terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIOGO NEVES FAZ BIS E NOVA GOLEADA

A Selecção Nacional de Sub-17 voltou a golear por 7-0, desta vez frente à Alemanha, depois de idêntica proeza diante da Suíça, na primeira jornada do Campeonato da Europa, que decorre em Northampton.
Os bicampeões europeus somam, assim, duas vitórias e lideram o Grupo A, demonstrando classe inata na luta pela revalidação do título. Hélder Nunes foi, novamente, o goleador mais eficaz, com três golos apontados, mais um do que Diogo Neves, outro rematador em alta neste Europeu. Pedro Cerqueira e André Ferreira foram os outros finalizadores da equipa liderada por Jorge Lopes.
Ao intervalo, Portugal estava a vencer por 3-0 e, na segunda parte, não relaxou, apontado, por isso, mais quatro tentos.
A Selecção lusa defronta amanhã, pelas 17.30 horas, a Áustria, equipa só com derrotas nos dois jogos disputados. Hoje, sofreu 12 golos diante da Itália e não marcou qualquer tento.

NR: O meu agradecimento ao Jaime Neves que me foi informando via sms do decorrer da partida.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto: Blog "Juvehoquei"

JOGAR NUM CLUBE COM MAIOR AMBIÇÃO

Chegou à União FE como Infantil-B e pela mão de João Maria deu as primeiras “patinadelas” e inicia-se na modalidade. Apesar de franzino logo se constou que se tratava de um jovem com valor e que não virava a cara à luta. Campeão distrital em Infantil-B (com presença nos Encontros Nacionais em Poiares/Arazede, Grândola e Sever do Vouga), Infantil-A e Iniciados começa a assumir-se como referência no ataque da equipa alvi-negra. A passada época é chamado várias vezes à equipa de Seniores tendo efectuando boas exibições coloridas com vários golos. Mas a ambição de querer evoluir mais a que se juntou o convite de Pedro Nobre e o poder disputar o Nacional de Juniores, aliado à estagnação do clube do Entroncamento levaram Francisco Maia (Chiquinho) a assinar pela equipa Leonina. Fomos ter com ele para saber mais desta transferência e falar um pouco do passado, presente e futuro.
CA – Em primeiro lugar obrigado pela tua disponibilidade. Que motivos te levaram a trocar o União pelo SC Tomar na próxima época?
CH – Boa tarde Francisco. O principal motivo que me levou a trocar o União pelo SC Tomar foi o facto de ser o meu último ano de júnior e ter a oportunidade de poder ir conhecer e jogar num clube com maior ambição, onde tenho certeza que vou aprender e crescer não só como jogador mas também como pessoa, até porque daqui a 1 ano sou sénior e sei que ainda tenho muito para aprender e no SC Tomar sei que isso vai acontecer.
CA – Este é o teu último ano de júnior, não temes que para a próxima época não tenhas espaço na equipa sénior, e que tenhas que rodar noutra equipa?
CH – Sim, eu tenho completa noção do que poderá acontecer no final desta época que se aproxima, mas neste momento estou mais preocupado com o presente e em dar o melhor de mim e esforçar-me para ter uma boa época, o resto se verá.
CA – Constou-se que tinhas assinado pelas duas equipas o que podia motivar um ano de paragem, tudo não passou de um boato, ou em caso de ter sido verdadeiro como foi resolvida a situação?
CH – Sim é verdade, eu já tinha assinado com o União antes de ser abordado pelo SC Tomar, mas a ideia de uma nova experiência cativou-me. Falei com o presidente do União e expliquei-lhe a minha situação, e ele compreendeu e como é um grande amigo meu disse-me para eu fazer o que achar melhor para mim. É com muita pena que deixo o clube que me criou e me viu crescer, mas este ano é o melhor para mim.
CA – Ao fim de tantos anos no União, que diferenças vês no clube que te acolheu como Infantil-B e o clube que deixas como júnior?


CH – Diferenças existem muitas, umas para melhor outras para pior, anormal seria se não existissem, mas uma das maiores diferenças que eu noto são os escalões de formação que na minha altura lutavam para ter uma boa classificação nos nacionais, desde infantis-B a juniores, e agora nem ao nacional conseguem ir. Depois também existe uma grande diferença no que toca à questão de relação Direcção-Sócios, é um assunto que não me diz respeito como jogador, mas que gostava que mudasse, pois para o clube não é bom.
CA – Foste campeão em todos os escalões até iniciado, depois essa equipa da qual tu fazias parte “eclipsou-se”, o que se passou? As outras equipas evoluíram ou vocês estagnaram?
CH – Na minha opinião foi um pouco de tudo, começando pelas outras equipas, evoluíram bastante, desde o SC Tomar, a Juventude Ouriense, o BIR e até o Turquel que ficou como 3º classificado no nacional, tornando-se complicado para nós conseguirmos chegar ao nacional. Depois a nossa equipa não estagnou mas sim “eclipsou-se”, o Eduardo saiu na altura para o Gualdim Pais, o João Teixeira também abandonou, o Nuno Gavancho por problemas físicos, entre outros, deixando assim a equipa mais fragilizada, também houve o facto de termos guarda-redes “novos” quase todas as épocas, e por fim falta de apoios há equipa, refiro-me a seccionistas.
CA – Na época passada foste uma presença assídua nos seniores. Não achas que este ano tinhas oportunidade de jogar mais e evoluir para depois dares o “salto”?

CH – Na minha opinião seria uma época semelhante á época passada em que muitas vezes, apesar de ir aos treinos todos, convocavam seniores que iam apenas a um treino durante a semana, ou seja, por ainda ser júnior os seniores tinha prioridade. E depois este ano o plantel tem jogadores bons tornando-se mais difícil ainda a minha presença nos seniores.
CA – Já que falamos dos seniores, achas que a equipa é candidata à subida? E a saída do Rui Alves, pode ter fragilizado a equipa, até pelo facto de ter sido um dos treinadores e ser aquele jogador que desequilibra?
CH – Sim é uma das equipas candidatas à subida, apesar de na minha opinião existirem várias equipas a poderem subir, pois existem sempre surpresas e tal como poderam ver na época passada ninguém dava nada pelo União no início da época e logo após os primeiros jogos também já éramos candidatos à subida. E este ano apesar da saída do Rui, que é óbvio que ajudava e muito e vai-se notar imenso a falta dele, também regressaram bons jogadores para compensar.
CA – Para terminar mais uma vez obrigado pela entrevista e o espaço fica à tua disposição para o que quiseres dizer aos visitantes
CH – Quero apenas deixar um obrigado a dois grandes amigos, ao Cajé e ao Vítor Frutuoso, que sempre me ajudaram quando precisei.

Fotos: Blog "UFE Hóquei"

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PÓKER DE HÉLDER NUNES DÁ GOLEADA

Europeu de Sub-17 : Hélder de luxo vale goleada nacional
Portugal goleou por 7-0 a Suíça na primeira jornada do Campeonato da Europa de hóquei em patins, de Sub-17, na sequência de um encontro em que Hélder Nunes foi rei em Northampton, Inglaterra, ao apontar quatro golos.
Perante um adversário incapaz de contrariar a supremacia nacional, Hélder Nunes inaugurou o marcador, concretizando, também, o quinto, sexto e sétimo golos da equipa liderada, tecnicamente, por Jorge Lopes.
Destaque, ainda, para o bis de Diogo Neves, enquanto Tiago Jorge festejou o outro tento apontado pelos bicampeões europeus.
Portugal defronta amanhã, pelas 20.30 horas, a Alemanha, adversário que hoje perdeu com a Itália por 4-3.

Portugal alinhou do seguinte modo: Diogo Rodrigues; Hélder Nunes (4), Pedro Cerqueira, Tiago Jorge (1) e Diogo Neves (2).
Jogaram ainda: Rodolfo Sobral, Miguel Costa, Xavier Cardoso, Afonso Santos e André Ferreira.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto: Blog "Kaos Barcelense"
Titulo: Cartão Azul

FIM-DE-SEMANA MARCOU O ARRANQUE


«O Juventude Ouriense caracteriza-se por ser uma família» foram estas as primeiras palavras do Eng. André Lopes no passado sábado no inicio dos trabalhos das equipas Seniores e Juniores da colectividade Ouriense. No seguimento das suas palavras para os jogadores ainda adiantou «que se vocês estão cá é porque gostam de estar cá e por isso espero que todos lutemos pelos objectivos a que nos propusemos, no caso dos Seniores lutar pelos lugares cimeiros e os Juniores marcarem presença no Nacional da Categoria». O plantel sénior à disposição de Hélder Santos que numa entrevista ao Cartão Azul e que pode ser lida aqui, afirmou que o objectivo era a 1ª metade da tabela classificativa, apresenta algumas caras novas como é o caso de João Capitolino (ex-SC Tomar) ou Diogo Oliveira (ex-CD Paço de Arcos) entre outros.
Os restantes escalões do JO começam os seus trabalhos hoje dia 30 de Agosto de 2010.

Fonte/Foto: Blog "Juventude Ouriense OK"

sábado, 28 de agosto de 2010

SC TOMAR E S. CITA ARRANCAM HOJE


Este sábado fica marcado pelo regresso aos trabalhos de Sporting de Tomar e Santa Cita, que arrancam, assim, para a preparação dos respectivos campeonatos. Os «leões» dão o pontapé de saída para a 1ª Divisão Nacional, numa preparação que engloba um estágio no Hotel dos Templários, de 3 a 5 de Setembro.

Os primeiros testes surgem a 9 e 11, diante de Parede e Mealhada. Segue-se, a 17 e 18, a participação no Torneio da Académica de Espinho, ainda com a presença da Oliveirense e do PAS Alcoy. A apresentação oficial aos adeptos está marcada para o dia 22 de Setembro, pelas 21h30, diante do Oeiras.

Por sua vez, Santa Cita, que tem a 3ª Divisão em vista, já tem estruturado o seu torneio, onde vão estar o Castrense e o Boliqueime. A formação treinada por Luís Miguel Cunha também vai participar no Torneio de Valado de Frades, de 25 a 28 de Setembro, com o Turquel, Mealhada e Biblioteca.

Foto de arquivo: Barros Simões
Montagem Foto e Titulo: Cartão Azul

PROF. LUÍS DUARTE JÁ ESCOLHEU

Sub-20:  Dez eleitos espreitam bicampeonato
Luís Duarte, seleccionador nacional, definiu, ontem à tarde, o lote de dez jogadores que vai lutar pelo bicampeonato de Portugal no Campeonato da Europa de Sub-20, de 20 a 25 de Setembro, em Viareggio, Itália.
Filipe Miranda, Diogo Sampaio, João Souto, Henrique Magalhães, Telmo Pinto,  Rafa, João Silva, João Beja,  Pedro Vaz  e  Gonçalo Alves são os eleitos do treinador português, ou seja Pedro Coelho e Diogo Rodrigues saem do grupo de trabalho que tem estado a trabalhar no Luso e na Mealhada na última semana.
Portugal estreia-se na competição diante da Suíça, no dia 20 de Setembro, pelas 18.30 horas, seguindo-se os confrontos com Holanda e Alemanha nos dois posteriores, pelas 17 e, novamente, pelas 18.30.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto de arquivo: Luís Duarte

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O MUNDO DA MEDICINA DESPORTIVA


Depois de um tempo de paragem por motivos desportivos e académicos, o Blog "O Mundo da Medicina Desportiva" do amigo Ernani Batista está de regresso como o próprio informo no post de 20 de Agosto. Pode aceder ao Blog clicando aqui, ou através do link na barra lateral na secção "Os Blogs/Sites que eu visito". O Cartão sauda o regresso do MUndo da Medicina Desportiva, ciente que será mais um espaço de divulgação da modalidade numa vertente diferente e de extrema importância.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SC TOMAR ABRE A OFICINA


Após 8 anos a disputar a divisão secundária, o Sporting Clube de Tomar regressa à I Divisão Nacional de hóquei em patins. A “oficina” com vista à preparação para a época 2010/11 abre no próximo sábado, dia 28.

O treinador da equipa ribatejana continua a ser Nuno Lopes, que terá Ricardo Cardoso como preparador físico. Permanecem no plantel nabantino Fábio Guerra (guarda-redes), Orlando Fernandes, Gonçalo Santos, Esteves e Gonçalo Favilha. Entretanto, a equipa reforçou-se com Márcio Ornelas (guarda-redes), ex-Porto Santo; João Lomba, ex-Juv. Ouriense; Rui Alves, ex-União do Entroncamento e Nuno Domingos, ex-Marinhense. Os juniores Tiago Barros e Ivo Silva foram promovidos a seniores.

A apresentação da equipa de Tomar aos sócios será no dia 22 de setembro, frente ao Oeiras. Nos dias 17 e 18 a equipa participará no Torneio Internacional de Espinho e no dia 25 no Torneio de Tomar, juntamente com o Paço de Arcos, Cascais e Sanjoanense.

Autor: G.S. in Jornal "O Record"
Foto de Arquivo: Barros Simões

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UM ISENTO, OUTRO NÃO


Dia 05 de Outubro, feriado nacional foi o dia escolhido para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal. Apenas com equipas da 3ª divisão, as formações Ribatejanas foram colocadas na zona norte (ACR Santa Cita) e na zona sul (União FE), e assim sendo também as sortes foram diferentes, pois a equipa de Luís Miguel Cunha fica isenta ao passo que a do Prof. Carlos Filipe (Cajé) desloca-se à maravilhosa Ilha de São Miguel nos Açores para defrontar o CU Micaelense. Pode conferir todos os jogos desta 1ª eliminatória aqui, num trabalho de Pedro Jorge Cabral do site União Micaelense.

Fotos de arquivo: Barros Simões
Montagem: Cartão Azul

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AÍ ESTÁ O SORTEIO DA 3ª DIVISÃO


União FE e ACR Santa Cita estreiam-se fora de portas no Nacional de 3ª Divisão Centro. O sorteio realizado hoje na FPP ditou que a equipa do Entroncamento viaje até Marrazes ao passo que a equipa do concelho de Tomar faça a estreia em Vialonga. Quanto á equipa do União que como foi dito anteriormente começa fora no sempre difícil pavilhão de Marrazes, recebe de seguida no Albano Mateus o grande favorito AA Coimbra para de seguida se deslocar ao Bom Sucesso onde na época passada foi derrotada.
A equipa de Luís Miguel Cunha por sua vez tem um inicio com uma equipa de que reforçou tendo como objectivo a subido e faz de Bruno Monteiro a sua figura de proa, para depois receber a sempre "aguerrida" equipa dos Lobinhos, antes da viagem a Oliveira do Hospital.
Num série com 12 equipas onde o GD Odivelas é surpresa pois vem da série Sul, podemos e como referi anteriormente apontar a AA Coimbra como o principal candidato à subida, ficando GD Vialonga, União FE, ACR Santa Cita na espreita do topo da classificação, mas olhando para a s outras equipas, Marrazes, Lourinhã, Bom Sucesso, GDR Lobinhos irão concerteza intrometer-se na disputa das posições cimeiras, e quem pensa que AF Arazede (sempre dificil no seu pavilhão) e FCO Hospital (que tem jovens jogadores de grande qualidade) vão competir apenas por competir estará de certeza enganado. SC Marinhense que perdeu o jogador Manel Domingues e GD Odivelas serão à partida as equipas com menores hipóteses, mas a teoria tem o valor que tem e esta analise igualmente pois trata-se da minha opinião.
Pode consultar o calendário da 3ª Divisão Centro aqui num trabalho de Pedro Jorge Cabral do site União Micaelense. 

Fotos de arquivo: Barros Simões
Montagem: Cartão Azul

LUSOS SOB ALERTA

A arbitragem é sempre tema recorrente a cada campeonato. No último Europeu (Oviedo'2008), Portugal saiu da final frente à Espanha a queixar-se de um golo mal anulado a Luís Viana e, no último Mundial (Vigo'2009), não gostou da arbitragem de Gianni Fermi e Xavier Jacquart na meia-final, outra vez, contra a selecção espanhola.

Agora que se aproxima novo Europeu - Wuppertal, 5 a 11 de Setembro - o seleccionador Rui Neto aborda o assunto sem problemas: "Não gosto de falar de arbitragem. Não sou pessoa de me refugiar nesse tipo de desculpa. Mas é verdade que acontecem arbitragens que, por vezes, decidem jogos e podem condicionar as equipas. Ainda na Taça Latina tivemos arbitragens muito fracas, principalmente, no jogo com a Espanha e França. Já o disse publicamente que quem tem mais dificuldade com as regras são os árbitros. Depois temos a França, Suíça e Inglaterra que não aplicam as novas regras e os árbitros desses países, por muito conhecimento teórico que tenham, sentem dificuldades."

Para o seleccionador o tema não é tabu, pelo que até confidenciou: "Temos de estar preparados para ultrapassar essas situações, sabendo que um árbitro pode decidir um jogo, mas toda a vida foi assim. Não nos preocupa, mas já os alertei para isso e temos de fazer tudo para não nos deixarmos afectar."

Por seu lado, o capitão Reinaldo Ventura foi objectivo: "Pelo seu maior nível competitivo, só Portugal, Espanha e Itália têm os melhores árbitros. Com árbitros holandeses ou ingleses as coisas não podem correr muito bem. Há sempre equipas que se vão queixar porque eles vão errar. É preciso mais formação. Porque não?! Ou o crescimento, nesses países, do hóquei. Leva mais tempo a formar jogadores de qualidade, do que árbitros de qualidade."

P.C.M. in Jornal "O Jogo"

domingo, 22 de agosto de 2010

POR MIM LEVAVA OS TREZE JOGADORES

Rui Neto: «Gostava de levar os treze jogadores»

Rui Neto, seleccionador nacional, anunciou, ontem, os dez jogadores, mas foi na quinta-feira que elegeu o grupo que vai representar Portugal no 49º Campeonato da Europa, em Wuppertal, de 5 a 11 de Setembro.
O técnico revela que sentiu algumas dúvidas até realizar as opções finais, em declarações ao site da Federação de Patinagem de Portugal: «O núcleo de Portugal mantém-se, com uma ou outra alteração, porque, nas últimas duas competições, não alcançou o título por pequenos detalhes. Ou seja, há uma continuidade em relação ao trabalho de Luís Sénica. Gostava de levar os treze jogadores que iniciaram o estágio, mas não é possível».
Rui Neto apostou na convocatória de André Azevedo, jogador do FC Porto que, aos 34 anos, espreita a primeira internacionalização de Portugal: «Ainda não tinha sido convocado por outros seleccionadores e devo respeitar isso, mas se fosse seleccionador há mais tempo, já o teria chamado»
Outra novidade é a entrada de Sebastian Silva, atleta da Juventude de Viana que também não soma qualquer internacionalização: «Dá-me garantias de realizar bom trabalho, tal como daria André Girão se tivesse sido convocado. Temos três excelentes guarda-redes».
Neto dá, igualmente, um voto de confiança a Luís Filipe e Gonçalo Suíssas, jogadores que saíram do lote de convocados, depois de duas semanas de trabalho desenvolvido na Mealhada: «Todos garantiriam qualidade, mas não é nada fácil, porque a concorrência em todos os sectores se tornou muito forte».
O seleccionador nacional desvaloriza o facto de haver cinco jogadores do Benfica e apenas três do FC Porto, apesar de os dragões dominarem o campeonato nacional há nove anos seguidos: «Não posso olhar para o clube que eles representam. Se assim não fosse, existiriam quatro ou cinco jogadores do FC Porto, mais três ou quatro da Juventude de Viana, porque ficou em segundo e, se calhar, não teria convocado nenhum atleta do Benfica, porque terminou o campeonato em quinto lugar».
Em relação a este grupo de dez jogadores, Rui Neto apresenta o pedido de…dez milhões de portugueses: «Façam tudo ao vosso alcance para trazerem o título europeu para Portugal».
 
Aposta nos aspectos técnicos e tácticos
Portugal inicia na segunda-feira a terceira semana de trabalhos na Mealhada, reforçando agora o trabalho de aspectos técnico-tácticos depois de uma preocupação sobre a componente física, «para lhes dar andamento», como disse Rui Neto nos últimos dias.
Além dos treinos, realce para o torneio a disputar com as Selecções Nacionais de Sub-23 e Sub-20, agendado para 26 e 27 de Agosto. O estágio de Portugal, que tem estado concentrado no Grande Hotel do Luso, termina a 3 de Setembro e, na manhã do dia seguinte, parte para Wuppertal, realizando o primeiro jogo com a Itália a 6 de Setembro.
 
Informação:Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

sábado, 21 de agosto de 2010

RUI NETO JÁ ESCOLHEU OS DEZ

 Dez magníficos sonham com ouro no Europeu

Rui Neto, seleccionador nacional, escolheu hoje, no final da segunda semana de trabalhos na Mealhada, os dez magníficos que vão lutar pelo primeiro lugar no Campeonato da Europa de Wuppertal, agendado de 5 a 11 de Setembro. As grande novidades são as chamadas de Sebastian Silva (Juventude de Viana) e André Azevedo (FC Porto), uma vez que nunca tinham sido internacionais por Portugal, enquanto Luís Filipe (Juventude de Viana), Gonçalo Suíssas (FC Porto) e André Girão (Académica de Espinho) foram os jogadores que saíram do lote final de Rui Neto.
O Benfica é a equipa com mais jogadores representados, através do quinteto formado por Ricardo Silva, Valter Neves, Tiago Rafael, Caio e Luís Viana, enquanto o FC Porto fornece, além de André Azevedo, Reinaldo Ventura e Pedro Moreira. Destaque, ainda, para a presença de Ricardo Barreiros, jogador do Liceo da Coruña. Em relação à equipa que esteve presente no Europeu de 2008, tendo conquistado o segundo lugar, Ricardo Silva, Valter Neves, Tiago Rafael, Reinaldo Ventura, Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Caio e Luís Viana são os jogadores que voltam a disputar a competição mais importante do Velho Continente.
Os árbitros José Pinto e Rego Lamela vão, também, representar Portugal em Wuppertal.

Lote de convocados:

Ricardo Silva, Sebastian Silva, Tiago Rafael, Valter Neves, Luís Viana, Caio, Pedro Moreira, André Azevedo, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos –Assessor de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OBRAS CONCLUÍDAS EM OUTUBRO

Obras da nova sede do Sporting Clube de Tomar estarão concluídas em Outubro. A revelação foi feita, no dia 5 de Agosto, em directo, no intercalar de notícias das 10.30 horas, da Rádio Cidade de Tomar, pelo presidente do clube, professor Rosa Dias, e tudo aponta para a sua inauguração em Novembro, também, do corrente ano de 2010.

Segundo o professor Rosa Dias já estão concluídos mais de 50 por cento dos trabalhos, neste momento decorrem trabalhos para implementação das condutas de climatização, rede eléctrica e tectos falsos, após estes trabalhos avança a colocação dos ladrilhos.

O mesmo dirigente descreveu o futuro espaço da sede do Sporting de Tomar, “vai ter uma atractiva sala de troféus, vamos aqui centralizar a secretaria e todos os outros serviços administrativos, vamos ter uma biblioteca, um bar, varias salas para as diferentes secções, vamos ter aqui um espaço que será de certeza acolhedor para os sócios e amigos do clube, e será de alguma forma a garantia do futuro do Sporting de Tomar”.

O professor Rosa Dias reconheceu que o clube tem agora pela frente duas grandiosas tarefas, “a primeira é a de acabar a sede e de a concretizar, a segunda é de facto a participação no Campeonato Nacional da 1º Divisão de Hóquei Patins, e isso envolve jogos com clubes como o FC Porto, Benfica, logo no dia 9 de Outubro vamos receber no nosso pavilhão o Porto, será mais um atractivo para a vida do nosso clube, e será certamente um prazer para os sócios e amigos do clube”.

O dirigente afirmou mesmo o clube já se encontra preparado para a segunda tarefa, “está tudo preparado em termos administrativos, falta agora iniciar os trabalhos que começarão na ultima semana de Agosto, e depois há que trabalhar a equipa com alguns torneios particulares antes do inicio da época, e a 2 de Outubro iniciamos o campeonato com uma deslocação a Braga e no dia 9 de Outubro neste pavilhão um jogo com o campeão nacional, o FC Porto, isso para nós, para a cidade e para o concelho é muito importante, porque é mais uma forma de levar bem longe o nome da nossa terra, e de trazer até esta cidade pessoas que gostam de hóquei patins”.

Sobre o subsidio camarário, que só foi decido atribuir pela Câmara de Tomar na reunião de 2 de Agosto, Rosa Dias referiu, “tem sido complicada a vida do clube sem o habitual subsidio, tem sido difícil, temos andado a tapar alguns buracos, há outros buracos que ainda não estão tapados, este apoio que a Câmara nos vai dar neste momento e que ainda não deu, vai permitir que a gente possa começar a época na 1º divisão nacional com outra estabilidade, nós só para participar no campeonato nacional da 1º divisão temos que entregar na federação 6300 euros, para além deste problema, há, depois, uma outra situação que nos penaliza bastante, que é a organização dos jogos que na segunda divisão (jogos em casa) custavam 320 euros, vai passar para 850 euros, é o triplo da despesa que tínhamos até aqui”.

O mesmo professor Rosa Dias desabafou afirmando que tem tido a família fora de Tomar, e por amor ao clube tem passado dias e dias sozinho nesta e por isso não tem sido uma tarefa fácil, “antes pelo contrário é muito complicada, neste momento tenha a família toda fora, a maior parte dela permanentemente e isso leva a que eu tenha que passar aqui muito tempo sozinho, quando devia estar a acompanhar a família, apesar de tudo gosto do que faço, gosto de colaborar com o Sporting de Tomar, mas, também, tenho de pensar na minha vida e na minha família, vamos ver se aparecem novos directores se aparece uma nova presidência para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito, que tem apostado na conclusão da sede social e com a presença na 1º divisão nacional, para além de todas as outras actividades que o clube tem e que torna necessário o seu acompanhamento”.

O mesmo dirigente revelou que a equipa sénior de hóquei patins, já está formada e aguarda o arranque do campeonato nacional da 1ºdivisão, e apelou ao apoio de todos os sócios e amigos do SC Tomar.

In Rádio Cidade de Tomar
Titulo: Cartão Azul

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESPAÇO ABERTO

"QUO VADIS HÓQUEI FEMININO"

Que a modalidade está longe dos tempos áureos, é uma realidade que não se consegue disfarçar. Que o hóquei e a televisão andam de costas praticamente voltadas, apesar de agora (valha-nos Santo Saudosismo) a RTP Memória transmitir uns jogos do Europeu de 1998 que se realizou em Paços de Ferreira, e que a RTP2 irá transmitir o Europeu de Wuppertal, que se vai assistindo ao acabar da modalidade por parte de certos clubes, só no Ribatejo foram duas a SFG Pais e o GC "Os Corujas" apesar deste ultimo ainda manter 3 escalões de formação, e entre o desaparecimento de algumas equipas seniores e o aparecimento de outras o factor "desaparecer" prevalece. Mas isto é no mundo masculino onde a modalidade, mais tombo menos queda lá vai indo, não de vento em popa, mas numa bolina forçada, onde o vento teima em não aparecer com a força necessária para levar o barco a bom porto. Na vertente feminina tudo é pior, o vento nem sopra podemos dizer que uma leve brisa lá vai levando o barco devagar devagarinho rumo à incerteza e ao abandono por parte das jovens praticantes, que viam no hóquei uma maneira de praticar a modalidade que mais títulos deu a Portugal. Nos últimos tempos fomos "bombardeados" com noticias que davam conta da desistência do GD Sesimbra, da Fundação Norteccope, que a Selecção Portuguesa não iria participar no Europeu de Sub-20 que se realiza em Outubro na cidade Alemã de Darmstadt, que atletas como a Cláudia Rêgo abandonam a modalidade, e assim vemos a componente feminina da modalidade que elegemos como favorita a desmoronar-se qual castelo de cartas, e ficamos a perguntar "quiçá" a nós próprios «O que se passa com o hóquei em Portugal, em particular com o hóquei feminino?», será que temos que concordar com um chavão que de vez em quando aparece por aí nos espaços dedicados à modalidade e que diz «Que futuro tem uma modalidade que é jogada num país (Portugal), numa região (Catalunha) e numa cidade (São José na Argentina)?» e eu acrescentaria «Que futuro tem a modalidade que já tem os entraves atrás descritos, se a virmos pela vertente feminina?»

Fica o espaço aberto para que os visitantes possam dizer de sua justiça e tentarmos compreender esta fase que a modalidade atravessa.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BRUNO MONTEIRO REFORÇA VIALONGA

Bruno Monteiro que na época transacta ajudou o SC Tomar a chegar à 1ª divisão, vai reforçar o GD Vialonga da 3ª Divisão, o atleta que chegou a Tomar vindo do S Alenquer B é assim um reforço de peso para a equipa de Vialonga. Segundo o Blog "Mascote Dino" também João Graça (ex-S Alenquer B) e que já desempenhou funções de jogador-treinador no HC "Os Tigres" já se comprometeu com a equipa dos arredores de Lisboa. A experiência primodivisionária de Bruno Monteiro aliada à experiência de João Graça, transforma a equipa do Vialonga como um dos candidatos aos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Foto de arquivo: Barros Simões

QUEM SERÃO OS 10 CONVOCADOS???

(Luta pelos dez lugares na recta final)

A escolha dos dez jogadores que vão estar no Europeu de Wuppertal está agendada para a próxima sexta-feira. Depois da pausa registada no fim-de-semana, a Selecção Nacional começou na passada segunda-feira a série de últimos treinos, na Mealhada, antes da opção final de Rui Neto, seleccionador português.
Entre o grupo de trabalho, composto actualmente por 13 atletas, Sebastian Silva, que actua na Juventude de Viana, e André Azevedo, hoquista do FC Porto, não somam qualquer internacionalização A, ou seja podem estrear-se por Portugal no Campeonato da Europa, que se disputa naquela cidade Alemã entre 5 e 11 de Setembro. Luís Filipe, atleta dos vice-campeões nacionais, espreita, também, a primeira presença num europeu, depois de ter somado seis internacionalizações A.
Reinaldo Ventura e Luís Viana são os únicos com títulos conquistados, tendo sido campeões no Mundial de 2003, em Oliveira de Azeméis. São homens-golo com créditos firmados na Selecção: o jogador do FC Porto representou Portugal em 95 jogos e concretizou 91 golos e, curiosamente, pode formar dupla com um…benfiquista: Viana, novo reforço dos encarnados, regista 31 golos, em 43 encontros.
Além dos treinos, a Selecção Nacional vai defrontar, num torneio, as congéneres de Sub-20 e Sub-23 a 26 e 27 de Agosto na Mealhada.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos – Assessor de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SPORTING E BENFICA EM ALMEIRIM

A equipa do Hóquei Clube Tigres de Almeirim, orientada por Jorge Godinho, vai ter dois “padrinhos” de luxo, nos dois primeiros jogos de preparação da nova temporada de 2010/11.
O clube ribatejano está de volta ao Campeonato Nacional da Segunda Divisão (Zona Sul) e, para premiar o seu público, vai ter dois jogos de apresentação: um com o Sport Lisboa e Benfica (4 de Setembro, pelas 18:00h) e outro com o rival Sporting Clube de Portugal (7 de Setembro, 21:00h).
Para além destes dois jogos de treino, Jorge Godinho já agendou também outros encontros: no dia 15 de Setembro, o Tigres recebe o Entroncamento (21:00h) e, no Sábado seguinte (18 de Setembro, pelas 18:00h), os ribatejanos apadrinham a nova equipa de Sines, o Hóquei Clube Vasco da Gama.
Antes do arranque do campeonato nacional da Segunda Divisão, o Tigres organiza ainda o Torneio das Vindimas / Cidade de Almeirim. Neste evento, irão participar o Tigres de Almeirim, Física de Torres Vedras, AD Oeiras e GD Sesimbra.

Fonte: Site "Mundo do Hóquei"
Titulo: Cartão Azul

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

COMEÇOU OPERAÇÃO MUNDIAL 2010

(Doze convocadas com Mundial na mira)

Ernesto Sebastião, seleccionador nacional, escolheu doze jogadoras, para o início do centro de treinos que vai decorrer na Mealhada, integrado na preparação do Campeonato do Mundo de hóquei em patins feminino, agendado de 25 de Setembro a 2 de Outubro em Alcobendas, Espanha.
Ernesto Sebastião traça como principal objectivo a luta por um lugar no pódio: «Os objectivos de Portugal para este campeonato serão dignificar ao máximo o País desta grande modalidade e tentar ficar no pódio. Este grupo é um misto de experiência e juventude , dinâmico , com muita garra, dedicação e um futuro promissor».
Entre o lote de convocadas, Cátia Cardoso (Vila Boa Bispo), Nídia Vale (Carvalhos), Sónia Silva (Nafarros), Daniela Costa (Carvalhos), Rita Paulo (Lobinhos), Inês Vieira (Lobinhos), Ana Catarina Coelho (Lobinhos) e Marlene Sousa (Sanjoanense) são estreias na Selecção Nacional: «Espero destas jogadoras empenho total, trabalho concentrado, inteligência táctica, dedicação constante, grande espírito de grupo e, enfim, uma forte flexibilidade mental em termos de adaptações, variações sucessivas das exigências do treino desportivo e, naturalmente , do jogo em si», refere Ernesto Sebastião.
Vânia Ribeiro (Fundação Nortecoope), Ângela Ribeiro (Mealhada) e Inês Raimundo (Lobinhos) são outros trunfos de Portugal. Após uma semana do estágio com início agendado para 30 de Agosto, o seleccionador revelará o lote das 10 hoquistas que disputarão o Campeonato do Mundo.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos –Assessor de imprensa da FPP
Foto de arquivo: Rafael Oliveira

Titulo: Cartão Azul

ALVI-NEGROS A 01 DE SETEMBRO

Segundo o Blog "UFE Fans" a "Oficina" Unionista abre oficialmente no próximo dia 01 de Setembro para preparar a época que começa a 02 de Outubro. A equipa sob o comando técnico do Prof. Carlos Filipe (Cajé) vai disputar a 3ª divisão zona centro sendo apontada como um dos candidatos à subida. São várias as mudanças para esta época a começar pela entrada de Pedro Brazete e Marco Bento (ex- Santa Cita), Márito (ex-Gualdim Pais), Hugo Saboga e Tiago Velez que estavam inactivos. A saída de Rui Alves para o primodivisionário SC Tomar aliada as saídas dos guarda redes Káka e Carlos Tomaz (Tigres) foram outras das mexidas no plantel. Carlos Filipe e Saboga (ainda por definir devido a condicionantes académicas) ex-juniores também são jogadores à disposição de Cajé. Chiquinho uma das presenças habituais na equipa a passada época parece estar de saída para um clube da região para representar a equipa de juniores. Quanto a jogos de preparação serão divulgados assim que conhecidos.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

GULPILHARES APOSTA NA FORMAÇÃO

Gulpilhares reforça aposta na formação

O Gulpilhares vai continuar a trabalhar na detecção, desenvolvimento e consolidação de novos talentos, como forma de garantir equipas competitivas com menos custos financeiros.
Fernando Almeida, que na próxima época, irá assumir funções de coordenador técnico de todos os escalões da equipa do concelho de Gaia é um dos mentores desta aposta: «Sabemos que no final da temporada sai um ou dois atletas. Por isso, clubes como o nosso ou o Paço de Arcos, por exemplo, têm de fazer este tipo de trabalho».
Como consequência, o novo plantel vai ter mais dois elementos formados no Gulpilhares: Nuno, guarda-redes que estava no Santa Clara, e Ruben Pereira, que actua como avançado. Gustavo Vidal, defesa proveniente do Infante Sagres, é o outro reforço garantido.
Daniel Oliveira, irmão do benfiquista Caio, Ricardo Ramos, Eduardo Brás e Marco Dias têm, também, ligações à escola do Gulpilhares. No entanto, alguns jogadores acabam por sair para clubes mais ambiciosos, o que impede a construção no Gulpilhares de equipas com possibilidade de lutar pelos lugares cimeiros da classificação. Nos últimos anos, foram transferidos hoquistas como Vítor Hugo (Académica de Espinho), Caio (Benfica) ou Jorge Silva (Candelária): «Se fosse possível manter os jovens todos, poderíamos "morder" os calcanhares ao FC Porto ou ao Candelária. O objectivo é garantir a permanência, mas não será fácil, porque há bons adversários, vindos da II Divisão, como o Cascais, Limianos ou o Cambra».

Informação: Pedro Santos – Assessor de imprensa da FPP
Foto: Blog "Hóquei Para Todos"

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TARDIO, MAS TOTALMENTE MERECIDO

«O reconhecimento da Câmara Municipal para com o Sporting de Tomar chegou tarde mas é totalmente merecido». Esta é a ideia principal da forma como os «leões» receberam a notícia do prémio de 20 mil euros que a autarquia decidiu atribuir ao clube. Recorde-se que, na altura, o presidente da Câmara, Corvelo de Sousa, justificou a atribuição desta verba como um prémio pela subida à 1ª Divisão Nacional e ainda pela promoção que o Sporting tem feito ao concelho.

Este assunto foi tema de conversa no Hertz Desportivo desta segunda-feira, onde Rosa Dias, presidente do Sp. Tomar, referiu que este reconhecimento «tardio» impediu o clube de ir mais longe na formação do plantel e recuou no tempo para destacar outro apoio do género, na altura em que Pedro Marques era presidente da autarquia: «Andámos sem saber como é que seria o futuro em termos financeiros. É evidente que o nosso orçamento não se fundamenta só naquilo que poderá ser o apoio da Câmara Municipal. Também estamos a aguardar que alguns dos amigos que têm ajudado o Sporting Clube de Tomar se definam, digam qual é o seu apoio e de que forma. Mas há a noção que o apoio da Câmara é muito importante para o clube perspectivar o futuro. E a verdade é que andámos durante muito tempo limitados nesse aspecto... Tínhamos presente que, em 1993, o Sporting subiu à 1ª Divisão e, na altura, a Câmara Municipal, presidida pelo doutor Pedro Marques, soube premiar a tempo, aí sim, o mérito desse feito. Estávamos, por isso, na expectativa que, na presidência do doutor Corvelo de Sousa, também houvesse esse reconhecimento. Chegou um pouco tarde... Isso levou-nos a não poder ir mais longe, ou seja, ao mercado de Lisboa que, na realidade, está muito caro. Tivemos que ir ao mercado da região, mas julgo que tivemos sorte pois a nossa prospecção saiu valorizada. Ficámos, ainda, com garantias de estabilidade para o futuro pois não entrámos em loucuras».

In Rádio Hertz
Titulo: Cartão Azul

terça-feira, 10 de agosto de 2010

MARRAZES DIZ SIM À 3ª DIVISÃO

Uma ligeira indefinição lançou a duvida, mas os dirigentes do clube já garantiram: o Leiria e Marrazes vai jogar na próxima temporada, na Terceira Divisão!

A direcção da secção de hóquei em patins do Sport Clube Leiria e Marrazes reuniu-se ontem, com o objectivo de esclarecer qual seria o futuro da modalidade no seio do clube leiriense.

Na reunião de ontem, ficou decidido que a equipa de seniores masculinos seria inscrita no Campeonato Nacional da Terceira Divisão em 2010/11. No entanto, dada a indefinição verificada até agora, ainda é muito cedo para adiantar detalhes sobre a constituição do plantel e / ou da equipa técnica.
Ao certo, está confirmado que os responsáveis do clube irão inscrever a equipa até ao próximo dia 13, prazo limite para o fim das inscrições.

Camadas jovens é aposta?
Menos definida, ficou a situação das camadas jovens. O Sport Clube Leiria e Marrazes não tem formação há cerca de quatro temporadas, pelo que é urgente voltar a captar jovens hoquistas para o clube. Na reunião de ontem, duas pessoas foram encarregues de definir uma estratégia que visa fazer regressar os mais jovens ao Marrazes.

Texto de Nelson Alves, Mundo do Hóquei
Foto de arquivo: Blog "SCL Marrazes Jovem"
Titulo: Cartão Azul

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

REUNIÃO DECISIVA EM MARRAZES

Esta noite pelas 2100 horas a direcção do SCL Marrazes reúne-se com o intuito de esclarecer o futuro do hóquei no clube. Segundo informação que chegou à nossa redacção, a equipa sénior do clube participará na 3^Divisão zona Centro, o que poderá eventualmente acontecer é a extinção dos escalões de formação. Todas as informações desta reunião serão disponibilizadas no site "Mundo do Hóquei" depois da meia-noite.

OBJECTIVO - 1ª METADE DA TABELA

Começou a carreira de treinador na SFG Pais, tendo na passada época rumado a Ourém para orientar as equipas de Seniores e Juniores, onde consegue o apuramento para o Nacional no escalão de Juniores e a sexta posição no Nacional da 2ª Divisão zona Sul em Seniores. Este ano com algumas mexidas na equipa o Cartão Azul foi tentar saber junto de Hélder Santos quais os objectivos para a próxima época que começa dia 02 de Outubro.
CA – Bom dia em primeiro lugar obrigado pela disponibilidade. Que balanço faz da ultima época?
HS – Bom dia Francisco. Com o objectivo de ficarmos na primeira metade da tabela classificativa, com um plantel renovado onde a maioria dos atletas jogaram pela primeira vez juntos e com muitas alterações nas regras de jogo, faço um balanço bastante positivo da última época. Com mais alguma maturidade, cabeça fria e factor sorte poderíamos seguramente ter ficando em 3.º ou 4.º lugar.
CA – O que vai mudar com as saídas do João Lomba e David Vieira, em virtude de se tratar de jogadores que faziam normalmente parte do cinco inicial?
HS – O Lomba e o David são excelentes jogadores e que este ano não vão dar o seu contributo ao J.O. mas tenho jogadores que poderão desempenhar as mesmas funções e trazer ainda mais qualidade e competitividade.
CA – Os reforços são os que necessita para manter o nível da equipa, ou por outra lado e devido às contenções financeiras que as equipas atravessam, são os que as “finanças” permitem?
HS – São os que necessito. Tenho os melhores jogadores no clube e é com eles que tenho que trabalhar.
CA – Em relação à próxima época, que Juventude Ouriense podemos esperar? Uma à imagem da época passada, ou uma com objectivos/ambições mais elevadas?
HS – Podemos esperar uma J.O. ambiciosa, com objectivos e principalmente uma equipa que dignificará o emblema do clube em todos os jogos que disputar.

CA - Da equipa júnior que disputou o nacional na passada época, irá algum desses elementos trabalhar com os seniores?
HS – Todos os elementos do escalão Júnior trabalham para chegarem aos Seniores e é com esse objectivo que eu mantenho-me atento.
CA – Já que falamos dos juniores, na passada época uma das críticas que ouvi em relação à equipa e à gestão da mesma, era o facto de Filipe Almeida que é júnior nunca ter sido utilizado na equipa, chegando a ouvir-se que o mesmo só jogaria nos juniores em caso dos mesmos atingirem a final-four. Quer comentar?
HS – Em relação ao Filipe Almeida, ele foi contratado pelo J.O. para jogar nos seniores e não nos juniores.
CA – Na sua opinião quem são os favoritos à subida e porque razão?
HS – Penso que o Paço de Arcos e o Oeiras são grandes candidatos à subida em virtude de se terem reforçado bem para regressarem novamente ao escalão máximo. Mas com o decorrer do campeonato veremos se serão favoritas ou não à subida de divisão.
CA – Hélder mais uma vez obrigado pela disponibilidade, e o espaço fica à disposição para o que quiser dizer aos visitantes
HS – Obrigado Francisco e um grande abraço.

Fotos de arquivo: Blog "Juventude Ouriense OK" e "Cartão Azul"

domingo, 8 de agosto de 2010

CORUJAS VOAM DA 3ª DIVISÃO

O GC "Os Corujas" não terá equipa sénior esta temporada. A equipa de Coruche junta-se assim à SFG Pais no abandono da modalidade no escalão mais elevado, de salientar e segundo uma grelha publicada no site a AP Ribatejo a equipa das margens do Sorraia se fará representar no escalão de Escolares, Iniciados e Juvenis. Na mesma grelha e em relação à AP Leiria registamos com surpresa a não inscrição de nenhum escalão do SCL Marrazes, que na passada época obteve a 4ª posição na série Centro da 3ª Divisão. Sem GC "Os Corujas" e SCL Marrazes a 3ª Divisão Centro terá um cenário diferente daquele que foi apresentado neste espaço num trabalho de Ricardo Barral.

RIBATEJANO DIOGO NEVES NOS SUB-17

Jorge Lopes, seleccionador nacional, escolheu hoje, no final da primeira fase do estágio de Foz Côa, os dez jogadores que vão disputar o Campeonato da Europa de hóquei em patins, na categoria de Sub-17, agendado para Northampton, Inglaterra, de 30 de Agosto a 4 de Setembro.
O responsável técnico acredita que o grupo tem condições para lutar pela conquista do título, que pertence a Portugal há duas edições consecutivas, embora saliente que os jogadores ainda têm muito trabalho até conseguirem o nível de qualidade ideal: «O grupo dá garantias de sucesso, é formado por um conjunto de bons jogadores, mas ainda não funciona como equipa. A reacção a estes dias de trabalho tem sido positiva: começaram nervosos, acusaram fadiga e ainda são imaturos, mas têm estado a crescer e vão melhorar nas duas semanas e meia de treinos que antecedem o Campeonato da Europa».
Pedro Guimarães e Alexandre Marques não integram o lote final, mas Jorge Lopes garante que têm valor para representar, no futuro, a Selecção Nacional: «Fiz a escolha, em função da minha estratégia. O Pedro Guimarães é um óptimo guarda-redes, embora lhe faltem minutos de competição, enquanto o Alexandre precisa de ganhar mais maturidade. No entanto, Portugal pode, no futuro, contar com eles».
A Selecção Nacional concentra-se no Luso, a partir de segunda-feira, e realizará treinos no Pavilhão da Mealhada, tendo, pela frente, a presença da Selecção A, a qual iniciará a preparação para o Europeu de Wuppertal. «Vai ser bom, porque os jogadores podem ganhar motivação, porque estarão perto dos seus ídolos», antecipa Jorge Lopes.

O lote final de convocados é o seguinte:

Óquei Clube de Barcelos ( AP Minho ) - Rodolfo Sobral e Hélder Nunes
Futebol Clube do Porto ( AP Porto ) - Miguel Filipe Costa, Pedro Cerqueira e Xavier Cardoso
Associação Desportiva Sanjoanense ( AP Aveiro ) - Afonso Barros Santos
Futebol Clube Oliveira do Hospital ( AP Coimbra ) - Tiago André Jorge
Sport Lisboa e Benfica ( AP Lisboa ) - Diogo Alves Rodrigues
Clube Desportivo Paço de Arcos ( AP Lisboa ) - André Monteiro Ferreira
Sporting Clube de Portugal ( AP Lisboa ) - Diogo Neves

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto: Blog "Juve Hóquei"

PRÉ-ÉPOCA ANIMADA

O anúncio do regresso dos da equipa sénior de hóquei em patins do Sporting criou uma enorme onda de entusiasmo na modalidade e foram vários os convites para as apresentações dos emblemas mais conhecidos da I e II divisões, mormente os Clubes históricos na modalidade. Por falta de datas disponíveis, o Clube apenas aceitou, até ao momento, os seguintes jogos/Torneios:

– Torneio das Vindimas na Ilha do Pico com a presença do Candelária SC – 3.º Classificado da I Divisão em 2009/10; AE Física de Torres Vedras – 6º classificado da I Divisão na pretérita época e ainda o Armada Verde. Decorrerá entre 12 e 20 Set 2010, na Ilha do Pico.

- Apresentação Oficial da A D Oeiras – II Divisão e nas épocas anteriores na I Divisão - 11/09/2010 – 20h30, em Oeiras.

– Apresentação Oficial de "Os Tigres " de Almeirim, equipa sensação da III Divisão em 2009/10 que subiu à II divisão nacional e que disputará a Zona Sul em 2010/11 – 07/09/2010, em Almeirim, pelas 21h00.

A época inicia-se na Academia em Alcochete para todos os escalões no próximo dia 25 de Agosto. Nos dias 28 e 29 começam os trabalhos no Pavilhão da Casa do Gaiato, em Sto Antão do Tojal.

Fonte: Site Oficial Sporting CP
Imagem de arquivo: Blog "Paixão pelo Porto"

sábado, 7 de agosto de 2010

QUE HÓQUEI PARA 2010/2011

Esta é certamente uma pergunta que muitos benfiquistas farão: que Hóquei em Patins para 2010/2011? O que esperar de um grupo pouco mais que “normal”, de um treinador… nem sei que adjectivo usar, sinceramente, e de uma estrutura liderada por Ramalhete, que já mostrou que não tem unhas para tocar esta guitarra?
2009/2010 ficou marcado por vários episódios tristes: desde a derrota na secretaria e que projectou o Benfica para um desastroso quinto lugar no final do campeonato (com o mesmo número de golos do último classificado!), passando pelos comentários vergonhosos provavelmente proferidos entre alguns jogadores e membros da equipa técnica num fórum do clube, tendo ainda o desentendimento entre Sénica (treinador) e Ramalhete (director da modalidade). Para os que se queixavam que o final da era Dantas tinha sido um desastre, devo dizer que foi um excelente desastre dentro do cataclismo que poderia ter ocorrido se Carlos Dantas tivesse saído mais cedo. É este o mal de às vezes não percebermos que o mal não é assim tão… mau. Pelo menos alguns agora perceberam isso.

No entanto, ao fim de oito anos, tal como aconteceu no futebol, eis o regresso aos títulos, com uma Taça de Portugal. Talvez uma surpresa, mesmo com uma equipa emocionalmente feita em cacos e sem o Porto em prova, a vitória foi possível. E ainda houve o sabor agridoce da Taça CERS, prova conquistada pela última vez em 1991, que ficou marcada pela grande vitória sobre o 5º classificado espanhol, o Vilanova, já depois de termos derrotado o Bassano de Itália, e pela organização portuguesa da final four desta mesma prova em Torres Novas (algo incrível, uma vez que a Federação de Patinagem de Portugal resolveu roubar a organização do evento ao Benfica, na Luz). Nesta final a quatro, o Benfica teve sorte no sorteio, ao receber o Pati Blanes, mas baqueou de forma incrível frente aos espanhóis, ficando impedido de jogar a final com o Liceo da Coruña, que venceu o Igualada na outra meia-final. E os galegos acabaram por arrebatar o troféu.

Relativamente à nova época não sei quais são as grandes novidades. Sénica fica, Ramalhete não, segundo o que percebi. Chega Luís Viana vindo do Juventude Viana, jogador de qualidade inquestionável e internacional português, garantia de muitos golos marcados, algo que precisamos. Mais que isto não sei, nem consigo entender como é que João Coutinho consegue manter Sénica e despedir Donner ou André Lima. Algo se passa e eu gostava de saber o que é.

Quanto ao destino e futuro desta modalidade, tudo depende do Benfica. Acredito veementemente que se o Benfica desistir, o hóquei em patins como o conhecemos, o dos relatos nos anos 70, e também nos 90 e início desta década, o dos jogos transmitidos em horário nobre na RTP1 ou nas tardes do Desporto 2, vai acabar. Aliás, o próprio Porto já disse que se o Benfica sair, também sai. E assim será o fim. O Hóquei em patins, como o conhecemos, é um desporto jogado num país (Portugal), numa região (Catalunha) e numa cidade (San José, na Argentina), pouco mais que isto. Que futuro?

Fonte: Blog "Eterno Benfica"
Foto de arquivo: Site "Mundo do Hóquei"

RTP TRANSMITE JOGOS DE PORTUGAL

A RTP vai transmitir, em directo, no segundo canal e na RTP África, e, em diferido na RTP Internacional, os jogos que a Selecção Nacional de hóquei em patins vai disputar no Campeonato da Europa de Wuppertal, segundo garantiu ao site da Federação Portuguesa de Patinagem Boaventura Rodrigues, administrador da Wall Street, produtora associada ao canal estatal nesta missão. Portugal entra em competição a 6 de Setembro, tendo a Itália como adversário, pelas 20 horas. Nos dois seguintes, à mesma hora, a equipa liderada por Rui Neto defronta Inglaterra e a Alemanha, anfitriã da prova.
A desejada final, onde se espera que Portugal esteja presente e conquiste o título, disputa-se, pelas 20 horas, do dia 11 de Setembro.

Portugal em estágio
A Selecção Nacional inicia, na próxima segunda-feira, o estágio de preparação para o Campeonato Europeu. Os treze convocados que vão iniciar os trabalhos no Luso são os seguintes: Sebastian Silva e Luís Filipe (Juventude Viana), Reinaldo Ventura, Pedro Moreira, Gonçalo Suíssas e André Azevedo (FC Porto), Tiago Rafael, Valter Neves, Luís Viana, Ricardo Silva e Caio (Benfica), André Girão (Académica de Espinho) e Ricardo Barreiros (Liceo da Corunha).

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O HOQUEI FOI À PRAIA

No passado sábado realizou-se o 3º torneio “O HÓQUEI VAI À PRAIA”, na bela praia de Santa Cruz - Torres Vedras.
Excelentemente organizado este torneio teve o seu início logo cedinho pelas 09.30 tendo-se seguido mais dois jogos até á hora de almoço.
Na parte da tarde e antes do belo porco assado, realizaram-se outros 3 jogos, guardando-se para depois do repasto o apuramento do 3º e 4º lugar e logo após a tão esperada final.

Não interessa quem ganhou, ganharam todos os que participaram e aqueles que assistiram, estiveram presentes varias gerações de hoquistas uma grande maioria ainda actividade nos vários escalões e ou divisões nacionais.
É deste tipo de eventos que o HÓQUEI precisa, grande convívio e amizade pela modalidade foi aquilo que esteve presente em todos os momentos.

Assim vale apena estar integrado nesta modalidade e ver crescer aquilo que se pode apelidar de Irmandade Torriense do Hóquei Patinado. Parabéns à organização .

Texto: Fernando Cabaço
Fotos: Fábio Ginh

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SUB-17 PREPARAM EUROPEU

A Selecção Nacional de sub-17 está, em Foz Côa, a realizar a primeira fase do estágio de preparação para o Campeonato da Europa de hóquei em patins, agendado para Nothampton, Inglaterra, de 30 de Agosto a 4 de Setembro.
Jorge Lopes, seleccionador nacional, está satisfeito com o trabalho desenvolvido desde segunda-feira: «Estamos a avaliar a capacidade dos atletas, tendo em vista a eleição dos dez que vão estar em Inglaterra, o que acontecerá no sábado. Depois, trabalharemos, também, as estratégias defensivas e ofensivas. Os jogadores têm, naturalmente, sentido fadiga, porque estamos a trabalhar três a quatro vezes por dia», afirma o responsável técnico.
Portugal continuará a trabalhar em Foz Côa, mas, a partir de segunda-feira, instalar-se-á no Luso, treinando, na Mealhada, durante duas semanas e meia, antes da viagem para Inglaterra. Em Northampton, a Selecção Nacional lutará pela conquista do terceiro título consecutivo.

O lote de jogadores que está a trabalhar em Foz Côa é o seguinte:
Óquei Clube de Barcelos (AP Minho) - Rodolfo Cabral e Hélder Nunes
Futebol Clube do Porto (AP Porto) - Pedro Guimarães, Miguel Filipe Costa, Pedro Cerqueira e Xavier Cardoso
Associação Desportiva Sanjoanense (AP Aveiro) - Afonso Barros Santos
Futebol Clube Oliveira do Hospital (AP Coimbra) - Tiago André Jorge e Alexandre Marques
Sport Lisboa e Benfica (AP Lisboa) - Diogo Alves Rodrigues
Clube Desportivo Paço de Arcos (AP Lisboa) - André Monteiro Ferreira
Sporting Clube de Portugal (AP Lisboa) - Diogo Neves

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto de arquivo: Luís Duarte

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NACIONAL DA 3ª DIVISÃO - PREVISÃO

Num trabalho de Ricardo Barral do Blog "UFE Fans" apresentamos o que poderá ser o Campeonato Nacional da 3ª Divisão. onde irão estar presentes o União FE e a ACR Santa Cita, quanto à presença do GC "Os Corujas", o Cartão Azul tem tentado saber junto da direcção se a equipa irá participar, tendo inclusive enviado um fax à cerca de 10 dias sem que fosse obtida qualquer resposta. Incertezas a Norte no que concerne às equipas do OK Viseu, Alfena e Olá Mouriz, ao Centro com a situação dos Corujas e a Sul com o Seixal, mas as zonas não serão muito diferentes do apresentado. Recorde-se que o sorteio está marcado para a sede da FPP no dia 23 de Agosto pelas 1800 horas.

Fonte: Blog "UFE Fans"