domingo, 27 de março de 2011

POKER DE DAVID COSTA DÁ 3 PONTOS


Numa tarde de sábado chuvosa, o Municipal de Ourém acolheu o derby Ribatejano da 7ª jornada do Nacional de Juvenis, Série C que colocou frente a frente J. Ouriense e SC Tomar. Com arbitragem de Carlos Fagulha a equipa verde e branca alinhou com Renato Rodrigues, Edgar Costa, Hernâni Diniz, David Costa e Pedro Martins. Pedro Nobre treinador da equipa tinha como opções João Massa (gr), Rafael (Messi) Oliveira, João Adrião e Ricardo Peres.

Entrou melhor a equipa de "Pipoca" trocando bem a bola e a criar dificuldades à equipa forasteira, valendo Renato Rodrigues que com classe ia evitando o golo da Juventude. A equipa Ouriense não desarmava e viria a ter recompensa á passagem dos 6' por intermédio de David Domingues. Pedro Nobre dá indicações para que os seus jogadores pressionem, e esta pressão viria a dar os seus frutos aos 7' por David Costa, estava feito o empate. Após o golo sofrido a equipa da Juventude voltou a ganhar ascendente e a ser mais perigosa, e os "time-out" pedidos primeiro por Pedro Nobre e depois por Pedro Garcia não alteraram a tendência e seria novamente David Domingues a marcar e a levar a equipa da casa na situação de vencedora para o intervalo.

Intervalo: J. Ouriense 2 - SC Tomar 1 (Faltas: 2 - 3)

Os verde e brancos entram com outra postura na 2ª parte e Hernâni Diniz viria a obter o golo do empate com 2' 30'' decorridos. O golo trouxe benefícios para a equipa Leonina e 3' depois é a vez de David Costa marcar e colocar pela primeira vez a equipa do SC Tomar na liderança do marcador. A equipa da casa estava diferente da equipa da 1ª parte e ia deixando que os jovens Leoninos fossem aos poucos tomando conta da partida e foi novamente David Costa num lance de belo efeito que elevaria a contenda para 2-4, estávamos a meio da 2ª parte. O jogo prosseguia com velocidade e foi altura de ambos os guarda redes mostrarem "serviço" com um punhado de boas intervenções. Com 7' para jogar o jovem Dinis Santos da JO vê o cartão azul e David Costa chamado a marcar, não enjeita a oportunidade de fazer o 2-5. Com três golos de vantagem Pedro Nobre troca os guarda redes, dando assim minutos a João Massa, que disse presente e aproveitou a oportunidade para provar que é opção válida para a baliza verde e branca. A J. Ouriense não baixava os braços e viria a reduzir para 3-5 através de Dinis Santos. Acreditou-se no Pavilhão que se podia dar a volta ao resultado pois ainda faltavam 4' para o "terminus" da partida, mas isso não viria a acontecer e com 33'' para jogar Edgar Costa fixava o resultado final em 3-6. O jogo não chegaria ao final sem que Dinis Santos visse novamente a cartolina azul, e na marcação do respectivo livre directo a equipa Leonina não aproveitou.

Final: J. Ouriense 3 - SC Tomar 6 (Faltas: 9 - 7)

Num derby que dignificou o hóquei Ribatejano, com bons executantes de parte a parte, alguns dos quais que certamente iremos ouvir falar a médio prazo, Carlos Fagulha acabou por fazer uma arbitragem de nível médio, tendo sido alvo de alguma contestação por parte do publico presente, no entanto sem influência no resultado.

Crónica: Luís Soares
Fotos de arquivo: Blog "Juventude Ouriense OK"

24 comentários:

Anónimo disse...

Ourém tinha ganho o jogo caso não fosse o arbitro. É certo que o Sporting de Tomar tem melhor equipa que a JO e tem vindo a mostra-lo até porque foi campeão distrital e está a fazer um bom campeonato nacional no qual se arrisca a passar à 2ª fase, mas este jogo caso o sr. arbitro Carlos Fagulha tivesse sido transparente e tivesse apitado de igual forma para os dois lados, o Ourém teria ganho ontem.

Saudações desportivas.

Anónimo disse...

a certos comentários que ate fazem impressão.
mas posso provar que não foi nada do que diz o comentário acima, está filmado.
é que depois de ver o filme do jogo, possivelmente mudaria de opinião.
Ernani

Anónimo disse...

Este sr. filma tudo, é impressionante !!!

Anónimo disse...

Há muitas formas de fazer inclinar o campo e se é verdade que este árbitro apitou bem as faltas a favor do Tomar, já não utilizou o mesmo critério em faltas semelhantes cometidas pelos tomarenses, incluisé uma placagem,numa saida do JO para contra-ataque, que não foi punida com o azul.
Não é a 1ª vez em jogos com o Tomar, em que as coisas lhes estão a correr mal, que a postura do àrbitro muda ao intervalo.
Quanto ao comentário do sr Ernani, lógicamente defende o árbitro, dado que no anterior jogo, entre as duas equipas neste mesmo pavilhão, foi ele o árbitro que no final do jogo não teve coragem de mostar cartão vermelho, por agressão, ao grande protagonitsa deste jogo David Costa.

Anónimo disse...

Sr. Ernani desculpe a observação, não querendo insinuar nada nem provocar qualquer discussão, não seria de bom senso não exprimir publicamente as suas ideias, derivado ao cargo que desempenha no hóquei Ribatejano. Peço desculpa da minha observação mas é o que faria se estivesse na sua posição.

Um Adepto do hóquei

Anónimo disse...

uns filmam tudo mas há outros que veem tudo ao contrário deem a mao á palmatoria o melhor ganhou e fim de citaccao

Anónimo disse...

Já que filmaram, vejam se lá está a simulação do David Costa na área do J.O., que o senhor Carlos Fagulha viu, mas que nada assinalou. A placagem, quando o J.O. saia para o contra-ataque.
As minis do Bar do Jacome, porventura falaram mais alto!?!?!? Mas tudo bem.
Sem dúvida que a formação Tomarense é superior á do J.O., por isso mesmo não precisavam da ajuda daquele senhor. Mas o que importa é ganhar.
Apesar de tudo, na primeira parte, dançaram a música de Ourém.
Só por curiosidade, vejamos a constituição Tomarense - Os que jogam:
Renato ( Tomar - faz juvenis e juniores);
Massa (ex-Entroncamento);
Hernãni (ex-SantaCita);
David Costa (ex-Marinhense);
Pedro Martins (Tomar)
Edgar (Tomar).
Os que não jogam - tocam na xixa ao intervalo.
Constituição da J.O. - Todos de Ourém, excepto o Dinis Santos.
É pena que não defendam os árbitros da mesma maneira, no que a séniores diz respeito.

Cumprimentos Desportivos

Anónimo disse...

O que tem de bom o desporto é que nem sempre aquele que á partida é o melhor, acaba por ganhar, no entanto nalgumas situações e para que tal não aconteça é necessário tomar providências e acautelar um dia menos bom do melhor.
Já o comentário do adepto do hoquei me faz lembrar que eu próprio nunca aceitaria apitar um jogo em que o meu filho jogasse, isto porque já dizia César "Á mulher de César não basta sê-lo....."

Anónimo disse...

é normal que os bons jogadores queiram representar os bons clubes por isso estão ao serviço do SC Tomar, serão sempre bem vindos.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
Venho aqui apenas deixar algumas palavras, o Sr. Hernâni fala muito bem belas palavras, defender o colega mas esquece o que já disse antes, como por exemplo eu nunca, é de apitar um jogo do meu filho que só por acaso joga no Tomar e todos nós sabemos como foi esse jogo. Cuidado antes de falar Sr. Hernâni pois todos nós falhamos. Sem duvidas que o Tomar tem uma grande equipa e acho que não precisa destas ajudas para ganhar o não?
Agora queria falar de outra coisa, de um comentário que li a dias, penso de um adepto do Tomar sobre os seniores do Tomar (que alias tem representado muito bem o Ribatejo, grandes jogos parabéns ao favinha pelos muitos golos que marco e aos outros jogadores. Esse mesmo adepto vinha-se a queixar dos Srs. Do apito e com alguma razão, mas vão me desculpar não foi com algumas ajudas dos Srs. Do apito que o Tomar subiu a primeira divisão?
Antes de falar dos outros coisa fácil de fazer temos de nos ver primeiro ao espelho meus amigos….
Apenas quis fazer umas críticas espero eu construtivas…….

