sábado, 26 de fevereiro de 2011

PARABÉNS SC TOMAR PELO 96º ANIVERSÁRIO

O clube foi fundado em 26 de Fevereiro de 1915, sendo a sua vida desportiva caracterizada por dois períodos distintos:Desde a sua fundação e até 1950 a actividade principal era o futebol, embora já nessa altura, muitos dos desportistas do nosso clube se tenham distinguido em várias outras modalidades como o Ciclismo, Ténis de Mesa, Pesca Desportiva, bem como a natação a cargo do grande dirigente e atleta Vasco Jacob que desenvolveu uma intensa actividade a partir de 1935, com a utilização da piscina da Fábrica de Fiação e mais tarde na Piscina Municipal Vasco Jacob, com a colaboração do Prof.Brito Sá. A partir de 1950 e até aos nossos dias a modalidade com mais destaque é o Hóquei em Patins, muito embora se continue a manter a tradição de apadrinhar outras modalidades desportivas, na sequência do grande dinamismo desenvolvido pelas secções de Pesca Desportiva, Badminton e Tiro com Arco, durante dezenas de anos, com muitos títulos conquistados, quer individuais, quer colectivos.
Assim, o Sporting Clube de Tomar é um dos clubes mais representativos da Região Centro, pelo seu historial, sendo a primeira filial do Sporting Clube de Portugal e tendo sido também condecorado com a Medalha de Mérito e Dedicação Leonina e Medalha de Bons Serviços Desportivos (Ministério da Educação - DR. 55/86 de 15 de Março), para além de possuir o Estatuto de Colectividade de Utilidade Pública (DR. 264 - II Série 14/11/84).Actualmente o Clube possui mais de 1500 sócios, sendo as modalidades mais representativas: Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Tiro com Arco, Futsal, Ténis de Mesa. Na modalidade de Hóquei em Patins destaca-se a formação e competição, sendo que na formação participam cerca de 150 praticantes distribuídos pelos vários escalões, encontrando-se a competir no Torneio de Abertura, Campeonatos Distrital e Nacional.
O Hóquei em Patins Masculino é a modalidade que mais êxitos tem granjeado para o Clube, tendo alcançado o título de Campeão Nacional da II Divisão nas épocas de 80/81, 93/94 e 99/00 e participou ainda na Taça CERS a nível Europeu.Na época de 2006/2007, a equipa Sénior participou no Campeonato Nacional da II Divisão Zona C, na época de 2008/2009  participou no mesmo campeonato, mas na Zona Norte, estando actualmente na época de  2009/2010 a participar na Zona Sul do mesmo campeonato.
Também o Futsal, modalidade recente no clube, participou no Campeonato Nacional da III Divisão na época 2006/2007, depois de ter sido Campeão Distrital na época 2005/2006. Actualmente (2009/2010) a actividade da Secção encontra-se suspensa. Pode ler todo o historial do clube Nabantino aqui.

Sem comentários: