sexta-feira, 30 de Abril de 2010

EQUIPA FEMININA NASCE EM S. CITA

A equipa Feminina da J. Ouriense (na foto), será a Madrinha da equipa de Santa Cita que se estreia nas andanças do hóquei feminino. O jogo terá lugar no próximo domingo dia 02 de Maio, pelas 1100 horas, no Pavilhão da Aldeia do Hóquei Ribatejano. O Cartão Azul congratula-se com aparecimento de mais uma equipa feminina no panorama do hóquei patinado Ribatejano.

AGENDA PARA DIA 01/05/10

A J. Ouriense recebe o GD Sesimbra amanhã no Pavilhão do Pinheiro, e em caso de vitória, poderá dar uma "mãozinha", ao vizinho SC Tomar. A equipa de Hélder Santos, que vem de uma série de resultados negativos, tem perante o seu publico uma hipótese de voltar a saborear, o "doce" das vitórias, no entanto o adversário apostado em conseguir um lugar no comboio da subida, não será garantidamente uma "pêra doce" para a equipa Ouriense atingir os seus intentos. O SC Tomar desloca-se até Sines, para defrontar o Vasco da Gama AC, num jogo em que só a vitória interessa, para continuar a alimentar o sonho da subida, tendo como factor a seu favor o facto do jogo começar uma hora depois do jogo de Ourém.
Na 3ª divisão a ACR Santa Cita desloca-se até Vialonga para lutar pela vitória, que poderá dar à equipa de Luís Marques a 4ª posição, em caso de derrota do SCL Marrazes, que se desloca a Aradas para defrontar o FC Bom Sucesso. Derby Ribatejano entre HC "Os Tigres" e o SFG Pais, será para a equipa de Jorge Godinho o jogo da consagração no que concerne à subida, mas poderá em caso de desaire na Bairrada o jogo que carimba o passaporte para a disputa do campeão nacional da 3ª Divisão, para a equipa Nabantina será o ultimo jogo da época, e a confirmação da posse da "lanterna vermelha". No Entroncamento, o União FE recebe a AF Arazede, num jogo para cumprir calendário, pois a equipa da Cidade dos Comboios com o 3º lugar garantido, terá apenas neste jogo a obrigação e o brio de defender o emblema que ostenta ao peito, ao passo que a equipa de Arazede, poderá ainda em caso de vitória ambicionar a 7ª posição. Quanto ao GC "Os Corujas" folga e já concluiu o campeonato e poderá ter o 8º lugar em perigo, caso o Arazede vença no Entroncamento. Estão lançados os dados para um sábado que se espera de bom hóquei, em todos os pavilhões onde esta modalidade seja disputada.

Foto de arquivo: Barros Simões

SÓ A VITÓRIA INTERESSA, RAPAZES!!!

Empatados na tabela classificativa com 17 pontos, SC Tomar e HC Sintra defrontam-se no próximo domingo dia 02 de Maio no Jácome Ratton pelas 1500 horas, em busca do lugar em aberto para a 2ª fase. Na 1ª volta em Sintra as equipas empataram a 5 bolas, cenário que obriga a equipa Leonina a vencer, pois em caso de empate os jovens de Sintra que possuem melhor diferença entre os golos marcados e sofridos e serão apurados, e como tal "Só a vitória interessa, rapazes e rapariga".

Foto: Blog "Okjuvtomar"

QUEM SERÁ O VENCEDOR ???

Será amanhã conhecido o vencedor da zona Centro da 3ª Divisão, e que se irá juntar ao CD Póvoa (3ª Norte), e CD São Roque (3ª Sul) na disputa do "Ceptro" de Campeão Nacional.
HC Mealhada e HC "Os Tigres", que já garantiram a subida, são as duas equipas na luta pelo 1º lugar, mas a equipa da Bairrada parte na liderança, fruto do ponto que tem de avanço, no entanto e apesar de ambas jogarem em casa, antevê-se maiores dificuldades para a equipa de Vasco Vaz, que recebe o HC Lourinhã 6º classificado, do que para a equipa de Jorge Godinho que recebe o lanterna vermelha SFG Pais.
Fica o espaço aberto aos visitantes para eventuais prognósticos no que diz respeito aos resultados de amanhã, assim como quem seguirá para o apuramento do campeão nacional da 3ª divisão.

Fotos: Blog "HC Mealhada" e Blog "Ultras Almeirim"
Montagem: Cartão Azul

DIVULGAÇÃO

(Clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 29 de Abril de 2010

CENTRO DE TREINOS NACIONAL

Sub-17

Sub 20

Decorreu no passado fim de semana no Luso o 2º e 3º Centro de Treinos Nacionais, para as selecções de Sub-17 e Sub-20. De salientar a presença do Ribatejano Filipe Almeida, jogador da Juventude Ouriense no estágio de Sub-20.

CLÍNICAS DE VERÃO - 1O ANOS

Estão abertas as inscrições para a 10ª Edição das Clínicas de Verão destinadas a todos os atletas federados até ao escalão de juniores e feminino que se realizam nas seguintes datas:

1º Estágio: 12 a 16 de Julho 2010
2ºEstágio: 19 a 23 de Julho 2010

Os estágios terão lugar nas instalações do Pavilhão da Escola Secundária Fernando Lopes Graça (Parede).

Mais informações no site "Clínicas de Verão"

terça-feira, 27 de Abril de 2010

BENFICA TEM OS DIAS CONTADOS

A direcção do Benfica poderá vir a não inscrever equipas profissionais nos campeonatos nacionais de hóquei em patins na próxima época, que o mesmo é dizer pôr fim à participação dos encarnados no Nacional da I divisão. A decisão será divulgada muito em breve, até porque o assunto já foi discutido em reunião de direcção, segundo apurou A BOLA junto de fonte oficial do clube da Luz.

Tudo acabou precipitado pela forma como se desenrolou o caso Caio, que terminou com a derrota administrativa das águias, no jogo da 2.ª jornada, frente à Juventude de Viana, por utilização irregular do avançado Ricardo Oliveira (Caio), depois do Benfica ter consultado o Conselho de Disciplina (CD) da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), que por sua vez emitiu um parecer autorizando a utilização do jogador. Apesar de ter perdido o protesto na 1.ª instância (CD), o Viana recorreu para o Conselho de Justiça (CJ), que acabou por declarar a derrota dos encarnados, sendo actualmente quarto classificado da tabela.

Segundo a mesma fonte, a discrepância de entendimentos entre os dois órgãos - assim também o entendeu a própria FPP no comunicado que emitiu -, demonstra uma total desorganização e desentendimento na instituição que supervisiona o hóquei nacional, para além de um enorme desrespeito pelo clube da Luz.

Além disso, o Benfica viu ainda fugir-lhe a organização da final da Taça CERS, quando era o único clube, dos quatro intervenientes, que tinha apresentado uma candidatura. A solução vencedora acabou por ser Torres Novas, sem qualquer ligação desportiva a nenhum dos clubes envolvidos, quando haviam sido dadas garantias de que a Luz seria o palco da final.

Casos a mais para uma época só, fazendo os dirigentes encarnados repensar na estratégia para a modalidade e encarar mesmo como o cenário mais do que provável a não inscrição de equipas profissionais no campeonato nacional.

Pedro Figueiredo in Jornal "A Bola"

SEM HISTÓRIA

Neste passado Sábado, no pavilhão polivalente de Santa Cita, pelas 18 horas, realizou-se mais uma jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Zona Centro, em que opôs a equipa da casa (A.C.R.Santa Cita) e a equipa que viajou desde Oliveira do Hospital (F.C.O.H.).
Foi um jogo sem muita história e sem muito interesse, pois já está resolvido a questão de quem sobe de divisão, quanto ao objectivo de a equipa da casa ficar em quarto lugar, ainda é possível, para isso é preciso ganhar o último jogo em Vialonga e esperar que o Marrazes perca o seu jogo.
A primeira parte decorreu sem que houvesse grande imaginação por parte da equipa da casa, mas, no entanto, controlou a partida, tendo marcado três golos ( 2 pelo Zig e 1 pelo Nuno Nobre, aos 19m45s; aos 12m e aos 4m22s ), a equipa do Oliveira do Hospital ainda consegue reduzir a desvantagem para 3-1, pelo seu nº5 ( Diogo Pereira ). Quando faltava 1m19s é assinalado um penalti a favor do Oliveira do Hospital, mas o seu jogador nº5 ( Diogo Pereira ) não consegue enganar o guarda-redes da casa (João Martins - esteve em bom plano).

Intervalo : Santa Cita 3 Oliveira do Hospital 1

A segunda parte, continuou um pouco como a primeira, mas, com a equipa da A.C.R.Santa Cita a desperdiçar muitas oportunidades, muito por culpa do guarda-redes contrário ( Filipe Malta ). A jovem equipa do Oliveira do Hospital, veio para esta segunda parte com o objectivo de marcar mais golos. Aos 17m17s é mostrado um cartão azul ao Daniel Noronha (Power-Play) e é assinalado o respectivo livre directo, mas o nº8 do Oliveira do Hospital ( Gonçalo Barreto ) falha, não conseguindo fazer o 3-2. Aos 6m53s é assinalado uma grande penalidade para o Santa Cita, em que o Nuno Nobre não falha e faz o 4-1, pouco tempo depois aos 3m23s é a vez do nº5 do Oliveira do Hospital ( Diogo Pereira ) reduzir a desvantagem para 4-2. Quando faltava 1m05s a equipa do FCO Hospital atinge a 10ª falta e é assinalado o respectivo livre directo, em que é chamado o Pedro Nobre para executar, não falhando, fazendo o 5-2, para logo a seguir, a 20s do fim do jogo, fazer o sexto golo da sua equipa e o seu segundo golo da partida.

Resultado Final : Santa Cita 6 Oliveira do Hospital 2

A A.C.R.Santa Cita alinhou com : João Martins (G.R.), Rui Oliveira (Cap.), Zig(2), Daniel Noronha, Pedro Brazete, Nuno Nobre(2), Pedro Nobre(2), Marco Bento. Não jogou Hélder Marques (G.R.)

O F.C.O.Hospital alinhou com : Filipe Malta (G.R.), Alexandre Dias, Diogo Pereira (2), Diogo Brantuas, Ruben Marques. Não jogou Fábio Oliveira (G.R.)

Nota Positiva : A equipa jovem, aguerrida, do Oliveira do Hospital (Fruto da prata da casa).
Nota Negativa : As muitas oportunidades desperdiçadas pela equipa da A.C.R.Santa Cita.

Crónica: Nuno Jorge Marques de Sousa (Nunão)
Foto de Arquivo: Barros Simões

Titulo: Cartão Azul

CURSO DE ÁRBITROS HÓQUEI EM PATINS

(Clique na imagem para mais informações)

S. CITA VENCE TORNEIO 25 DE ABRIL

A equipa de juvenis da ACR Santa Cita, venceu o VIII Torneio 25 de Abril/A. Peneque que se disputou em Aljustrel no passado sábado, numa organização do SCM Aljustrelense. A equipa Ribatejana venceu de manhã o GDS Cascais por 5-2, apurando-se para a final, onde viria a defrontar a equipa organizadora que havia vencido o HC Santiago na marcação de grandes penalidades (2-0) após o jogo ter chegado empatado ao final empatado a 5 bolas. No jogo da final a equipa de Santa Cita venceu por 6-2, provando ser o melhor conjunto em prova e arrecadando o troféu deste Torneio. No jogo de apuramento para o 3º e 4º lugar o GDS Cascais goleou o HC Santiago por 10-1.

Foto: Blog "Mineiro - Hóquei em Patins"

segunda-feira, 26 de Abril de 2010

EU "SHOW" GONÇALO SANTOS

Num jogo onde só a vitória, interessava à equipa do SC Tomar, e com um Jácome Ratton bem composto e entusiasta, a equipa de Nuno Lopes entrou algo receosa, talvez em virtude da responsabilidade inerente à classificação e aos objectivos traçados para a presente época, mas Gonçalo Santos num golo só ao alcance de alguns, coloca a equipa Leonina na frente do marcador. A equipa que viajou desde a Parede não acusou o "toque" e assumiu as despesas da partida, criando várias oportunidades de golo, ao passo que a equipa da casa não conseguia contrariar o sinal mais do adversário. Após várias oportunidades de golo a equipa do Parede FC chegou ao empate, amplamente merecido e obtido pelo seu nº 6 (as minhas desculpas por não saber o nome) o melhor e mais inconfomado jogar da equipa da linha. A equipa Verde e Branca "acusou o toque" e aos repelões lá conseguiu assumir a partida e com golos de Bruno Monteiro e Gonçalo Santos lá chegou ao intervalo a vencer por 3-1, um resultado que não reflectia o que se tinha passado nos primeiros 25 minutos e era penalizador para a equipa visitante.

Na 2ª parte acabou por ser mais do mesmo, o Parede a jogar com principio, meio e fim e o SC Tomar a marcar, e aí merece destaque o 4º golo Leonino, que foi uma "obra prima" saída do stick de Gonçalo Favinha, que também teve o dom de provocar na equipa do Parede o sentimento que afinal, apesar da boa exibição o jogo estava irremediavelmente perdido, e foi com naturalidade que a equipa de Tomar chegou ao 6-1, com golos de Bruno Monteiro e o inevitável Gonçalo Santos (um verdadeiro líder em campo, e uma exibição "enorme"). O Parede reduz para 6-2 na marcação de uma grande penalidade e passado algum tempo falha um livre directo, que traria mais alguma verdade ao jogo. No final 6-2 para o SC Tomar que mantém a 2ª posição e depende única e exclusivamente dele para chegar á 1ª divisão, ao passo que o conjunto da Parede apesar do resultado, saiu de cabeça erguida do Jácome Ratton, pois foi em grande parte do jogo, a melhor equipa em campo. No que concerne a faltas a equipa da casa cometeu 10, ao passo que a equipa visitante apenas 6. A equipa de arbitragem apesar de não ter tido interferência no resultado, revelou alguma falta de entrosamento, pois existiram várias situações em que ambos tinham decisões diferentes, prevalecendo a decisão do chefe de equipa.

Sinal mais: Gonçalo Santos, e o nº6 do Parede FC (mais uma vez o pedido de desculpas por não colocar o nome)
Sinal menos. A (des) coordenação entre a dupla de arbitragem.

Fotos: Barros Simões

domingo, 25 de Abril de 2010

UNIÃO FE ASSEGURA 3ª POSIÇÃO

Com dois parciais de 3-1, a equipa do SC Tomar venceu ontem à tarde no Jácome Ratton o Parede FC e mantém a 2ª posição da tabela classificativa agora que faltam 3 jogos para acabar a prova. Gonçalo Santos com 3 golos foi o jogador em destaque na equipa verde e branca, e os 6-2 finais pecam por excessivos tendo em conta o que a equipa da Parede fez, nomeadamente na 1ªparte. A J. Ouriense que chegou a estar a vencer por 2-1 em Cascais, viu a equipa da casa chegar ao empate antes do intervalo. Na 2ª parte a equipa da linha superiorizou-se e levou o marcador até aos 6-2, para David Vieira ao cair do pano estabelecer o resultado final 6-3.
Na 3ª Centro o União FE que venceu em Coruche por 5-2 garantiu o 3º lugar na prova. A equipa da Cidade Ferroviária que ao intervalo perdia por 1-0, regressou para uma boa 2ª parte e a meio já vencia por 4-1, depois foi só controlar e arrecadar os 3 pontos. A equipa dos Corujas termina assim com uma derrota a participação na época 2009/2010 em 8ª lugar (provisório, depende o resultado do Arazede na próxima jornada frente ao União FE), e com uma 2ª volta para esquecer, passando de equipa sensação na 1ª parte do campeonato, para equipa desilusão na 2ª parte. Em Santa Cita a equipa de Luís Marques despediu-se do seu publico com uma vitória por 6-2, alcançando o SCL Marrazes na 4ª posição. Os Tigres lá vão de vitória em vitória e a "vitima" desta feita foi o SCL Marrazes, que a jogar perante o seu publico, foi incapaz de vencer a equipa de Jorge Godinho. A SFG Pais ultimo classificado descansou esta jornada. deslocando-se na próxima a Almeirim para fecho do campeonato.

Foto: Blog "UFE Hóquei"

sábado, 24 de Abril de 2010

TORRES NOVAS RECEBE FINAL FOUR

A cidade de Torres Novas foi a escolhida para receber a "final a quatro" da Taça CERS, anunciou esta sexta-feira o Comité Europeu de Hóquei em Patins (CERH).

O Comité Técnico do CERH esclareceu que a candidatura da cidade escalabitana foi a escolhida para organizar o "segundo mais importante evento do hóquei europeu" devido às instalações disponibilizadas e por comparação com as outras candidaturas, recebidas até 31 de março.

A "final a quatro" da Taça CERS vai ser disputada pelo Benfica e pelos espanhóis do Pati Blanes, Igualada e Liceo HC, entre 15 e 16 de maio.

In Jornal "Record"
Foto:
Radio Hertz

FOTOS ANTIGAS OU CURIOSAS

Mais uma vez o Cartão Azul divulga um noticia do excelente Blog "Miúdos do Bairro da Encarnação", sobre a modalidade que nós escolhemos como favorita, e quando este facto aconteceu ainda eu não andava por este mundo. Ao Vasco administrador do Blog o meu sincero obrigado por partilhar estas relíquias com quem gosta de Hóquei em Patins.

Em 1964, " NÃO HAVIA NECESSIDADE" de o Sport Lisboa e Benfica, ter dado ao C.A.R.E. 17 a 1. Digo isto porque havia uma ligação muito grande, dos elementos que integraram a primeira equipa de Hóquei do "Fasquias" e os jogadores do Benfica. Mas este resultado só vem confirmar o que já foi dito relativamente à primeira participação do CARE no Campeonato Regional......................Foi cada cabazada....meu Deus. Felizmente que no Andebol, as coisas foram bem diferentes....mas também só ao fim de alguns anitos. E se algo há a lamentar é de ter desaparecido o Hóquei, logo nos primeiros anos..... Mas de qualquer modo aí está patenteada no jornal (penso que no "Benfica"), a participação num torneio Organizado pela Federação de Patinagem, onde estiveram presentes as melhores equipas da época........................e numa época, onde havia nomes como, António Livramento, Ramalhete, Fernando Garrancho, Casimiro, Jorge Vicente, e do outro lado, Fernando Adrião, Velaso, Bouçós, Carrelo, Moreira, e tantos outros que foram considerados dos melhores do Mundo. Foi nesta FÁBRICA e noutras idênticas, com este espírito empreendedor, e vontade de competir, conviver e crescer, que se produziram muitos homens e mulheres,num bairrozito à saída de Lisboa,..........o Bairro da Encarnação!!!! Nota do autor: Eu já não jogava lá, nesta altura!!Pois!!

In Blog "Miúdos do Bairro da Encarnação"

sexta-feira, 23 de Abril de 2010

AGENDA PARA DIA 24/04/10

Não será certamente o sitio mais adequado para inverter os últimos resultados, mas garantidamente que a equipa de Ourém, irá jogar taco-a-taco com o líder Cascais no intuito de pontuar. A equipa de Hélder Santos vem de uma série de derrotas e irá encontrar uma equipa super motivada, que tenciona garantir o mais cedo possível a vitória na zona sul, e assim sendo o favoritismo recaí na totalidade na equipa da linha. Em Tomar, o Sporting local recebe o Parede FC, num jogo teoricamente acessível para a equipa de Nuno Lopes que a jogar perante o seu publico, e respeitando sempre o adversário, não deverá ter dificuldades para derrotar a equipa do Parede.
Na 3ª Centro, os Tigres já com a subida de divisão assegurada, enfrentam o seu ultimo grande teste (na minha opinião), ou seja a deslocação a Marrazes para defrontarem o 4º classificado e tentar manter a invencibilidade na era Jorge Godinho. Em Coruche derby Ribatejano, que opõe GC "Os Corujas" ao União FE, num jogo onde a equipa da Cidade Ferroviária, quererá rectificar o resultado da 1ª volta, onde acabou derrotada em casa frente à equipa de João Taipina. Por fim a ACR Santa Cita recebe o FCO Hospital e tentará perante o seu publico voltar às vitórias e continuar a lutar pela 4ª posição, neste que é o ultimo jogo em casa do presente campeonato.

Foto de arquivo: Barros Simões

FPP CRÍTICA - APL RESPONDE

"Federação crítica no caso Caio"

A Direcção da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), presidida por Fernando Claro, criticou duramente, em comunicado, a posição da Associação de Patinagem de Lisboa (APL), que se mostrou solidária com o Benfica, castigado com uma derrota por ter utilizado Caio quando este cumpria um segundo jogo de suspensão. A FPP refere que "a gravidade da posição assumida pela APL não só deturpa a realidade dos factos como constitui uma clara violação das suas responsabilidades e deveres estatutários". "Ao colocar à disposição do Benfica o apoio jurídico necessário à sua defesa, a APL não poderá ignorar que o recurso aos tribunais civis trará consequências", avisa a FPP, recordando que os clubes podem ser suspensos de um a seis anos e as associações "julgadas" em assembleia geral.
O Conselho de Justiça, tendo como base um protesto do Juventude de Viana, subtraiu três pontos ao clube da Luz por utilizar Caio quando este só cumprira um de dois jogos de suspensão. O restante fora considerado cumprido no Torneio de Abertura da APL, e o Benfica tinha uma determinação do Conselho de Disciplina que o atestava. A FPP explica agora que esse órgão teve outro "entendimento do ponto 5 do artigo 14º", que permite a atletas dos escalões jovens cumprir castigos federativos em provas associativas.