Um Amigo do Hóquei…….

Anónimo disse...

Para quem apregoua que tem uma formação de luxo, e chega ao escalão de juvenis nestas condições, onde os atletas do clube, pura e simplesmente ficam no banco, porque os outros que foram "sangrados" de outros clubes, não lhes dão espaço, só se pode tirar uma ilação: ganância de vencer a todo o custo.
Têm já aí um exemplo. Onde estão os dois míudos da casa que nem sequer a Ourém foram???

Cumprimentos Desportivos

Anónimo disse...

Poderia dizer quem são esses miudos . sfv


Cumprimentos desportivos


Esta resposta é designada ao amigo das 17:57 do dia 28 de Março de 2011

Anónimo disse...

Bem como eu esperava e felizmente sei como pensam as cabeças de alguns comentaristas, não era para responder, mas como se disse tanta asneira, aqui vai gostem ou não.
No jogo que eu apitei em Ourém, meus amigos fui ofendido desde que entrei no pavilhão até sair, só porque era Pai de um jogador, (imaginem se fosse pai do 1ºMinistro,não podia sair de casa).
Então quando não há árbitros ficam todos ofendidos porque o árbitro não apareceu, e vai um pai de um jogador apitar, ai esta tudo bem! Amigos a aqui qualquer coisa que não esta a sair bem.
Quanto ao jogo em que eu fui apitar, lamento certos comentários mas nem me vou dar ao trabalho para responder, era descer muito baixo e isso é que eu não quero.
Então só olham para os outros, será que vimos todos o mesmo jogo, o srº (que eu não sei quem é, pois deve ter medo ou faz parte da direcção do Ourém)diz que eu tive medo de mostrar o vermelho ao jogador do S.Tomar, por uma agressão a um jogador do Ourém, lamento que não tenha visto o filme mas pode pedi-lo terei muito gosto em lho entregar, e depois de o visionar, faça um comentário justo e sem clubite.
Então por ser Pai de um jogador não posso apitar jogos dele , porque? Eu sei ser isento, possivelmente o Sr. já não pode falar assim, lamento.
Pois fique a saber que a uns anos fui massagista do Ourém, posso dizer que sou campeão da 3ª Divisão por esse estimado clube, onde passei uns bons meses, por isso amigo talvez não devesse apitar também o Ourém.
Olhe então para a semana não haveria árbitros para os jogos, pois ou são simpatizantes ou são pais de jogadores.
Pois fique sabendo que fui tirar o curso para apitar jogos, sejam eles de quem forem, e lamento muito a sua atitude, pois daqui a alguns anos, se o seu filho for beneficiado numa promoção por si decidida, recue alguns anos e leia este comentário que fez.
Quanto a jogadores, penso que num comentário que fiz a alguns dias disse tudo, esqueci-me foi de dizer que houve jogadores que vieram do Ourém correcto? Porque é que vieram? Houve alguma promessa de jogar?.
Lamento como disse a alguns dias, que se tenham lembrado agora.
Lamento a falta de respeito sobretudo para com os colegas, lamento a falta de dialogo do jogador ou jogadores, pois só oiço quem não devia falar.
Mas espero que se algum dia tiverem alguma dificuldade na vida, ao menos tenham respeito pelos seres humanos que possivelmente necessitam deles.
E quanto a mulher de César, pois eu a ela não a conheci, mas EU TENHO A MINHA CONSCIENCIA TRANQUILA, POSSO deitar-me descansado.
Quanto ao jogo de Domingo, vi um bom jogo de hóquei (apesar de haver alguém que só viu a primeira parte) onde ganhou quem errou menos, onde ganhou que esteve bem fisicamente, onde na primeira parte uma equipa esteve mal e na segunda a outra esteve melhor.
Mais uma vez lamento certos comentários, e digo ao srº amomimo(deve ter medo ou vergonha), apesar de ser Arbitro acho que posso dar a minha opinião, não temos aqui a PIDE, e quando estão a falar mentiras então não tenho mesmo medo nenhum, por isso espero que tenha ficado esclarecido.
OLHE QUANDO NÃO HOUVER ARBITROS APITE.
INFELISMENTE NÃO O VI NO CURSO, DARIA UM BOM ARBITRO.
Espero não ter ofendido ninguém, se o fiz e espero que não peço desde já humildemente desculpas por tal, mas penso que me portei bem por agora.
SEM MEDO E SEM VERGONHA DO NOME:
ERNANI BATISTA

Anónimo disse...

Ao senhor Hernani Batista.

Independentemente da razão que lhe assista, independentemente da injustiça que sinta depois de ler os comentários de que foi alvo, independentemente dos nervos no momento em que escreveu o seu comentário, e também independentemente das humildes desculpas que antecipadamente pediu (embora não veja caso para isso, pois apenas falou do que lhe ia na alma, sem ofender ninguém), é sempre de bom tom, quanto mais não seja para que haja respeito entre as pessoas que estimamos, que se tenha mais cuidado com as suspeições que se levantam.
Por detrás do anonimato esconde-se muita gente...

O Hernani sabe do que falo.


Vitor Domingues

Anónimo disse...

Na minha opinião, não deveriam arranjar pequenas faltas que não foram marcadas e inventar agreções que não existiram.
Eu vi o jogo, vi uma equipa a entrar melhor e a mandar no jogo. Essa mesma equipa que na segunda parte não foi capaz de parar a sede de ganhar o encontro por parte do SCTomar.
Ganhou a equipa que teve estofo para aguentar a pressão que lhe é dáda, foi essa a equipa que marcou mais golos, golos sim, que são necessarios vencer encontros.
Uma boa reviravolta no jogo, não só no resultado mas também na atitude dos jogadores.
Parabéns aos juvenis do Sporting Clube de Tomar

Anónimo disse...

sim,é muito mau mais 2 jogadores feitos em Tomar serem "obrigado" a desistir ou a mudar de clube por não terem oportunidades de jogar.
Mas o que dizem os directores? Nada. Amoks! O sr Bacalhau o que diz? um homem que sempre defendeu o jogador de Tomar! Um atento diz que todos os bons jogadores interessam ao clube..sim,respeita se essa opinião.Mas não morda a lingua quando vê a equipe de Séniores com 1 ou 2 jogadores de Tomar.E mesmo assim emprestados,caso do Favinha(Lisboa),e Ivo(formação na GP).E depois não gostam de ouvir.Caso do GR Carlos Costa,um rapaz que fez toda a formação no clube,e que só por subir á 1ºdivisão fizeram com que o rapaz deixasse de jogar e em troca foram buscar um GR a uma ilha recebendo bem para não jogar.
Isto tudo para alertar a secção juvenil do S.C.T. que há que por a mão na consciência.E não começar a ver clubes vizinhos do concelho a aproveitar os "desiludidos de Tomar"e indo fazendo bons campeonatos distritais inclusivé quase com as mesmas equipes no nacional.E esperemos que para o ano não sejam adversários.

Foi só uma opinião de quem tem saudades de olhar para o clube e ver jovens nascidos e criados na cidade de Tomar.Vão me dizer que foram os atletas de fora que conseguiram o feito de subir á 1ºdivisão..aceita se,mas eu preferia andar na 2ºdivisão com jovens de Tomar que ao longo dos anos foram deixando de poder jogar na sua terra..do que olhar para o S.C.T. daqui a uns anos como olho agora para o Marinhense,um clube completamente ao abandono,sem referências nenhumas.

um bem haja

abraço

A.Gonçalves

Anónimo disse...

O Sr. A. Gonçalves quase que sabe o que vai acontecer aos 2 atletas que foram "obrigados" a desistir ou mudar de clube conforme diz.
Só não diz é que para se jogar tem que se treinar, e para chegar à titularidade tem que se trabalhar e muito durante os treinos.
Ou será daqueles que ainda acha que pelo facto de ter "nascido" no Clube tem direitos adquiridos?
A sua certeza é tanta, que também poderia dizer o "porquê" (o antes, durante e depois) da desistência destes dois atletas.
Pena também não dizer, quantos jogadores do JO são da "cantera". Será por distracção ou intenção?
Se não sabe digo-lhe que na passada época a equipa de Juniores do J.O. era maioritariamente formada por elementos da GP (Os responsaveis do JO tiveram o desplante de vir convida-los para assinarem em pleno Pav. do Tomar).
Portanto nem sequer fale da equipa senior do Tomar.
E já que é tão atento aos problemas do SCT, também deveria saber, e dize-lo publicamente porque não, que os tais Clubes vizinhos, unham-se e desdunham-se para levar atletas do SCT para as suas fileiras.
E já agora o facto de outros clubes terem tantas equipas no nacional como o SCT, é natural, mas se olhar com atenção veja com as classificações de uns e de outros.
E eu tou a dizer isto em relação ao JO, porque se for a Santa Cita passa-se o mesmo. Desde baixo até a cima. Diga-me se sabe, quantos jogadores dos seniores do SC foram formados no Clube. E quantos andam lá na formação que sairam do Tomar.
E se reparar o SCT continua todos os anos a lutar pelos titulos regionais em todos os escalões.E os outros também? ou é só num escalão ou outro?
Percebe-se que a grandeza do Tomar em matéria de formação é engulho para muitos, mas tem que ter paciência. Ainda não vai ser agora que vão abaixo.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 20:06 "Se não sabe digo-lhe que na passada época a equipa de Juniores do J.O. era maioritariamente formada por elementos da GP (Os responsáveis do JO tiveram o desplante de vir convida-los para assinarem em pleno Pav. do Tomar)." Como conhecedor que parece ser, mas infelizmente não passa do parecer. O JO em Juniores o ano passado, tinha 4 jogadores da formação, 3 do Gualdim Pais e 1 jogador dos Águias da Memória e um jogador vindo do Entroncamento. Como vê a maioria existia mas da formação da casa, e mais, relativamente á sua afirmação que os dirigentes tiveram o desplante de os convidar em pleno Pavilhão: por acaso eles pertenciam ao Sporting de Tomar? Você que saber quantas vezes alguns dirigentes do Tomar convidaram miúdos do JO para ir para SCT em frente a seccionistas e pais dos próprios atletas? E para concluir a equipa de seniores do JO tem no seu plantel 4 jogadores da formação e ainda no ultimo jogo frente ao HC Sintra teve 2 juniores de 1º ano presentes tendo inclusivé um deles marcou 2 golos. Os juniores do JO neste momento tem 7 jogadores da sua formação, portanto quando precisar de informações peça. Não querendo entrar em discussão com ninguém aqui fica o esclarecimento relativamente á cantera do JO. Para concluir sei que o objectivo do JO é ter a curto prazo no seu plantel sénior uma maioria de jogadores da sua formação.


PS: Antes que pergunte relativamente aos juniores houve um jogador que veio do Gualdim Pais que mesmo pertencendo a este escalão, a sua contratação foi para representar a equipa sénior.


Manuel Francisco
Adepto do JO

Anónimo disse...

Ao senhor Hernani Batista.

Independentemente da razão que lhe assista, independentemente da injustiça que sinta depois de ler os comentários de que foi alvo, independentemente dos nervos no momento em que escreveu o seu comentário, e também independentemente das humildes desculpas que antecipadamente pediu (embora não veja caso para isso, pois apenas falou do que lhe ia na alma, sem ofender ninguém), é sempre de bom tom, quanto mais não seja para que haja respeito entre as pessoas que estimamos, que se tenha mais cuidado com as suspeições que se levantam.
Por detrás do anonimato esconde-se muita gente...
O Hernani sabe do que falo.
Vitor Domingues.

PARA RESPONDER AO MEU AMIGO, PENSO QUE O POSSO TRATAR ASSIM,(POIS NO DESPORTO QUANDO FIZER INIMIGOS DESISTO), AS SUSPEIÇÕES NÃO FOI EU QUEM AS LANÇOU, OS ANONIMOS QUE COBARDEMENTE FALAM E QUE AS CRIAM, INFELIZMENTE NÃO DÃO A CARA, E EU POR DIZER SÓ UMAS VERDADES E ASSINAR O MEU NOME JÁ TENHO QUE TER CUIDADO!, DIGO NOVAMENTE QUANDO LER MENTIRAS E OUTRAS SITUAÇÕES QUE PONHAM EM CAUSA AQUILO EM QUE ACREDITO VOU FALAR, E SEM MEDO.
MAS DE MOMENTO VOU ACEITAR O PEDIDO DA PESSOA QUE MAIS AMO E ADORO NO MUNDO, A ESSE É QUE O TENHO QUE EDUCAR, E A PEDIDO DELE, NÃO FAREI MAIS NENHUM COMENTÁRIO NEM NESTE NEM NOUTRO ESPAÇO, PORQUE NÃO QUERO QUE SEJA PREJUDICADO POR MINHA CAUSA.
INFELIZMENTE QUEM DIZ A VERDADE EM PORTUGAL,PARECE QUE TEM QUE SER CASTIGADO.
PARECE-ME QUE NÃO QUEREM QUE O HÓQUEI VÁ PARA A FRENTE, A PESSOAS QUE SÓ ESTÃO NO DESPORTO PARA SE SERVIREM DELE E NÃO O SERVIREM, LAMENTO.
JÁ CHEGUEI A DIZER A ALGUEM ,QUE QUASE TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU PORTUGUÊS, MAS SOU DAQUELES QUE AINDA BRILHAM OS OLHOS QUANDO OUÇO A "PORTUGUESA" E NAS ULTIMAS ESTROFES DIZ ASSIM " CONTRA OS CANHÕES, MARCHAR MARCHAR.
VIVA O HÓQUEI, VIVA A VERDADE DESPORTIVA, VIVA A LEALDADE ENTRE AS PESSOAS.
AMIGO GAVANCHO, SEREI COMO SEMPRE UM LEITOR ASSÍDUO,MAS COMO NÃO CONSIGO ESCREVER ANONIMAMENTE, NÃO FAREI MAIS NENHUM TIPO DE COMENTÁRIO.
NÃO POR SER ARBITRO OU PAI DE UM JOGADOR, QUE TODOS SABEM QUEM É, SÓ NÃO QUERO QUE CERTAS MENTES O POSSAM PREJUDICAR POR MINHA CAUSA.
É QUE A MUITAS MENTES COM GONORREIAS CEREBRAIS E PARA ISSO AINDA NÃO TENHO CURSO, MAS Á PESSOAL MAIS IDOSO QUE SABE TRATAR DESSA DOENÇA.
ATÉ UM DIA , E SERÁ SEMPRE ASSINADO O QUE EU PENSAR E COMENTAR:
ERNANI BATISTA.

Anónimo disse...

Amigo Hernani,

Compreendo perfeitamente a sua indignação. Também comungo dos valores que referiu. O melhor remédio costuma ser a indiferença.
Mas sobre o que escrevi anteriormente, não tenho mais nada a acrescentar, e como tal, vou remeter-me ao silêncio, á semelhança daquilo que também o amigo diz que vai fazer.

Um abraço amigo.

Vitor Domingues

Anónimo disse...

Hernani:
Todos conhecem a seriedade e simplicidade que colocas em tudo o que fazes, só por isso já mereces o meu respeito. A disponibilidade que sempre demonstras para ajudar tudo e todos está atravessada na garganta daqueles que te queriam instrumentalizar. Continua a ser como és porque "os cães ladram mas a caravana passa". Um abraço.

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo comentário, mas isto não tem razão de ser. São roubados com clubes de outras associações e calam-se, contra os nossos, é só disparates, inveja porque? este ano esta melhor o Tomar, para o ano pode ser o Ourém. façam-me um favor apoiem os nossos clubes para ver se esta associação ganha algum peso.

Anónimo disse...

Ao anónimo do dia 28 de Março de 2011 às 16:58

Por acaso, vi o video e vi lá duas agressões , aos jogadores de tomar, mas como o senhor deve ser como os burros que deve ter 2 palas ao lado dos olhos (justamente uma comparação, nada de ofensa) só viu para um lado.
Mas pronto existem assim pessoas aziaditas

Cumprimentos
P.D

Anónimo disse...

Alguém sabe informar que jogadores da tal cantera do Tomar ainda jogam actualmente ou deixaram de jogar entretanto e em que clube estão?