terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O ÚLTIMO VIOLINO DEIXOU-NOS NO DOMINGO

Morreu Correia dos Santos, o último «violino» do hóquei
Correia dos Santos, o último sobrevivente dos cinco violinos do Hóquei em Patins, morreu na madrugada de domingo, em Lisboa, com 84 anos.
Ao longo de toda a carreira, José Correia dos Santos jogou sempre no Paço de Arcos (Palo de Arcos Hóquei Clube, até 1944, e Clube Desportivo de Paço de Arcos, a partir de 1945, depois da fusão). Será na Igreja de Paço de Arcos que o seu corpo repousará em vigília, a partir das 17 horas. Também de lá sairá o funeral, às 11 horas desta segunda-feira, para o cemitério de Oeiras.
Correia dos Santos foi internacional português, capitão da Selecção nacional de hóquei, e com Emídio Pinto, António Raio, Edgar e Jesus Correia formou os «cinco violinos do hóquei».
Jogou hóquei em patins durante 19 anos, e passou também pelos campos de futebol com as camisolas do Paço de Arcos, do Estoril Praia e da CUF. Despediu-se oficialmente do hóquei em 1956, mas a pedido do clube continuou a jogar até 1960, altura em que tinha já 36 anos.

Correia dos Santos (Esquerda), Jesus Correia (Direita)
Dele escreveu Vítor Santos, antigo chefe de redacção de A BOLA, que era a maior fábrica de golos do Mundo.
A prová-lo, um impressionante currículo no qual foi 158 vezes internacional português, marcando 307 golos. Pela Selecção de Lisboa marcou 84 e pelo Paço de Arcos dizia ter perdido a conta a partir dos 2700.
Foi oito vezes campeão nacional, conquistou seis campeonatos do Mundo e outros tantos da Europa, para além de vários outros troféus e condecorações.

In Jornal "A Bola"

2 comentários:

Anónimo disse...

oh tempo volta pra tras traz-nos de volta os campeoes os campeonatos e as massas aos pavilhoes .

Anónimo disse...

IMPRESSIONANTE........
EM 39 EDIÇÕES DO CAMPEONATO DO MUNDO PORTUGAL FOI POR 15 VEZES CAMPEÃO DO MUNDO ,POR 10 VEZES VICE CAMPEÃO E POR 11 VEZES TERCEIRO CLASSIFICADO, PORQUE COMO ISTO NÃO BASTA O CAMPEONATO PRINCIPAL DE HOQUEI EM PORTUGAL NÃO PASSA PELA TELEVISÃO LÁ EM CASA.............