segunda-feira, 30 de maio de 2011

LIDERANÇA COM DIREITO A GOLEADA

O Sporting CP goleou o Famalicense AC por 10-2 e deu um passo de gigante rumo ao titulo Nacional da 3ª Divisão. A equipa de Quim Zé soma agora 7 pontos e uma vitória no próximo sábado frente à ACR Santa Cita coloca os verde e brancos numa situação muito confortável tendo em vista o troféu de Campeão.


De seguida ficam as crónicas do jogo uma efectuada por Gilberto Dias Borges do Sporting CP e outra por José Manuel Silva do Famalicense AC.


O Sporting CP recebeu esta tarde de Sábado, no Tojal, o Famalicense, campeão da zona Norte. Ao SCP apenas a vitoria interessa nesta luta pelo titulo Nacional. Quim Zé convocou 3 juniores de 1 ano para o 10 da equipa: Gonçalo Alves, André Pimenta e Joka. Igor Alves e Marinho na formação mas tem estado lesionados e a treinar condicionados. Pavilhão do Gaiato cheio e mais uma grande tarde de HP.
Min 1 GP contra SCP. Igor defende mas não sustem a recarga. 1-0 para os nortenhos. Min 2 GP contra Famalicense. G Alves empata com bola rasteira. 1-1. Min 3 Marinho recupera bola e endossa para G Alves fazer o 2-1. Explosão no Tojal. Publico a puxar pela nossa equipa. Min 4 azul para o Famalicense e liv directo para o SCP que G Alves permite defesa do GR forasteiro. SCP em vantagem. Min 5 Marinho envia a barra. Miúdos do SCP entraram a todo o gás e baralham Famalicense. Sucessivas oportunidades perdidas. Min 8 GP sobre Marinho que eh agarrado dentro da área. G Alves permite nova defesa ao GR nortenho. Muito desperdício do SCP. Min 9 grande jogada do veterano Jorge Silva que roda atrás da baliza e faz o 3-1 para os Leões. Min 13 time out para Famalicense. Com alguma ventura estaríamos a vencer por larga vantagem. Há que aproveitar mais. G Alves marcado HxH a todo o campo. Mas mesmo assim são os Leões que controlam o jg e GR forasteiro tem salvo males maiores. Intervalo chegou com 3-1 para o SCP, muito lisonjeiro para os homens de Famalicão.
SCP entra forte na 2a parte. G Alves assiste Hugo Lourenço Para o 4-1 no min 1 e ao min 3 o endiabrado G Alves eleva para 5-1 colocando os conterrâneos a beira dos nervos. Publico ao rubro e ainda há 22 min para jogar! Igor Alves nos momentos chave esta atento e muito seguro. Min 9 SCP falha 2 ocasiões claras. Min 10 o Famalicense faz 10a e SCP pode fazer golo de liv directo que Hugo Lourenço avança para anotar. Envia a base do poste. De qualquer forma tb bom jg de Hugo. Min 12 excelente Marinho a cobrir a bola a arrancar e a assistir Hugo para o 6-1. Min 12 e 20 seg de novo Marinho a assistir G Alves que em jeito atira para o 7-1. Publico ao rubro e não para de apoiar e incentivar os Leões. Min 15 Marinho de meia esquerda faz o 8-1. Mas antes já havíamos tido falhas para aumentar a goleada. GR do Famalicense excluído de novo por palavras. Min 16 tampinha de G Alves e 9-1 após boa jogada de combinação. Min 17 de novo G Alves em jogada individual e 10-1. SCP começa a fazer historia nesta III Divisão. Min 19 em lance infeliz Igor não sustem bola sobre a qual cai. E 10-2. SCP rodou já os juniores todos e dominou ate final. Belíssima vitoria ante o Campeão do Norte. 10-2 para o SCP. Estiveram uns leões de raça em campo.
Alinhamos: Igor Alves (Cap), Jorge Silva (1), Marinho (1), Gonçalo Alves (6), Hugo Nascimento, André Pimenta, Joka, Hugo Lourenco (2), Bernardo Neves e Pedro Santos (GR).

Crónica de Gilberto Dias Borges (Sporting CP)


Estávamos informados das dificuldades que o piso do Pavilhão do Gaiato nos colocaria. Sabíamos isso. Analisamos o percurso imaculado do Sporting CP e ficamos expectantes. Conhecido o potencial da estrela maior do adversário (que conhecemos bem, representou o FAC até ao escalão de iniciados), ficamos motivados para um grande confronto. Tudo junto, e porque também temos noção do valor da nossa equipa, acreditamos que o jogo seria emocionante e vibrante. Quando fomos confrontados com a nomeação do trio arbitral, ficamos desconfiados mas continuamos a acreditar.

Quando assistimos a um encontro com um desfecho final de 10-2, pensamos que não há desculpas para a diferença existente. Não explicam tudo, mas perceber-se-á os condicionalismos. O FAC até entrou bem no jogo e na primeira posse de bola, fez o 0-1. Mas rapidamente percebemos as dificuldades. Quedas na área e fora dela foram algumas e neste pavilhão e contra o FAC foram sempre falta. Aos cinco minutos já tinham sido assinalados dois penalties e um livre directo. Penalty defendido é repetido. O FAC já tinha um cartão azul. O empurrão estava dado e a mensagem transmitida e percebida.

Bola no patim do FAC – falta. Bola no patim do Sporting – siga!. A equipa do FAC não conseguia patinar com a velocidade que a caracteriza devido ao piso e não a deixavam construir nada. Mesmo assim, a inspiração do nosso guarda redes manteve o jogo em aberto para a segunda parte. No início da segunda parte o Sporting foi melhor. Entrou bem e definiu o vencedor final com dois golos em 3 minutos.

Mas o jogo não terminou. O resultado estava definido mas o trio continuava activo. É tão fácil e enervante mostrar um azul com o jogo já parado. Livre directo contra o FAC e guarda redes excluído. O score vai avolumando. Pensam que acabou? Guarda redes do Sporting desloca-se ao seu banco para limpar a máscara por duas vezes com o jogo parado. Na segunda vez, é aconselhado pelo árbitro (um internacional que pela qualidade que demonstrou não se entende como o conseguiu) a recolocar-se na baliza. O guarda redes do FAC faz o mesmo quando o FAC fez o seu segundo golo. Consequência? Tem de ser substituído e leva mais um azul… e o score vai avolumando. Critérios…

No final, fica a frustração de ter feito quase 800 km (ida e volta) e não ter visto um jogo de hóquei, porque efectivamente não foi. O jogo entre o Santa Cita e o Sporting foi arbitrado por um juiz do Ribatejo e outro de Lisboa. O FAC- Santa Cita foi ajuizado por um do Minho e outro do Ribatejo e este foi arbitrado por uma equipa de Setúbal. Se calhar não havia mais ninguém…
Salvou-se o leitão na Mealhada. Uma maravilha.

Crónica de José Manuel Silva (Famalicense AC)

Fotos: Blog "O Povo Famalicense" e Blog "Centenário do Sporting"
Extraído do site: "Hóquei em patins.com"

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando não se sabe as regras de jogo e se joga em constante contcto fisico contesta-se a arbitragem por tudo e por nada.

Anónimo disse...

Só para esclarecer o Sr.José Silva do Famalicense.
O jogo Santa Cita - Sporting, foi arbitrado por um Juiz de Setúbal e outro de Lisboa.O juiz do Ribatejo estava como 3º arbitro.