segunda-feira, 11 de abril de 2011

UNIÃO E LIDERANÇA NA BASE DO SUCESSO

A festa da Taça teve lugar no passado sábado em Santa Cita, com a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins a receber o Riba d'Ave HC, num jogo antecipado dos oitavos de final dirigido por Paulo Afonso (Coimbra) e Rui Ribeiro (Minho), Carlos Fagulha (Ribatejo) foi o arbitro assistente.


ACR Santa Cita: João Martins(gr), Rui Oliveira(c), David Vieira, Nuno Nobre e Zig
Banco: Renato Godinho (gr), Tiago Pereira, Tiago Barreiro, André Conde e Fábio

Riba d'Ave HC: Telmo(gr), Pedro Salgado, André Alves, Hélder e Joel(c)
Banco: Aurélio (gr), António e Vítor Hugo


A equipa que viajou da freguesia de Riba d'Ave, concelho de Famalicão a militar na 2ª Divisão Norte, actual 2º classificado e a poucos pontos do regresso ao convívio dos grandes, partia para esta eliminatória como grande favorito à passagem aos quartos de final e esperar no Pavilhão das Tilias pelo vencedor do jogo FC Porto vs AA Espinho, e fazendo jus a esse favoritismo o Riba d'Ave entrou a tentar dominar, privilegiando a posse de bola e os ataques planeados á baliza de João Martins. Por seu lado o Santa Cita a jogar perante um pavilhão bem composto e incansável no apoio, tentava contrariar esse domínio e arranjar forma de contrariar o favoritismo inicial e tentar fazer história.


Aos 22' 41'' numa jogada de contra ataque o Riba d'Ave inaugura o marcador por intermédio de André Alves. O Santa Cita não acusou o golo e passados alguns segundos foi a vez de Nobre à boca da baliza e com Telmo no chão falhar escandalosamente o golo do empate. Crescia a equipa da casa, com Luís Miguel Cunha no banco a dar instruções e a andar de lado para lado revelando algum nervosismo, que aumentou garantidamente quando aos 21' 48'' David Vieira ganha a bola e isola Rui Oliveira que na cara de Telmo não consegue marcar. Intensificava-se a pressão do Santa Cita, perante um Riba d'Ave extremamente calculista e seria Zig após jogada de David Vieira a seticar para uma grande defesa do guarda redes forasteiro. Não tremia Telmo nos momentos decisivos, e não tremeu Hélder que à boca da baliza fazia o 0-2 com 13' 44'' para o intervalo. Temia-se o baixar de braços da equipa da casa e o avolumar do marcador, mas tal não aconteceu e o Santa Cita continuou à procura do golo e Zig numa jogada individual vê Telmo novamente negar-lhe os intentos. Foi então altura de Luís Miguel Cunha pedir desconto de tempo, mas era a equipa forasteira que nesta fase do jogo dominava, dando a sensação que estava tudo sob controlo. O Santa Cita continua a tentar dar a volta à história do jogo e não deixar que o Riba d'Ave "adormecesse" a partida e desse a "estocada" final quando assim achasse mais conveniente. Tiago Barreiro entretanto entrado na equipa da casa em jogada de contra ataque iniciada em Zig, setica forte mas Telmo volta a dizer presente com uma excelente intervenção. O Santa Cita sacudia a pressão e o treinador forasteiro ao ver essa situação pede desconto de tempo, para acalmar "as coisas".


O Santa Cita dominava, mas quando um jogador do Riba d'Ave quando tinha a posse de bola, os seus companheiros de equipa eram exímios a jogar sem ela, e  a confundir as  marcações, criando imensos espaços na defesa local, e nessa fase foi João Martins a evitar que a equipa forasteira marcasse de novo. Com menos de dois minutos para jogar Tiago Pereira reduz para 1-2, e passados 30'' o mesmo atleta entra fora de tempo sobre o adversário e provoca grande penalidade que Joel chamado a marcar permite a defesa de João Martins. O tempo corria e com 30'' para jogar David Vieira inicia e conclui contra ataque e empata a partida (2-2). Não chegaria o intervalo sem que Rui Oliveira a 10'' do final falhasse nova oportunidade isolado frente a Telmo.

Intervalo: ACR Santa Cita 2  -  Riba d'Ave 2  (Faltas: 3  -  5)


A 2ª parte começa com o Riba d'Ave a controlar e o Santa Cita a tentar em contra ataque passar para a frente do marcador. Com cerca de 21' para jogar Tiago Barreiro isola-se e novamente Telmo a negar o golo. A equipa da casa ia equilibrando a partida, e começa a ver-se que a equipa forasteira não tinha argumentos para impor o favoritismo anteriormente atribuído. O publico presente continuava a puxar pela equipa da casa, ao passo que os adeptos que viajaram de Riba d'Ave começaram a ficar apreensivos com o desenrolar da partida. Com 14'32'' o lance que gerou algum "frisson" na bancada, nomeadamente nas hostes do Santa Cita, quando um jogador forasteiro, derruba Tiago Pereira, dando a sensação de engachamento, o arbitro perto da jogada nada assinala.


Seria Nuno Nobre com uma seticada de fora da área a colocar o Santa Cita na frente do marcador (3-2) faltavam 13'26" para o final. O golo veio "enervar" a equipa do Riba d'Ave e sinónimo disso foi a falta cometida por Hélder, que viu o cartão azul e na marcação do respectivo livre directo Nuno Nobre não aproveita a oportunidade. Corria a equipa forasteira a correr atrás do prejuízo, e ciente disso Luís Miguel Cunha pede desconto de tempo para dar as instruções para os 9'46" que faltavam. Tiago Barreiro voltava a falhar frente a Telmo após passe de Zig e o Santa Cita ia dominando, mas o treinador forasteiro inconformado com a situação pede desconto de tempo, dando as instruções para dar a volta ao jogo. Mas a equipa da casa não se desconcentrava e ia trocando a bola, com David Vieira a comandar as operações e num desses lances David isola-se e Joel recorre à falta para travar o jogador, cartão azul e livre directo que Rui Oliveira desperdiça. Jogava o Santa Cita em power-play, mas não aproveitou a vantagem numérica, e o Riba d'Ave já com os cinco jogadores em ringue domina, tentando chegar ao empate e levar o jogo para o prolongamento, mas os jogadores da casa não davam hipóteses à equipa forasteira para concretizar esses intentos e ia segurando a bola na meia pista adversária e a 10'' do final num lance de desespero Telmo sai da baliza e junto à tabela de junto derruba Tiago Pereira e vê o cartão azul. Entra o guarda redes Aurélio por troca com um jogador de campo e Tiago Pereira na marcação do livre directo falha a hipótese de aumentar o marcador.

Final: ACR Santa Cita 3  -  Riba d'Ave 2  (Faltas: 6  -  9)


Sinal mais: Para a equipa do Santa Cita que provou ser um grupo unido, onde sobressai um balneário forte, sendo de alguma injustiça destacar algum dos jogadores, pois todos foram "enormes" em mais esta conquista. Para Luís Miguel Cunha pelo bom trabalho que está a fazer esta época, conseguindo em dois sábados seguidos a subida à 2ª Divisão e o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, podendo no próximo sábado garantir a vitória na zona e consequente acesso ao apuramento de campeão nacional da 3ª Divisão. Para Telmo, guarda redes do Riba d'Ave que até 10'' do final esteve ao mais alto nível, evitando que o resultado fosse muito mais dilatado e que a sua equipa saísse de Santa Cita vergada a uma pesada derrota. Para os adeptos presentes, incluindo os que acompanharam a equipa do Riba d'Ave a apoiarem as suas equipas no maior desportivismo e respeito mutuo.


Sinal menos: Para os últimos 10'' de Joel, que com a qualidade demonstrada, tem de ser mais forte psicologicamente e não cometer "infantilidades" como aquela.

A equipa de arbitragem esteve regular, não sem qualquer interferência no resultado e tendo o jogo sempre controlado.

Fotos: Barros Simões

Sem comentários: