quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MOTIVOS ACADÉMICOS E PROFISSIONAIS

Chegou ao União FE no inicio da época 2007/2008, vindo do SC Tomar onde fez toda a sua formação como jogador. No decorrer da passada semana informou a Direcção e Equipa Tecnica do clube da sua indisponibilidade para continuar a representar o emblema do Entroncamento. João Mendes foi sempre um dos jogadores mais utilizados pelos treinadores, com a particularidade de conseguir de um momento para o outro fazer um lance do mais fino recorte técnico, como no momento a seguir dar a sensação que se alheava do jogo. Entre a massa associativa/adeptos as opiniões dividiam-se quando de João Mendes se falava. o Cartão Azul foi até à cidade do Nabão falar com ele para saber o porquê da sua decisão, assim como de outros assuntos do clube alvi-negro.
CA - Quais os motivos que te levaram a abandonar o clube, com a época a meio?
JM - Em primeiro lugar boa tarde Francisco. Depois sobre esse assunto posso dizer que não foi uma decisão fácil, afinal são muitos anos ligados a hóquei, e nada me dá tanta alegria como estar dentro de um ringue a disputar um jogo de hóquei, portanto as razões pra abandonar tinham que ser muito fortes mesmo. Eu não vou mudar de clube, nem sai por divergências, ou simplesmente porque me apetece, como se diz por ai. a minha vida mudou muito nos últimos tempos, e neste momento a minha prioridade é outra, neste caso o meu futuro. Eu não tinha condições pra continuar a jogar e ao mesmo tempo tratar do meu futuro, são escolhas que se tem que fazer na vida, e a mim não dá pra continuar a este nível de competição. Neste momento vou começar a estudar a noite e trabalhar ao fim de semana, logo tempo disponível para jogar não tenho o que me deixa muito triste, porque o hóquei é uma paixão, mas a minha vida e o meu futuro é mais importante, e as vezes temos que fazer sacrifícios.


CA - Esta época e nos jogos que assisti verifiquei alguma insatisfação e por vezes até revolta nas tuas atitudes quando eras substituido. Queres comentar isso?
JM - Qualquer jogador que goste de jogar, não gosta de sair, e eu adoro estar dentro de campo, é verdade que por vezes não me agrada sair, mas sempre respeitei as decisões, mesmo que não gostasse muitas vezes aquilo que passa cá pra fora, neste caso a minha revolta, é por outra razão, que não a de ser substituído quando as coisas não me correm bem eu fico revoltado comigo mesmo, porque quero sempre mais e melhor, se as coisas não saiem bem, então fico revoltado, mas comigo mesmo, não com o treinador ou com quem quer que seja, como tu referiste na tua pergunta.
CA - Acabaste por ser um jogador que nutria "amor e ódio" aos adeptos do clube, isto tem a ver com a tua maneira de ser e de explanares o teu jogo, ou achas que existiu algo mais?
JM - Só não me ama quem não me conhece, até porque nunca dei motivos para ódio de ninguém, por isso não percebo esse ódio que tanta gente me tem... talvez se me conhece-sem não pensariam assim dessa maneira.
CA - Que recordações tens destas três época a representar o União?
JM - Estas 3 épocas foram muito importantes para mim, serviu principalmente para crescer enquanto pessoa, e pra ganhar confiança que precisava para jogar. Levo grandes amizades daqui, pessoas que sempre me ajudaram e apoiaram em tudo... Entre eles o Cama, que faz uma falta imensa no balneário, mas não sei porque lembraram-se de lhe ir dizer que eu só assinava se ele sai-se da secção, uma coisa absurda, até falei com ele várias vezes sobre isso e ele sabe bem o que penso... fora essa grande pessoa por quem tenho muito respeito, existem muitos outros amigos dentro e fora do balneário, como outros que me desiludiram muito.


CA - Dos treinadores com que trabalhaste qual o que te deixou melhores recordações? Queres deixar também a tua opinião em relação aos outros?
JM - Todos eles foram muito diferentes, o Vicente, o Rui e o Cajé. Dou valor a todos, porque todos eles deram o melhor que podiam, e lutaram muito pela equipa, umas vezes melhor, outras pior, mas sempre fizeram aquilo que podiam e lhes era possível.
CA - Como comentas a carreira da equipa até esta altura e como achas que vão decorrer o resto da época?
JM - Este ano no inicio da época, para mim tudo foi uma incógnita, não sabia o que esperar, havia muita coisa nova... fiquei satisfeito com os resultados de inicio e olhando para as outra equipas e para a nossa, sei que tínhamos muito boa qualidade e capacidade de fazer coisas bonitas e engraçadas. Entretanto fizemos resultados menos bons, o que me deixou muito triste porque não consegui contribuir e ajudar mais para que esses resultados fossem positivos, porque entretanto lesionei-me e tive a fazer jogos cheios de dor, dei o que podia, mas a certa altura não deu mais, tive mesmo que parar.
Para o resto da época não sei o que se vai passar, é mais uma incógnita, só o tempo o dirá, mas espero do fundo do coração que o entroncamento consiga aquilo que mais deseja, porque se depende-se de mim, conseguiria concerteza.
CA - Obrigado pela tua disponibilidade e o espaço fica aberto para alguma mensagem que queiras enviar aos visitantes do Cartão Azul
JM - Só quero agradecer a todos aqueles que me apoiaram, aos meus amigos que me perceberam e entenderam a minha decisão. Espero de coração que a equipa consiga encontrar-se outra vez e que consiga sair sempre por cima nas lutas e guerras que tiver que enfrentar. Á pessoas dentro do clube que merecem tudo de bom. Um grande abraço a todos e o desejo de tudo de bom. Obrigado João Mendes

Fotos: João Mendes

Sem comentários: