quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

REGIONAIS CHEGARAM AO FIM


Terminaram este fim-de-semana os Regionais de Infantis a Juniores organizados pelas Associações de Coimbra (Iniciados e Juvenis), AP Leiria (Juniores) e AP Ribatejo (Infantis).
Os grandes vencedores para a época 2010-2011 foram HC Santarém em Infantis, Águias da Memória (Iniciados) e Sporting Clube de Tomar em Juvenis e Juniores.
As provas que tiveram inicio nos finais de Setembro passado, tiveram o seu epilogo no passado fim de semana, com o HC Santarém, o Águias da Memória e Sporting Clube de Tomar a confirmarem o titulo regional em Infantis, Iniciados e Juniores respectivamente, depois de na anterior semana o SP. C Tomar ter garantido a uma jornada do final da prova o título em Juvenis.
Em Juniores o SC Tomar recebia o BIR e embora o empate chegasse para conquistar o titulo que fugia à quase uma década ao Clube Tomarense, encontrou pela frente um conjunto que dificultou ao máximo o trabalho da formação leonina e só quase no final do tempo regulamentar é que os pupilos de Pedro Nobre puderam respirar de alivio e em sequência festejar o almejado titulo regional com o resultado final a cifrar-se em 5-4 para os Tomarenses.
O HC Santarém a precisar de pelo menos empatar, não teve dificuldades de maior em levar de vencida a equipa local por 6-3, renovando assim o Titulo Regional de Infantis.
Num jogo onde a equipa do SC Tomar nada tinha a perder ou a ganhar, uma vez que a sua posição na classificação não se alteraria, procurou surpreender a formação Escalabitana, mas esta vinha com a lição bem estudada e não se deixou surpreender chegando ao intervalo a vencer por 4-1. Embora tivesse permitido a aproximação dos leões até ao 3-4 depressa se distanciaram no marcador, confirmando o seu favoritismo nesta prova.


Em Alcobaça, jogava-se a Final Four de Iniciados, com o Águias da Memória e HC Santarém a abrirem as hostilidades, na primeira ½ final da manhã. A equipa de Memória venceu pela margem mínima, 2-1 uma jovem mas irrequieta formação de Santarém. Na outra ½ final, o ACR Santa Cita venceu após grandes penalidades a equipa do HC Turquel, num jogo onde a incerteza do resultado foi levada até ao final do jogo e prolongamento. Nas penalidades a equipa de Paulo Lopes foi mais certeira relegando assim a formação orientada por João Simões da luta pelo titulo regional.
No primeiro jogo da tarde a formação Turquelense venceu de forma folgada a equipa de Santarém, que mostrou em Alcobaça ser a mais frágil das que vão disputar o Nacional da categoria.
O jogo da final opunha a equipa oriunda de Memória, os “Águias” ao ACR Santa Cita. A formação do Distrito de Leiria com um jogo mais musculado e a pressionar constantemente os jogadores de Santa Cita, venceu por 4-2 o referido encontro, conquistando assim o Titulo Regional da categoria, o primeiro no historial do “CRC Águias da Memória”.
Nos Juvenis já com o 1.º lugar garantido para o SC Tomar, esta última jornada tinha como ponto de interesse, saber quem acompanharia o SC Tomar, FCO Hospital, HC Turquel e J. Ouriense ao Nacional. Em Almeirim jogava-se 5.º lugar da tabela classificativa e que apurava a vaga em aberto para o Nacional. Tigres ou Santa Cita jogavam esse posto. A equipa orientada por Jorge Godinho, venceu o encontro frente ao Santa Cita por 3-2, carimbando dessa forma o lugar em aberto para a prova maior do hóquei em patins.
Como notas de destaque nestes campeonatos, pela positiva, a conquista pelo” Águias da Memória” do Titulo de Iniciados, o bis do SC Tomar (Juvenis e Juniores), e o 2.º título consecutivo do HC Santarém em Infantis. Também destacar o HC Turquel pela feito de meter 4 equipas no Nacional, e o J. Ouriense por conseguir pela primeira vez meter 3 formações na montra maior do Hóquei.
Pela negativa, a A Académica de Coimbra que pela primeira vez de uns anos a esta parte, não conseguiu meter uma das suas equipas no Nacional.


Também com poucos motivos para sorrir, terão os responsáveis do HC Turquel que viram fugir pelos dedos os Títulos Regionais em disputa, isto num Clube que tem a formação como alicerce maior o excelente trabalho que desenvolve em prol do hóquei.
Resta acrescentar que das 18 equipas apuradas para os Nacionais, o Ribatejo terá a presença de 10 equipas, Leiria de 6 e Coimbra de 2 formações.

JUNIORES
1.º- SC TOMAR; 2.º- HC TURQUEL; 3.º- BIR; 4.º- J OURIENSE

JUVENIS
1.º-SC TOMAR; 2.º- FCO HOSPITAL; 3.º- HC TURQUEL; 4.º J OURIENSE; 5.º “TIGRES” ALMEIRIM

INICIADOS
1.º- ÁGUIAS MEMÓRIA; 2.º- ACR SANTA CITA; 3.º- HC TURQUEL; 4.º HC SANTARÉM

INFANTIS
1.º- HC SANTARÉM; 2.º- HC TURQUEL; 3.º- SC TOMAR; 4.º- LAGONENSE FC; 5.º- J OURIENSE

Crónica/Fotos: Carlos Emídio Martins

2 comentários:

Anónimo disse...

Estranho que haja uma peça individual para todos os campeões menos para os juniores .
Lá por ser surpresa e quase ninguém acreditar , não quer dizer que não seja justo ;)

Um Pai Atento

Cartão Azul disse...

Para Um pai atento

Está no direito de lhe parecer estranho, mas estava apenas à espera de uma foto da equipa para ilustrar o post, aliás já tinha solicitado a mesma a um jogador da equipa. Recebi a mesma ontem enviada pelo Amigo Carlos Emídio Martins e posso dizer-lhe que o post já está em andamento

Atenciosamente
Francisco Gavancho