quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VICE-CAMPEÃ NO JAPÃO É ?? EM ALCOBENDAS

De vice-campeã ao 5º, 6º, 7º ou 8º lugar
A Espanha venceu Portugal, por 3-0, nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins feminino, que está a ser realizado em Alcobendas.
A Selecção Nacional conseguiu oportunidades para marcar, ainda na primeira parte e até antes dos golos concretizados pelas espanholas Carla Giudici e Anna Casaramona, mas alguma infelicidade no ataque impediu a conquista de outro resultado e, por consequência, o acesso às meias-finais.
Ao intervalo, Portugal perdia por 0-2, tentou reagir e voltou a incomodar a Espanha, anfitriã do Mundial, falhando, inclusive, uma grande penalidade, por intermédio de Inês Vieira. Mais experientes, as espanholas festejaram mais um golo, por Motxa Barceló, e encerraram o marcador.
A equipa treinada por Ernesto Sebastião vai, agora, lutar pelo quinto lugar no Mundial. Amanhã, pelas 15 horas, defronta a Colômbia e, no sábado, jogará com Inglaterra ou os Estados Unidos da América.
As equipas alinharam do seguinte modo;

ESPANHA (3): Laia Vives (Gr); Carla Giudici (1), Motxa Barceló (1), Natasha Lee e Esther Nadal.  Jogaram ainda: Anna Casaramona (1) e Maria Majó.
Treinador: Joan Solé

PORTUGAL (0): Ângela Gameiro (Gr); Sofia Vicente, Vânia Ribeiro, Sónia Silva, Inês Vieira. Jogaram ainda: Rita Paulo, Marlene Sousa e Inês Raimundo.
Treinador: Ernesto Sebastião

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto: Página Oficial "Mundial Feminino Alcobendas 2010"
Titulo: Cartão Azul

PAPARUCO O COMENTADOR

"Arranque a meio gás"

Os regionais de Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores tiveram o seu inicio no passado fim de semana sob a égide da AP Ribatejo, AP Leiria e AP Coimbra, e podemos dizer que começaram a meio gás, fruto de alguns factores que ainda não conseguimos descortinar, mas um dos quais podemos apontar, dando no entanto a mão à palmatória no caso de o mesmo se revelar sem consistência e falamos nomeadamente dos árbitros, pois num "salto"ao site da AP Ribatejo não vimos nomeações para os jogos e se a isso juntarmos o facto de ter existido o Torneio das Vindimas em Almeirim, e o Torneio Cidade de Tomar, pois o jogo da Taça Jorge Barral foi dirigido pelo jovem Ruben Saboga, constatamos que os jogos ACR Santa Cita x FCO Hospital em Infantis (série B), SC Tomar x AA Coimbra "B" (Juvenis série B) não se realizaram, e o J. Ouriense x AA Coimbra (Juniores) com inicio marcado para as 1630 horas foi antecipado para as 1030 horas, vem dar consistência que algo se passou nesta primeira jornada.
Sem querer por de forma alguma em causa a competência das Associações envolvidas na organização dos diferentes regionais, não posso no entanto deixar de manifestar que estes factos podem não abonar a favor da modalidade, pois se pelos factos atrás mencionados se deveu a não realização dos referidos jogos e a antecipação do outro, poderiam ter sido encontradas formas de debelar o problema sempre em prol da transpârencia e divulgação da modalidade, e se a tudo isso juntarmos o facto da equipa de Juvenis do  HC "Os Tigres" com jogo marcado no sábado em Oliveira do Hospital ter chegado ao Pavilhão e "baterem com o nariz na porta" pois não havia jogo, podemos em suma afirmar "algo se passa no Reino da Dinamarca".

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SC TOMAR APRESENTOU OS "PEQUENITOS"

No passado sábado  pelas 18.30 h a equipa de benjamins defrontou a sua congénere do  Paço de Arcos a qual levou de vencida por expressivos 15-1.
Com uma equipa em que metade são atletas de 1º ano, e que para estes terá sido o primeiro jogo “à séria” da sua carreira desportiva, foi gratificante ver a alegria com que os jovens leões orientados por Pedro Nunes deram largas à sua alegria a cada golo que marcavam.

Também os atletas que integram o escalão Escolar, tiveram a sua apresentação no passado domingo.
Pelas 15.00 h coube aos pupilos de Pedro Nobre  defrontar a equipa da casa de Infantis (atletas de 1ºano) .
Emocionante jogo de hóquei em patins com o resultado final de 1-1. Excelente desempenho de ambas as equipas que reúnem, sem dúvida, um conjunto de grandes atletas, tendo os mais novos mercê de um já muito apreciável sentido táctico e através de marcações muito apertadas dificultado a tarefa aos seus colegas mais velhos.
Pelas 16.00 h a equipa de escolares orientada por Vasco silva defrontou a equipa do SC Marinhense, tendo o jogo sido apenas de um sentido como o resultado atesta ( 17-0 ), jogo sem história tal a diferença de andamento entre as equipas.

Informação/Fotos: Secção Juvenil SC Tomar

FERNANDO VAZ É O NOVO TÉCNICO DISTRITAL

Fernando Vaz é o novo técnico distrital, sucedendo assim a Ricardo Cardoso no comando dos jovens Ribatejanos, trabalhando em conjunto com "Manel" Vitorino. Fernando Vaz que terminou a ligação ao SC Tomar no final da época passada, já tinha treinado a ACR Santa Cita e o União FE. A estreia do novo seleccionador teve lugar no passado domingo em Coimbra, num jogo entre a AP Coimbra e AP Ribatejo integrado na actividade relacionada com a final da Supertaça António Livramento com a vitória dos jovens Ribatejanos por 5-4. Com o inicio dos campeonatos já efectuado começa a fase de observações tendo em vista o Torneio Inter Regiões a disputar na Páscoa de 2011 e algum Torneio de Natal ou Carnaval.

Foto de arquivo: Blog "Okjuvtomar"

terça-feira, 28 de setembro de 2010

SAEM 20 CHAMUÇAS PARA O LANCHE

Ritmo avassalador premiado com nova goleada
A Selecção Nacional continua endiabrada no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins feminino, que se realiza em Alcobendas, Espanha, tendo somado diante da Índia nova goleada. Desta vez, Portugal venceu por 20-0, um dia depois de derrotar o México por 21-0.
As portuguesas revelaram um ritmo avassalador no ataque – ao intervalo, já venciam por 13-0 - e, novamente, Sofia Vicente foi a matadora mais inspirada, com a concretização de seis golos. Marlene Sousa (4), Rita Paulo (3), Vânia Ribeiro (3), Inês Vieira (2), Inês Raimundo (1) e Ana Coelho (1) foram as marcadoras nacionais, enquanto Ângela Ribeiro e Nídia Vale mantiveram, mais uma vez, a baliza inviolada.
Ao que tudo indica, Portugal vai terminar a fase de grupos na segunda posição, atrás da Alemanha, existindo a possibilidade de defrontar a Espanha nos quartos-de-final. Este cenário deverá confirmar-se hoje, depois dos restantes jogos do último dia da fase de grupos.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto: Site "Clube União Micaelense"
Titulo: Cartão Azul 

BOAS EXIBIÇÕES SÓ DÃO O 3º LUGAR

ACR Santa Cita vs HC Turquel
ACR Santa Cita terminou o 10º Torneio de Valado de Frades, uma organização do BIR na 3ª posição, mas com duas exibições convincentes e a provar que a equipa de Luís Miguel Cunha se encontra bem preparada para enfrentar o Nacional da 3ª divisão zona centro onde é apontado como um dos favoritos á subida de divisão. No primeiro jogo a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei defrontou o HC Turquel genuíno representante da Aldeia Portuguesa do Hóquei e ao intervalo o "placard" marcava 1-1 numa excelente 1ª parte onde não se viu a diferença entre a equipa de Turquel e de Santa Cita. A 2ª parte revelou-se diferente e a equipa de Paulo Baptista puxou pelos galões e resolveu a contenda a seu favor marcando mais 3 golos e consentido apenas 1. Os golos da ACR Santa Cita foram apontados por Tiago Barreiros e Tiago Pereira. Com esta vitoria de 4-2 a equipa de Turquel apurava-se para a final onde iria defrontar o vencedor do jogo entre o BIR e o HC Mealhada. A equipa organizadora não quis defraudar o seu publico e venceu por 3-0 com 1-0 ao intervalo.

ACR Santa Cita vs HC Mealhada
No Domingo decidia-se a classificação final do Torneio e a ACR Santa Cita perante o vice-campeão nacional da 3ª divisão na passada época e chegou ao intervalo a perder por 1-2, com Tiago Pereira a fazer o golo. Na 2ª parte a equipa de Luís Miguel Cunha correu atrás do prejuízo e com um parcial de 3-2 com golos de Nuno Nobre, André e Rui Oliveira chegou ao final com o resultado em 4-4. Partia-se assim para a marcação das grandes penalidades e aí Tiago Pereira e André converteram as suas oportunidades, ao passo que do lado da equipa da Bairrada apenas um jogador o conseguiu fazer. Somadas os golos obtidos neste desempate a equipa de Santa Cita vencia o jogo por 6-5 arrecadando o 3º lugar e duas excelentes exibições.
No jogo da final o HC Turquel pura e simplesmente não deu qualquer hipóteses à equipa da casa e venceu confortavelmente por 11-5 conquistando o troféu do 1º lugar.

Informação/Fotos: Nuno Sousa (Nunão)
Texto/Titulo: Cartão Azul

J. OURIENSE PESCOU BRONZE EM PENICHE

Pedro Almeida foi um dos marcadores de serviço
O S Alenquer B venceu o 6º Torneio Mega Naútica disputado nos passados dias 24 e 25 de Setembro e realizado em Peniche numa organização do C Stella Maris. O recurso à marcação de grandes penalidades, e a lotaria que este modo de desempate oferece, relegou a equipa da J. Ouriense para a disputa do 3º e 4º lugar. A equipa Ouriense defrontou a equipa organizadora o C Stella Maris e no final do tempo regulamentar registava-se um empate a 3 golos. Na marcação das grandes penalidades a equipa da casa foi mais eficaz e marcou por duas vezes ao passo que a equipa da J. Ouriense não marcou, e assim sendo 5-3 resultado final.
No jogo que antecedeu o da equipa de Hélder Santos, o S Alenquer B venceu o Parede FC também com o recurso a grandes penalidades. Com 3-3 no final do jogo, a equipa da Vila Presépio foi mais eficaz e marcou por 3 vezes ao passo que a equipa da linha apenas duas, fixando o resultado em 6-5.
Depois dos jogos de sexta à noite, sábado foi o dia escolhido para atribuir os lugares no pódio, e na disputa do 3º e 4º lugares a equipa de Ourém não deu hipóteses à equipa da Parede e venceu por um esclarecedor 5-0. No jogo da final e mais uma vez recorrendo à marcação de grandes penalidades a equipa de Alenquer foi mais forte e venceu por 5-4 a equipa do Stella Maris com 3-3 no final do jogo.

Cartaz: Blog "Juventude Ouriense OK"

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PORTUGAL SABOREOU 21 "TEQUILAS"

Portugal goleia México
A Selecção Nacional redimiu-se da derrota sofrida na estreia do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins feminino, que decorre em Alcobendas, e goleou o México por 21-0.
Portugal venceu com facilidade, mostrou, desde o início do encontro, que é bastante superior às mexicanas, e, ao intervalo, já vencia por 11-0. Na segunda parte, a equipa treinada por Ernesto Sebastião não diminuiu de ritmo e marcou mais dez golos, mantendo a baliza inviolada.
Sofia Vicente e Inês Vieira foram as principais marcadoras de Portugal, com seis e cinco golos, respectivamente, mas Sónia Silva, autora de quatro remates certeiros, e Vânia Ribeiro, com três, revelaram, também, bastante inspiração no ataque. Marlene Sousa, Ana Coelho e Inês Raimundo garantiram, com classe, os outros golos nacionais.
A equipa portuguesa joga, amanhã, pelas 12.30 horas, com a Índia, num jogo em que deve confirmar o apuramento para os quartos-de-final. Em caso de sucesso, existe a possibilidade de, na fase seguinte, Portugal defrontar a Espanha. 

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul 

FÍSICA "VINDIMA" TROFÉU EM ALMEIRIM

A equipa dos Tigres ficou-se pela ultima posição
A Física de Torres Vedras venceu no passado sábado o Torneio das Vindimas Cidade de Almeirim. Este quadrangular organizado pelo HC "Os Tigres" foi composto por equipas que irão competir na mesma zona do nacional da 2ª divisão sul, caso da equipa organizadora, GD Sesimbra e AD Oeiras e o primo-divisionário Fisica de Torres Vedras. No pavilhão Alfredo Bento Calado o primeiro jogo opos a equipa da casa e o Oeiras, e a equipa da linha foi mais forte e venceu os pupilos de Jorge Godinho por 4-2, com Rui Cova e David Abreu a marcarem para as cores azuis e brancas. No outro jogo a Física não foi de modos e "despachou" o Sesimbra por um esclarecedor 12-4.
A noite trouxe os jogos do 3º e 4º lugares e aí a equipa de Sesimbra surpreendeu os Tigres vencendo por 6-5 e relegando a equipa da capital da Sopa da Pedra para o ultimo lugar do Torneio. No jogo da final a Física de Torres Vedras não deixou os seus créditos por mãos alheias e venceu o Oeiras por 3-1, levando o troféu para a zona Oeste e "vindimando" assim um Torneio que se espera tenha continuação nas próximas épocas.

CASCAIS DE OURO EM TOMAR

Capitão do GDS Cascais exibe o troféu de vencedor
O GDS Cascais foi o vencedor do XIX Torneio Cidade de Tomar que se disputou no passado sábado. A equipa de Nuno Lopes começou por vencer no tarde a AD Sanjoanense por 5-1 com 3-1 ao intervalo. No outro jogo o GDS Cascais venceu o CD Paço Arcos pela margem mínima, 3-2 foi o resultado final.
Agrupadas as equipas para apurar a classificação final, o CD Paços de Arcos no primeiro jogo da noite foi mais forte e venceu a AD Sanjoanense por 4-2, garantindo o "bronze" e relegando a equipa de São João da Madeira para a ultima posição.

O perigo a rondar a baliza do GDS Cascais
Na final frente a frente a duas equipas de subiram a época passada da 2ª divisão sul, e que nesses confrontos a equipa da linha havia vencido em casa, ao passo que no Jácome Ratton o empate tinha sido o desfecho final. 

"Manel" Domingues na condução da bola
Desta feita a equipa que viajou desde Cascais não deixou os créditos por mãos alheias e "roubou" o ouro na casa do adversário, a equipa verde e branca foi então incapaz de contrariar esse intento e o resultado de 4-1 favorável ao GDS Cascais foi o suficiente para a equipa da linha alcançar o ponto mais alto do pódio, ficando a equipa da casa com a prata, e com mais um resultado desfavorável nesta preparação para a época que começa dentro de momentos.

Fotos: Barros Simões

domingo, 26 de setembro de 2010

DERROTA NA ESTREIA

Portugal sofre a derrota que não merece
A Selecção Nacional estreou-se com uma derrota por 4-2 frente à Alemanha, no Campeonato do Mundo de hóquei em patins feminino, que se realiza em Alcobendas, Espanha.
O início foi aziago, tal como o final, pois Portugal chegou a ponderar o protesto do jogo, porque uma jogadora alemã marcou uma grande penalidade, embora estivesse suspensa. No entanto, a comitiva nacional, recuou nesta intenção, depois de saber que a reclamação teria de ser feita com a presença das jogadoras em pista.
As germânicas entraram melhor na partida, estiveram a ganhar por 2-0, mas Portugal, superior tecnicamente, conseguiu o empate a duas bolas, por intermédio dos remates certeiros de Inês Vieira e Vânia Ribeiro.
A equipa treinada por Ernesto Sebastião desperdiçou algumas oportunidades, viu um golo ser mal anulado e não evitou o desempate por grandes penalidades, uma inovação nesta prova,  disputada, nesta  fase, por dois grupos. Nos penalties, as alemãs foram mais eficazes e garantiram o triunfo.
No outro encontro do grupo de Portugal, a Índia goleou o México por 10-0.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto: Site "Clube União Micaelense"
Titulo: Cartão Azul 

SL BENFICA VENCE SUPERTAÇA

A equipa encarnada não vencia a prova desde 2001/02
A 29.ª Supertaça António Livramento vai para o museu do Benfica. É a sexta no historial das águias. Foi conquistada frente ao FC Porto numa partida emocionante, onde os encarnados nunca estiveram em desvantagem.
O Benfica marcou oito golos para os quatro dos azuis-e-brancos, garantindo, desta forma mais um troféu na modalidade.
Ricardo Pereira (2), Luís Viana (13), Abalos (21) fizeram os golos que garantiram vantagem à turma da Luz ao intervalo. Os dragões ainda responderam com dois golos de Pedro Gil, mas de pouco serviu.
Os portistas deram início à etapa complementar a todo o gás e logo no primeiro minuto restabeleceram a igualdade, com uma grande penalidade de Reinaldo Ventura. No minuto seguinte, Diogo Rafael fez o quarto dos encarnados e no mesmo minuto Pedro Gil voltou a colocar tudo em pratos limpos, mas fez também o último do FC Porto.
Até ao final, o jovem João Rodrigues fez um “poker” (42, 48, 49 e 50) e selou o resultado final a favor das águias, sendo que o último golo foi na conversão de um penalty.

In site "Mais Desporto"
Foto: Pedro Alves, site "Mundo do Hóquei"

sábado, 25 de setembro de 2010

UNIÃO FE VENCE 2ª TAÇA "JORGE BARRAL"

Saudação ao publico
Foi um jogo de inicio de época aquele que assistimos hoje no Albano Mateus entre o União FE e o CD Povoa a contar para a 2ª Taça Jorge Barral. Com o pavilhão bem composto apesar da divulgação por parte do clube ter sido nula, o que faz pensar que em caso de divulgação apropriada tinha sido dia de casa cheia, mas adiante frente a frente o campeão nacional da 3ª divisão que este ano por direito próprio disputa a 2ª divisão inserido na zona norte e a equipa da casa que irá disputar a 3ª divisão centro, sendo apontado como um dos candidatos à subida.
O jogo dirigido pelo jovem Rúben Saboga que acabou por fazer uma arbitragem com um erro aqui outro ali, mas a cometer um lapso que podia ter alterado a história do jogo , quando na 2ª parte a cerca de 14 minutos do final da partida José Coelho impede um jogador forasteiro de iniciar um ataque, aliado ao facto de não ter o setique na sua posse, o que seria cartão azul e livre directo a favor do CD Povoa.

No decorrer da 1ª parte
Mas de regresso ao jogo que na 1ª parte foi dividido entre os dois meios ringues com a equipa do União a tentar com sucesso chegar à baliza de Luís Mendes, mas muitas das vezes com rasgos individuais a sobreporem-se ao desejado colectivo. Por seu lado a equipa que viajou da Povoa de Varzim, essa sim a preveligiar o colectivo lá ia chegando baliza de Márito, que ia chegando para as situações, apesar de num lance muito rápido e de bom recorte técnico a bola ter entrado na baliza Unionista, mas saindo de seguida e o jovem arbitro tapado pelos jogadores não descortinou, mandando seguir o jogo.
O jogo lá ia decorrendo e numa jogada com principio meio e fim Marco Bento abre o marcador (com um pouco de sorte na altura do remate) faltavam 13 minutos para o final da 1ª parte. O jogo manteve a toada, ora cá ora lá e as oportunidades, poucas diga-se em abono da verdade iam surgindo para as duas formações. Cajé, técnico da equipa da casa aproveitou para trocar de guarda-redes e o jovem Rodrigo Saboga aprontou-se para os últimos 5 minutos, mas muito a tempo de fazer umas boas intervenções. A 3 minutos e 38 segundos do final falta merecedora de cartão azul para Barbosa do Povoa e Marco Bento falha o livre directo e a oportunidade de ampliar o marcador.

Entrega do troféu por Ricardo Barral, filho do malogrado Jorge Barral
Na 2ª parte com algumas alterações em relação ao cinco inicial, Cajé colocou Velez na baliza e PP no ataque, mas o jogo manteve-se inalterável, com lances de algum "frison" em ambas as balizas, mas sempre com os guarda redes a superiorizarem-se.
Com o jogo a aproximar-se do final houve alguma contestação a certas decisões do arbitro da partida, mas nada viria alterar-se e o jogo terminaria com a vitória da equipa alvi-negra por 1-0 e a consequente conquista da 2ª Taça "Jorge Barral".
Notada a falta do Zé Miguel Boavida, que não pode dar o contributo à equipa por motivos profissionais, sendo no entanto uma mais valia no plantel à disposição de Cajé,
Mas a tarde era de festa e o objectivo era homenagear quem dedicou 40 anos da sua vida ao clube da Cidade Ferroviária e assim aconteceu, apesar de na minha opinião e perdoem-me os mais cépticos, mas mais uma vez a Direcção do clube Unionista acabar por ficar mal na fotografia, pelo facto de hoje se celebrar a "Gala Carril Dourado" e a Taça "Jorge Barral" e se calhar seria a altura ideal para homenagear quem com denódo ajudou a construir o clube e o seu património, e como disse anteriormente ter dedicado 40 anos da sua vida ao clube, muitas das vezes com prejuízo para a própria família, apesar de Jorge Barral nunca ter negado que o União era a sua casa e parte da sua família, mas esta é a minha opinião e as atitudes ficam com quem as toma.

Festejos da equipa vencedora
As equipas alinharam da seguinte forma:
União FE: Márito (gr), João Mendes, Bruno Carvalho (cap), Marco Bento (1) e Pedro Brazete. Jogaram ainda Rodrigo Saboga (gr), Tiago Velez (gr), Filipe, PP, Pedro Ricardo, José Coelho, Navalho, Hugo Saboga e Ricardo Filipe.

CD Povoa: Luís Mendes (gr), Diogo, Zé Luís, Mauro e Tiago Paiva. Jogaram ainda Barbosa, Calais, Rúben (cap), Luís Filipe e Hernâni (gr).

Fotos: Margarida Barreiras

FOI DIFICIL DEVORAR A "PIZZA"

2ª parte de luxo, garante "caneco"
A Selecção Nacional de Sub-20 garantiu o estatuto de bicampeã da Europa depois de ter derrotado a Itália, por 2-1, na final do campeonato que decorreu em Viareggio.
Portugal sentiu algumas dificuldades no primeiro tempo, ao intervalo perdia por 1-0, mas a excelente recuperação executada na segunda parte foi fundamental para a conquista de tão desejado sucesso. Henrique Magalhães e Gonçalo Alves foram os heróis que concretizaram os golos da vitória.
O êxito da Selecção Nacional pertence, também, a mais oito magníficos jogadores, na sequência do trabalho desenvolvido pela equipa técnica liderada por Luís Duarte: Diogo Sampaio, Filipe Miranda, Telmo Pinto, Pedro Vaz, João Silva, João Souto, Rafa e João Beja.
A comitiva portuguesa chega este domingo ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, pelas 13.25 horas.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP e Jaime Neves
Foto: Luís Duarte
Titulo: Cartão Azul

FOTOS ANTIGAS OU CURIOSAS

Mundial 1960 - Madrid. Guarda-redes Italiano sem máscara
Mundial 1960 - Madrid - Golo de Portugal

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SEIS DENTADAS NO "CAMEMBERT"

Portugal conquista acesso à final
A Selecção Nacional de Sub-20 vai disputar, este sábado, pelas 20 horas, a final do Campeonato da Europa que está a decorrer em Viareggio, Itália, depois de derrotar a França por 6-1. Ou seja, em caso de vitória, Portugal festejará o estatuto de bicampeão do Velho Continente.
Rafa foi, mais uma vez, o jogador mais inspirado no ataque, com a concretização de três golos. Curiosamente, todos marcados na primeira parte. Ainda no primeiro tempo, Pedro Vaz festejou a obtenção de um tento.
Depois do intervalo, a equipa treinada por Luís Duarte geriu bem a sua superioridade e marcou mais dois golos, por intermédio de Gonçalo Alves.

Portugal alinhou do seguinte modo: Filipe Miranda; João Souto, Pedro Vaz (1), Henrique Magalhães e Rafa (3). Jogaram ainda: Telmo Pinto, João Silva, Gonçalo Alves (2) e João Beja. 

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP e Jaime Neves
Foto: Luís Duarte
Titulo: Cartão Azul

ONTEM O CARTÃO AZUL FOI LÍDER

O Cartão Azul continua a cativar visitantes   
Ontem o Cartão Azul voltou a liderar o ranking do sites/blogs mais visitados na categoria "Sports/Others". Tem o valor que tem, mas para mim nesta fase representa que o Cartão Azul continua vivo e a cativar cada vez mais visitantes, e que as vozes discordantes pouco a pouco vão-se silenciando, e nem com os chamados "visionários" conseguem os seus intentos. A todos os visitantes o meu obrigado por serem "clientes" deste espaço.

Francisco Gavancho

2ª TAÇA "JORGE BARRAL"

Disputa-se amanhã a 2ª edição da "Taça Jorge Barral" em homenagem a uma pessoa que dedicou grande parte da sua vida ao clube Unionista e que por motivos de saude partiu cedo demais do nosso convívio. Fomos ao encontro do seu filho Ricardo Barral para falarmos um pouco que Troféu com o nome do seu pai.
CA – Boa tarde Ricardo, como filho do saudoso Jorge Barral, como vês a criação de um Troféu com o seu nome coincidindo o mesmo com o jogo de apresentação da equipa sénior?
RB – É para mim, assim como para toda a família, um orgulho enorme. Apesar dele estar na memória de todos os que com ele privaram, este troféu significa que o seu nome não foi esquecido.
CA – Faz-nos uma pequena apresentação do que será em linhas gerais a disputa da 2ª Taça Jorge Barral, se irá haver alguma alusão ao homenageado, se apenas a entrega da taça no final da partida?
RB – Pelo que sei será apenas o jogo e a entrega dos troféus às equipas por parte de alguém da família.
CA – A 1ª edição foi conquistada pela equipa júnior do Sporting CP, com números exagerados, o que na altura perspectivava uma época menos boa o que não viria a acontecer. Como vês o jogo desta 2ª edição contra o campeão nacional da 3ª divisão 09/10?
RB – Um pouco em tom de brincadeira, se a derrota na Taça “Jorge Barral” for prenúncio de uma boa época, então que o União perca. Mas falando um pouco mais a sério espero que seja um bom jogo de Hóquei e principalmente uma jornada de confraternização de todos os que estejam presentes.


CA – Sendo conhecida a paixão do teu pai pelo Sporting e pelo União não seria engraçado juntar novamente estas duas equipas até pelo facto de o clube leonino esta época ter equipa de seniores?
RB – Pelo que me chegou ao conhecimento, este ano não foi convidada a equipa do Sporting CP não só para não ser “repetir” as equipas mas também porque já teria a sua pré-época preenchida. Agora engraçado seria.
CA – Quais os apoios que tens para a organização, ou a mesma passa única e exclusivamente pela direcção do União?
RB – A Taça “Jorge Barral” partiu de uma ideia da família, que através de mim, a apresentou à Direcção do União FE, na pessoa do seu Presidente. Depois de a proposta ser aceite pela Direcção parti imediatamente atrás de patrocínios e apoios para que a sua realização não acarreta-se despesas para o clube.  Na 1ª edição quase tudo foi tratado por mim, excepto os contactos tendo em vista o jogo de hóquei (APR, SCP, etc). Acho que a 1º edição da Taça foi um sucesso, e no final todos saíram satisfeitos. Conseguimos juntar várias coisas no mesmo dia, desde a inauguração das obras, à apresentação de todas as equipas (incluindo a Taça “Jorge Barral) até à disputa de um jogo das velhas guardas.
Para esta 2ª edição apenas fui contactado, com o objectivo de convidar a família a estar presente e a efectuar a entrega dos troféus.
CA – Para terminar, não achas que para um jogo de apresentação e de homenagem a um “enorme” Unionista a divulgação está a ser mínima para não dizer quase nula, pois só neste espaço e no Blog que tu encerraste há pouco tempo vi publicidade ao jogo. Não achas que os órgãos de comunicação local tipo EOL e regional, o Mirante, Rádio Hertz, Cidade de Tomar e outros jornais dos concelhos limítrofes deviam publicitar o evento?
RB – Na edição anterior em todos os órgãos que falaste e mais alguns, essa publicidade foi feita por meu intermédio. Se a Direcção do União FE decidiu não o fazer é porque acha que não seria a melhor opção.
CA – Obrigado Ricardo pela tua disponibilidade e até sábado para assistirmos “in loco” ao evento, e fica o espaço à tua disposição para o que quiseres dizer aos nossos visitantes
RB – Primeiro agradecer-te o convite para esta entrevista e depois convidar todos os Unionistas e não só a estarem presentes no Sábado no Albano Mateus para honrar-mos a memória de um homem que deu 40 anos da sua vida pelo clube, muitas vezes com o sacrifício da vida pessoal, familiar e profissional.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

YES, WE CAN...!!!

Nova goleada garante meias-finais
A  Selecção Nacional de Sub-20 conquistou o acesso às meias-finais do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, que decorre em Viareggio, depois de ter regressado, diante da Inglaterra, às vitórias expressivas, 8-2 foi o resultado final.
A equipa de Luís Duarte reagiu bem ao empate de ontem com a Alemanha e, ao intervalo, já vencia por 4-0, na sequência dos golos de João Souto, Rafa, João Beja e Telmo Pinto.
No segundo tempo, o rendimento de Portugal foi idêntico, perante a equipa orientada pelo português Carlos Amaral, tendo garantido o mesmo número de tentos, sofrendo no entanto 2 golos. Todos voltaram a marcar, excepto João Souto, enquanto João Silva juntou-se, também, aos goleadores, com um remate certeiro.
Portugal vai defrontar, nas meias-finais, o vencedor do França-Suíça, que ainda hoje se vai realizar na cidade italiana.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP e Jaime Neves
Foto: Luís Duarte
Titulo: Cartão Azul

FOI O SC TOMAR QUE JOGOU ONTEM???

SC Tomar 2   -   AD Oeiras 4
A apresentação oficial da equipa leonina aos sócios e simpatizantes da formação Tomarense não correu da melhor maneira à equipa de Nuno Lopes.
Depois de um fim de semana onde os resultados e principalmente as exibições no Torneio Solverde em Espinho, foram desastrosos, esperava-se que a equipa se redimisse frente aos sócios em Tomar. Tal não aconteceu, e as maleitas que tinham sobressaído em Espinho voltaram a aparecer no jogo de ontem frente ao Oeiras.

O publico fez questão de dizer presente
Entrando no jogo mais afoita a formação leonina conseguiu em quase toda a primeira parte dominar o jogo, conseguindo nesse periodo mais posse de bola controlando assim a formação Lisboeta. Foi pois sem surpresa que a equipa de Nuno Lopes conseguiria adiantar-se no marcador através de Nuno Domingues e Orlando Fernandes. Mas quase no final do 1.º tempo numa jogada aparentemente controlada pela defesa leonina, a equipa da Linha conseguiu reduzir para 2-1, resultado que se verificava ao intervalo.
O Segundo tempo trouxe o pior para a equipa de Nuno Lopes. Sem alma, resignada ao jogo do adversário, foi de forma natural que a equipa de Oeiras se foi distanciando no marcador para desespero de Nuno Lopes, impotente para inverter  o rumo dos acontecimentos.

Equipamento alternativo
Algo vai mal no reino do Leão. A equipa do Sporting mostra-se sem chama, amorfa, como que resignada ao destino, com um jogo confuso e muito dependente do seu capitão, e com isso ressente-se toda a estrutura que sem um timoneiro que se prese, acaba por sucumbir ao primeiro tiro dos adversarios. A força animica da equipa está a niveis muito baixos, e isso pressente-se na bancada, com os seus jogadores a não conseguirem reagir aos infortunios do jogo.
Em suma falta muito, para não dizer quase tudo,  para que esta equipa Tomarense possa ambicionar ficar na divisão maior do Hóquei em patins. “Sem estrelas de companhia”, que o orçamento não dá para mais, o plantel leonino foi feito sob a base que sustentou a subida de divisão, mas estes jogadores que representam a formação Tomarense podem e devem dar mais que aquilo que mostraram nesta 4.ª Feira em Tomar.
Ninguém pede “mundos e fundos” à equipa de Nuno Lopes, pede-se sim é dignidade, ambição e muito suor a estes atletas, porque lutam com armas muitas vezes desiguais,  frente aos seus adversários. O que os sócios não vislumbraram foi essa raça e querer sempre mais por parte dos atletas leoninos.  E isso é que preocupa quem gosta e quer um Clube com personalidade e com um historial que fala por si.

Gonçalo Favinha ontem ficou em branco
Vamos querer que esta é uma fase menos boa e passageira, e que, quando se iniciar o Campeonato Nacional, a formação Tomarense saiba, e possa dar mais e melhor do que aquilo que mostrou ontem.

SC Tomar: Fábio Guerra (gr), Nuno Domingues (1), Orlando Fernandes (1), Gonçalo Santos (Cap.), Gonçalo Favinha; João Lomba, Rui Alves, Tiago Barros, Ivo Silva, David Gonçalves e Márcio Ornelas (gr)

Crónica: António Sirgado
Fotos: Barros Simões

J. OURIENSE ARRECADOU TROFÉU RAUL MANETA

Vencer sem deixar margem para duvidas
A J. Ouriense voltou a vencer o União FE desta feita por 6-2 na segunda mão do V Troféu Raul Maneta, arrecadando assim a Taça com um conjunto de 11-3. Os golos da equipa Ouriense foram apontados pelos atletas mencionados na imagem, com destaque para João  Silva que bisou, quanto aos golos da equipa da Cidade Ferroviária não nos chegou informação.
Depois da disputa deste troféu as equipas partem para compromissos no próximo fim-de-semana, onde a equipa do União se apresenta aos sócios no sábado frente ao CD Povoa e a equipa Ouriense desloca-se até Peniche para disputar o Torneio Mega-Nautica.

Informação: Blog "Juventude Ouriense OK"

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NEM PARECIA UM JOGO DE PRÉ-ÉPOCA

Existe um candidato para os lados de Santa Cita
A ACR Santa Cita venceu esta noite no seu pavilhão o BIR por 2-0 num excelente jogo de hóquei em patins, onde ambas as equipas se entregaram como se o mesmo fosse um jogo do campeonato e onde estivesse em disputa os três pontos. A equipa de Luís Miguel Cunha voltou a mostrar-se ao mais alto nível o que pode vai de encontro aos que a conotam como um dos candidatos à subida de divisão. David Vieira e Nuno Nobre foram os autores dos golos da equipa de Santa Cita.

Informação: Fernando Vieira e Nunão

DA LUZ HOLANDESA À ESCURIDÃO ALEMÃ

Portugal garante primeiro lugar
A Selecção Nacional de Sub-20 conquistou a primeira posição do Grupo A, depois de ter empatado a quatro golos com a Alemanha, na última jornada da primeira fase.
Portugal somou oito pontos, em igualdade pontual com os germânicos, mas beneficiou de melhor diferença entre golos marcados e sofridos.
Nesta última partida, Rafa voltou a estar inspirado no ataque, com a obtenção de três golos, enquanto o outro tento foi apontado por Gonçalo Alves.
A equipa liderada tecnicamente por Luís Duarte defronta amanhã, nos quartos-de-final, a Inglaterra, pelas 16.30 horas. Refira-se que os ingleses, treinados pelo português Carlos Amaral, não totalizaram qualquer ponto no Grupo B.
Portugal alinhou do seguinte modo: Diogo Sampaio; João Souto, Henrique Magalhães, Pedro Vaz e Rafa (3). Jogaram ainda: Filipe Miranda, Gonçalo Alves (1) e Telmo Pinto.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP e Jaime Neves
Foto: Luís Duarte
Titulo: Cartão Azul

V TROFÉU "RAUL MANETA"

Com bis de Capitolino a JO venceu 5-1 na 1ª mão
Realiza-se hoje pelas 2100 horas a 2ª mão da 5ª edição do Troféu "Raul Maneta". Este evento disputado entre as equipas do União FE e da J. Ouriense tem como principal objectivo homenagear Raul Maneta que deu o seu contributo envergando as camisolas de ambos os clubes, e preparar a época que está prestes a iniciar-se. Na 1ª mão a equipa de Ourém veio vencer à Cidade Ferroviária por 5-1 e deu um passo de gigante para a conquista do troféu.

J. OURIENSE APRESENTOU-SE AOS SÓCIOS

55 golos em três jogos, foi obra
As equipas da J. Ouriense nos escalões de Iniciados, Juniores e Seniores apresentaram-se no passado fim de semana aos seus sócios e adeptos. A equipa de Juvenis tinha aproveitado sábado dia 11 de Setembro para a sua apresentação e neste fim de semana deslocou-se até Almeirim para defrontar os Tigres.
Se em seniores a equipa Ouriense não teve dificuldade em levar de vencida o SCL Marrazes da 3ª divisão Centro, os Juniores venceram pela margem mínima a equipa do Stella Maris de Peniche. A equipa de Iniciados que defrontou os vizinhos "Aguias" da Memória (Leiria) acabou derrotada por um golo de diferença. Os Juvenis que defrontaram o FC Bom Sucesso acabaram goleados por um expressivo 7-1. Em relação aos jogos deste fim-de-semana podemos dizer que houve golos para todos os gostos e feitios ou não tivessem sido apontados 55 golos.

Fonte: Blog "Juventude Ouriense OK"
Texto: Cartâo Azul

terça-feira, 21 de setembro de 2010

APRESENTAÇÃO AOS SÓCIOS E ADEPTOS

Apresentação para "sócio" ver
O SC Tomar apresenta-se amanhã à sua massa associativa defrontando a AD Oeiras no Pavilhão Jácome Ratton num jogo com o inicio marcado para as 2130 horas. A equipa de Nuno Lopes defronta a equipa da linha que na passada época disputou o Nacional da 1ª divisão e poderá assim perante o seu publico apagar a má imagem que deixou no passado fim-de-semana no Torneio Solverde. Será também altura para ver os reforços em acção, Márcio Ornelas (ex-Porto Santo SAD), João Lomba (ex-J. Ouriense), Rui Alves (ex-União FE) e Nuno Domingues (ex-SC Marinhense).

PORTUGAL DESFOLHOU 19 TULIPAS

Europeu de Sub-20:  Goleada vale quartos-de-final


A Selecção Nacional derrotou a Holanda por 19-0 no segundo encontro disputado no Campeonato de Europa de Hóquei em Patins, que está a decorrer em Viareggio, Itália, e garantiu o acesso aos quartos-de-final.
Rafa destacou-se com a concretização de cinco golos, mas houve mais portugueses inspirados no ataque: Telmo Pinto, João Beja e Pedro Vaz concretizaram um hat-trick, enquanto João Silva, Gonçalo Alves e João Beja bisaram.
O outro tento da equipa liderada tecnicamente por Luís Duarte foi apontado por João Souto. Destaque, também, para a segurança defensiva, que impediu que os holandeses festejassem golos.
Portugal defronta, amanhã, a Alemanha, pelas 18.30 horas, na última ronda da fase de grupos.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP e Jaime Neves
Titulo: Cartão Azul

1º SIMPÓSIO HÓQUEI EM PATINS - 3º PAINEL

Agostinho Silva
Novas regras geraram debate excelente!
Uma semana depois de termos assistido à reciclagem de árbitros, em Vila Nova de Gaia, é com agrado que verificámos que os ajustes às novas regras do hóquei em patins parecem ter sido bem aceites por todos, apesar das óbvias dúvidas.

Fernando Graça
Fernando Graça (membro do Comité Técnico Europeu das Novas Regras) e Agostinho Silva (presidente do Comité de Arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal) prestaram os esclarecimentos e fizeram um balanço de um ano de implementação do novo regulamento.
A formação por parte dos árbitros ao longo da temporada, bem como as dificuldades iniciais na aplicação do novo regulamento, foram alguns dos assuntos focados.
Na opinião geral de todos os agentes da modalidade, as novas regras melhoraram em muito o hóquei em patins.
A discussão em redor destes temas foi bastante animada, já que se gerou uma saudável discussão em torno dos ajustes às novas regras.

Paulo Rodrigues - FPP
Paralelamente ao Simpósio de Hóquei em Patins organizado pelo HC Turquel, surgiram várias novidades e ideias, por parte de vários participantes.
A novidade que mais surpreendeu, pela positiva, foi o anúncio, por parte de Paulo Rodrigues, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal para o Hóquei em Patins, foi de que, a partir de 2011/12, o organismo federativo iria obrigar os clubes da 1ª Divisão filmarem os próprios jogos e disponibilizarem os vídeos até às Quartas-Feiras a seguir à realização das partidas à FPP.
O objectivo é dar a todos os agentes da modalidade mais material para que se possa estudar a modalidade.

Ajudar a melhorar arbitragem
A novidade surgiu aquando da discussão sobre as dificuldades dos árbitros: a falta de treinos, aliada à falta de material audiovisual para que os árbitros corrijam os próprios erros e/ ou aprendam com os colegas, estão a prejudicar a evolução dos juízes.
Se os vídeos dos jogos estivessem disponíveis para todos, os árbitros e os treinadores teriam material para estudar, fazendo com que a modalidade evoluísse! 

Fonte/Texto: Site "Mundo do Hóquei"
Fotos: Site "HC Turquel"

TAÇA AMIZADE - PARTE II

Uma boa época em prespectiva
A equipa de Infantis iniciou mais cedo a preparação tendo já disputado e conquistado o torneio de Viseu, o que revelou-se preponderante face ao ritmo que imprimiu em todo o jogo. Com 3-0 ao intervalo, escasso face às oportunidades criadas, na segunda parte continuou o caminho da vitória falhando inúmeras oportunidades apesar dos 6 golos marcados naquele período. Poderão fazer uma época memorável dado que na época passada foram campeões regionais logo no primeiro ano do escalão tendo todas as hipóteses de repetirem a façanha.
Nos iniciados o Académico de Bragança revelou-se ser uma equipa muito bem orientada tendo terminado a primeira parte com um empate a 2 golos. Na segunda parte foi por demais evidente a superioridade dos escalabitanos que continuaram a falhar oportunidades umas atrás das outras. No entanto, a vitória não esteve em causa pelo que fizeram na 2ª parte do jogo. O objectivo desta equipa passa por tentar qualificar-se para o nacional, tarefa difícil mas não impossível.
Os juvenis apesar de estarem a ganhar por 1-0 não conseguiram superiorizar-se à equipa de Oeiras, mais velha e madura, habituada já ao ritmo deste escalão. Os jovens escalabitanos praticamente todos no 1º ano daquele escalão, cometeram erros defensivos motivados pela inexperiência e nalguns momentos revelaram desconcentração, normal de quem tem menos duas semanas de trabalho que a equipa adversária. No entanto, deram excelentes indicações que poderão fazer uma boa época.

Resultados da Taça Amizade
Infantis: HC Santarém 9 – 3 AD Oeiras
Iniciados: HC Santarém 5 – 2 A Bragança
Juvenis: HC Santarém 2 – 6 AD Oeiras

Informação/Foto: HC Santarém
Montagem: Cartão Azul

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PORTUGAL DESAFINOU RELÓGIO SUIÇO

Europeu de Sub-20: Portugal goleia Suíça
A Selecção Nacional entrou bem no Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, que se realiza em Viareggio, Itália, ao golear a Suíça por 13-2.
Portugal foi sempre superior, ao intervalo vencia por  5-1 e, no segundo tempo, consolidou a vitória expressiva. João Souto e João Beja foram os jogadores que mais revelaram pontaria afinada, com a concretização de dois “hat-tricks”. Henrique Magalhães bisou, tal como João Silva, enquanto os restantes tentos foram apontados por Gonçalo Alves, Rafa e Pedro Vaz.
A equipa liderada tecnicamente por Luís Duarte joga amanhã, pelas 17 horas, com a Holanda, derrotada hoje pela Alemanha (1-9). No outro grupo do Campeonato da Europa, destaque para a vitória da Espanha diante da França por 3-2.

Informação: Pedro Gonçalves dos Santos, assessor de imprensa da FPP
Foto de arquivo: Luís Duarte
Titulo: Cartão Azul

1º SIMPÓSIO HÓQUEI EM PATINS - 2º PAINEL

Dinis Vicente e Paulo Baptista
O 2º painel subordinado ao tema «Divulgação da modalidade - Nova realidade» com apresentação de Dinis Vicente (HC Turquel) que antes de dar inicio ao painel demonstrou como o HC Turquel é um clube de sucesso no que respeita ao marketing desportivo e como conseguiu através disso voltar a encher o pavilhão e voltar a colocar as pessoas da Aldeia do Hóquei de mãos dadas com o clube (uma situação que devia ser vista e revista por presidentes e directores de alguns clubes espalhados pelo país).

Pedro Jorge Cabral - Site Clube União Micaelense
Com a moderação de Paulo Baptista deu-se então inicio ao painel, e foi então a altura de Pedro Jorge Cabral do site "Clube União Micaelense" falar do seu site desde os motivos da sua criação até à actualidade, mas em particular da necessidade de divulgar a modalidade e não em projectos uni-pessoais que tendem sempre para um fim a curto, médio ou longo prazo, mas sim por quem de direito, falou e encantou os presentes no seu sotaque de São Miguel e ainda arranjou espaço para falar de um jovem de 13 anos que tem feito e dinamizado as transmissões via internet do hóquei em patins, de seu nome Bruno com o seu site "Brunim.com".

Nelson Alves - Site "Mundo do Hóquei"
Seguidamente foi a vez de Nelson Alves do site "Mundo do Hóquei" explicar também os motivos da criação do espaço e o que ele representa na divulgação da modalidade, falou das dificuldades que  tem para manter o espaço, e conjugar a actividade profissional com o site e o facto de por viver numa terra onde o hóquei não tem expressão, não o impedir de divulgar a mesma com uma devoção total, frisou igualmente as palavras de Pedro Jorge Cabral no que concerne a quem de direito divulgar ou fazer para que a mesma seja divulgada.

Vítor Ventura - Jornal "O Record"
Neste painel também interveio Vítor Ventura, jornalista do diário desportivo “Record”, que falou das dificuldades dos próprios jornalistas em ter espaço para o hóquei em patins e, por outro lado, pela falta de “agressividade” das pessoas ligadas aos clubes, na divulgação dos seus eventos. Falou igualmente de existirem modalidades como o Andebol, Basquetebol e Rugby que compram páginas inteiras com o apoio dos patrocinadores o que reduz espaço para as outras modalidades onde se inclui o hóquei em patins, referindo ainda que os colaboradores do Record (antigos correspondentes) apenas enviam material sobre futebol ou quase na totalidade, quebrando essa monotonia com uma ou outra noticia de outra modalidade de quando em vez.

Hélder Antunes - Blog "THP - Treinador Hóquei em Patins"
Hélder Antunes do Blog "THP - Treinadores de Hóquei em Patins" começou com uma frase que deixou um sorriso nos lábios dos muitos presentes «estou a pensar vender o espaço aos espanhóis» mas deixou no ar o porque de "nuestros hermanos" estarem vários passos à frente na modalidade, e o simples facto de o THP ser visitado maioritariamente por espanhóis é só por si revelador do interesse na modalidade e a vontade de aprender cada vez mais e mais e partilhar o que cada um sabe, facto que Hélder Antunes também salientou «em Portugal poucos são os treinadores que partilham seja o que for com outros, talvez com medo de perderem o próximo jogo, ou querem só eles a saber».

Francisco Gavancho - Blog "Cartão Azul"
De seguida foi a vez de Francisco Gavancho do Blog "Cartão Azul" que explicou o motivo da criação do espaço e a diferença entre sites de referência como o União Micaelense ou o Mundo do Hóquei, mas também o facto de um simples Blog feito com o intuito de divulgar a modalidade no Ribatejo já ter extravasado largamente as fronteiras do distrito e actualmente ser um espaço de referência e de passagem diária para mais de 400 visitantes com mais de 800 páginas visualizadas diariamente. Aproveitou também as palavras de Pedro Jorge Cabral para em tom de repto a Paulo Rodrigues da FPP pedir uma maior divulgação da modalidade por parte da Federação, enaltecendo igualmente o novo formato do site, muito mais apelativo e com bastante mais informação disponibilizada, e para finalizar questionou Vítor Ventura do Jornal "Record", para o facto dos colaboradores serem alertados por parte dos jornalistas ou do próprio jornal para de terem que divulgar as outras modalidade e não cingirem-se apenas ao futebol, e que o facto do jornal ter técnicos a anlisar as visitas do site on-line, e de certeza que notam no dia em que algum dos sites referidos ou dos blogs publicam um artigo seu com o link para a página do "Record" o numero de visitas aumentar exponencialmente consoante o mesmo seja colocado no União Micaelense ou Mundo do Hóquei, ou no Cartão Azul. De salientar que ambos os reparos foram registados com entusiasmo pelo jornalista que promete não os deixar cair no esquecimento.

Paulo Rodrigues - FPP
Paulo Rodrigues da FPP, disse de sua justiça e explicou o que está a ser feito a nível federativo e informou por exemplo que as audiências dos jogos de Portugal no Europeu de Wuppertal: líder de audiências da RTP2, e com números bastante interessantes para o horário nobre! Discordou do facto de tanto Pedro Jorge Cabral como Nelson Alves e Francisco Gavancho terem dito que o objectivo dos seus espaços é chegar aos zero visitantes, pois e sinónimo que alguém responsável pela modalidade consegue manter os amantes informados, argumentando que a própria FPP recorre aos mesmos para obter algumas informações e que os mesmos complementam a divulgação da modalidade perante os seus amantes e adeptos.

Luís Ribeiro, fundador do HCT
Espaço aberto a perguntas da assistência em que Paulo Rodrigues foi dos mais questionados o painel terminou  com uma emotiva intervenção de Luís Ribeiro, fundador do HC Turquel, que surpreendeu tudo e todos ao dizer que foi graças aos relatos de hóquei em patins da rádio, nos anos 50, que sonhou criar um clube de hóquei numa aldeia 90% rural.
Moral da História: se de um sonho surgiu o HC Turquel, com todo o dinamismo actual, numa aldeia, porque não repetir a mesma receita de sucesso noutros clubes onde o hóquei já existe, ou noutras aldeias espalhadas pelo país?

Fotos: Site "HC Turquel"
Excertos do Texto: Site "Mundo do Hóquei"
Texto: Cartão Azul