terça-feira, 17 de maio de 2011

CARTÃO AZUL AOS CABELOS GRANDES

Rui Taborda, arbitro Ribatejano do Nacional B, encontra-se como aliás aqui foi divulgado numa missão ao Largo de Somália, integrado na força Europeia de protecção e apoio ao WFP - World Food Program" e claro combate à pirataria no mar. Este foi a entrevista concedida por Rui Taborda ao Blog do NRP Vasco da Gama e que transcrevemos na integra.


Hoje entrevistamos o CAB A Rui Taborda, o Barbeiro de bordo. Além do indissociável aprumo, patente em todos os militares do N.R.P. "Vasco da Gama", o bem-estar quem não gosta de andar sempre apresentável?) e as "Estórias" entre um corte de tesoura e uma passagem da máquina, fazem da Barbearia um dos locais mais visitados do navio. 
P:  Fale um pouco de si e da a sua função a bordo
Sou o Cabo A Rui Taborda, vou fazer dia 25 deste mês 23 anos que estou na Marinha. Tenho 41 anos de idade, sou casado e tenho uma filhota linda com 15 anos. Em part-time sou Bombeiro Voluntario em Almeirim e Arbitro de hóquei em patins.
As minhas funções a bordo da Vasco da Gama são de ajudante de manutenção do sistema de armas mais concretamente dos mísseis Harpoon, quando a navegar faço de ronda ao DAE. Sou responsável também por embelezar o pessoal aqui embarcado, pois quando das minhas folgas sou quem desempenha as funções de barbeiro a bordo.
P: Como é que se iniciou no corte de cabelo? Quantas solicitações tem por semana aqui a bordo?
Comecei a cortar cabelos por brincadeira, também a bordo enquanto estava numa missão da Nato em 1995, quem tínhamos a bordo nestas funções também não tinha qualquer experiencia e por conveniência agarrei-me á máquina de cortar cabelos. Aqui a bordo faço uma média de 15 cortes diários, a guarnição é muito grande e todos querem andar aprumados, nem sempre consigo cortar a todos que me pedem diariamente, mas mais cedo ou mais tarde todos acabam por ficar com o visual desejado.


P: Algum episódio que gostaria de partilhar connosco?
Como comecei talvez tenha sido um dos episódios mais caricatos com que me deparei. Combinei com um camarada da minha escola cortar o cabelo um ao outro. Claro que era passar a maquina e rapar o cabelo um ao outro nada de dificuldade, ele cortou-me o cabelo e quando estava eu a cortar o dele, aparece á porta o meu chefe de serviço da altura,  perguntando-me se eu cortava cabelos.
Claro que a resposta foi pronta “ duvidas chefe, claro que corto!”. Sentou-se logo na cadeira para eu lhe cortar o cabelo, ao que pensei  “isto não vai correr nada bem”… depois de sentado e preparado para dar inicio a esta proeza, diz-me que só quer umas tesouradas porque o cabelo dele com a maquina ficava todo espetado. Pensei novamente para mim mesmo “Agora é que nem ferias vais ter direito” e lá fui dando tesourada aqui tesourada ali, até que ele fez a pergunta que  já se esperava, “ á quanto tempo é que cortas cabelo Taborda?”.  Eu com a máxima naturalidade lá lhe respondi “ mais ou menos á 15 minutos chefe…” Ele deu um pulo na cadeira em pânico e só dizia que eu lhe tinha dito que cortava cabelos, ao que respondi que cortar, cortava mas que não tinha dito que sabia… Não havia nada a fazer o corte já estava a meio e ao fim de alguns (muitos) minutos lá acabei o corte. Passados alguns minutos ouve-se um aviso para eu contactar com a câmara de Oficiais, pensei logo “o homem viu-se ao espelho estou tramado”, mas não, era outro oficial a dar-me os parabéns pelo corte que fiz e a requerer também ele os meus préstimos. Desde esse dia que desempenho funções de barbeiro!
P: Qual é a sua expectativa para a missão?
A minha expectativa é que a missão corra bem e conforme planeada. Esta já é a minha 3ª missão real. Estive na missão de Embargo á ex-Jugoslávia em 1995 e fiz a missão neste mesmo navio a Timor-Leste em 1999, portanto encaro-a com serenidade e naturalidade.


P: Quer deixar alguma mensagem?
Quero deixar uma mensagem para a família que me apoia em todas as missões que fiz. A saudade é muita, mas esta é a nossa vida e faz parte. Em Final de Agosto estaremos juntos para os “beijos e abraços”, como tem sido hábito sempre que regresso.

Entrevista extraída na integra do Blog "Operação Atalanta - NRP Vasco da Gama"
Titulo: Cartão Azul

6 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, Rui Careca Cabeleireiro Árbitro de Hoquei Taborda Bombeiro e Caça Piratas, natural de Almeirim, envio-te um abraço e que regresses com esse mesmo sentimento de amizade que nos une, O Rui Mémé continua no mesmo sitio ... e quando voltares lá voltaremos ás apitadelas !...
Um grande abraço seu pilantra !...

Fernando Cabaço

Cartão Azul disse...

Pois é, cortar o cabelo ao Srº Comodoro é de fato de embarque, todo aprumadinho, para o resto da guarnição, vai de t-shirt a cheirar a "cavalum"

Abraço grande Maluco e quando chegares tens de dar umas tesouradas ao Cabaço e ao Fagulha :)))))

Cartão Azul disse...

Não explicas aqui na entrevista porque razão te chamam "careca do «vá se lá saber do quê»" em todos os pavilhões onde vais apitar.

Abraço

Carlos Taborda disse...

Olha para esses andarem com o cabelo cortado anda o meu na ultima.
Um abraço do teu irmão
Carlos Taborda

Anónimo disse...

como nao podia deixar de ser o fagulha tem que meter a colher tesouradas nao preciso mas de outras coisas sim e o meme sabe um abraço aqui corre como estavas habituado no hoquei

Cartão Azul disse...

Oh Rui

Quando tiveres aí no "embelezamento capilar" do Sr. Comodoro, pergunta-lhe se ele quando foi Comandante da Vasco da Gama, conheceu o empresário do Barbeiro. O Barbeiro era o Sar L Fernandes Maria e o empresário????? Mistério :))))

Abraço e boa estadia aí nessa Ilha paradisíaca