"Reacção desajustada e incompreensível"

Orlando Mascarenhas, presidente adjunto da Associação de Patinagem de Lisboa, em declarações a O JOGO considerou "incompreensíveis e desajustadas as acusações que são feitas pela federação". "Repudiamos a posição do Conselho de Justiça, e não entendo que se faça disto um delito de opinião", refere o dirigente, que lembra: "A APL nunca referiu a intenção de seguir para tribunais civis. Prestar auxílio jurídico não implica essa via. Mal era se não nos dispuséssemos a auxiliar um associado nosso." Para Orlando Mascarenhas, "a APL não pode ser silenciada com ameaças".

In "Jogo On-line"

quinta-feira, 22 de Abril de 2010

CAMANÉ FALECEU

A noticia chegou há poucos minutos ao Cartão Azul, as palavras eram poucas e apenas diziam "O Camané faleceu". Foi com enorme tristeza que recebemos a noticia, tristeza essa com que a publicamos. Resta endereçar os sentimentos à família enlutada, e ficarmos para sempre com as boas memórias que Camané nos deixou. Descansa em paz.

TORNEIO 25 ABRIL/ARMINDO PENEQUE

A equipa de Juvenis da ACR Santa Cita vai participar no Torneio 25 de Abril, Armindo Peneque, que se disputa no próximo fim-de-semana em Aljustrel. O Torneio numa organização da secção juvenil do SCM Aljustrelense está integrado nas comemorações do 25 de Abril do Concelho de Aljustrel e tem a colaboração da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

Fonte: Blog "Mineiro - Hóquei em Patins"

NOVA DERROTA AGORA COM O TURQUEL

Na 7ª Etapa das Jornadas 2010, disputada no passado domingo no Pavilhão de Paço de Arcos a equipa de Veteranos do SC Tomar, foi incapaz de levar de vencida a sua congénere de Turquel e acabou derrotada por 7-3, num jogo para esquecer onde a equipa Nabantina falhou golos atrás de golos e a equipa de Turquel a aproveitar o contra ataque para facturar. Com golos de João Rui, Rui Miguel a marcha do marcador foi a seguinte: 1-0, 1-1, 1-2, 1-3, 1-4, 2-4, 2-5, 2-6, 3, 3-7

Pelo SC Tomar alinharam: Marco (GR) , Capitolino, João Rui,Rui Miguel, Miguel Santos,,Peter, Ventura ,Paulo Beirante(GR), Arega, e Silvério.

Com este resultado a equipa verde e branca caiu um lugar na tabela classificativa, ocupando agora a 6ª posição com 10 pontos, fruto de 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. O Parede FC é líder destacado com 21 pontos. Pode conferir toda a informação referente às "Jornadas 2010" aqui, num trabalho do site Clube União Micaelense.

Foto: Blog "Veteranos Sporting Clube Tomar"

quarta-feira, 21 de Abril de 2010

PALESTRA "À VELOCIDADE DA LUZ"


A palestra ""À Velocidade da Luz" será dividida em 3 temas, sendo um deles, o Hóquei em Patins, nomeadamente na vertente feminina. Hélder Antunes é o convidado que irá abordar o Hóquei Feminino a convite de um grupo de alunas da Escola Secundária de Ourém, no âmbito de um trabalho que as mesmas estão a elaborar sobre a modalidade. Serão tratados os seguintes temas:
- História e Evolução do Hóquei em Patins Feminino em Portugal
- Como está o Hóquei em Patins Feminino a nível Nacional
- Principais diferenças entre o Hóquei em Patins Feminino e Masculino

Informação de Hélder Antunes

DIVULGAÇÃO

(Clique na imagem para ampliar)

UM LEÃO COM MUITA RAÇA

O SC Tomar venceu de forma categórica e sem “espinhas” a formação do Valongo em jogo a contar para os 16 Avos de Final da Taça de Portugal.
Num encontro que gerava muita expectativa às gentes de Tomar, com a visita de uma equipa a militar na 1.ª Divisão, o SC Tomar não poderia ter feito melhor, tanto pelo resultado alcançado assim como pela forma como jogou e empolgou o público presente que quase enchia o Pavilhão “Jácome Ratton”.

Com um inicio de jogo a grande velocidade, seria a equipa visitante a inaugurar o marcador estavam decorridos 4 minutos de jogo.
O Sporting não pareceu afectado e balançou-se para o ataque, com Favinha a dar o exemplo. E seria o mesmo jogador a empatar a partida aos 8 minutos. Ainda se festejava e Favinha consegue encontrar espaço para colocar a redondinha no fundo das redes dois minutos depois, com o Pavilhão a rejubilar com o feito. Até ao intervalo mais oportunidades para as duas equipas, mas o resultado a não se alterar.
A equipa do Valongo vem do balneário disposta a inverter o resultado, e resolve puxar dos galões, perante uma equipa leonina afoita mas muitas vezes a ser surpreendida pela velocidade que o Valongo tinha imposto ao jogo. Foi sem surpresa que a equipa forasteira empata a partida com 7´ de jogo decorridos. Ainda estava o Leão a sarar a ferida e eis que o ataque forasteiro surpreende mais uma vez a defensiva Tomarense e coloca-se em vantagem.
Com o ritmo de jogo desde o seu inicio estonteante por parte das duas equipas, pensou-se que o Sporting não conseguisse acompanhar, começando a quebrar. Pura ilusão. Gonçalo Favinha, quem havia de ser, aos 9´ repõem a igualdade. A crença entre os adeptos leoninos voltou a crescer, mas o ataque do Valongo não dava tréguas e aos 14´ consegue novamente a vantagem no marcador em 3-4.
Com as equipas a procurarem um deslize do adversário, entrou-se num período de jogo mais incaracterístico. Tudo mudaria com a entrada de Ivo Silva que quase de seguida faz o golo do empate a 4 bolas, decorriam 18´. Com pouco tempo para jogar, o Valongo acelera novamente o ritmo de jogo, mas a equipa de Nuno Lopes empolgada pelo público e também pelo brio, não consente veleidades ao seu adversário primodivisionário.
Esteves, tinha entretanto entrado e numa jogada individual de belo efeito surpreende o guardião forasteiro, fazendo o 5-4, marcava o cronómetro 20´ de jogo, com o Pavilhão a vibrar com este golo. Para mais de um jogador que passou por um período menos bom, por motivos de saúde. Mostrou no Sábado que o problema que o apoquentou, não o incomodou, e jogando e fazendo jogar.

Mas ainda se festejava nas bancadas o golo de Esteves, quando Bruno Monteiro, desfeita o guardião do Valongo fazendo o 6-4, com o Pavilhão quase a vir abaixo, pela festa que se propagou pelas bancadas.
O Valongo com nada a perder lançou-se de cabeça no ataque, com o Sporting a responder na mesma moeda. A equipa Valonguense ferida no orgulho procurava o golo de forma quase cega, e aí o Sporting soube explorar de forma quase sublime o contra ataque, com Favinha a por a cabeça em água os defesas forasteiros. As oportunidades para os leões foram várias, mas por isto ou por aquilo a bola acabou por não entrar.
Final com vitória justíssima do Sporting frente a uma equipa do Valongo que deu tudo para levar vitória para casa, mas que encontrou pela frente uma formação motivada, unida e também ela sedenta de seguir em frente. Foi acima de tudo um hino ao hóquei, aquilo que aconteceu em Tomar no passado Sábado, a lembrar os bons velhos tempos dos jogos da 1.ª Divisão.

Crónica: Carlos Emidio Martins
Fotos: João Flores

terça-feira, 20 de Abril de 2010

SANTA CITA REGRESSA ÀS VITÓRIAS

A ACR Santa Cita recebeu e venceu o HC Turquel por 3-0 em jogo da 8ª jornada a contar para o Nacional de Infantis. Com esta vitória a equipa de Santa Cita passa a somar 9 pontos, os mesmos que o Sporting CP 4º classificado e menos 3 que o HC Turquel, que ainda sonha com o apuramento para a 2ª fase. O HC Santarém recebeu na capital do distrito o Sporting CP e acabou derrotado por 2-5, mantendo assim a ultima posição da tabela classificativa com 3 pontos.

Foto: Irene António
Classificação copyright
Clube União Micaelense

FIM DE SEMANA COM DERROTAS

As equipas Ribatejanas que disputam o Nacional de Iniciados, acabaram derrotadas no passado fim de semana. O SC Tomar a defrontar no seu reduto o líder Sporting CP, perdeu uma oportunidade de ouro de praticamente "carimbar" o passaporte para a 2ª fase. Começou melhor a equipa de Nuno Lopes e adiantou-se no marcador, mas nos últimos segundos da 1ª parte a equipa forasteira viria a empatar. No 2º tempo só deu Sporting CP e a equipa Lisboeta viria a vencer por 4-1 e garantir a presença na 2ª fase da prova. A equipa Nabatina continua a depender apenas de si própria para garantir o apuramento.

A ACR Santa Cita de visita a Turquel, acabou também por sair derrotada por 3-0 e caiu para a ultima posição com 3 pontos.

Fotos: Barros Simões
Classificação copyright
Clube União Micaelense

JUVENTUDE MERECIA MAIS

A Juventude Ouriense, saiu do Pavilhão Jácome Ratton no passado sábado, com um amargo de boca, pois a exibição que produziu frente ao SC Tomar, merecia os 3 pontos, mas nem sempre que joga melhor, consegue vencer. Pode ler a crónica do jogo aqui, num trabalho do Paparuco, o Comentador.

Com este empate ambas as equipas mantiveram o lugar na tabela classificativa.

Foto: Carlos Clemente, Blog "Juventude Ouriense Ok"
Classificação copyright
Clube União Micaelense

SEM HISTÓRIA

Nunca esteve em duvida quem seria o vencedor do derby que opôs SC Tomar e J. Ouriense para o Nacional de Juniores, e que teve lugar no passado domingo no Pavilhão Jácome Ratton. A equipa de Ricardo "brindou" a equipa de Hélder Santos por um conclusivo 10-2. Numa primeira parte onde a equipa Ouriense a espaços equilibrou a partida, a equipa Verde e Branca chegaria ao intervalo a vencer por 5-2.

Na 2ª parte a equipa Leonina continuou a "carregar no acelerador" e fruto disso conseguiu mais cinco golos sem resposta, valendo ainda a excelente exibição do guarda redes Ouriense Sérgio Rodrigues, que defendeu tudo o que era defensável. Pode ler a crónica do jogo aqui, num trabalho de Carlos Clemente, do Blog "Juventude Ouriense Ok".

Fotos: Barros Simões
Classificação copyright
Clube União Micaelense

segunda-feira, 19 de Abril de 2010

EMOÇÃO ATÉ AO FIM


Neste Domingo, pelas 16h30m, no Pavilhão Polivalente de Santa Cita, realizou-se mais uma jornada do Torneio Regional de Encerramento - Benjamins, em que a equipa da casa (A.C.R.Santa Cita) recebeu a equipa da capital do Distrito de Santarém (H.C.Santarém).
Foi um jogo empolgante, em que a equipa de Santa Cita esteve melhor na primeira parte, enquanto a equipa de Santarém reagiu bem na segunda parte, no entanto, no final a vitória ficou para a equipa da casa, por 6-5, tendo marcado o golo da vitória a 30s do fim do jogo.
O resultado evoluiu da seguinte maneira:
1º Período: 0-0
2º Período: 4-1

3º Período: 1-2

4º Período: 1-2

Com este resultado, a equipa da A.C.R.Santa Cita, continua em 2º lugar, com 14 pontos, neste Torneio Regional de Encerramento - Benjamins. (No primeiro ano em que participam). O mais importante é os miúdos divertirem-se e conviverem, praticando a modalidade que abraçaram.

Fotos: Blog "ACR Santa Cita" e Site "HC Santarém"
Crónica:
Nuno Jorge Marques de Sousa (Nunão)
Montagem e Titulo: Cartão Azul

PAPARUCO O COMENTADOR

"Empate acabou por ser prémio"

Poderia ter intitulado esta crónica como "Dia de São Renato" ou "Fonseca espalhou magia", mas de certeza que viria logo um grupo de anónimos (alguns muito pouco anónimos), dizer que o mérito é de todos, se eu estive a ver o jogo, que nestas idades não é justo destacar um jogador ou outro, etc, etc, etc, então resolvi chamar-lhe "Empate acabou por ser um prémio", e de certeza, que mesmo assim, virão os acérrimos críticos dizer "cobras e lagartos" do mesmo. Mas como se diz na gíria da minha "guerra" siga a Marinha, que o Exercito está cansado, e como tal no passado sábado desloquei-me até Tomar para ver o derby que opôs SC Tomar e J. Ouriense para o Nacional de Juvenis, num dia chuvoso (e de que maneira) e com um Jácome Ratton bem composto de publico entusiasta de ambas as equipas. Foi com redobrada alegria que revi amigos de longa data, o caso do Vitorino, Carlos "Chocolate", Carlos Emídio Martins, Carlos Clemente entre outros.
Quanto ao jogo em si, a equipa de Ourém entrou melhor (aliás foi a melhor equipa durante toda a partida), empurrando a equipa de Fernando Vaz para o seu meio ringue e quase "sufocando" a equipa verde e branca em tarefas defensivas, e a pressão era tal que só com cerca de 5 minutos de jogo a equipa do SC Tomar se acercou da baliza da J. Ouriense. O jogo manteve a mesma toada e a equipa de Tomar jogava em contra ataque e foi num desses lances que viria a inaugurar o marcador, e noutro lance idêntico aumentar para 2-0. A equipa de "Pipoca" não perdeu a cabeça e continuou a explanar o seu jogo e num lance de sorte (remate de fora da area de André Domingues, que tabela num defensor Leonino e traiu Renato Rodrigues) reduz para 2-1, mas antes do intervalo viria a empatar num golo de Fonseca. Nesta altura já Fernando Vaz tinha feito entrar o iniciado Pedro Martins que veio dar organização e acutilância à equipa Leonina.
Na 2ª parte apesar de continuar a jogar sem grande ideias e "cada um para si", existiram alturas em que por parte do Tomar parecia mais corridas de patins do que hóquei, sem colectivo, apesar de Pedro Martins tentar arrumar a casa, o Tomar voltaria a adiantar-se no marcador. Mais uma vez a equipa de Ourém manteve a calma e a organização, e num jogo pautado pelo rigor tactico viria a dar a volta ao marcador com mais dois golos de Carlos Fonseca, que fez um jogo fabuloso. À entrada do ultimo minuto num livre perto da area da J. Ouriense, Hernâni Dinis vira a empatar a partida 4-4, resultado com que se chegaria ao final, não se antes (faltavam 56 seg) faltar a luz, resultado do enorme trovoada que se abateu sobre a cidade do Nabão.

Este resultado injusto para os jovens Ouriense que mereceram e de que maneira a vitória, acabou por ser um prémio para a equipa Leonina, a precisar de rever a matéria no que concerne ao conceito de jogo de equipa, e a forma de fazer a bola circular entre todos e não um ou dois jogadores pegaram na mesma na sua área e tentaram sozinhos fazer o que deve ser feito em equipa. Uma boa arbitragem de Rui Taborda, que acompanhou de perto todos os lances e deixou jogar.
Sinal mais: Carlos Fonseca (que jogão), Renato Rodrigues (grande exibição) e o muito publico presente no Pavilhão
Sinal menos: Ricardo Marrucho, extremamente individualista e com atitudes (por exemplo, bater violentamente com o stick na tabela) que lhe podem valer cartões e o consequentemente prejudicar da equipa, assim como terá de rever a forma de se dirigir ao arbitro, e sendo o atleta, um excelente praticante e um dos valores seguros do hóquei Ribatejano terá de ter atenção nesses pormenores, pois poderão ser a pequena, grande diferença para uma carreira cheia de sucessos, como se espera.

Foto: Carlos Clemente - Blog "Juventude Ouriense OK"

domingo, 18 de Abril de 2010

TOMAR E TIGRES SEGUEM EM FRENTE

SC Tomar e HC "Os Tigres" seguem em frente na Taça de Portugal, ao vencerem ontem os jogos dos 16 avos de final. No Jacóme Ratton em Tomar a equipa de Nuno Lopes encontrou a perder, mas um bis de Favinha levaria a equipa verde e branca a vencer para o intervalo. Na 2ª parte a equipa de Valongo volta a colocar-se na frente do marcador por 2 vezes (2-3, 3-4), mas a equipa Leonina nunca baixou os braços e daria a volta ao marcador e colocaria a marca em 6-4, resultado final, e agora venha outro primodivisionário o HC Braga.

Em Almeirim, nova vitória dos Tigres, que na gerência de Jorge Godinho, ainda não conheceram outro cenário. Desta feita levaram de vencida o SCL Marrazes por 7-5, e carimbaram o passaporte para os oitavos de final, onde irão defrontar o lider da 2ª Sul, o GDS Cascais, num jogo a realizar em Almeirim. Pode consultar todos os resultados desta eliminatória aqui, e os jogos dos oitavos de final aqui, num trabalho de Pedro Jorge Cabral do site Clube União Micaelense.

Fotos: Blog SC Tomar e Blog Ultras Almeirim

HC MEALHADA ASSUME LIDERANÇA

Jogo sem história, o que se disputou ontem na Mealhada em que a equipa da casa "depenou" o GC "Os Corujas" por um expressivo 11-2, com 8-1 ao intervalo. A equipa Ribatejana até começou melhor adiantando-se no marcador. Com o resultado desfavorável a equipa de Vasco Vaz começou a esplanar o seu hóquei e os golos foram surgindo com naturalidade, e a equipa das margens do Sorraia a ser incapaz de contrariar o caudal atacante da equipa da casa. Em suma um resulta justo e que poderia ter sido bem mais desnivelado. Este jogo que teve honras de transmissão televisiva no Blog do HC Mealhada (e que pode ser revisto), serviu para que a equipa da Bairrada volta-se ao comando da tabela, com mais um ponto que a equipa do HC "Os Tigres". A duas jornadas do final do campeonato a equipa do Mealhada depende de si só para tentar a conquista do ceptro da 3ª Divisão, ao passo que a equipa de Almeirim tem de esperar por um erro do adversário. A Mealhada desloca-se a Arazede e recebe o HC Lourinhã, ao passo que os Tigres deslocam-se a Marrazes e recebem a SFG Pais, tudo em aberto, mas com a equipa de Vasco Vaz na "pole-position".

Foto: Blog HC Mealhada

sábado, 17 de Abril de 2010

DERBYS DE FIM DE SEMANA

Este fim de semana o Pavilhão Jácome Ratton, vai ser palco de dois derbys Ribatejanas a contar para o Nacional de Juvenis e Juniores. No sábado pelas 1500 horas SC Tomar vs J.Ouriense em Juvenis, e domingo às 1600 horas será a vez dos Juniores Leoninos receberem os Juniores Ourienses.

Fotos: Blog Okjuvtomar e Blog Juventude Ouriense OK
Montagem: Cartão Azul

sexta-feira, 16 de Abril de 2010

FILIPE ALMEIDA NOS SUB-20

Filipe Almeida, jogador da J. Ouriense foi convocado por Luís Duarte, Seleccionador Nacional de Juniores para os treinos da Selecção Nacional de Sub-20. Os treinos terão lugar no Luso entre os dias 25 e 27 de Abril e estão inseridos no "2º Centro de Treinos da Selecção Nacional de Sub-20". O FC Porto é o clube mais representado na convocatória com quatro atletas, seguindo-se OC Barcelos e SL Benfica com dois, Sporting, HC Turquel, HC Mealhada e Juventude Ouriense com um completam escolha. O comunicado pode ler lido no site da FPP.

AP LISBOA SAI EM DEFESA DO BENFICA

A AP Lisboa emitiu um comunicado, no qual defende o seu filiado SL Benfica, no que respeita à decisão da FPP em castigar o clube da Luz com uma derrota 10-0 e o pagamento de uma multa, no jogo em que efectuou com a J. Viana disputado no dia 17 de Outubro de 2009. Recorde-se que o SL Benfica pondera recorrer ao tribunais civis, pode ler a noticia aqui. O comunicado da AP Lisboa pode ser lido na integra aqui e publicado no site Clube União Micaelense.

HC MEALHADA APROXIMA-SE

Ao vencer ontem à noite o FC Bom Sucesso por 7-4, o HC Mealhada aproximou-se do líder HC "Os Tigres", ficando agora apenas a 2 pontos, mas com um jogo a menos. A jogar perante o seu publico a equipa de Vasco Vaz, levou a melhor sobre a equipa que viajou de Aradas, num jogo em atraso referente à 19ª jornada e que tinha sido adiado devido a um"apagão" na Mealhada na noite de 27 de Fevereiro, e depois repetido no dia 13 de Março, num jogo que durou apenas 7m e 52s, e que foi mandado repetir pela FPP.

Foto: Blog HC Mealhada

JORNADAS 2010 - 7ª ETAPA

O Pavilhão dos Lobinhos vai acolher no próximo domingo dia 18 de Abril a 7ª etapa das Jornadas 2010. A equipa de veteranos do SC Tomar irá defrontar o HC Turquel, num jogo em que a vitória da equipa Leonina, permite ultrapassar o adversário na tabela classificativa. Pode consultar todos os resultados e a classificação aqui actual num trabalho de Pedro Jorge Cabral do site Clube União Micaelense.