sábado, 1 de janeiro de 2011

PAPARUCO O COMENTADOR

Hóquei em crise

(,,,) Sem desporto escolar, o hóquei em patins ainda enche pavilhões, mas atrasou-se irremediavelmente no número de federados: eram 10 765 em 2009, deixando a modalidade fora do lote das dez mais praticadas. (...)

Este excerto do artigo do Jornal "O Jogo" da autoria de Carlos Flórido e Catarina Domingos que pode ser lido na integra aqui, vem revelar o que todos nós amantes da modalidade sabemos, mas que alguns tentam não querer ver, e como lá diz o velho provérbio "Não há maior cego do que o que não quer ver". Isto é nada mais nada menos, e claro que esta é a minha opinião, de um reflexo de tudo o que se tem feito contra a modalidade nos últimos anos.
- Deixar o Hóquei fora do desporto escolar.
- As transmissões televisivas terem sido reduzidas praticamente a zero
- A falta de divulgação da modalidade por quem de direito
- A falta de informação na imprensa escrita (lá aparece uma noticia, ou outra de quando em vez)
- A não obtenção do estatuto de modalidade olímpica

Estas são algumas das razões, que podem ser argumentadas como aquele chavão, do que a modalidade só tem dimensão em Portugal, Espanha e San Juan na Argentina, mas isso são desculpas de quem não se interessa pela modalidade. E se virmos as coisas de outra forma:
- Pavilhões bem compostos durante os fins de semana
- Centenas de jovens a iniciar a modalidade nos diversos clubes
- Centenas de visitantes on-line durante as transmissões de jogos na Internet
- Milhares de visitantes diários em Sites e Blogs da Modalidade


Afinal a modalidade está viva, tem seguidores, tem praticantes, tem gente amadora dedicada de corpo e alma "à causa", tem obtido títulos, ainda há pouco tempo Portugal foi campeão Europeu de Sub-20, então o porquê de estar fora do Top-Ten?????

Temos jovens como por exemplo o João Rodrigues, Diogo Rafael, Pedro Vaz, Gonçalo Alves, João Souto , João Silva entre outros, com títulos Europeus e Nacionais, com um curriculum recheado de sucessos, mas que destaque lhes é dado???  Lá vão aparecendo em espaços como Clube União Micaelense, Mundo do Hóquei, e pouco mais?. Quantos vezes são alvo de noticias/entrevistas nos diários desportivos nacionais? Pois é, pouco muito pouco, mas se fossem jogadores de futebol, com um titulo apenas, ou apenas com jeito para a modalidade, aí sim primeiras páginas de jornal, tempo de antena nas televisões, etc, pois ai existe uma máquina por detrás a promover uma modalidade, que só de si já se promove a ela própria, ao passo que no Hóquei, a modalidade precisa de ser projectada, fazer chegá-la os diários nacionais, ás televisões, fazer com que os correspondentes espalhados por este país enviem para as redacções, noticias do hóquei e não só de futebol, fazer com que os clubes em colaboração com os Agrupamentos Escolares levam de novo o hóquei às escolas, precisa que, quem vive ainda do saudosismo e da "aureola" dos títulos conquistados em tempos idos, acorde para levar de novo o hóquei ao sitio que é seu por direito, e pode ser que ainda seja a tempo.

Bom Ano Novo para todos em geral e para o Hóquei em particular.

4 comentários:

Anónimo disse...

Que triste infelicidade... So aqueles jogadores dos clubes de 2ª divisão de futebol recebem mais que os nossos grandes clubes de hóquei... A única coisa que se limitam a fazer é dar alguns chutos na bola, coisa que aposto que muitos de nós conseguiriam... Mas jogar hóquei, não é coisa que se aprenda de um momento para o outro isto sim tem arte! A divulgação não é a melhor mas os dirigentes da FPP também não fazem nada para promover da melhor maneira! É necessario haver muita alteração...Se por um lado nos queixamos que os outros não aceitam, também por outro temos de ver que não andamos a fazer o máximo nem o melhor para a promoção da modalidade.

Anónimo disse...

Há longos anos que venho alertando para a necessidade de correr com o Sr. Fernando Claro e companhia reunida. O homem está agarrado á cadeira e para nosso mal não cai dela abaixo como aconteceu ao outro.
Que grande inércia vai na modalidade.
È só queixas mas ninguém se chega á frente.

Anónimo disse...

tanta coisa que se poderia mudar, em primeiro a mentalidade pois esta é a mais dificil, porque todos em geral, só querem ganhar e não admitem outro resultado.
mas temos que começar por baixo, lamento mas nuca vi uma casa começar do telhado e enquanto assim for nada a fazer.
toda a gente fala, toda a gente critica, mas na hora da verdade como é , não aparecemos.
enquanto não mudarmos mentalidades, não vamos a lado nenhum.
deixo para mais tarde um comentário mais pensado e aprofundado.

ERNANI

Luís Correia disse...

O Cartão Azul começa o ano em boa forma, excelente crónica, simples e perceptível a todos os visitantes.
Quanto ao problema, acho que o mesmo reside na federação onde se olha mais para o umbigo do que para o futuro da modalidade, e infelizmente acho que o hóquei ficou irremediavelmente para trás.
Votos de um bom ano para todos e para o Cartão Azul que continue a dar-nos boa informação.