terça-feira, 31 de maio de 2011

EMPATE COM SABOR A VITÓRIA E A DERROTA

´E “rachou” mesmo.. HC Turquel não foi além de um empate com HC “Os Tigres”


HC Turquel (3): Samuel Santos, Daniel Ventura, André Luís, Vasco Luís e Paulo Passos.
Suplentes: Ruca, Fábio Alexandre, Rui Filipe, Alexandre Duarte e Tiago Rocha.
Treinador: Paulo Baptista

HC “Os Tigres” (3) : André Azevedo, Rui Cova, Carlos Trindade, Bruno Januário e David Abreu.
Suplentes: Ivo Ribeiro, Bruno Ribeiro, Ricardo Silva, Leandro Santos, João Silva, João Patrício
Treinador: Jorge Godinho

Golos: 0-1 Carlos Trindade: 1-1 Vasco Luís; 1-2 David Abreu; 2-2 Daniel Ventura; 3-2 Fábio Alexandre e 3-3 David Abreu;

É caso para dizer que “rachou” mesmo.. A equipa do Hóquei Clube de Turquel comprometeu e muito a subida á 1ª Divisão Nacional de Hóquei em Patins a não conseguir melhor que um empate 3-3 no seu pavilhão frente ao seu concorrente directo HC ” Os Tigres” de Almeirim.
Com pavilhão completamente  a “rebentar pelas costuras” com imensos adeptos que se deslocaram a Turquel para ver o apelidado “Jogo do Título”, com duas claques fantásticas no apoio ás duas equipas criando um ambiente verdadeiramente festivo, dando provas que o Hóquei em Patins em Portugal ainda não “morreu” ! As duas formações presenciaram o muito público com uma partida muito emocionante do princípio ao fim. Começou melhor a equipa turquelense a dominar o jogo com o primeiro lance de grande perigo a ser protagonizado por Daniel Ventura a aparecer isolado perante André Azevedo mas com o guarda-redes a fazer uma grande defesa ( era só apenas o inicio de uma enormíssima exibição deste guarda-redes ). Logo depois foi Paulo Passos num contra-ataque rápido a ser puxado com o árbitro a marcar livre directo para o HC Turquel e azul para o jogador Rui Cova, Vasco Luís encarregou-se da marcação mas não conseguiu “desfeitear” André Azevedo. A equipa de Almeirim conseguiu equilibrar a partida com alguns contra-ataques “venenosos” de David Abreu e Bruno Januário, e quando faltavam 10 minutos para o final do primeiro tempo, Carlos Trindade com um “poderoso” remate de meia distância inaugurava o marcador com a bola ainda a bater na trave antes de entrar. Estava assim feito o 0-1 para o HC “Os Tigres”. A equipa turquelense não baixou os braços e tentou ir em busca do empate e quando faltavam 6.20 minutos para o intervalo, novo livre directo para HC Turquel com novamente Vasco Luís para a marcação com o avançado a fazer o empate na recarga depois de uma primeira grande defesa de André Azevedo para delírio dos adeptos turquelenses. O jogo estava “vivo” com as duas equipas a entregarem-se ao jogo completamente e David Abreu num grande remate cruzado fazia novo golo e colocava os HC “Os Tigres” em vantagem, vantagem essa que conservaram até ao intervalo


Na segunda parte previa-se uma reacção da equipa turquelense e assim foi com a formação liderada por Paulo Batista a entrar decidida a virar o jogo a seu favor mas encontrava pela frente uma bem organizada equipa de Almeirim e um inspiradíssimo André Azevedo que parecia insuperável defendendo todos os remates ! Quando faltavam apenas 10 minutos para o final surgia o golo do empate por intermédio de Daniel Ventura num desvio á boca da baliza, fazendo assim o 2-2 e relançado a partida para a parte final. Os adeptos turquelenses “acordaram” com este golo e começaram ainda a puxar mais pela sua equipa e o HC Turquel viria a chegar á vantagem! Excelente lance de Vasco Luís que entra na área e de costas para a baliza faz a assistência para Fábio Alexandre que foi só empurrar para o 3-2 para gaúdio de todos adeptos do HC Turquel! A equipa de Almeirim parecia sem forças para recuperar e adivinhava-se uma possível vitória da equipa da casa, mas num lance aparentemente inocente Paulo Passos faz a 15ª falta de equipa, livre directo para a equipa visitante que David Abreu com muita frieza converteu e fez o empate 3-3, golo este que chegou como um ” balde de água fria” em Turquel. Os adeptos continuaram a puxar pela equipa e desta vez foi o formação turquelense a beneficiar de um livre directo mas mais um vez André Azevedo levou a melhor sobre Vasco Luís. Quando faltavam 2.52 minutos para o final do jogo, grande penalidade para HC Turquel conquistada por Paulo Passos. “Reacendia-se” a esperança para a equipa da casa, mas Vasco Luís voltou a não marcar com André Azevedo a realizar mais uma enorme defesa! Já perto do final, o HC Turquel viria a beneficiar de um novo livre directo mas ontem estava mais que visto que não era a noite de Vasco Luís, e era assim a noite de André Azevedo e defendeu mais uma vez. O jogo chegaria ao final com o empate 3-3, a saber a vitória para a equipa da terra da Sopa da Pedra que assim apenas precisa de vencer no último jogo para subir á 1º Divisão.

O empate pode dizer-se que se aceita pelo que as duas equipas produziram mas o Hóquei Clube de Turquel pode queixar-se apenas de si próprio por já não estar em situação favorável para subir de divisão. Pode essencialmente queixar-se da falta de eficácia na finalização nos lances capitais do jogo (penaltis e livres directos) pois desperdiçou uma “mão cheia” deles mas mérito também de André Azevedo que efectuou uma exibição verdadeiramente estrondosa, provando que é um grande guarda-redes e que merece um olhar atento de outros clubes.

O CD Paço de Arcos também venceu e colou-se ao HC “Os Tigres” na frente da classificação da 2ª Divisão Zona Sul precisando as duas equipas apenas de vencer na última jornada, a Biblioteca e o Nafarros para subir ao patamar mais alto do hóquei patinado português! Já o Hóquei Clube de Turquel caiu para o 3º lugar e fica agora á espera de um “milagre” na última jornada, ou seja precisa de vencer o Stella Maris e esperar que um dos seus adversários directos perca pontos para poder confirmar o “sonho”.

Crónica: Gonçalo Ferreira – Desporto Leiria
Fotos: Raquel Ferreira
Titulo: Cartão Azul

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas Sr. Gavancho !!! Não queria deixar passar a ocasião, de agradecer o facto de podermos a voltar a comentar as crónicas dos jogos referentes ao PRIMEIRO classificado da 2ª divisão Nacional zona centro/sul, neste magnífico blog, que de facto o é, estranhando eu apenas que durante um tempo não ter sido isso possivel! Queria tambem aproveitar para dar os PARABENS a todos os responsaveis e intervenientes nesta estrondosa caminhada do H.C. Os Tigres rumo á 1ª Divisão nacional! Abraço!

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns a toda a equipa, direcao,claque e massa adepta do hóquei clube Os Tigres pelo trajecto feito desde a 3. Divisão até a 1. Divisão.
Não nos podemos esquecer de toda a qiopa técnica pq sem eles nada era possível. Um grande abraço a todos.

Anónimo disse...

Força Pantera...
Queremos-te na primeira. Não merecias o que te fizeram.

ASS. Justo