

Sem comentários: